Sou completamente apaixonada nesse circuito, no quesito entretenimento ele não entrega muito, porém a sua beleza é de tirar o fôlego!
Os torcedores da equipe a ser batida faziam uma linda festa e pintavam as arquibancadas de laranja.
Agora vamos à pergunta de milhões!
Será que teremos outro final de semana de domínio maçante da Red Bull?
Mal começaram as atividades na pista e Max já mostrava suas garrinhas!
O final de semana era com um novo formato que como sabem não sou muito fã.
As atividades na pista estavam pegando fogo apesar de cair alguns pingos de chuva sob o circuito austríaco, após um único treino livre os pilotos se preparam agora para a classificação, o ritmo frenético é um tanto quanto confuso me deixava desnorteada.
Já no início do treino classificatório Verstappen não dava a menor chance dos outros pilotos brincarem na pista, o reizinho amassava a concorrência sem dó.
Com a pole praticamente definida ficamos na expectativa para saber quem iria largar atrás de Max.
Vou falar baixo para não dar azar, as ferraris surpreendem o ótimo desempenho, Leclerc era o segundo mais rápido e seu companheiro de equipe completou o grid com o terceiro melhor tempo, a surpresa continuava, pois Lando aparecia com um ótimo tempo, rendendo o quarto lugar no grid.
Lembrando que essa é a formação do grid para o domingo.
O sábado amanheceu com uma trágica e triste notícia que obviamente abalou o mundo do motorsport.
Dilano Van'T Hof que competia pela Fórmula Regional Europeia (FRECA) em Spa-Francorchamps morreu após um terrível acidente, no momento chovia muito no circuito belga e o jovem piloto holandês de apenas 18 anos teve seu carro partido ao meio após colisão fortíssima, acidente muito similar ao sofrido por Anthoine Hubert piloto francês da F2 que também morreu nesse mesmo circuito no ano de 2019.
Algo precisa ser feito com urgência, não podemos achar que essas mortes são meras coincidência em se tratando do mesmo circuito, não podemos normalizar algo tão grave são VIDAS perdidas, não se trata de campeonatos.
Voltando a Áustria a classificação da sprint estava prestes a acontecer.
O céu carrancudo denunciava que vinha chuva por aí.
Verstappen, o ligeirinho que odeia perder tempo, tratou logo que fazer a volta voadora que lhe garantia a pole.
Sergio Pérez seguiu os passos do seu companheiro de equipe encaixando uma boa volta garantindo-se em segundo lugar.
Norris fechou o grid em terceiro...
Não sei o que a McLaren fez só sei que Landinho está no modo TURBOOOOOOO.
A Mercedes prometeu tudooooo e não entregou nadaaaa os meninos amargaram o gosto da decadência, Russell se classificou em décimo quinto enquanto Hamilton foi apenas o décimo oitavo lugar.
Em poucas horas a corrida sprint iria acontecer e eu já sentia um cheirinho de caos no ar!!
Chegou a hora e com ela a chuva veio colocar um temperinho especial nessa disputa que eu estava rezando para ser boa.
Já na largada uma disputa pela liderança me deixava sem unhas para roer...
Pérez em uma voracidade rara de se ver, pode ser esse o motivo da chuva está caindo!
Sério o mexicano estava jogando duro para cima do bicampeão mundial e companheiro de equipe.
A disputa era roda a roda, impossível não sorrir vendo uma cena dessa.
Max fez valer seus títulos mantendo-se em primeiro.
Pisquei e vi uma Haas em segundo, esfreguei os olhos para ter certeza do que eu estava vendo, Nico Hülkenberg em seus 5 min de fama, brilhava na vice-liderança da prova.
Insana essa é a palavra que resume bem o que estava sendo essa corrida, disputas por posições por todo o lado.
A pista começou a dar sinais de melhoria e Russell foi o primeiro corajoso a trocar os pneus para pista seca, com a estratégia assertiva o inglês começou a melhorar seu desempenho na pista, desta forma o grid inteiro resolveu ir na onda da Mercedes.
O líder não quis arriscar e permaneceu na pista...
A carruagem da Haas virou abóbora e o alemão perdeu a vice-liderança para Pérez, e tinha que dar um jeito de segurar Sainz que vinha com tudo para tomar a terceira posição.
Ocon, Leclerc e Norris nos presenteavam uma disputa eletrizante por posições.
Os meninos da Mercedes se aproximavam para também participar da brincadeira.
Faltando 02 voltas para o fim já lamentava, pois queria que esse espetáculo tivesse continuidade.
Em oitavo Russell segurou Lando, Hamilton e uma turma boa que estava sedenta por posições.
Sainz colocou a Ferrari no top 3, Stroll e Alonso vinham logo atrás com o quarto e quinto lugar respectivamente.
Ocon levou sua Alpine ao sétimo lugar com um excelente resultado.
Max estava a poucos metros da vitória, só que se engana quem pensa que o holandês estava feliz, ele foi bem enfático falando com sua equipe que não gostou da atitude de seu companheiro de equipe, ou seja, iria ter DR mais tarde.
Depois de uma sprint dessa eu estou com as expectativas lá nas alturas para a corrida de domingo.
Luzes vermelhas apagadas é hora do show....
Max se manteve à frete apesar do esforço gigantesco de Leclerc mudar o rumo dessa história repetitiva que já estou cansada de ver.
Yuki Tsunoda fez bobagem e destruiu o bico de sua AlphaTauri, o carro de segurança teve que ser acionado.
Poucas voltas depois a pista estava liberada para disputas...
Max não tomou conhecimento dos demais competidores e logo abriu a famosa cratera de distância.
A corrida estava animada pois havia muitas disputas por posições.
A equipe Haas esqueceu de abastecer o carro de Nico com a magia que foi utilizada no sábado, sendo assim seu carro já iniciou o domingo sendo uma abóbora, terminando com o motor quebrado.
O carro de segurança foi acionado de maneira virtual.
Poucas voltas depois a pista já estava com bandeira verde, Pérez que não se classificou bem na sexta estava lá no fundo do pelotão e precisaria escalar uma galera para chegar à zona de pontuação, e era exatamente isso que o mexicano fazia.
Uma sucessão bizarra de punições começou a ser aplicada para TODOS os pilotos que excederam o limite da pista, Norris piloto da McLaren estava trabalhando dobrado esse domingo pois além de pilotar o jovem britânico dedurava os coleguinhas para os comissários de prova.
De tanto ele falar de Hamilton que estava a sua frente o piloto de Mercedes tomou uma penalidade de 5 segundos.
A partir daí abriram a porteira e não pararam mais, juro nunca vi coisa igual era punição em cima de punição, ninguém passava ileso, ou melhor quase ninguém, Max seguia reinando fazendo tudo certinho.
Hamilton estava indignado e perguntava insistentemente para a sua equipe quem mais do grid havia sido punido, Toto Wolff chefe da equipe entrou no rádio e foi bem direto na resposta á Hamilton “Pilote“
Lando fazia uma das suas melhores corridas até então aparecendo em quinto, não posso dizer o mesmo de Piastri que pagava todos os seus pecados em décimo sexto lugar.
Lembram que eu disse que Pérez teria que ultrapassar uma galera para chegar à zona de pontuação?
Então o mexicano fez muito além disso e até o momento estava com o seu lugarzinho no pódio garantido com o terceiro lugar.
Max só deixou a liderança por alguns instantes para trocar seus compostos.
Leclerc começou a rezar no início da prova e nunca mais parou, o monegasco estava sustentando a vice-liderança e se concentrava ao máximo para nada dar errado faltando poucas voltas para o final.
Max vence com maestria e se torna o quinto maior vencedor da F1.
Após o término da corrida a Aston Martin achou o número de punições dada durante a prova muito irrelevante por esse motivo fez questão de protestar o resultado da prova, a FIA acatou o chororô e distribuiu punição para mais uma galera!!
Desta forma Lando herdou o quarto lugar e Alonso ficou com o quinto, Stroll subiu para nono.
foto:.motorsport-magazin.com) |
Nos vemos na Inglaterra
Nenhum comentário:
Postar um comentário