10/07/2022

GP da Áustria (Uma apresentação de gala)

A F1 desembarca no cartão postal que é Spielberg sério a beleza desse lugar me deixa sem ar!

As arquibancadas estavam tomadas por um mar laranja, o público fazia uma linda festa, e tudo conspirava para que os meninos da Red Bull tivessem um final de semana perfeito.

O formato desse final de semana era diferente por conta da sprint race corrida rápida que acontece no sábado e o resultado define a grid do domingo.

Não sou muito fã desse formato, mas tenho que admitir que já assisti disputas alucinantes, desta forma estava animada para ver o que iria acontecer.

Alonso não conseguiu largar após sua Alpine apresentar problemas de bateria e ficar parado no grid, fazendo a largada ser abortada.

Max dominou a corrida de sábado e mesmo sofrendo pressão no início da prova soube administrar bem as coisas.

O que estava animado mesmo era a disputa de Mick com Hamilton, sério gente o Schumaquinho está pilotando muitoooooo ainda mais sofrendo uma pressão absurda de nada mais nada a menos que o heptacampeão Hamilton.

Uma pilotagem segura e extremamente limpa sem jogar seu adversário para fora da pista.

Lá na frente Max só apreciava a paisagem do belíssimo circuito, sem motivos para se preocupar.

No fim Mick não conseguiu segurar o talentoso Hamilton, que em uma cirúrgica manobra de ultrapassagem toma o oitavo lugar do alemão da Haas, por falar na equipe americana eles deram um ótimo exemplo de como destruir a corrida do seu piloto.

O domingo amanheceu com o céu cheio de nuvens pesadas e uma promessa de chuva durante a corrida.

Mas tivemos a largada sob pista seca e sol iluminando tudo.

Max não tomou conhecimento dos concorrentes e tratou logo de fechar as portas para dupla de Ferrari que vinha como alucinados.

Assim como houve na corrida de sábado, os pilotos da equipe italiana brigaram ferrenhamente entre si, e apesar da insistência de Sainz o monegasco não deu chances de ser ultrapassado.

Movimentava a corrida tenha diversas disputas por posições.

Russell e Pérez duelavam pelo quarto lugar, a disputa foi tensa  e insana  tanto arrojo de ambas as partes iria dar confusão, pisquei e vi um piloto rodando e deslizando sobre a brita, ao voltar o mexicano era o último colocado.

Não existia mais diferença entre o líder e o vice-líder da prova, Leclerc tinha um alvo a sua frente e a cada volta se aproximava mais, deixando o atual campeão apavorado.

A prova tinha um novo líder após uma linda ultrapassagem Leclerc cala o autódromo e toma a ponta da corrida.

Russell se deu mal após jogar seu coleguinha para fora da pista, a malcriação resultou em punição de 5 segundos para o britânico da Mercedes.

A Red Bull teve uma baixa, o mexicano teve problemas e abandonou a prova.

Agora a pressão estava sob os ombros do atual campeão que tinha como missão dar alegria ao público que lotava cada centímetros das arquibancadas. 

Mick realmente estava fazendo uma corrida perfeita, o alemão a muito já estava na zona de pontuação, mas isso não foi o suficiente para fazê-lo parar ele estava incansável e queria escalar o pelotão e fazia isso com maestria ocupando o sétimo lugar no momento o alemão estava prestes a encontrar Lando pelo caminho e esse embate prometia altas emoções.

Por falar em embate, Gasly e Vettel se entranharam no meio do caminho, ambos estavam fazendo uma corrida discreta ocupando atualmente as últimas posições do grid.

O francês da AlphaTauri deu um chega para lá no alemão da Aston Martin que saiu da pista, Vettel obviamente não gostou da atitude do garoto.

Não demorou para os comissários de prova penalizar o francês em 05 segundos.

Com pneus novos Verstappen acelerava tudo que podia para não perder tempo, com certa facilidade ele conseguiu deixar os carros da Haas para trás, porém ele teria que enfrentar Lewis que não iria facilitar a vida do piloto da Red Bull, o embate aconteceu de maneira sensacional, Max forçava e Hamilton não se intimidava um espetáculo que empolgava o público que gritava como em um estádio de futebol.

Quase simultaneamente Mick e Lando duelavam pelo sexto lugar, no capricho o alemão conquistou mais uma posição e desfrutava da sua melhor corrida até então.

Com os pneus em frangalhos, o líder teve que ir aos boxes.

Desta forma Max estava com o caminho livre para assumir a liderança da prova, para delírio da torcida.

Sainz vinha administrando sua corrida, ocupava o terceiro lugar e sabia que não tinha muitas chances de brigar pelo topo.

Mas o motor da Ferrari não estava na mesma vibe e fez questão de estragar com quaisquer planos do espanhol, seu motor abriu o bico e literalmente incendiou o, carro assustando todo mundo!

Felizmente o espanhol escapou ileso desse incidente assustador.

O piloto da Ferrari estava desolado e saiu cabisbaixo do carro, sentado na grama o piloto parecia não acreditar no que via.

O carro de segurança foi acionado de forma virtual.

Não demorou para a pista ser liberada com a bandeira verde.

Pela terceira vez na corrida Leclerc ultrapassou Max para se tornar líder e agora o monegasco só deixaria a ponta para subir no lugar mais alto do pódio.

Hamilton foi o grande beneficiado com o abandono de Sainz, agora o piloto da Mercedes poderia comemorar o seu lugar no pódio o terceiro seguido.

Os meninos da McLaren desta vez não passaram tanta vergonha, Lando se firmou em sétimo enquanto Ricciardo era o nono.

Leclerc cruzou a linha de chegada para conquistar uma merecida vitória.

Mick foi escolhido como piloto do dia pela votação da F1, reconhecimento merecido de uma corrida fantástica que o alemão fez.

(foto:motorsport-magazin.com)

Nos vamos na GP da França



Nenhum comentário:

Postar um comentário