12/09/2021

GP da Itália (Um espetáculo em forma de corrida)

Estávamos no lendário circuito de Monza, lugar que exala tradicionalidade, porém no quesito corrida, as provas por lá não costumam ser de muita emoção.

O final de semana estava com a temperatura elevada, me refiro dentro e fora das pistas.

Pela segunda vez na temporada a sprint race (corrida de classificação) estava sendo testada, estava com a expectativa lá no alto de ver várias disputas por posição.

A realidade jogou um belo balde de gelo em cima de mim...

O que vi na pista foi monotonia e desanimo por parte de TODOS os pilotos do grid, a sensação que eu tinha é que nenhum deles queriam estar lá.

Bottas liderava Hamilton faz uma lambança impressionante, caindo assim para quinto lugar, Verstappen era o segundo colocado e não forçava o ritmo para cima do finlandês pois sabia que independente do resultado da corrida Bottas largaria em último por fazer a troca de motor.

Os meninos da McLaren apresentavam ritmo forte e constante ocupando o terceiro e quarto lugar respectivamente, sabendo que poderiam se beneficiar com a punição do piloto da Mercedes.

Vettel encontrava problemas com a sua Aston Martin, o décimo segundo lugar era a melhor posição que o alemão conseguia alcançar no momento.

Como alertei no início a corrida estava sem graça, faltava um molho especial.

Gasly tentou agitar as coisas saindo da pista e levando consigo a placa do patrocinador do autódromo, mas nem isso foi capaz de melhorar as coisas na pista.

Para o meu alívio a tortura estava acabando.

A formação do grid com os 3 primeiros colocados ficou assim: Verstappen, Ricciardo e Norris.

Não poderia estar mais feliz, confesso que mal conseguia conter a minha empolgação.

Largada autorizada.

Em uma manobra absolutamente ousada Ricciardo toma a liderança de Verstappen.

Quase simultaneamente Hamilton ultrapassava Norris que não teve como se defender.

A corrida estava espetacular perdia o ar com as disputas roda a roda, enfartava com um quase toque, mas sorria como uma criança em frente a TV.

Norris e Hamilton nos proporcionavam momentos especiais com a disputas ferrenhas entre eles, o piloto da McLaren não se intimidava com o oponente que tem 07 títulos mundiais, o garoto com uma precisão cirúrgica mostrou que idade não importa quando se tem talento e com maestria retomou a terceira colocação.

Bottas que largou em último impressionava com o seu ritmo e até o momento fazia uma corrida de recuperação fantástica, pois já ocupava o décimo lugar.

Hora o líder calçar pneus novos e perder momentaneamente a liderança para Leclerc.

Falando um pouco do pelotão de trás Vettel sofria para defender sua atual posição que era o décimo segundo lugar, outro alemão que sofria era Mick com o camicase do seu campaneiro de equipe que insistia em fazer bobagem na pista.

Hamilton estava irreconhecível na pista pois além de não conseguir se aproximar dos primeiros colocados, o piloto carregava consigo um azar invejável NADA dava certo para o inglês, com a demora no pit stop Lewis voltou para a pista no meio do olho do furacão, Verstappen vinha babando para cima do inglês porém o piloto da Mercedes ainda estava com os pneus frios, ao contrário da Max que tinha uma performance melhor por estar com pneus mais aquecidos.

Eles disputaram a curva lado a lado, nenhum dos dois aliviava e tanto arrojo poderia dar ruim.

Dito e feito Verstappen decolou literalmente para cima de Hamilton e os dois saíram da pista literalmente acoplados um a outro.

Hamilton saiu do carro vivo graças ao helo que mais uma vez me mostrou a sua importância, uma vez que a roda traseira do carro de Max quase atingiu em cheio a cabeça do piloto da Mercedes.

Fim de prova para ambos e carro de segurança na pista.

Não demorou muito para limpar a bagunça e reiniciar a corrida.

Sem dificuldades Ricciardo se mantinha na liderança, não posso dizer o mesmo do seu companheiro de equipe que lutava pela vice-liderança.

Mais uma disputa estava prestes a começar, e meu coração acelerava junto com os carros.

Lando e Leclerc disputavam cada centímetro da pista, mas o arrojo do moleque da McLaren prevaleceu e com uma linda manobra o jovem piloto conquistou a vice-liderança.

Já caminhávamos para o final dessa prova eletrizante.

Impressionantemente Bottas acabara de conquistar o quarto lugar e nada o impedia de buscar mais.

O piloto com o sorriso mais lindo do mundo cruzou a linha de chagada, seu rádio com a equipe era uma gritaria só !! Ricciardo comemorava muito pois a equipe da McLaren não vencia uma prova desde o GP do Brasil de 2012, na época Button era o piloto.

Norris completou a alegria da equipe aparecendo em segundo, a dobradinha para a equipe inglesa não acontecia desde 2010.

Bottas tinha muitos motivos para se orgulhar dele mesmo pois largou em último e com muita raça e persistência cavou seu lugarzinho no pódio com a conquista do terceiro lugar.

A corrida terminou assim:


(foto:motorsport-magazin.com)



Nos vemos na Rússia 


10/09/2021

Circuito di Monza


Data da corrida : 12/09/2021

Número de voltas : 53

Nome do circuito : Autódromo di Monza

Horário da corrida 10h

Comprimento do circuito : 5.793 km

Vencedor no ano de 2020: Pierre Gasly (AlphaTauri)


05/09/2021

GP da Holanda (Sem nenhuma graça)

Depois de 35 anos o GP holandês estava de volta com suas curvas reformuladas Zandvoort era o cenário perfeito para uma corrida absolutamente espetacular.

Uma gigante onda laranja tomava conta das arquibancadas fazendo uma linda festa.

Max era ovacionado na pista e isso com toda certeza dava mais gás para o piloto dar o seu melhor.

O favorito para marcar o pole era com toda certeza o piloto da casa, porém isso ficou mais em evidência quando Verstappen foi para a pista, simplesmente destruindo com quaisquer chances de seus adversários o ameaçar.

Hamilton não conseguiu nada melhor do que o segundo melhor tempo, Bottas completou o grid em terceiro.

Mais uma vez destaco o ótimo desempenho do jovem piloto da  AlphaTauri, Gasly marcou o quarto melhor tempo, demostrando muita consistência com o carro que tem.

Destaque negativo para Vettel que não passou nem para o Q2, após uma lambança da dupla de pilotos da Haas, o alemão não teve tempo a abrir uma volta rápida.

Com relação a Haas não tenho muito o que falar, a animosidade entre os pilotos está cada vez mais latente e se não tomarem uma providência as coisas tende a só piorar, Mazepin é um camicase na pista a guia de maneira imprudente, por outro lado Mick não é o tipo de piloto que abaixa a cabeça para ordens de equipe.

O domingo amanheceu perfeito para um grande espetáculo.

Vou admitir que estava ansiosa para a largada.

Max não encontrou dificuldades em se manter a frente, já abrindo uma boa distância de Hamilton.

Não tivemos trocas expressivas de posições, e nem disputa eletrizantes, poucas mudanças aconteciam, os 10 primeiros se mantiveram em suas posições de largada.

Admito que não era isso que queria ver...

Mas ainda acreditava que a prova poderia me surpreender por se tratar de uma corrida longa, afinal a esperança é a última que morre.

Sergio Pérez largou dos boxes após trocar peças da unidade de potência, o mexicano teria um desafio gigantesco pela frente e se quisesse marcar pontos teria que fazer bem mais do que fazia no momento.

A empolgação do público nas arquibancadas não era condizente ao que acontecia na pista, ou melhor o que não acontecia.

Chata e monótona a corrida estava difícil de tolerar.

Sem conseguir se aproximar do primeiro colocado Hamilton começava a se irritar, adquirindo a falta de performance aos pobres pneus que aparentemente não estavam desgastados.

Vestappen se divertia lá na frente, sem ter com que se preocupar o holandês curtia a festa que a sua fanática torcida fazia.

Metade da prova já se foi, e a calmaria prevalecia.

Gasly se mantinha firme em quarto.

Mazepin abandonou por problemas hidráulicos, 02 voltas depois foi vez de Tsunoda abandonar por falta de potência.

Vettel ocupava as últimas posições e parecia não ter forças para buscar algo a mais.

Mick amargava a última colocação.

Vocês se lembram quando eu falei que Pérez teria que reagir se quisesse marcar pontos? 

Ao que parece o mexicano vinha com vontade de conquistar uns pontinhos, o piloto da RBR estava agora em oitavo lugar e até o momento fazia uma corrida de recuperação fantástica.

Sabendo que não teria a menor chance de ameaçar o reinado de Verstappen, o piloto da Mercedes adotou uma estratégia diferente e foi aos boxes calçar pneus novos para acelerar tudo que podia e assim conquistar 01 pontinho extra com a volta mais rápida que até o momento quem tinha esse titulo era o líder da prova.

Hamilton vinha como um foguete prestes a conseguir o seu objetivo.

Max fez a alegria da torcida holandesa ao receber a bandeira quadriculada, vencendo com maestria em casa.

Além da vitória o piloto da RBR garantiu a liderança do campeonato de pilotos.

A corrida terminou assim:


(foto:motorsport-magazin.com)


Nos vamos em Monza 



03/09/2021

Circuito Zandvoort



Data da corrida: 05/09/2021

Número de voltas: 72

Nome do circuito: Circuit Zandvoort

Horário da corrida:10h

Comprimento do circuito: 4.259km


29/08/2021

GP da Bélgica (Sem corrida mais com cerimônia de premiação)

Estão confusos com o título acima?

Espera que vou tentar explicar.

Vamos começar pelo começo...

O circo da F1 estava de volta após as férias dos pilotos, a  expectativa para assistir um grande espetáculo era gigantesca, a ansiedade era quase incontrolável e isso não era uma sensação só minha uma vez que o público lotava cada centímetro do autódromo no anseio de ver um verdadeiro show.

Se tem uma palavra que define o treino classificatório posso dizer que foi caótico, a chuva castigava o circuito de Spa-Francorchamps a famosa curva Eau Rouge que já é traiçoeira no seco se tornava um verdadeiro pesadelo nas condições que se encontrava no momento, um pequeno deslize e tudo pode terminar de maneira trágica.

Norris não tomava conhecimento do temporal que caia e com muita técnica fazia uma volta absolutamente voadora, denotando seu favoritismo á pole.

George Russell também era puro talento na pista adotando uma postura mais agressiva o inglês dava tudo de si para conseguir um bom tempo.

Enquanto isso, a chuva deixava as condições da pista absolutamente perigosa e desafiadora para os pilotos que aceleram a mais de 300km/h.

Eu confesso que amo esse tipo de cenário, mas me dá um frio na espinha ao pensar o que pode acontecer se alguém escapar da pista.

Vettel que até o momento estava com o quinto melhor tempo, pedia insistentemente bandeira vermelha pois já não se enxergava a um palmo de distância aumentando e muito o risco de uma colisão.

Foi aí que vi a pior cena, Norris rasgava na reta em alta velocidade até que perdeu controle do carro batendo com muito violência na entrada da Eau Rouge ele atravessou a pista rodando como um pião, seu carro estava completamente destruído, todos da McLaren ficaram em choque temendo o pior.

Logo em seguido Vettel foi avisado para reduzir a velocidade pois Norris tinha acabado de se acidentar, a alemão ficou furioso e gritou pelo rádio falando diretamente com os comissários de prova pois ele pedia desesperadamente o encerramento do treino devido ás condições da pista, em uma atitude absolutamente linda o alemão se aproximou de Lando para ver se o jovem piloto estava bem, após ver Norris saindo sozinho do carro Seb seguiu o seu caminho.

Foi um alívio ver Norris saindo sozinho do carro, mas o piloto da McLaren aparentemente havia se machucado pois pressionava o cotovelo contra o corpo demonstrando estar com dor.

O treino obviamente foi interrompido e Max pode comemorar a pole, mas a festa mesmo ficou por conta do piloto da Williams, Russell não continha o sorriso em seu rosto o segundo melhor tempo era muito mais do que ele próprio esperava sendo assim o britânico comemorava de forma efusiva e bem merecida.

Hamilton completou o grid com o terceiro melhor tempo, algo que posso garantir que não estava em seus planos, e sua cara de frustração demostrava bem isso.

O Domingo amanheceu com muita chuva denotando que as coisas na pista seriam complicadas.

Todos estavam alinhados para a largada, mas a chuva não dava trégua.

A volta de apresentação foi autorizada, enxergar o que estava a frente era praticamente impossível, se manter em linha reta então era completamente inviável.

Diante desse panorama, a direção de prova achou por bem atrasar a largada em 10min para ver se a chuva dava uma trégua.

Após esses minutos terem se passado foram adicionados mais tempo pois não havia a menor condições dos carros irem para a pista.

Em resumo já haviam se passado 2 horas e não tinha expectativa de algo começar pois a chuva não dava trégua nem um segundo sequer.

Pelo regulamento o evento da F1 tem que acontecer em até 4h, e sendo bem sincera não via a possibilidade da chuva se dissipar muito pelo contrário quanto mais tempo se esperava mais a chuva aumentava.

Os pilotos faziam o que podiam para se manter ativos.

Ricciardo era o animador de torcida, de maneira muito simpática o australiano brincava de hola com o público presente no autódromo.

Mick e Seb jogavam uma partida de futebol com os seus preparadores físicos.

Já Norris não resistia ao sono e tirou um cochilo dentro dos boxes da sua equipe.

Para ser sincera estava quase fazendo o mesmo...

Nos aproximando do tempo limite para acontecer a F1, os comissários teriam que tomar uma decisão rápida.

Pensando no público que não desistia permanecendo sob a chuva e frio, os pilotos foram convocados a calçar suas luvas e capacetes e entrar no carro.

Se houvesse corrida todos do grid iriam ganhar meio ponto na classificação pois não haveria condições de ter disputa por posições.

Dito isso os carros foram para a pista junto ao carro de segurança, foram dadas apenas 04 voltas em ritmo reduzido uma vez que as condições climáticas só pioravam e tentar algo referente a disputa por posições e ultrapassagens seria muito arriscado.

Desta forma foi encerrado o GP belga com Max, Russell e Hamilton no pódio recebendo seus troféus.

A imagem um tanto quanto bizarra ficará marcada em minha mente, pelo menos vou poder contar aos meus filhos que vi pilotos serem premiados com uma corrida que não aconteceu.

A corrida terminou assim:




(foto:motorsport-magazin.com)


Nos vemos na Holanda 





27/08/2021

Circuito de Spa-Francorchamps


 

Data da corrida : 29/08/2021
Número de voltas : 44
Nome do circuito : Spa-Francorchamps  Circuito 
Horário da corrida 10h
Comprimento do circuito : 7.004 km
Vencedor no ano de 2020: Hamilton (Mercedes)

01/08/2021

GP da Hungria (Um dia histórico)

Pessoal antes de começar esse texto queria falar para vocês que sem dúvida esse domingo foi o mais difícil da minha vida!

A menos de 20 dias perdi o meu pai para o câncer, e quem me conhece a mais tempo sabe que foi ele quem me apresentou o automobilismo e me fez ser completamente apaixonada por F1.

Desta forma, quero dizer que esse texto é em homenagem a ele...

A classificação foi a moda antiga com Hamilton e Bottas dando as cartas, Verstappen não conseguiu nada melhor do que o terceiro lugar, a pista da Hungria é muito difícil de ultrapassar e se assemelha a Mônaco nesse quesito, ou seja, a prova não tinha cara que seria agitada.

O domingo amanheceu com o céu carrancudo, garoava bem fino, mas o suficiente para molhar a pista e deixar o solo um sabão.

Ao ver essa cena sorri e pensei “Está aprontando aí de cima né papi” ele sabia que eu amava ver as corridas com chuva.

Hamilton não encontrou dificuldades em se manter a frente, não posso dizer o mesmo de Bottas que no desespero para não perder a vice-liderança para Norris que já colocava meio carro a sua frente fez uma lambança gigantesca tocando no piloto da McLaren que por consequência bateu em Verstappen e daí para frente foi efeito dominó.

Ao todo 06 carros para fora e a bandeira vermelha agitada.

A pista estava um caos e a direção de prova achou mais prudente paralisar a prova no momento.

Após 15min de espera a pista já estava liberada para o reinício da corrida.

A largada seria em movimento, segundo informações passada pela direção de prova, só esqueceram de avisar Hamilton que estava parado em primeiro no grid só esperando as luzes vermelhas se apagarem.

Nunca vi algo assim na F1 a cena foi um tanto quanto cômica.

Mais uma vez olhei para o alto a frase que o meu pai adorava usar surgiu imediatamente em minha mente “Oh cabeção presta atenção na corrida” se referindo ao Hamilton.

A corrida seguiu em seu curso e Hamilton foi sendo deixado para trás por todos os pilotos do grid.

Desta forma a corrida tinha um novo líder, Ocon sentia essa maravilhosa sensação pela primeira vez na carreira, o jovem francês não poderia estar mais feliz liderar uma prova era algo inimaginável e se ele quisesse tornar cada vez mais real a chance de subir no degrau mais alto do pódio teria que focar e segurar o impiedoso Vettel que vinha em sua cola.

Mick sustentava de forma fantástica a nona posição até o momento, seu ritmo forte e constante empolgava.

Hamilton como era de se esperar tentava de todas as formas se desvencilhar das últimas colocações, tarefa árdua que até o momento não surtia muito efeito.

Por falar em dificuldades, Verstappen também não conseguia avançar para as primeiras colocações.

Passando da metade da corrida Ocon seguia invencível na liderança, por outro lado Vettel era incansável e queria de qualquer jeito o primeiro lugar, não dando um segundo de trégua para o jovem piloto da Alpine.

Hamilton era o quinto colocado e para tentar um lugar no pódio teria que ultrapassar Alonso, missão nem um pouco fácil, mas para quem estava em último e agora está brigando pelas primeiras colocações, não parecia uma missão impossível.

Mick não conseguiu segurar e nono lugar e agora estava fora da zona de pontuação, mas seguia guiando com firmeza.

Max seguia em décimo sem expectativa de buscar mais posições.

Agora a poucas voltas do final Ocon sentia o gostinho da sua primeira vitória da carreira, Vettel seguia por perto mas a ameaça não se fazia presente.

Um espetáculo estava prestes a começar, não existiam mais segundos que separavam Hamilton de Alonso e o britânico iria com tudo para cima do espanhol.

A dupla da AlphaTauri Gasly e Tsunoda estavam prestes a conquistar pontos importantes com a conquista do sexto e sétimo lugar respectivamente.

Hamilton tentava, colocava o carro lado a lado com o Alonso, o espanhol por sua vez se defendia de forma espetacular.

Foram muitas tentativas de ultrapassagem...

Foi a 03 voltas do final que Hamilton deu o bote certeiro após um erro bobo de Alonso.

Para um GP que foi recheado de esquisitice o final não poderia ser normal.

Ocon cruzou a linha de chegada em primeiro, mas seu carro resolveu parar no meio do caminho, curiosamente o vice-líder da prova Vettel também apareceu correndo para a cerimônia do pódio pois sua Aston Martin também resolveu o deixar na mão.

Mas nada disso foi capaz de estragar a linda festa que todos faziam para o jovem francês, que tinha um sonho de chegar a F1 e o seu pai vendeu tudo o que tinha para bancar o sonho desse garoto absolutamente genial.

A corrida terminou assim:



(Foto:motorsport-magazin.com)




Nos vemos na Bélgica 




30/07/2021

Circuito de Hungaroring



Data da corrida: 01/08/2021

Número de voltas: 70

Nome do circuito: Hungaroring

Horário da corrida 10h

Comprimento do circuito: 4.381 km

Vencedor no ano de 2020: Hamilton (Mercedes)


20/06/2021

GP da França (Final eletrizante)

Nos treinos livres notávamos que a Mercedes estavam de volta a sua antiga forma dominadora, mas com Hamilton adotando uma postura de coadjuvante até o momento algo que não é habitual do piloto.

O papel principal estava nas mãos de Verstappen que dominava sua máquina com tamanha perfeição, que em determinado momento ambos pareciam se fundir dando um show de velocidade e técnica nesse circuito extremamente veloz.

Tenho que destacar o ótimo desempenho de Mick Schumacher que pela primeira vez na temporada colocou a Haas na décima quinta posição, mas todo bônus tem seu ônus e do alemão foi uma batida, que o impossibilitou de voltar para pista.

Ainda falando dos pilotos alemães Vettel não conseguiu evoluir muito bem nessa pista conquistando apenas o décimo segundo lugar no grid.

Voltando a disputa da pole as coisas na pista estavam quentes entre Hamilton e Verstappen, agora com o cronômetro era tudo ou nada.

Hamilton vinha em uma excelente volta dando pinta que daria para se garantir na pole, poucos segundos depois Max vinha como um aniquilador de sonhos e simplesmente destruiu o tempo do inglês.

Sendo assim Verstappen, Hamilton e Bottas completaram o grid.

Não sei se era só eu, mas não me aguentava de tanta ansiedade, prévia uma largada espetacular com vários pegas de tirar o fôlego.

Quando as luzes vermelhas se pagaram quase fechei os olhos, pois como um reflexo negava o que estava diante dos meus olhos, em um erro absolutamente bobo Max sai da pista e deixa caminho livre para Lewis assumir a ponta, o prejuízo do holandês não foi maior pois o mesmo foi ágil ao voltar para pista mantando-se em segundo.

Muita movimentação na pista, mas nada que merecesse destaque.

Como sempre gosto da falar a estratégia é uma peça fundamental para a vitória de um piloto, e nesse caso estávamos lidando com as duas melhores equipes que sabem fazer isso como ninguém.

Hamilton estava se queixando dos pneus desde o início da prova, desta forma sua equipe não demorou a chamá-lo para trocar os compostos.

A prova tinha um novo líder Pérez era quem curtia o passeio de cara para o vento, mesmo sabendo que o seu reinado era provisório o mexicano curtia o momento.

Vettel mais uma vez estava fazendo uma ótima corrida, largando em décimo segundo o alemão encontrava-se agora em um sólido nono lugar.

A dupla da McLaren estava fazendo um bom trabalho até então, mas Norris era quem se destacava pois teve uma largada absolutamente desastrosa e agora ocupava o quinto lugar.

Lá na frente a normalidade e monotonia tomou conta...

Hamilton liderava.

Max acabara e conquistar a vice-liderança da prova após uma ultrapassagem para cima de Bottas que também foi deixado para trás por Pérez.

Estávamos na penúltima volta desse GP sonolento e eu jurava que não haveria nada de interessante a ser visto.

Hamilton olhou no retrovisor só para ver a quantas léguas de distância estava seus adversários, o inglês se assustou ao ver as cores da RBR tão de perto Verstappen estava em sua cola e se defender desse holandês não seria uma missão fácil.

Lewis procurava desesperadamente um botão em seu volante que fosse capaz de lhe dar mais potência, uma reta gigante surgiu em sua frente ele acelerava tudo que podia seu motor roncava a mais de 250km/h, mas tudo isso foi em vão quando viu Verstappen ao seu lado dando tchau.

A uma volta do fim inacreditavelmente a prova tinha um novo líder que sorria como criança, Max mal conseguia falar no rádio tamanha felicidade.

Automaticamente um questionamento veio em minha cabeça.

“Poxa porque vocês demoraram 52 voltas para deixar a corrida eletrizante”?

A corrida terminou assim:


(foto:motorsport-magazin.com)


Nos vemos na Áustria 

18/06/2021

Circuito Paul Ricard





Data da corrida: 20/06/2021

Nome do circuito: Circuit Paul Ricard

Número de voltas: 53

Horário da corrida 10h

Comprimento do circuito: 5.842

Vencedor em 2019: Hamilton (Mercedes)


06/06/2021

GP de Baku (Totalmente improvável)

Azerbaijão carrega consigo uma sina de sempre nos apresentar um GP maluco e por esse motivo estava super empolgada para o que estava por vir.

Como de praxe, a classificação foi disputada minuto a minuto, mas os pilotos enfrentavam um desafio bem maior, o traçado sinuoso e traiçoeiro de Baku não estava perdoando os pilotos, que insistiam em deixar partes de seus carros nos muros.

Max vinha quebrando a banca denotando o seu favoritismo para marcar a pole, porém o holandês não contava com um elemento surpresa chamado Hamilton que ressurgiu das cinzas, tudo caminhava perfeitamente para o inglês da Mercedes finalmente voltar ao topo, só que esqueceram de combinar o jogo com Leclerc que fez uma volta voadora garantindo a pole, o monegasco fez tudo exatamente igual ao que aconteceu no GP de Mônaco, ao conquistar a volta mais rápida Charles enfiou a sua Ferrari no muro, acho que virou tendência.

A largada aconteceu de maneira limpa e prudente por parte de todos os pilotos do grid.

Hamilton não estava nem um pouco satisfeito sendo o vice-líder da prova, já previa um embate pela liderança de tirar o fôlego.

Não demorou muito para o motor da Mercedes falar mais alto, Leclerc não teve como reagir, agora sim Lewis estava feliz ocupando a liderança da prova.

Charles estava tão desnorteado que não percebeu a aproximação de Verstappen.

Tenho que destacar o desempenho de Vettel que largou em décimo primeiro e agora estava em oitavo, em sua pilotagem não cabiam erros o alemão era cirúrgicos nas curvas e demonstrava que estava bem alinhado na condução de sua Aston Martin.

Não havia mais diferença que separasse Charles e Max, estávamos prestes a ver uma boa briga pelo segundo lugar, quando pisquei Verstappen já era o vice-líder da prova, não deu nem tempo de eu sentir um frio na barriga.

Vou ser sincera, a prova não estava no ritmo que eu esperava...

Vettel foi um dos últimos pilotos a trocar os pneus, por esse motivo teve a chance de liderar a prova por algumas voltas, o sonho do alemão foi interrompido com a seguinte frase vinda do rádio “Box Seb box”.

A prova tinha um novo líder Max era quem comandava o show, Hamilton gritava com os seus engenheiros não admitindo estar em terceiro.

Stroll era o único do grid que resistia bravamente na pista sem trocar os pneus, sinceramente não entendia a estratégia da Aston Martin mas se eu pudesse dar um nome chamaria de suicida.

A corrida seguia em ritmo morno, nada de muito especial para se destacar.

De repente vi muitos destroços na pista e uma Aston Martin rodando como um pião, coloquei as mãos na cabeça assustada com a cena.

A batida foi feia e a frente do carro estava totalmente destruída.

Ainda com as mãos entrelaçada sob a cabeça, repetia a seguinte frase como um mantra “Vamos Stroll sai do carro garoto”

Parecendo me ouvir o canadense se levantou e saiu do carro sem dificuldades.

Óbvio que o carro de segurança teve que ser acionado.

Essa era a chance que Hamilton pediu aos céus, com todos juntos o inglês poderia tentar algo.

Pista limpa reinício de prova autorizado, e as três primeiras posições se mantiveram inalteradas, ou seja, Hamilton bolou uma estratégia fenomenal em sua cabeça só esqueceu de executar.

Vettel vinha com um apetite como a muito não se via, o alemão ultrapassava todos que estavam em seu caminho conquistando assim um espetacular quarto lugar.

Faltando apenas 5 voltas para o final da prova sentia que não haveria muita coisa a ser vista. 

Verstappen lá na frente só administrava a vantagem que tinha para os demais pilotos.

Tudo caminhava tranquilamente para uma corrida bem a quem.

Lembrem que eu disse que os GPs por aqui costumam ser malucos?

Pois bem!

A expectativa de Max era levar o carro para casa e levantar o troféu no degrau mais alto do pódio, a realidade foi bem pior do que ele poderia imaginar.

Em poucos segundos Verstappen estampou seu carro no muro e jogou fora uma corrida absolutamente fantástica, desolado o piloto saiu do carro e chutou o vilão que destruir com a sua corrida, o pneu traseiro estava furado.

A prova estava paralisada com uma bandeira vermelha...

Todos se encaminhavam para o pit lane esperando a pista ser limpa.

Hamilton saiu do carro com uma aparência sisuda, consciente da chance que tinha e que não haveria chances para errar.

Vettel estava tão focado que nem se mexeu, não quis sair do carro, o terceiro lugar ocupado no momento era algo que ele esperava a muito tempo e não queria que nada saísse do lugar, é como se o alemão estivesse em um sonho.

Após 30min a pista já estava limpa e teríamos uma nova largada.

Esfregava as mãos, ansiosa para o que estava por vir.

Pérez se alinhou em primeiro, as luzes vermelhas se apagaram muito rapidamente o mexicano acelerou, ao seu lado estava Hamilton com muita gana o piloto da RBR tinha consciência do que tinha que fazer e se defendeu como podia para se manter em primeiro.

Hamilton que não costuma cometer erros fez o improvável, freou tarde demais e viu a chance que tinha escorrer entre seus dedos.

Vettel que não é tetracampeão por um acaso tratou logo de ocupar a vice-liderança da prova.

Gasly que foi perfeito desde o primeiro momento e colhia os frutos com a conquista do terceiro lugar.

Pérez cruzou a linha de chegada com um sorriso gigantesco, mas algo de anormal acontecia, seu carro foi perdendo potência sem ter o que fazer o mexicano esperou a orientação de sua equipe, um problema deixou Sergio a pé, mas a vitória estava mais do que garantida.

Vettel saltou do carro e foi para os braços de seus mecânicos, sendo ovacionado o alemão fazia uma bonita e merecida festa, não por um acaso ele foi cumprimentado por muitos pilotos, ele estava nas nuvens, fazia muito tempo que ele não sentia essa sensação. 

No pódio os 3 eram só alegria   

A muito tempo não via um final de prova tão eletrizante como esse!!

A corrida terminou assim:

(foto:motorsport.com)

Nos vemos na França




04/06/2021

Circuito de Baku (Azerbaijão)



Data da corrida: 06/06/2021

Nome do circuito: Circuito Urbano de Baku

Número de voltas: 51

Horário da corrida 09h

Comprimento do circuito: 6.003 km


23/05/2021

GP de Mônaco (Tipicamente sem emoção)

Estávamos no principado de Mônaco, uma pista que exala tradicionalidade e muito luxo.

As curvas sinuosas do circuito de rua ainda põem medo em muitos pilotos experientes da categoria.

Consigo imaginar como os novatos estavam se sentindo...

O final de semana começou de maneira diferente do habitual, as Mercedes estranhamente não dominavam, Hamilton estava com um desempenho bem a quem do que estamos acostumados a ver.

Mas acredito que isso era apenas um jogo da equipe...

Nos últimos segundos da classificação Hamilton sempre aperta um botão mágico em seu volante e faz aquela volta voadora.

Max, Sainz, Lando, Gasly  e Leclerc faziam uma apresentação de gala até o momento, o arrojo desses garotos fazia com que eu sorria em frente a TV.

Mick Schumaquinho experimentou na pele o que as ruas de Mônaco e seus traçados sinuosos são capazes de fazer, o jovem piloto bateu forte ao ver o estado que sua Haas ficou foi inevitável não ter pensado o pior, mas felizmente Mick estava bem a saiu do carro sem dificuldades.

O monegasco piloto da Ferrari demostrava muita confiança e deslizava sobre as ruas do principado com tamanha destreza que me encantava.

A classificação estava em seus minutos finais e por incrível que pareça Hamilton não aparecia, tinha a impressão que o botão mágico não estava funcionando.

Destaque mais do que positivo para Vettel que além de ter passado para a parte final do treino sustentava um belo tempo que o rendia o oitavo lugar até o momento.

Cronômetro zerado a sorte foi lançada...

Verstappen vinha em uma volta perfeita, suficiente para garantir a pole, o grito na garganta ficou preso, pois Leclerc estava destruindo todos os tempos, o monegasco simplesmente aniquilou o tempo que Max.

A alegria do piloto da Ferrari foi tão grande que ele cometeu um mini erro que resultou na quebra da suspensão, indo diretamente ao encontro do guard rail, mesmo assim o seu tempo estava garantido.

O terceiro melhor tempo ficou a cargo de Bottas, já que Hamilton só conseguiu o sétimo lugar...

Aí que essa largada prometia ser de tirar o fôlego!

Charmosamente os carros se alinhavam em suas posições para a largada, mas algo muito estranho acontecia, o pole não estava lá...Não demorou muito para o box da Ferrari aparecer, em seguida surge Charles Leclerc cabisbaixo incrédulo com que acabara de acontecer.

Devido a batida no treino classificatório, a equipe Ferrari tomou uma decisão completamente controversa e não trocou o câmbio do carro do monegasco, os frutos dessa decisão foi colhido antes mesmo da largada, fazendo com que Charles abandonasse a corrida antes mesmo do seu início.

Verstappen fez uma largada absolutamente perfeita mantendo-se em primeiro sem grandes dificuldades.

Aliás a largada foi limpa sem nenhum incidente...algo raro de acontecer!!

Schumaquinho sentindo que a corrida precisava de um pouco mais de emoção foi para cima de seu companheiro de equipe na tentativa de o ultrapassar, só que o alemão resolveu fazer isso justo no trecho mais perigoso da pista, felizmente ambos não se tocaram e Mick conseguiu o que queria.

Hamilton ainda encontrava dificuldades (jamais imaginei falar essa frase para me referir ao heptacampeão) preso no meio do pelotão o inglês não conseguia se desvencilhar dessa situação extremamente incômoda.

A corrida era longa e seu ritmo não empolgava.

Rogava aos céus que alguém furasse o pneu, sei lá algo que pudesse dar mais emoção a prova.

Max seguia tranquilo lá na ponta, Bottas o vice-líder não o ameaçava.

Hamilton espumava e rosnava pelo rádio, exigindo alguma providência de sua equipe, pois o britânico não se conformava em permanecer em sexto lugar.

Não demorou muito para a Mercedes chamar Lewis para os boxes, ao voltar para a pista com pneus novos o britânico permanecia irritadíssimo pois agora ele ocupava o sétimo lugar.

Vettel também voltou para a pista com pneus novos e por incrível que  pareça alemão ocupava o quinto lugar até o momento.

Foi a vez de Bottas trocar seus compostos, tudo seguia seu curso naturalmente até que a pistola que parafusa os pneus enguiça, desesperados os mecânicos correm para pegar outra, mas algo permanecia preso e não haveria santo capaz de soltar, sendo assim o abandono do finlandês do inevitável.

A corrida tinha um novo vice-líder Carlos Sainz era quem desfrutava o segundo lugar que caiu em seu colo.

Max seguia soberano lá na frente.

Norris se divertia como uma criança em terceiro lugar, mas a vida do jovem piloto britânico não estava assim tão fácil, pois Pérez vinha se aproximando perigosamente.

A prova já estava chegando em suas voltas finais, e eu só conseguia bocejar em frente a TV.

Ao ver Seb pilotando ainda não conseguia acreditar na posição que ele ocupava, a quinta posição era a melhor que o piloto alemão encontrava-se e fazia muito tempo que não o via tão seguro de si, sentia um orgulho gigantesco de Vettel.

Verstappen cruza a linha de chegada e faz a festa com a sua equipe, pois além da vitória o holandês se torna o novo líder do campeonato.

Sainz foi genial ao levar a sua Ferrari totalmente desacreditada ao segundo degrau do pódio!!

E por fim Norris era só alegria ao conquistar o terceiro lugar, o jovem piloto da McLaren não se aguentava de tanta felicidade, seu sorriso denunciava sua surpresa em subir no pódio pela primeira vez em Mônaco.

A corrida terminou assim:



foto:(motorsport.com)


Nos vemos no Azerbaijão 





09/05/2021

GP da Espanha (Sonolento)

Como sabemos a pista de Catalunha é conhecida por ser difícil de ultrapassar, ou seja, quem fizer a pole lá, já está com a vitória encaminhada.

Hamilton estava a poucos segundos de se tornar o maior piloto da história da F1, sua espetacular marca de 100 poles em sua brilhante carreira não é para qualquer um, o britânico segue trilhando uma linda e invejável trajetória no esporte a motor.

Verstappen bem que tentou, mas o segundo lugar foi o que lhe restou.

Bottas completou o grid com o terceiro melhor tempo.

Bem, se formos levar em consideração o que falei no início do texto, já tínhamos um possível vencedor da corrida.

Mas,  vamos deixar as estatísticas pessimistas de lado...

Estou na ânsia de ver um belo espetáculo!!

Largada autorizada e que largada!

Max em uma manobra absolutamente ousada engoliu Hamilton e esbanjava o novo posto de líder da prova.

Quase simultaneamente Leclerc fez o mesmo com Bottas, ostentando agora a vice-liderança da corrida.

Não poderia estar mais feliz, o que eu mais temia não aconteceu e o ritmo de prova me empolgava a cada volta concluída, todos estavam juntos disputando cada centímetro da pista, perdia o ar a cada quase toque e vibrava a cada ultrapassagem.

Uma cena em especial me chama atenção: via um carro laranja ultrapassando todos que estavam em seu caminho, Ricciardo era talento puro, o australiano ocupava a quinta posição recém conquistada e ao que parecia tinha apetite para buscar mais.

Enquanto a prova estava empolgante a TV mostrava um carro parado, se tratava de Yuki Tsunoda a bordo de sua AlphaTauri., uma pane elétrica deixou o japonês a pé, como a carro estava parado em uma posição perigosa a direção de prova achou prudente a entrada do carro de segurança.

Hamilton agradecia aos céus pela oportunidade a agrupar todos novamente e sabíamos que o britânico não iria deixar essa chance escapar.

A Alfa Romeo chamou seu piloto italiano para o pit stop, Giovinazzi prontamente se encaminhou aos boxes, só esqueceram de avisar os mecânicos que seguiam tranquilamente sentados assistindo a corrida, quando caíram na real foi um corre corre, pareciam baratas tontas sem saber para onde ir, uma cena tão bizarra que tinham contornos cômicos, cheguei a me questionar “O mecânico faz outra coisa a não ser trocar os pneus?”

Cheguei à conclusão que acabei de ver um excelente tutorial de como destruir a corrida de um piloto.

A pista já estava limpa e o carro de segurança estava prestes a deixar a corrida.

Com as mãos sob a cabeça acompanhava o reinício da prova apreensiva, mais uma vez fantasiei algo na minha cabeça que não aconteceu, Verstappen estava tão seguro de si que não encontrou dificuldades em disparar na ponta, Hamilton o seguia de perto mas seu ritmo não era possível ameaçar o reinado do piloto de RBR.

Tenho que destacar mais uma vez a excelente condução de Mick Schumacher o jovem piloto carrega em seu DNA o talento de seu pai, ele é um piloto seguro de si  que não comete erros tolos e tem um ritmo de prova constante, Schumaquinho como gosto de o chamar me encanta e minha torcida por ele só vem crescendo.

Vettel seguia fazendo uma discreta corrida até então, o alemão ocupava a décima terceira posição.

Lá na frente o líder começava a se incomodar, Lewis chegava cada vez mais perto e Max sabia que precisaria de ajuda da equipe para tentar segurar o primeiro lugar, a estratégia que cada equipe desenhou para a prova contariam muito a partir desse momento.

Verstappen deixou a liderança momentaneamente para trocar seus pneus que já estavam em frangalhos, Hamilton continuava na pista na tentativa de fazer uma volta rápida e só aí iria trocar os seus pneus que também estavam abrindo o bico, a estratégia falhou, Lewis saiu dos boxes com pneus novinhos, porém ainda em terceiro atrás de seu companheiro de equipe.

A prova não estava tão animada e a falta de acontecimentos me deixava irritada...

Lando por incrível que pareça não conseguia se desvencilhar do meio do pelotão, o jovem piloto da McLaren estava em oitavo e não dava indícios que sairia de lá.

Já estávamos quase chegando ao final da prova, a minha paciência já havia se esgotado faz tempo e não via a hora da corrida acabar.

Ricciardo não conseguiu segurar Pérez que surgiu do nada para roubar-lhe o quinto lugar.

Estávamos prestes a ter uma disputa doméstica pela vice-liderança da prova Bottas e Hamilton duelaram e via algo raro acontecer, o finlandês fazia jogo duro para cima do inglês e por pouco ambos não se tocaram, mas tanto sacrifício não foi o suficiente para segurar o heptacampeão que agora estava com o caminho livre para caçar Verstappen.

Agora era tudo ou nada, Hamilton já era uma realidade no retrovisor de Max e se o holandês quisesse realmente essa vitória teria que lutar como nunca.

O inglês da Mercedes tinha uma vantagem sob o seu adversário: seus pneus eram seminovos, usados somente na classificação, Max em contrapartida tinha pneus desgastados.

A matemática é simples e não há mistério, Hamilton se aproximou e engoliu Verstappen com uma facilidade humilhante.

A partir de agora o inglês poderia desfrutar as últimas voltas com calma e tranquilidade até enfim receber a bandeira quadriculada.

Para Max o segundo lugar doeu, pois, eles foram derrotados duplamente pelo motor e pela estratégia brilhante da Mercedes.

A corrida terminou assim:


(foto:motorsport.magazin.com)




Nos vemos em Mônaco


07/05/2021

Circuito de Catalunha (Espanha)




Data da corrida: 09/05/2021

Nome do circuito:  Circuito de Catalunha

Número de voltas: 66

Horário da corrida 10h

Comprimento do circuito: 4.655 km

Vencedor no ano de 2020: Hamilton (Mercedes)


02/05/2021

GP de Portugal (Um parque de diversões)

Só de olhar o traçado sinuoso da pista de portimão sentia um frio na barriga como se estivesse prestes a dar um looping em uma montanha russa.

Os pilotos sentiam a mesma coisa, era nítido que por debaixo do capacete eles se divertiam como criança.

Como de praxe a classificação foi disputada minuto a minuto, Verstappen segue pilotando que é um espetáculo, mostrando total controle da situação.

Bottas fez uma volta surpreendente, deixando Hamilton comendo poeira, logo atrás vinha Max em uma volta simplesmente arrebatadora, o holandês havia superado o tempo do finlandês da Mercedes porém os comissários de prova deletaram a volta, julgando que o piloto da RBR excedeu o limite de pista.

Ou seja, a pole caiu no colo de Valtteri,  Max  como era de se esperar estava cuspindo fogo, e saiu do carro irritadíssimo.

Hamilton também não estava contente com o terceiro lugar...

A largada estava prestes a acontecer, eu não tinha mais dedos para estralar.

Bottas novamente me surpreendeu, sua largada foi perfeita mantendo-se em primeiro, Hamilton sofria na tentativa de segurar o impiedoso Verstappen que vinha como um alucinado para cima do britânico.

Desta forma as primeiras posições se mantiveram inalteradas, não posso dizer o mesmo do pessoal do meio do pelotão, por lá as coisas estavam agitadas...

Tivemos uma briga doméstica, Kimi e  Giovinazzi tiveram um encontro nem um pouco amistoso no meio do caminho, pior para o finlandês que teve o bico do carro quebrado resultando no abandono da prova.

O carro de segurança teve que ser acionado.

Essa era a chance que Max precisava para se aproximar de Hamilton.

Poucas voltas depois.

A pista já estava limpa, Bottas era quem ditava o ritmo da prova, coloquei as mãos sobre a cabeça pois sabia que viria confusão, por sorte não fechei os olhos, muito pelo contrário mantive-os bem abertos e me maravilhei com que via.

Em uma manobra absolutamente fantástica Max ultrapassou Hamilton e conquista a vice-liderança da prova, apesar da euforia o piloto da RBR teria que agir rápido para não tomar o troco, acelerando tudo que podia Verstappen não se aproximava de Bottas.

Vettel que havia largado em décimo se mantinha firme na mesma posição, seu ritmo de prova era bom e constante e até agora não tinha cometido nenhum erro.

Verstappen viu pelo retrovisor o seu pesadelo se aproximando, Hamilton vinha com tudo e o resultado desse encontro estava claro, não é preciso ser vidente para saber.

Lewis ainda não estava contente, a vice-liderança não era o objetivo o britânico rumava a passos largos de encontrar Bottas, e sejamos sinceros o finlandês não iria fazer jogo duro para cima de seu companheiro de equipe.

Com pneus novos Hamilton voava para alcançar o novo líder da prova, Pérez estava lá por puro acaso e não seria ele que iria atrapalhar a vida do piloto da Mercedes, desta forma só faltou parar o carro para Hamilton assumir a liderança.

Já passávamos de mais da metade da corrida...

Sem muitos acontecimentos interessantes a corrida ficou chata.

Não posso dizer que Max não tinha carro para buscar a vitória, o que faltava para o holandês era fôlego, estavam todos exaustos fisicamente.

Hamilton estava a poucos metros de cruzar a linha de chegada, e nada nem ninguém poderia mudar isso.

Antes de receber a bandeira quadriculada Verstappen acelerou sua RBR e na força do ódio conquistou a volta mais rápida levando mais um pontinho de lambuja para casa, não era exatamente o que ele queria, mas tá veleando.

Antes da cerimônia do pódio o holandês recebe a notícia que o seu ponto extra foi deletado.

Alguém arrisca dizer o por quê?

Por incrível que parece Max excedeu novamente o limite de pista, estou achando que os comissários de prova estão com uma certa implicância com o piloto de RBR.

A corrida terminou assim:


(foto:motorsport-magazin.com)



Nos vemos na Espanha 





Grid de largada completo para o GP de Portugal

Caros leitores!!!

Segue o grid de largada completo para o GP de Portugal.