Estão confusos com o título acima?
Espera que vou tentar explicar.
Vamos começar pelo começo...
O circo da F1 estava de volta após as férias dos pilotos, a expectativa para assistir um grande espetáculo era gigantesca, a ansiedade era quase incontrolável e isso não era uma sensação só minha uma vez que o público lotava cada centímetro do autódromo no anseio de ver um verdadeiro show.
Se tem uma palavra que define o treino classificatório posso dizer que foi caótico, a chuva castigava o circuito de Spa-Francorchamps a famosa curva Eau Rouge que já é traiçoeira no seco se tornava um verdadeiro pesadelo nas condições que se encontrava no momento, um pequeno deslize e tudo pode terminar de maneira trágica.
Norris não tomava conhecimento do temporal que caia e com muita técnica fazia uma volta absolutamente voadora, denotando seu favoritismo á pole.
George Russell também era puro talento na pista adotando uma postura mais agressiva o inglês dava tudo de si para conseguir um bom tempo.
Enquanto isso, a chuva deixava as condições da pista absolutamente perigosa e desafiadora para os pilotos que aceleram a mais de 300km/h.
Eu confesso que amo esse tipo de cenário, mas me dá um frio na espinha ao pensar o que pode acontecer se alguém escapar da pista.
Vettel que até o momento estava com o quinto melhor tempo, pedia insistentemente bandeira vermelha pois já não se enxergava a um palmo de distância aumentando e muito o risco de uma colisão.
Foi aí que vi a pior cena, Norris rasgava na reta em alta velocidade até que perdeu controle do carro batendo com muito violência na entrada da Eau Rouge ele atravessou a pista rodando como um pião, seu carro estava completamente destruído, todos da McLaren ficaram em choque temendo o pior.
Logo em seguido Vettel foi avisado para reduzir a velocidade pois Norris tinha acabado de se acidentar, a alemão ficou furioso e gritou pelo rádio falando diretamente com os comissários de prova pois ele pedia desesperadamente o encerramento do treino devido ás condições da pista, em uma atitude absolutamente linda o alemão se aproximou de Lando para ver se o jovem piloto estava bem, após ver Norris saindo sozinho do carro Seb seguiu o seu caminho.
Foi um alívio ver Norris saindo sozinho do carro, mas o piloto da McLaren aparentemente havia se machucado pois pressionava o cotovelo contra o corpo demonstrando estar com dor.
O treino obviamente foi interrompido e Max pode comemorar a pole, mas a festa mesmo ficou por conta do piloto da Williams, Russell não continha o sorriso em seu rosto o segundo melhor tempo era muito mais do que ele próprio esperava sendo assim o britânico comemorava de forma efusiva e bem merecida.
Hamilton completou o grid com o terceiro melhor tempo, algo que posso garantir que não estava em seus planos, e sua cara de frustração demostrava bem isso.
O Domingo amanheceu com muita chuva denotando que as coisas na pista seriam complicadas.
Todos estavam alinhados para a largada, mas a chuva não dava trégua.
A volta de apresentação foi autorizada, enxergar o que estava a frente era praticamente impossível, se manter em linha reta então era completamente inviável.
Diante desse panorama, a direção de prova achou por bem atrasar a largada em 10min para ver se a chuva dava uma trégua.
Após esses minutos terem se passado foram adicionados mais tempo pois não havia a menor condições dos carros irem para a pista.
Em resumo já haviam se passado 2 horas e não tinha expectativa de algo começar pois a chuva não dava trégua nem um segundo sequer.
Pelo regulamento o evento da F1 tem que acontecer em até 4h, e sendo bem sincera não via a possibilidade da chuva se dissipar muito pelo contrário quanto mais tempo se esperava mais a chuva aumentava.
Os pilotos faziam o que podiam para se manter ativos.
Ricciardo era o animador de torcida, de maneira muito simpática o australiano brincava de hola com o público presente no autódromo.
Mick e Seb jogavam uma partida de futebol com os seus preparadores físicos.
Já Norris não resistia ao sono e tirou um cochilo dentro dos boxes da sua equipe.
Para ser sincera estava quase fazendo o mesmo...
Nos aproximando do tempo limite para acontecer a F1, os comissários teriam que tomar uma decisão rápida.
Pensando no público que não desistia permanecendo sob a chuva e frio, os pilotos foram convocados a calçar suas luvas e capacetes e entrar no carro.
Se houvesse corrida todos do grid iriam ganhar meio ponto na classificação pois não haveria condições de ter disputa por posições.
Dito isso os carros foram para a pista junto ao carro de segurança, foram dadas apenas 04 voltas em ritmo reduzido uma vez que as condições climáticas só pioravam e tentar algo referente a disputa por posições e ultrapassagens seria muito arriscado.
Desta forma foi encerrado o GP belga com Max, Russell e Hamilton no pódio recebendo seus troféus.
A imagem um tanto quanto bizarra ficará marcada em minha mente, pelo menos vou poder contar aos meus filhos que vi pilotos serem premiados com uma corrida que não aconteceu.
A corrida terminou assim:
(foto:motorsport-magazin.com) |
Nos vemos na Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário