28/08/2022

GP da Bélgica (Faltou ação)

Finalmente a F1 estava de volta, todos com a energia renovada para dar continuidade a temporada.

O que mais se falava no Paddock era a quebra de contrato entre Ricciardo e McLaren, lembrando que o australiano tinha contrato até o final do ano que vem e ele estava disposto a cumprir mesmo não se adequando ao carro, muito se especula de onde o australiano pode estar o ano que vem só que ainda não tem nada de concreto.

A única certeza que tínhamos é que o domínio da RBR permanecia o mesmo.

A novidade ficou por conta da ampliação da área de escape da Eau Rouge curva extremamente desafiadora e lendária do circuito belga que infelizmente já vitimou alguns pilotos.

Não importava o quanto Verstappen fosse rápido, o holandês iria largar no final do pelotão assim como outros 5 pilotos, todos tiveram a mesma Ideia, trocar componentes da unidade de potência.

Carlos Sainz tratou logo de agarrar a rara oportunidade para largar na frente, uma vez que não é todos os dias que a sorte sorri desta maneira e o espanhol sabia muito bem disso.

Pérez era o único que estava acostumado a ocupar o lugar de vice, conquistando assim o segundo melhor tempo.

Outro espanhol que estava sorrindo a` toa era Alonso com a conquista de um inesperado, porém muito agradável terceiro lugar, fechando assim o grid.

Pressionado por resultados, Mick sabia que sua batata está assando uma vez que a Haas ainda não renovou o contrato do jovem piloto alemão para o ano de 2023, tentando todas as alternativas que o restam o alemão conseguiu o bônus de trocar o motor, porém o ônus era largar em último lugar.

A largada foi exatamente como eu esperava, um caos generalizado...

Sainz segurou a liderança com muita firmeza, totalmente o oposto de Pérez que foi engolido por Alonso e pelas 2 Mercedes caindo rapidamente para quinto lugar.

Por falar em Mercedes Hamilton estava rápido e o embate com Alonso pela vice-liderança da prova iria acontecer em breve.

Max impressionava com o seu ritmo, o holandês escalava o pelotão de forma rápida e denotava que seria sim capaz de chegar nas primeiras posições.

Por falar em rapidez Vettel dava um show de pilotagem, o alemão encontrava-se em sexto no momento e pelo apetite Seb tinha gana para quem sabe subir no pódio.

O embate entre Alonso e Hamilton acontecia e eu estava aflita com tamanha voracidade de ambas as partes, iria dar ruim era só questão de pouco tempo para isso acontecer.

Pisquei e vi o carro da Hamilton simplesmente com as 04 rodas no ar, o toque com Alonso aconteceu e por, mas que eu não queira admitir a culpa foi inteiramente do inglês da Mercedes, o abandono foi consequência da briga ferrenha, o espanhol não sofreu grandes damos, porém ele fez questão de detonar a atitude do heptacampeão mundial pelo rádio.

Hamilton estava desolado com o seu primeiro abandono do ano.

Apesar da confusão não foi necessário a entrada do carro de segurança.

Todos estavam muito próximos disputando posições e eu já previa que haveria muito incidentes até o final da prova.

Latifi e Ocon duelavam o canadense da Williams se atrapalhou todo saiu da pista e quando voltou acertou precisamente Bottas que estava passando por ali e nada tinha a ver com a confusão, agora sim o carro de segurança foi obrigado a entrar na pista.

Agora entra em jogo a briga pela melhor estratégia.

Leclerc que também trocou o motor e largou no final do pelotão resolveu antecipar a sua parada aos boxes, o monegasco não tinha tempo a perder se quisesse ter a chance de subir no pódio.

 A relargada foi tranquila para o líder da prova até então, Sainz fazia um bom trabalho, porém o espanhol sabia que Verstappen vinha se aproximando.

A corrida que o piloto da Red Bull e atual campeão mundial estava fazendo era realmente de se impressionar.

A vida do líder da prova não estava tão tranquila quanto aparentava, o espanhol enfrentava superaquecimento dos pneus fazendo eles se degradarem rapidamente, sem ter escolhas Sainz foi trocar seus compostos.

A prova tinha um novo líder, Pérez estava guardando lugar para Max que inevitavelmente iria surgir como um foguete em poucas voltas.

Apesar de agitada a corrida, não tinha muitos momentos de tirar o fôlego.

Esteban Ocon estava fazendo uma corridaça até então o francês assistia de camarote o embate entre Vettel e Gasly, só que o piloto da Alpine queria também se divertir e resolveu se embrenhar no meio desses 02, o resultado foi algo totalmente fantástico.

Em uma manobra surpreendente e muito técnica o jovem ultrapassou os dois pilotos de uma vez só, a minha reação foi ficar em pé a aplaudir esse espetáculo, em um movimento sincronizado o público do autódromo fazia o mesmo.

Tínhamos um novo líder e garanto a vocês eles não sairia de lá por nada nesse mundo.

Verstappen adorava a sensação de andar de cara para o vento principalmente depois de tudo que vez para conquistar tal feito.

Os meninos da McLaren mais uma vez não conseguiram andar, Ricciardo chegou a dizer após a prova que o seu carro não tinha potência nas retas, mesmo com o uso de DRS.

Com a equipe americana não foi diferente, Mick amargava o décimo sétimo enquanto Magnussen foi apenas o décimo sexto.

No fim Vettel levou pontos para casa com a conquista de um excelente oitavo lugar.

Nas voltas finais George Russell ligou o turbo da sua Mercedes mas não teve tempo de tirar o terceiro lugar de Sainz.

Super Max faz a festa na arquibancada e nada de braçada para conquistar o bicampeonato mundial.

(foto: motorsport-magazin.com)

Nos vemos na Holanda 


27/08/2022

26/08/2022

Circuito Spa-Francorchamps



Data da corrida: 28/08/2022

Número de voltas: 44

Nome do circuito: Spa-Francorchamps  Circuito 

Horário da corrida 10h

Comprimento do circuito: 7.004 km

Vencedor no ano de 2021 :Max Verstappen (Red Bull Racing)


24/07/2022

GP da França (Não empolgou)

Já vou começar o texto com uma notícia ruim, o circuito de Paul Ricard não fará mais parte do calendário da F1 em 2023, ou seja, essa será uma corrida de despedida para o público francês que lotava todas as dependências do belíssimo circuito mesmo sob fortíssimo calor.

Na classificação Sainz se tornava um forte candidato a pole, porém o espanhol foi punido com 10 posições por trocar o motor, desta forma Leclerc assumiu a responsabilidade de ser o mais rápido.

Max bem que tentava, mas não conseguia se embrenhar no meio dessa disputa.

Aparentemente os meninos da McLaren encontraram um equilíbrio no carro e tanto Lando como Ricciardo mantinham um bom ritmo, mas obvio que não o suficiente para brigar pela pole.

Mick mais uma vez se mostrava forte com boas chances de largar entre os 10 primeiros colocados, mas a realidade foi bem cruel com o alemão da Haas, segundo os comissários de prova julgaram, Mick ultrapassou o limite de pista tendo o seu tempo de volta deletado, desta forma o alemão não teve outra chance de voltar a pista para marcar um novo tempo uma vez que o cronômetro estava zerado.

Na parte final do treino Hamilton conquistou um excelente quarto lugar.

Lando surpreendeu em quinto.

Leclerc no capricho fez o esperado com a conquista do melhor tempo, Max foi o segundo mais rápido e Pérez fechou o grid.

O domingo amanheceu com um sol para cada um, as altas temperaturas preocupava os engenheiros pois a degradação dos pneus seria ainda maior com a temperatura do solo batendo os 60 °C.

A largada foi do jeitinho que eu gosto.

O monegasco da Ferrari conseguiu se mantar a frente o que ele não esperava era que Max vinha babando para cima dele, a brigada foi intensa Verstappen tentava de todos os jeitos ultrapassar o piloto da Ferrari, mas Leclerc era cirúrgico e se defendia de forma espetacular.

Enquanto isso Hamilton também fazia um excelente largada e já aparecia em terceiro lugar assistindo de camarote a brigada entre o líder e vice-líder da prova.

Sainz vinha escalando o pelotão de forma rápida, e se o espanhol quisesse marcar pontos teria que continuar nesse ritmo.

O líder agora mantinha uma distância segura de Max, e ambos puderam retomar o fôlego.

Lando se mantinha em um bom sétimo lugar enquanto Ricciardo era apenas o décimo.

Sonolenta a corrida entrou em seu modo monótono...

Com pneus novinhos Max estava pronto para ir à caça do líder da prova.

Charles estava tranquilo lá na frente sem muita coisa para se preocupar, é aí que mora o perigo!

Sem movimentações á frente o piloto tende a relaxar e aí que as bobagens acontecem!!!

Absolutamente sozinho o monegasco da Ferrari perde a traseira do carro e sai rodando feito um pião até parar na barreira de pneus, DESTRUINDO POR COMPLETO A SUA CORRIDA.

O carro de segurança foi acionado de forma virtual.

Max estava feliz da vida com esse grande presente que Leclerc lhe deu.

Não demorou muito para a pista ser liberada com a bandeira verde.

Me perguntava a que horas teríamos pegas alucinantes e disputas de tirar o fôlego, pois até agora tudo o que eu sentia vendo a corrida era muito sono. 

A prova tinha também uma novo vice-líder, Hamilton ocupava esse posto e ao que tudo indica o inglês estava bem satisfeito com o desempenho de sua Mercedes 

Quando a corrida recomeçou Sainz continuava a fazer o seu trabalho de alpinista, escalando o pelotão de forma brilhante, o espanhol já era o sexto colocado e ao que parece o piloto da Ferrari não iria parar.

Quem decepcionava era Mick da Haas o alemão estava preso em décimo quatro lugar e não conseguia sair, pior para Magnussen que teve que abandonar por problemas mecânicos.

Sainz vinha em seu modo turbo, porém o espanhol foi chamado ao boxes para trocar seus compostos, além de demorar na troca de pneus liberaram o piloto sem prestar atenção ao que acontecia ao redor e Carlos quase acertou em cheio Ocon que passava por ali ou seja, o piloto foi punido com 05 segundos, acho que deveriam pensar em penalizar a equipe da próxima vez, o piloto nada tem haver com essa bagunça.

Faltando 04 voltas para o fim tivemos mais um carro de segurança virtual, o culpado da vez foi Guanyu Zhou a bordo de sua Alfa Romeo que foi parando lentamente por problemas mecânicos.

Pierre Gasly não teve um final de semana que esperava em sua casa, o francês da AlphaTauri amargava um desastroso décimo segundo lugar, enquanto Ocon piloto que também corre em casa teve mais sorte terminando a prova em oitavo.

Faltando 02 voltas a corrida estava liberada, George Russell estava obcecado em subir no pódio e em uma manobra absolutamente brilhante tomou o terceiro lugar do mexicano da RBR.

Fim da tortura, opssss da prova!

Hamilton estava feliz mais simplesmente exausto, o inglês admitiu em entrevista

pré-pódio que não conseguiu beber água durante a prova pois algo estava quebrado...

Na salinha antes de subir no pódio Hamilton deitou no chão de tão exausto que estava!

E ainda tem gente que diz que é fácil ser piloto de F1 !

Max conquista a 7ª vitória em 2022, a 27ª da carreira, igualando Sir Jackie Stewart ex-piloto de F1 e tetracampeão mundial.


(foto:motorsport-magazin.com)


Nos vemos na Hungria 



21/07/2022

Circuito Paul Ricard



Data da corrida: 24/07/2022
Nome do circuito: Circuit Paul Ricard
Número de voltas: 53
Horário da corrida 10h
Comprimento do circuito: 5.842
Vencedor em 2021: Max Verstappen





10/07/2022

GP da Áustria (Uma apresentação de gala)

A F1 desembarca no cartão postal que é Spielberg sério a beleza desse lugar me deixa sem ar!

As arquibancadas estavam tomadas por um mar laranja, o público fazia uma linda festa, e tudo conspirava para que os meninos da Red Bull tivessem um final de semana perfeito.

O formato desse final de semana era diferente por conta da sprint race corrida rápida que acontece no sábado e o resultado define a grid do domingo.

Não sou muito fã desse formato, mas tenho que admitir que já assisti disputas alucinantes, desta forma estava animada para ver o que iria acontecer.

Alonso não conseguiu largar após sua Alpine apresentar problemas de bateria e ficar parado no grid, fazendo a largada ser abortada.

Max dominou a corrida de sábado e mesmo sofrendo pressão no início da prova soube administrar bem as coisas.

O que estava animado mesmo era a disputa de Mick com Hamilton, sério gente o Schumaquinho está pilotando muitoooooo ainda mais sofrendo uma pressão absurda de nada mais nada a menos que o heptacampeão Hamilton.

Uma pilotagem segura e extremamente limpa sem jogar seu adversário para fora da pista.

Lá na frente Max só apreciava a paisagem do belíssimo circuito, sem motivos para se preocupar.

No fim Mick não conseguiu segurar o talentoso Hamilton, que em uma cirúrgica manobra de ultrapassagem toma o oitavo lugar do alemão da Haas, por falar na equipe americana eles deram um ótimo exemplo de como destruir a corrida do seu piloto.

O domingo amanheceu com o céu cheio de nuvens pesadas e uma promessa de chuva durante a corrida.

Mas tivemos a largada sob pista seca e sol iluminando tudo.

Max não tomou conhecimento dos concorrentes e tratou logo de fechar as portas para dupla de Ferrari que vinha como alucinados.

Assim como houve na corrida de sábado, os pilotos da equipe italiana brigaram ferrenhamente entre si, e apesar da insistência de Sainz o monegasco não deu chances de ser ultrapassado.

Movimentava a corrida tenha diversas disputas por posições.

Russell e Pérez duelavam pelo quarto lugar, a disputa foi tensa  e insana  tanto arrojo de ambas as partes iria dar confusão, pisquei e vi um piloto rodando e deslizando sobre a brita, ao voltar o mexicano era o último colocado.

Não existia mais diferença entre o líder e o vice-líder da prova, Leclerc tinha um alvo a sua frente e a cada volta se aproximava mais, deixando o atual campeão apavorado.

A prova tinha um novo líder após uma linda ultrapassagem Leclerc cala o autódromo e toma a ponta da corrida.

Russell se deu mal após jogar seu coleguinha para fora da pista, a malcriação resultou em punição de 5 segundos para o britânico da Mercedes.

A Red Bull teve uma baixa, o mexicano teve problemas e abandonou a prova.

Agora a pressão estava sob os ombros do atual campeão que tinha como missão dar alegria ao público que lotava cada centímetros das arquibancadas. 

Mick realmente estava fazendo uma corrida perfeita, o alemão a muito já estava na zona de pontuação, mas isso não foi o suficiente para fazê-lo parar ele estava incansável e queria escalar o pelotão e fazia isso com maestria ocupando o sétimo lugar no momento o alemão estava prestes a encontrar Lando pelo caminho e esse embate prometia altas emoções.

Por falar em embate, Gasly e Vettel se entranharam no meio do caminho, ambos estavam fazendo uma corrida discreta ocupando atualmente as últimas posições do grid.

O francês da AlphaTauri deu um chega para lá no alemão da Aston Martin que saiu da pista, Vettel obviamente não gostou da atitude do garoto.

Não demorou para os comissários de prova penalizar o francês em 05 segundos.

Com pneus novos Verstappen acelerava tudo que podia para não perder tempo, com certa facilidade ele conseguiu deixar os carros da Haas para trás, porém ele teria que enfrentar Lewis que não iria facilitar a vida do piloto da Red Bull, o embate aconteceu de maneira sensacional, Max forçava e Hamilton não se intimidava um espetáculo que empolgava o público que gritava como em um estádio de futebol.

Quase simultaneamente Mick e Lando duelavam pelo sexto lugar, no capricho o alemão conquistou mais uma posição e desfrutava da sua melhor corrida até então.

Com os pneus em frangalhos, o líder teve que ir aos boxes.

Desta forma Max estava com o caminho livre para assumir a liderança da prova, para delírio da torcida.

Sainz vinha administrando sua corrida, ocupava o terceiro lugar e sabia que não tinha muitas chances de brigar pelo topo.

Mas o motor da Ferrari não estava na mesma vibe e fez questão de estragar com quaisquer planos do espanhol, seu motor abriu o bico e literalmente incendiou o, carro assustando todo mundo!

Felizmente o espanhol escapou ileso desse incidente assustador.

O piloto da Ferrari estava desolado e saiu cabisbaixo do carro, sentado na grama o piloto parecia não acreditar no que via.

O carro de segurança foi acionado de forma virtual.

Não demorou para a pista ser liberada com a bandeira verde.

Pela terceira vez na corrida Leclerc ultrapassou Max para se tornar líder e agora o monegasco só deixaria a ponta para subir no lugar mais alto do pódio.

Hamilton foi o grande beneficiado com o abandono de Sainz, agora o piloto da Mercedes poderia comemorar o seu lugar no pódio o terceiro seguido.

Os meninos da McLaren desta vez não passaram tanta vergonha, Lando se firmou em sétimo enquanto Ricciardo era o nono.

Leclerc cruzou a linha de chegada para conquistar uma merecida vitória.

Mick foi escolhido como piloto do dia pela votação da F1, reconhecimento merecido de uma corrida fantástica que o alemão fez.

(foto:motorsport-magazin.com)

Nos vamos na GP da França



08/07/2022

Circuito de Spielberg



Data da corrida: 10/07/2022

Número de voltas: 71

Nome do circuito:  Spielberg

Horário da corrida 10h

Comprimento do circuito: 4.326 km

Vencedor de 2021: Max Verstappen (RBR)


03/07/2022

GP da Inglaterra (Uma montanha-russa de emoções)

Os britânicos vivem o automobilismo de forma tão intensa que não é de se estranhar a festa nas arquibancadas que estavam absolutamente lotadas.

Hamilton, Russell e Lando pilotos da casa sentiam toda essa vibração que vinha das arquibancadas, uma linda festa.

O clima já começou a esquentar com uma disputa acirradíssima pela pole, sério era impossível não sentir a adrenalina invadir o corpo e fazer o coração acelerar com tamanha intensidade!

Ah, como eu amo esse esporte...

Como o cronômetro zerado Sainz fez o inimaginável conquistando um tempo que nem ele mesmo acreditava, o espanhol acabara de conquistar a primeira pole da carreira e esse fato precisava ser muito comemorado, Verstappen igualmente surpreso ficou com o segundo melhor tempo, Leclerc fechou o grid com o que tinha.

Outro fato surpreendente foi ver Zhou conquistando um excelente nono tempo e, pasmem, Latifi em décimo.

Coisas que só Silverstone nos proporciona.

A largada foi em pista seca, mas o céu carrancudo dava indícios que em algum momento iria molhar a pista para causar um pouquinho com os pilotos.

Verstappen tracionou melhor e em poucos segundos tomou a liderança de Sainz.

Agitadíssima a corrida tinha ultrapassagens para tudo que é lado.

A cada quase toque eu tinha mini infartos, mais até então tudo normal e a corrida transcorria sem acidentes.

Yuki Tsunoda, Esteban Ocon, George Russell, Alexander Albon e Guanyu Zhou disputavam posições.

Até que vi um grande acidente muitos carros envolvidos, mas o que aconteceria a seguir me deixou realmente apavorada.

Guanyu Zhou levou a pior e saiu capotando por diversas vezes parando apenas no alambrado das arquibancadas, a cena foi estarrecedora fazendo meu corpo inteiro gelar só de pensar no que poderia acontecer...

George Russell um dos pilotos envolvido no acidente saiu do seu carro desesperado  e foi correndo ver como o chinês estava!

A prova estava paralisada com a bandeira vermelha, todos os pilotos estavam com semblante de muita preocupação.

O novo protocolo adotado pela FIA não mostra o acidente e nem o piloto sendo socorrido, ainda mais se tratando de um acidente tão feio como esse!

Situação que só aumentava a minha angústia e de todos que estavam presentes no autódromo.

Após uma longa espera pude ficar calma, Zhou foi levado ao centro médico do autódromo e liberado em seguida sem nenhum arranhão, Alexander Albon que também se envolveu no acidente teve que ser levado ao hospital de helicóptero para melhor ser avaliado, mas o piloto estava consciente a ao que tudo indica não será nada grave.

01 hora de espera e finalmente a pista estava liberada.

Os carros já estavam posicionados para largar pela segunda vez no dia.

Sainz aprendeu como larga e desta vez não comeu bola, mantendo-se na ponta, Max o acompanha de perto, logo atrás outra batalha começava Leclerc achou que dava para se embrenhar no meio dos dois primeiros colocados e Pérez foi no embalo, conclusão uma mega disputa entre ao 04 primeiros colocados abrilhantavam a corrida, e me deixavam sem unhas para roer.

Hamilton vinha com tudo para cima de Lando na tentativa de roubar o quarto lugar, o inglês foi cirúrgico e fez uma bela manobra de ultrapassagem para delírio do público no autódromo.

Na magnifica disputa dos 04 primeiros colocados Pérez teve seu bico danificado em um toque com Leclerc, o mexicano foi aos boxes e ao voltar á pista encontrava-se na décima sétima posição.

Max seguia fazendo pressão para cima do líder da prova, o intuito do holandês era induzir o espanhol a um erro, e não demorou muito para Sainz sair da pista e perder a liderança.

Agora tudo transcorria para o campeão mundial ter a corrida em suas mãos, administrando a vantagem e cuidando dos pneus, só que Verstappen acordou em meio a um pesadelo, um furo no pneu colocava seus planos de vencer a corrida em check.

A prova tinha um novo líder Sainz voltou ao topo e trouxe contigo seu companheiro de equipe, Leclerc não queria nem saber quem estava a frente ele iria sim disputar a liderança da corrida, começou um duelo interno na equipe italiana os engenheiros dialogavam freneticamente com os seus pilotos, buscando uma melhor estratégia.

Hamilton que não é heptacampeão à toa tratou logo de colar na dupla da Ferrari para tentar beliscar algo promissor.

Verstappen era o oitavo colocado no momento e estatisticamente não teria chances de brigar pelas primeiras posições.

Vettel seguia fazendo uma corrida tranquila, o alemão ocupava o sétimo lugar.

Mas não costumamos ter corridas comuns lá na Inglaterra.

Com a movimentação intensa nos boxes a prova tinha um novo líder, Hamilton gostava da sensação de andar de cara para o vento, mesmo sabendo que a liderança era provisória o inglês colecionava sequência de voltas rápidas.

A corrida estava em ritmo insano, sério mal dava para respirar...

Ocon que vinha fazendo uma excelente prova até então teve problemas e foi parando lentamente, o francês da Alpine ficou a pé e deixou seu carro no meio da reta desta forma o carro de segurança foi acionado.

Faltando 10 voltas para o fim, a pista já estava livre para novas disputas.

Quando meu dei conta de onde Mick estava quase não acreditei, o piloto da Haas estava em oitavo e finalmente estava prestes a conquistar seus primeiros pontos na categoria.

Rogava os céus para que nada de anormal acontecesse, ele merece demais é um piloto tão esforçado que trabalha duro para conquistar seu lugar na F1.

Vocês lembram que Pérez estava lá no final do pelotão após ter seu bico danificado?

Eu pisquei e quando vi o mexicano da Red Bull estava brigando pelas primeiras posições, ele acabou de conquistar o terceiro lugar após ultrapassar Hamilton 

O duelo doméstico veio e me deixou sem ar, Sainz foi perfeito no bote em cima de Leclerc que não teve o que fazer ao não ser assistir seu companheiro de equipe tomar a ponta.

Se empolgando com essas ultrapassagens Hamilton resolveu brincar também, em uma manobra absolutamente genial o inglês não ultrapassou 1 mais sim 2 carros de uma única vez, sentindo como estivesse o autódromo eu pulei e gritei de felicidade igual ao público das arquibancadas.

Leclerc e Pérez não gostaram muito da brincadeirinha do inglês e trataram logo de recuperar as posições perdidas.

Mick estava empolgado e colou em Verstappen na tentativa de tomar o sétimo lugar do holandês da Red Bull, a disputa foi intensa e insana eu apavorada falava repetidamente “cuidado Mick cuidado”

Acionando o turbo Pérez ultrapassa o monegasco da Ferrari para se tornar vice-líder, Hamilton surgiu como um elemento surpresa e a poucos metros da bandeira quadriculada também ultrapassou Charles, tendo o seu lugar no pódio garantido 

Carlos Sainz explode de alegria ao conquistar a primeira vitória na carreira.

Após tomar um chega para, lá de Verstappen e sair da pista Mick cruzou a linha de chegada em um fantástico oitavo lugar.

Extasiado com o feito Schumaquinho  fazia festa no rádio com sua equipe, até que ele ouviu a mensagem de sua irmã que estava super orgulhosa do que acabou de ver seu irmão fazer na pista.

Wow que GP absolutamente insano!!

Seria muito pedir para que todas as corridas fossem como essa?

 ESSA FOI A MELHOR PROVA DO CAMPEONATO!!

(foto:motorsport-magazin.com)

Nos vemos na Áustria


30/06/2022

Circuito de Silverstone





Data da corrida: 03/07/2022

Nome do circuito: Silverstone

Número de voltas: 52

Horário da corrida 11h

Comprimento do circuito: 5.891 km

Vencedor no ano de 2021: Lewis Hamilton ( Mercedes)


19/06/2022

GP do Canadá (Realidade frustrante)

Após 02 anos de hiato finalmente o circuito de Gilles Villeneuve estava de volta ao calendário da F1.

Que saudades que eu estava desse emblemático circuito!!!

As coisas começaram quente na pista, pois os pilotos também estavam sedentos para andar nela.

A sexta de treinos livres começou em pista seca sob forte sol, porém uma ameaça vinda dos céus preocupava equipes e pilotos, os radares meteorológicos prometiam chuva forte e queda brusca de temperaturas.

Tempero perfeito para um caos generalizado.

E é exatamente isso que gostamos.

Com uma pontualidade britânica a chuva deu as caras no sábado bagunçando geral o coreto.

Alonso e Vettel se divertiam como 2 garotos sob a pista molhada, simplesmente impossível não sorrir vendo essa cena.

Outra dupla que se divertia como nunca era os meninos da Haas.

Gasly da AlphaTauri esbanjava puro talento no terreno traiçoeiro e tirava onda marcando excelentes tempos.

Admito foi um dos treinos classificatórios mais divertidos que vi nessa temporada.

Alonso permanecia muito veloz e inacreditavelmente colocava sua Alpine lá no topo da classificação dando trabalho a Red Bull e Ferrai.

Bem falando das equipes de ponta Leclerc iria largar no final do pelotão mesmo fazendo uma ótima classificação, o monegasco trocou seu motor e inevitavelmente perdera 10 posições no grid.

Verstappen desta vez não encontrou dificuldades em voar na pista, o holandês estava inalcançável e seus tempos simplesmente imbatíveis, desta forma não foi difícil de cravar a pole.

Em falar em voltas voadoras os meninos da Haas estavam simplesmente fora de controle, Magnussen marcou um ótimo quinto lugar e Mick seguiu no embalo terminando em sexto as melhores posições de largada da equipe americana desde o início da temporada.

Daniel conquistou um tímido, porém promissor nono tempo, enquanto Lando teve problemas em seu motor e mal conseguiu treinar, largando assim lá no fim do pelotão. 

Alonso o endemoniado fez o inimaginável com a conquista do segundo melhor tempo e Sainz fechou o grid com o que tinha.

A corrida seria sob sol e pista seca.

Largada autorizada Max fez o esperado e se mandou lá na frente, Alonso bem que tentou mais não conseguiu segurar Sainz que passou como um alucinado conquistando a vice-liderança da prova.

Já sabíamos que Leclerc teria um grande desafio pela frente, se quiser pontuar o monegasco teria que escalar o pelotão e era exatamente isso que o piloto da Ferrari fazia.

Apesar de agitada a corrida não empolgava...

Só um carro de segurança poderia deixar as coisas agitadas, mas até o momento não tinha motivos para ele entrar.

Pérez vinha focado e determinado em marcar pontos pois o mexicano estava lá atrás e sabia que se quisesse fazer uma corrida de recuperação não poderia errar.

Até que ploft seu motor estoura e deixa o mexicano a pé.

Está aí o que queríamos, ou melhor quase.

O carro de segurança veio só de forma virtual, mesmo assim conseguiu reagrupar todos novamente.

A movimentação nos boxes foi intensa, todos buscando acertar na estratégia colocando o pneu para durar até o final da prova.

Hamilton  chegou a falar que o seu carro era uma porcaria e nada poderia mudar isso.

O Inglês e sua equipe seguiam exatamente a mesma estratégia do líder, a prova disso é que Hamilton entrou nos boxes junto com Max e ambos colocaram o mesmo tipo de pneus.

A prova tinha um novo líder provisório pois Sainz em algum momento teria que trocar os compostos e deixar a liderança da prova.

A pista já estava liberada com a bandeira verde.

Com pneus ainda frios Hamilton nos proporcionou um show na pista, o inglês duelava com o francês Esteban Ocon pelo quinto lugar, a ultrapassagem veio de maneira fantástica empolgando o público que lotava as arquibancadas.

Max igualmente empolgava a torcida, o holandês ultrapassou Alonso para se tornar vice-líder.

Mick ocupava o sétimo lugar no momento e fazia uma excelente prova até então.

O piloto alemão recentemente está sendo muito criticado pela imprensa e pressionado por Günther Steiner chefe de equipe da Haas, desta forma esse resultado e quase como se fosse um pódio para ele.

Mas a falta de sorte do jovem piloto alemão é algo impressionante...

Absolutamente do nada o motor de seu carro morre e deixa Schumaquinho desolado, fim de prova para o alemão que estava prestes a pontuar pela primeira vez o campeonato.

Novamente carro de segurança virtual, reagrupando todos.

Lembram que eu disse que Carlos Sainz ocupava a liderança de maneira provisória?

Pois bem ao que parece a estratégia da equipe italiana estava pegando todos de surpresa e Verstappen não conseguia se aproximar para tentar o bote, a Red Bull tentava arquitetar rápido uma nova estratégia eficiente e chamaram o holandês novamente para colocar pneus novos para quem sabe conseguir algo.

Os meninos da McLaren não conseguiam evoluir, Ricciardo estava preso em décimo primeiro lugar e Lando ocupava um desastroso décimo quinto lugar. 

Por falar em desastre Vettel também seguia a mesma toada preso em décimo segundo lugar sem pretensão de melhoras.

Gasly era outro que decepcionava ocupando um desanimador décimo quarto lugar.

Leclerc não conseguiu brigar pelas primeiras posições, mas o quinto lugar ocupado no momento reforça a excelente corrida do monegasco.

Voltando aos primeiros colocados.

Verstappen finalmente conquista a ponta e Hamilton um animador terceiro lugar.

Estávamos nos aproximando do final e aparentemente não teríamos muitas movimentações até a bandeira quadriculada.

Yuki Tsunoda piloto da AlphaTauri resolveu me desmentir e agitar o final da corrida.

Em uma manobra absolutamente sem noção o japonês saiu dos boxes e simplesmente pregou seu carro na barreira de pneus.

Agora sim carro de segurança REAL na pista.

Não demorou muito para o carro do Tsunoda ser retirado e a prova ter o seu reinício.

Esperava ver uma disputa épica por posições.

Sainz vinha com apetite para cima de Max que se defendia de forma cirúrgica.

Ou seja, as posições se mantiveram inalteradas até o final.

Ao que parece a porcaria de carro levou o inglês de Mercedes ao pódio, Hamilton estava grato a equipe e fez questão de demostrar isso, só acho que o piloto deve tomar cuidado com o que diz.

(foto:motorsport.com)


Nos vemos na Inglaterra 

18/06/2022

Grid de largada completo para o GP do Canadá

Caros leitores!!!

Segue o grid de largada completo para o GP do Canadá.
















*  Leclerc trocou o turbo do motor, portanto perderá 10 posições no grid.

*  Lando teve problemas na unidade de potência.



17/06/2022

Circuito Gilles-Villeneuve



Data da corrida : 19/06/2022

Nome do circuito: Circuito Gilles-Villeneuve

Número de voltas : 70

Horário da corrida 15h

Comprimento do circuito : 4.361 km

Vencedor no ano de 2019: Lewis Hamilton (Mercedes)


12/06/2022

GP do Azerbaijão (Esperava mais)

Impossível não se arrepiar ao ver as curvas desse circuito de rua.

Baku é um dos circuitos mais velozes do campeonato, tradicionalmente as corridas por lá nunca são normais, maluquices e bizarrices colocam um molho especial a esse GP.

Não vou mentir essa é uma das minhas corridas favoritas...

Estava tentando controlar a ansiedade, mas admito que não conseguia!

Esfregava as mãos ansiosa para o início do treino classificatório.

Leclerc mostrava favoritismo para conquistar a pole, o monegasco tinha um ritmo forte a contraste.

Ao que parecia os meninos da Red Bull não tinham motor para superar a Ferrari.

Verstappen estava claramente incomodado com a situação, mas de nada adiantava, pois seu adversário estava uma máquina de fazer voltas rápidas.

Mick carrega um caminhão em suas costas, a pressão no jovem piloto alemão vem o atrapalhando nas pistas, seus acidentes constantes e o fato de ainda não ter pontuado está tirando o sono dele e deixando o chefão de Haas de cabelo em pé, seu treino classificatório foi um verdadeiro desastre, Schumaquinho largará em último.

Por falar em alemão tenho que destacar o excelente desempenho de Vettel que conseguiu passar para a parte final do treino conquistando um ótimo nono tempo.

Hamilton e Russell sofriam com o quique do carro ambos estavam bem incomodados, e não era para menos pois de fora o que o carro da Mercedes pulava era algo de se impressionar.

A dupla da McLaren mais uma vez aparecia no final do pelotão, Lando era o décimo primeiro e seu companheiro de equipe aparecia logo atrás na décima segunda posição.

Cronômetro zerado agora era tudo ou nada!

Leclerc fez o que se esperava marcou um temporal para ninguém botar defeito.

Pérez foi o que ficou mais perto com a conquista do segundo melhor tempo.

Max tentou, mas nem de longe ameaçou o reinado do  piloto da Ferrari.

Fechei os olhos já imaginando uma largada com várias ultrapassagens, batidas e bandeiras vermelhas.

O que vi foi algo bem mais tranquilo...

Pérez vinha com a faca entre os dentes, em uma manobra simplesmente espetacular ultrapassou Leclerc para se tornar líder.

Sainz tentava a todo custo se aproximar dos primeiros colocados, e aparentemente era o que o espanhol estava conseguindo fazer, porém seu carro resolveu acabar com a brincadeira, um problema hidráulico obriga o espanhol a abandonar a prova.

O carro de segurança VIRTUAL foi acionado.

Não demorou muito para a pista ser liberada com a bandeira verde.

A movimentação nos boxes começou cedo!

Voltado a corrida vi um Haas bem lenta, imediatamente esbravejei julgando ser o Mick que estava com problemas, me enganei se tratava de Magnussen, o dinamarquês abandonou por problemas no motor, não é por nada não, mas a equipe americana utiliza motores da Ferrari em seus carros e em menos de 02 voltas é o segundo motor que simplesmente estoura.

A prova tinha um novo líder, Leclerc conquistou o topo pois os meninos da Red Bull foram trocar seus compostos, ao que tudo indica a Ferrari adotava uma estratégia arriscada de deixar seu único piloto por mais tempo na pista.

Mas como sempre digo Baku é uma caixinha de supressas e absolutamente TUDO pode acontecer, partindo desse princípio a estratégia da equipe italiana fazia sentido.

Ocon e Vettel duelavam pelo oitavo lugar, o alemão da Aston Martin estava prestes a finalizar a manobra de ultrapassagem, porém Seb errou na freada e saiu da pista ao voltar o alemão contabilizava seu prejuízo caindo para décimo primeiro lugar.

A corrida seguia em seu curso normal.

Os meninos da McLaren vinham escalando o pelotão de forma promissora.

Lá na frente Charles administrava o tempo e tudo caminhava ao seu favor, só algo muito bizarro poderia mudar o rumo da corrida.

Bizarrice em Baku é algo que combina!

O motor no monegasco foi para o espaço, deixando o piloto da Ferrari a pé.

A prova tinha um novo líder, Verstappen estava no topo.

Russell surpreendia, o inglês aparecia agora em terceiro lugar garantindo seu lugar no pódio.

Vou dizer que fiquei surpresa quando vi a onde Vettel estava, o alemão ocupava um excelente sexto lugar, Stroll seu companheiro de equipe amargava o último lugar até o momento.

Tive outra grata surpresa ao ver Daniel e Lando em oitavo e nono lugar respectivamente.

A corrida não estava em um ritmo alucinante com acontecimentos insanos, muito pelo contrário!!

Hamilton ficou boa parte da prova atrás do menino Gasly, o piloto sofria para ultrapassar o francês da AlphaTauri, não desmerecendo o talento de Pierre que fazia uma corridaça dando muito trabalho ao heptacampeão mundial.

Guanyu Zhou abandonou a prova faltando apenas 4 voltas para o fim.

Já estava convencida que nada iria mudar o resultado da prova, e seguíamos em ritmo monótono até o fim.

Hamilton finalmente conquista o tão desejado quarto lugar.

Faltando 01 volta Norris parecendo escultar as minhas súplicas por emoções, resolveu botar pressão em Ricciardo para ultrapassá-lo.

Tanta pressão não surtiu efeito e Norris cruzou a linha de chagada atras de seu companheiro de equipe.

Max venceu e convenceu e Sergio completou a festa da equipe Austríaca.

Antes da cerimonia do pódio acontecer uma cena me chamava atenção, Hamilton encontrava muita dificuldade para sair do carro o inglês estava com muita dor na lombar, ao sair do carro Lewis estava mancando e a todo o momento colocava as mãos na lombar sentindo fortes dores.

Quase simultaneamente Ricciardo repetia o gesto de Hamilton sentindo também dores na lombar.

E ainda tem gente que diz que é fácil ser piloto de F1 !

(foto:motorsport-magazin.com)

Nos vemos no Canadá


10/06/2022

Circuito Urbano de Baku



Data da corrida: 12/07/2022

Nome do circuito: Circuito Urbano de Baku

Número de voltas: 51

Horário da corrida 08h

Comprimento do circuito: 6.003 km

Vencedor em 2021: Sergio Pérez

 

29/05/2022

GP de Mônaco (Tipicamente maluco)

O circuito mais tradicional do calendário carrega um encanto difícil de ser descrito!

As ruas do principado de Mônaco são tão desafiadoras que a adrenalina de andar por lá é simplesmente viciante.

O final de semana começou quente com as temperaturas na pista beirando os 50 °C um, desafio gigantesco para os pilotos.

O piloto da casa não parecia se importar muito com os fatores climáticos, pois  Leclerc era puro talento deslizando sobre as desafiadoras curvas do principado, muito a vontade o monegasco era o favorito para pole, sabemos que largar em primeiro é meio caminho andado para uma vitória uma vez que ultrapassar nessa pista não é tarefa fácil, por esse motivo o piloto da casa dava tudo o que ele tinha no momento e seu tempo já o deixava confortável para largar na frente.

Verstappen vinha quebrando todos os recordes de velocidade da pista, o holandês passava raspando pelos muros do circuito, o objetivo estava muito claro, conquistar o melhor tempo e desbancar Charles do topo.

Um erro nessa pista costuma custar muito caro, os pilotos sabiam disso e o clima de tensão só aumentava.

Pérez vinha em volta rápida, Sainz também estava em busca do seu melhor tempo, cada segundo contava e ambos aceleravam tudo que podiam.

O mexicano da Red Bull piscou e de repente estava atravessado na pista, o espanhol da Ferrari que estava logo atrás não teve tempo para reagir batendo no piloto da equipe austríaca, conclusão ambos literalmente fecharam o caminho.

Sem tempo a perder Max vinha como um alucinado para concluir sua volta, só que o holandês não contava com oque encontraria pela frente, uma barreira de 02 carros atravessado na pista impedia Verstappen de passar, e o pior o cronômetro já estava zerado.

Revoltado, o piloto não conseguia esconder sua frustração de largar em quarto.

O domingo amanheceu com o céu carrancudo, a previsão era de chuva só no começo da noite sem interferir no andamento da prova.

Só que Mônaco é uma caixinha de surpresas e nunca dá para cravar exatamente o que vai acontecer...

02 minutos para o início da prova começar um engenheiro solta a bomba, previsão de chuva forte em poucos minutos, foi ele falar isso que começou a cair o mundo.

A partir desse momento o caos começou, todos teriam que trocar os pneus para chuva pesada e a direção de prova já determinava que a volta de apresentação seria atrás do carro de segurança.

Com 16 minutos de atraso para o início da corrida, os carros já estavam na pista, mas a chuva não dava trégua, muito pelo ao contrário aumentava sua intensidade.

Os pilotos falaram que pista estava extremamente perigosa.

Mick chegou a dizer que nunca viu tanta água sobre o circuito...

Desta maneira a direção de prova decretou bandeira vermelha e mandou todos para o pit line esperar a chuva diminuir um pouco.

Quase 50min depois a prova iria finalmente começar.

A largada seria atrás do carro de segurança.

Ainda receosos, todos tinham medo de arriscar pois a pista ainda estava molhada e muito traiçoeira.

Poucas voltas depois a pista começava a secar e o carro de segurança finalmente se recolheu para os boxes.

Agora sim a prova começou para valer...

O piloto da casa seguia todo cuidadoso lá na frente, seu ritmo era forte e constante, porém Leclerc sabia que não tinha espaços para fazer loucuras, Sainz o vice-líder não o ameaçava.

Gasly foi o primeiro corajoso a ir para os boxes para trocar os pneus, sendo cada vez mais rápido o piloto francês da AlphaTauri dava show na pista acumulando ultrapassagens o jovem piloto se divertia.

Vendo a evolução de Gasly, Vettel também se encorajou a trocar os pneus o alemão voltou para a pista em ritmo forte.

A pista secava a cada volta, o duelo pela melhor estratégia estava prestes a começar.

Com a movimentação intensa nos boxes a prova tinha um novo líder, Sainz aproveitava a chance de andar de cara para o vento, pois o mesmo sabia que em algum momento teria que trocar os compostos e consequentemente iria perder a liderança da prova.

Hamilton e Ocon nos presenteavam com uma bela disputa pelo oitavo lugar, o heptacampeão colocava pressão sobre o piloto francês que não se intimidava.

O motor da Haas de Magnussen simplesmente parou e fez com que o dinamarquês abandonasse a prova.

Mick tentava se embrenhar no meio do pelotão, a sua frente nenhum potencial adversário o piloto da Haas acelerava para encontrar um ritmo constante, a pista seguia traiçoeira pois pisar fora do traçado seco poderia não ser uma boa ideia, o piloto alemão experimentou a sensação de virar passageiro em um carro completamente desgovernado.

A Haas se desmanchou ao tocar na barreira de pneus, a parte de trás do carro simplesmente desgrudou do resto, a cena foi tão assustadora que fiquei em choque.

Sabendo a gravidade do acidente a TV não mostrava como Schumaquinho estava!

Inevitável não pensar no pior...

No box todos  estavam apreensivos e assustados!

A Haas tentou contato com seu piloto que demorou a responder, com a voz tremula Mick disse que estava bem, imediatamente respirei aliviada.

O alemão estava visivelmente desnorteado, ele saiu do carro e ficou ali parado incrédulo com a cena.

O carro de segurança foi acionado, mas a bagunça foi grande e os comissários de prova acharam mais prudente paralisar a prova com a bandeira vermelha.

Novamente todos se agruparam no pit line. 

Por conta do atraso de mais de 01 hora para o início oficial da corrida, a prova agora tinha que ser concluída em uma contagem regressiva de 40 minutos.

Tudo pronto para o reinício da corrida.

Pérez era quem liderava no momento.

Após tantas emoções a corrida deu uma pausa nos acontecimentos malucos e seguia em seu curso sem grandes acontecimentos.

No final da contagem regressiva os 04 primeiros colocados resolveram se animar.

O vice-líder Sainz colou no líder Pérez e Leclerc resolveu colocar pressão em cima de Verstappen um trenzinho bem maneiro de acompanhar!

Apesar de todos estarem colados um na traseira do outro, as posições de mantiveram inalteradas até a bandeira quadriculada.

Pérez era só alegria ao subir no degrau mais alto do pódio, o mexicano pegou a bandeira de seu pais e a segurava com muito orgulho, o piloto da Red Bull estava visivelmente emocionado e foi as lágrimas quando tocou o hino nacional do México.

(Foto:motorsport.com)


Nos vemos no Azerbaijão


27/05/2022

Circuito de Mônaco



Data da corrida: 29/05/2022

Nome do circuito: Circuito de Mônaco

Número de voltas: 78

Horário da corrida: 10h

Comprimento do circuito: 3.340 km

Vencedor no ano de 2021: Max Verstappen (equipe Red Bull Racing)


22/05/2022

GP da Espanha (Movimentado)

O tradicional circuito de Catalunha era o palco desse final de semana.

Tradicionalmente esse não é o tipo de GP que tem grandes ultrapassagens, muito pelo  

contrário as corridas por lá costumam ser bem mornas, mas com novos carros pode ser que as estatísticas mudem, pelo menos é nisso que eu quero acreditar.

Os treinos livres foram de domínio maçante da Ferrari, quem surpreendia com a conquistas de bons tempos era a Mercedes, fazendo o heptacampeão acreditar que a evolução de seu carro o lavaria ás primeiras posições no GP Espanhol.

Não foi difícil para Leclerc conquistar a pole, seu tempo provou que o monegasco estava em outro nível, Verstappen conseguiu se embrenhar no meio das Ferraris, Sainz fez o público do autódromo vibrar com a conquista do terceiro melhor tempo.

Lembra que eu disse que a Mercedes havia evoluído? O quarto lugar de Russell e sexto de Hamilton reflete bem a evolução da equipe alemã, agora resta saber como eles vão estar em ritmo de corrida.

Por falar em evolução, Mick vem mostrando o seu talento, corrida a corrida, o jovem alemão colocou a Haas no décimo lugar.

A McLaren segue em um martírio interminável, Daniel conseguiu um tempo que lhe garantiu em nono, já Lando amarga o décimo primeiro lugar.

Já na largada Charles se mostrou muito tranquilo e se manteve na liderança sem grandes problemas, não posso dizer o mesmo de Sainz que largou muito mal perdendo 02 posições já na primeira curva para Russell e Pérez.

Mick surpreendia com a conquista do sexto lugar, e garanto a vocês o garoto tinha apetite para buscar mais.

Hamilton e Magnussen se entranharam no meio do caminho causando um toque, ambos saíram da pista e foram parar lá no final do pelotão, inconformado com o fato Hamilton falou claramente que estava jogando a toalha sugerindo recolher o carro para os boxes e poupar o motor, seu engenheiro rebateu dizendo que era possível lutar por pontos e ele teria que se manter na pista.

Claramente esse final de semana não estava favorável ao piloto da casa, Sainz rodou sozinho e foi buscar inspirações na brita, o espanhol voltou para a pista ocupando as últimas posições.

Verstappen gostou da brincadeira e resolveu copiar o espanhol errando sozinho e saindo da pista, felizmente o holandês reagiu rápido caindo apenas para quarto lugar, agora o piloto da Red Bull teria que acelerar para quem sabe reverter o prejuízo.

Lá na frente Leclerc estava de boa na lagoa só acompanhando as disputas pelo retrovisor e rindo disso tudo.

Russell era o vice-líder até o momento e tudo transcorria a favor do piloto da Mercedes, sabendo que o monegasco estava inatingível o britânico procurava fazer a sua corrida tranquilamente.

Até que ele viu um alucinado vindo em sua direção, Max vinha com a faca entre os dentes louco para tomar a vice-liderança, a partir desse momento presenciávamos um espetáculo da Broadway, sério impossível não se empolgar com o que esses dois faziam na pista.

Quando me dei conta já estava de pé em frente a TV com as mãos entrelaçadas gritando e vibrando como uma doida que ama esse esporte.

A disputa seguia ferrenha, eles usavam cada centímetro da pista e mesmo com toda pressão o britânico da Mercedes provou seu talento não deixando o atual campeão o ultrapassar.

Leclerc seguia tranquilo sem ter motivos para se preocupar, a vitória do monegasco estava mais do que garantida e nada seria capaz de mudar o rumo dessa história.

Será mesmo? Charles de repente perdeu a potência de seu motor, desesperado o monegasco apartava todos os botões de seu volante tentando reverter esse desastre...mas não deu seu motor só teve forças para o levar de volta aos boxes.

A prova tinha um novo líder, Russell era quem comandava o show, Verstappen permanecia em seu encalço.

Max deixou a perseguição de lado e foi trocar seus compostos que já estavam em frangalhos, Pérez assumiu o papel de perseguidor e vinha se aproximando de George de forma perigosa, estávamos prestes a ter outra disputa épica pela liderança da prova.

A adrenalina já tomava conta do meu corpo e eu não tinha mais controle sobre ele!!

Em uma ultrapassagem por fora o mexicano quase arranca meu coração do peito...

Tínhamos um novo líder, Pérez levava a sua Red Bull ao topo.

Mick bem que tentou mas não conseguiu manter a Haas no meio do pelotão, infelizmente o alemão ocupava o décimo quarto lugar, Schumaquinho está precisando tomar um banho de sal grosso para ver se consegue pontuar.

Mais uma disputa pela liderança estava prestes a começar e desta vez a batalha era caseira, Pérez e Verstappen se encontrariam para disputar a ponta.

Em uma espécie de anticlímax, Sergio só faltou parar o carro para Max passar...

A prova tinha um novo líder, Max só sairia de lá pra subir no degrau mais alto do pódio.

Quem lembra que no início da prova Hamilton queria jogar a toalha e seu engenheiro praticamente obrigou o britânico a ficar na corrida? Pois  Lewis terá que pagar um belo jantar para o seu engenheiro, tudo porque o piloto da Mercedes ocupava o quarto lugar no momento.

Outro que foi simplesmente monstruoso na prova é Alonso que trocou o motor largou em último e agora desfilava seu talento ocupando o nono lugar, nunca duvide do que um veterano é capaz de fazer.

Faltando 01 volta para o final a Mercedes informou para os seus pilotos que eles teriam que tirar o pé para terminarem a corrida, tudo porque um superaquecimento ameaçava a saúde do motor.

Com isso,  Sainz aproveitou a brecha para ultrapassar o heptacampeão e conquistar o quarto lugar.

Ufaaaa finalmente acabou, acredito que se tivéssemos mais voltas essa corrida teria outras reviravoltas impressionantes.

Max era só sorriso no pódio, pois além da vitória o holandês tomou a liderança de Leclerc no campeonato.


(foto:motorsport.com)

Nos vemos em Mônaco



20/05/2022

Circuito da Catalunha

 



Data da corrida: 22/05/2022

Nome do circuito:  Circuito da Catalunha

Número de voltas: 66

Horário da corrida 10h

Comprimento do circuito: 4.655 km

Vencedor no ano de 2021: Hamilton (Mercedes)


08/05/2022

GP de Miami (A estreia de milhões)

Dizer que estava fingindo costume para esse GP seria uma mentira deslavada!!

Não me aguentava de tanta ansiedade, estava começando a roer os dedos já que as unhas já tinham roído a tempos.

Cada canto do autódromo foi projetado para ser um show a parte, tínhamos marina falsa no meio do circuito com lanchas verdadeiras ancoradas, na qual os torcedores poderiam se dar o luxo de comprar o ingresso a assistir a corrida dentro desses humildes brinquedinhos, além de piscinas, sereias e etc...

Enquanto as coisas do lado de fora eram uma diversão só, dentro da pista os pilotos encontravam dificuldades em se adequar ao traçado traiçoeiro do circuito americano.

As primeiras impressões que eu tinha é que o final de semana seria perfeito para a Ferrari que esbanjava talento ao deslizar sobre as curvas do circuito.

Leclerc era puro talento e se divertia como nunca ao pilotar em Miami, não posso dizer o mesmo de Sainz que sofria com a falta de aderência uma vez que o asfalto era novo, a boa notícia é que o espanhol não era o único a sofrer com esse tipo de problema a metade do grid saia deslizando para fora da pista.

Schumaquinho se entendeu tão bem com o traçado que conseguiu colocar sua Haas lá no meio de pelotão, ele pilotava de maneira tão segura e veloz que se tornava impossível não sorrir e se arrepiar vendo o alemão guiar seu carro.

A Mercedes trouxe bastante atualizações para o carro  esse final de semana e parece que tanto esforço estava surtindo efeito, Hamilton aparecia em um ótimo sexto lugar e difícil demais ver o heptacampeão nessa situação, apesar do bom desempenho sabemos que é praticamente impossível o inglês brigar com a Red Bull e Ferrari pelas primeiras colocações, sendo assim o sexto lugar já está de bom tamanho.

Russell definitivamente não se entendeu nesse traçado americano conseguindo um melancólico décimo quarto lugar, aliás o inglês carregava consigo uma fila grande de azarões, Vettel, Ricciardo, Mick e Magnussen completava o grid ocupando as últimas colocações.

Lá na frente a disputa pelo melhor tempo estava pau a pau, Leclerc e Sainz nos proporcionavam uma briga caseira de dar gosto de ver!!

Foi no cronômetro zerado que pudemos conhecer o pole.

O monegasco marcou um temporal que lhe garantiu em primeiro, Sainz marcou o segundo melhor tempo e Max ficou com o que tinha completando o grid.

O autódromo estava absolutamente lotado e o público abrilhantava ainda mais o espetáculo, o sol não perdoava deixando o clima na pista ainda mais quente.

Charles largou muito bem, mantendo-se sem dificuldades na liderança, o mesmo não aconteceu com Sainz que não soube de onde Max surgiu, só sabe que perdeu a vice-liderança para o holandês da Red Bull.

Russell e Hamilton também não se deram bem na largada perdendo algumas posições.

Apesar de bagunçada as primeiras voltas transcorriam sem acidentes, isso já é lucro tendo em vista o traçado traiçoeiro.

Volta a volta Verstappen diminuía a vantagem que Leclerc tinha sobre ele, o embate entre eles iria acontecer era só questão de POUCO tempo.

Lá no meio do pelotão uma disputa bem maneira acontecia, Schumaquinho, Vettel, Magnussen e Lando nos presenteava com uma disputa acirradíssima por posições, tenho que admitir que perdia o ar com os “quase toque”, mas estava divertido demais ver esses 04 disputarem posições.

Tentando tomar fôlego, a transmissão cortou a imagem para os primeiros colocados já não existia vantagens do primeiro para o segundo colocado, Max estava pronto para dar o bote já Leclerc se defendia como podia.

A prova tinha um novo líder e a ultrapassagem foi de cair o queixo, Verstappen era quem comandava o show a partir desse momento.

Enquanto isso Hamilton aparentemente vinha se recuperando da má largada e aparecia agora em sexto lugar.

A dupla de Mclaren segue em ritmo discreto Ricciardo era apenas o décimo primeiro colocado enquanto Lando tinha mais sorte ocupando a sétima posição no momento.

Quando vi quase não acreditei, esfreguei os olhos para ter certeza, Mick era o nono colocado e Vettel o décimo lembrando que as Aston Martin largaram dos boxes após terem um problema com o superaquecimento do combustível, então esse resultado era quase como subir no pódio.

Já estávamos nos aproximando do final e eu claramente estranhava pois não teve nenhum acidente que precisasse acionar o carro de segurança.

Gasly e Norris seguiam em seus caminhos tranquilamente até que o francês da AlphaTauri saiu da pista e ao voltar acertou em cheio Lando que saiu rodando como um pião e parou no muro, o acidente foi feio mais felizmente ambos estavam bem, fim de prova para os dois e carro de segurança acionado.

A relargada aconteceu faltando 07 voltas.

Leclerc perseguia Max os dois estavam colados.

Faltando apenas 04 voltas para o final da prova Charles foi para cima de Verstappen que se defendeu de forma fantástica deixando o monegasco só na vontade de subir no degrau mais alto do pódio, quase simultaneamente Pérez e Sainz duelavam pelo terceiro lugar, e que disputa sensacional!! 

O mexicano da Red Bull deu trabalho, mas Sainz segurou o terceiro lugar com unhas e dentes.

Sem conseguir piscar presenciava outra briga, só que desta vez entre compatriotas.

Mick Schumacher seguia com todo cuidado do mundo pois o alemão estava prestes a conquistar seus primeiros pontos na F1 uma vez que o jovem piloto estava em nono lugar, Vettel também seguia com cautela pois estava prestes a pontuar na corrida, sinceramente não sei o que aconteceu se teve um culpado ou se foi acidente de corrida o fato é que Vettel e Mick são muito amigos e ambos não souberam muito o que dizer apenas lamentar.  

Com essa bagunça toda Vettel teve que abandonar e Mick teve que ir aos boxes trocar o bico ao voltar para a prova o alemão já estava fora da zona de pontuação.

Confesso que esse acidente ou incidente me deixou muito chateada, foi um anticlímax mediante a baita corridaça que ambos fizeram, queria muito ver Mick pontuando pela primeira vez e ver Seb chutando para bem longe a sua má fase 

Exausto e extremamente feliz Max comemora a vitória no GP de Miami.


(foto: www.motorsport-magazin.com)


Nos vemos na Espanha 

06/05/2022

Circuito Miami International


 

Data da corrida: 08/05/2022

Nome do circuito: Miami International Autodrome

Número de voltas: 57

Horário da corrida 16h30min

Comprimento do circuito: 308.3