26/05/2024

GP de Mônaco (Vitória do dono da casa)

Estávamos no final de semana do tradicionalíssimo GP de Monte Carlo.

O menor circuito do calendário da F1, não é tão inofensivo quanto parece.

Para deslizar com maestria no traiçoeiro circuito de Mônaco é preciso ter muita habilidade.

Por falar em maestria, Leclerc era puro talento ao pilotar no quintal de casa, o piloto da Ferrari sabia o quanto importante essa corrida era para ele e para toda a sua família, porém o retrospecto não é nem um pouco favorável ao monegasco.

Enquanto todas as atenções estavam voltadas a Leclerc, eu estranhava a ausência do líder do campeonato, Max não tinha um bom rendimento e mal conseguia ficar entre os 03 melhores tempos nos treinos livres.

Porém sabemos que o piloto da Red Bull gosta de fazer um drama, esbravejando que o seu carro está uma porcaria e do nada marca o melhor tempo.

Quem não tinha tempo a perder era a McLaren que seguia muito forte, tanto Piastri quanto Lando estavam virando tempos impressionantes.

Aliás não posso deixar de comentar a lindíssima pintura da McLaren em homenagem ao nosso eterno Senna, o carro levava as cores do Brasil  o verde a amarelo pulsante e era impossível não se encantar com tamanha perfeição.

A classificação já começou pegando fogo, cada milésimo de segundo contava, e tanto os meninos da Ferrari quanto os da McLaren não estavam para brincadeira.

Verstappen realmente não se encontrava na pista, cometia erros sem conseguir encaixar uma volta rápida, daquelas que só o holandês é capaz de fazer.

Foi com o cronômetro zerado que Leclerc deu o xeque-mate e liquidou qualquer chance de seus adversários o alcançarem

Poleeeeee para o menegatooooo....

Oscar ficou com o segundo melhor tempo e Sainz fecha o grid com o terceiro lugar.

Max era apenas o sexto colocado!

O domingo amanheceu com o sol brilhando lá no principado de Mônaco, sabemos que quem larga em primeiro tem grandes chances de ganhar a prova, uma vez que o traçado não oferece pontos de ultrapassagens.

A largada ocorreu de forma limpa com Charles se mantendo a frente sem problemas, já não posso dizer o mesmo do seu companheiro de equipe Sainz, que após uma tentativa frustrada de ultrapassar Piastri freou lá depois de deus me livre, parando nas poucas áreas de escape do circuito, essa peripécia causou bandeira amarela, nada que influenciava ao bom andamento da corrida.

Lá no meio do pelotão para baixo, mais disputas!

Sergio Pérez que era apenas o décimo oitavo colocado, o mexicano da Red Bull estava no anseio de fazer uma corrida de recuperação para quem sabe pontuar lá na frente, só que Kevin Magnussen apareceu como um teleguiado e destruiu com quaisquer chances de Pérez continuar na prova, sobrou até para Nico Hulkenberg, esse embrolho causou uma bandeira vermelha, o carro da Red Bull estava totalmente destruído, felizmente Pérez não se feriu, os pilotos da Haas também nada sofreram. 

Ocon e Gasly companheiros de equipe também se encontraram pelo caminho, o francês da Alpine foi extremamente imprudente e quase causa um acidente trágico na entrada do túnel.

Felizmente ambos saíram ilesos.

Foram 40min de paralisação.

A relargada iria acontecer parada, com chances de um atacar o outro.

Roía as unhas pensando no que poderia acontecer!

Foi as luzes verdes se apagarem que Leclerc deu outra aula de uma largada absolutamente perfeita, sem dar chances para seus adversários ameaçar o seu reinado.

Sem nada de interessante a corrida começava a dar sono, até o próprio Verstappen brincou com seu engenheiro pedindo um travesseiro para ele dormir, de tão entediante que estava a prova.

A disputa agora era com o meu sono, e vou falar que ele quase me levou a nocaute.

Nas últimas voltas Piastri resolveu dar um calorzinho em Charles só para ele ver se o monegasco estava atento, as posições se mantiveram inalteradas, uma vez que nem disputa teve.

Charles Leclerc estava a poucos metros de conquistar sua primeira vitória em CASA após 93 anos que um monegasco não vencia em casa!!

Leclerc chorava como criança no rádio agradecendo todos os membros da equipe, só que foi na entrevista pré pódio que ele me faz chorar, LEC dedicou sua vitória ao pai  Hervé Leclerc, (falecido há 8 anos) vítima de um câncer, essa triste  coincidência  me atingiu com força pois fazem 2 anos que perdi o meu pai, proveniente da mesma doença.

Pode ter certeza LEEEEEC, seu pai está muito orgulhoso da sua trajetória, e como tenho costume de dizer, ganhamos o melhor anjo da guarda do mundo.

Até o príncipe Albert II chorou com a conquista de seu ilustre cidadão hahahah.

foto (www.motorsport-magazin.com)

Nos vemos no GP do Canadá 



25/05/2024

Grid de largada completo do GP de Mônaco

Caros leitores!!!

Segue o grid de largada completo do GP de Mônaco.

Posição

Piloto

Equipe

Tempo

1

Charles Leclerc

Ferrari

1m10s270

2

 Oscar Piastri

McLaren

1m10s424

3

Carlos Sainz

Ferrari

1m10s518

4

Lando Norris

McLaren

1m10s542

5

George Russell

Mercedes

1m10s543

6

Max Verstappen

RBR

1m10s567

7

Lewis Hamilton 

Mercedes

1m10s621

8

Yuki Tsunoda

RB Honda

1m10s858

9

Alexander Albon

Williams

1m10s948

10

Pierre Gasly

Alpine

1m11s311

11

Esteban Ocon

Alpine

1m11s285

12

Nico Hülkenberg

Hass

1m11s440

13

Daniel Ricciardo

RB Honda

1m11s482

14

Lance Stroll

Aston Martin

1m11s563

15

Kevin Magnussen

Hass

1m11s725

16

Fernando Alonso

Aston Martin

1m12s019

17

Logan Sargeant

Williams

1m12s020

18

Sergio Pérez

RBR

1m12s060

19

Valtteri Bottas

Stake Kick Sauber

1m12s512

20

Guanyu Zhou

Stake Kick Sauber

1m13s028

24/05/2024

Circuito de Mônaco

 



Data da corrida: 26/05/2024

Nome do circuito: Circuito de Mônaco

Número de voltas: 78

Horário da corrida: 10h

Comprimento do circuito: 3.340 km

Vencedor no ano de 2023: Max Verstappen (equipe Red Bull Racing)


19/05/2024

GP de Ímola (Um final eletrizante)

Após a apresentação de gala que tivemos em Miami, era quase impossível conter a empolgação para o GP italiano.

Antes das atividades na pista começar, Sebastian Vettel organizou uma corrida a pé em homenagem a Senna e Ratzenberger, todos ou melhor “quase “todos vestiam uma linda camiseta verde e amarela produzida pelo próprio Vettel, além da camiseta eles usaram também um bracelete com as cores da bandeira da Áustria em homenagem a Roland Ratzenberger, que morreu na pista após um gravíssimo acidente, curiosamente um dia antes do próprio Senna também perder a sua vida no traçado de Ímola.

Após toda essa linda homenagem, o final de semana começou de vez com os carros finalmente na pista.

A Ferrari, assim como a McLaren trouxe um pacote de atualizações para essa corrida, que prometia dar um trabalhinho a Red Bull.

Eu estava maluca para ver se isso iria funcionar na prática!

Leclerc e Sainz conseguiam imprimir um bom ritmo, assim como a dupla de McLaren que fazia tempos voadores.

Sentindo a pressão Max reclamava do carro...

As Mercedes passavam vergonha na pista!

A classificação foi acirradíssima, porém no final deu o mesmo do mesmo, Verstappen se igualou a Senna em números de poles consecutivas, oito até o momento e contando...

A dupla de McLaren também fez bonito com Piastri e Lando com o segundo e terceiro melhor tempo, porém o jovem piloto australiano da McLaren levou uma punição por atrapalhar Hülkenberg que estava em volta rápida, desta forma Oscar perde 5 posições, Lando herda o segundo melhor tempo e Leclerc sobe para terceiro.

O domingo amanheceu com mais homenagens a Senna e Ratzenberger, Vettel pilotava a McLaren MP4/8, que cana absolutamente linda foi impossível não se emocionar, Vettel carregava consigo a bandeira do Brasil e da Áustria e ao final da volta, saiu do carro e o reverenciou de joelhos.

VETTEL SEMPRE FOI O MEU PILOTO FAVORITO, E VENDO ESSA CENA EU TIVE A ABSOLUTA CERTEZA QUE EU FIZ A ESCOLHA CERTA!

OBRIGADAAAAAAA SEBASTIAN VETTEL !!!!

As arquibancadas estavam lotadas, um mar vermelho tomava absolutamente todas as dependências do autódromo.

A largada foi sem incidentes com Max seguindo tranquilo na frente.

Norris bem que tentava, porém, a diferença para o piloto da Red Bull só aumentava.

Só eu estou achando essa corrida um saco?

15 voltas e nada acontecia!!!

Cadê o Logan para sair da pista e causar uma bandeira amarela?

Tadinho gente, o americano segue vivendo seus piores dias na Williams, seu martírio não tem fim...

Piastri que largou em quinto lugar, começava a impor pressão sob Sainz, o piloto da Ferrari nem esboçou preocupação e praticamente deixou o piloto da McLaren passar!

Sonolenta a corrida não apresentava nenhum atrativo.

Max lá na frente seguia inalcançável, Norris não tinha carro para tentar uma micro aproximação, e Lec só queria ficar quietinho em seu terceiro lugar.

Vi uma Williams lenta, logo pensei que o carro de Logan tinha dado pau, ledo engano meu desta vez quem sofria era Albon, o tailandês até foi para os boxes trocar os pneus, 02 voltas depois o piloto da Williams abandonou a prova.

A maioria do grid já estava com pneus novos, já que a estratégia era de apenas uma parada.

Estávamos agora a 10 voltas do fim dessa prova CHATAAAAAAAA.

De repente uma movimentação incomum, tanto Lando quanto Max falavam com seus engenheiros, o piloto da McLaren sabia o que tinha que ser feito, já Verstappen implorava para uma solução rápida.

Comecei a analisar os gráficos e vi que Max perdia rendimento por conta de um desgaste excessivo de seus pneus, já Norris voava na pista e a cada volta concluída a diferença entre eles diminuía.

Nesse momento comecei a rezar para todos os santos, queria mesmo era ver fogo no parquinho, uma disputa pela liderança a 5 voltas do fim era um sonhoooooo.

Max fazia milagre com seu carro, já Lando usava tudo que podia em seu favor.

Se antes estava morrendo de sono, agora estava quase morrendo do coração...

Era adrenalina que vocês queriam?

Então tomaaaaaaaaa!!

Últimos metros e Max cruza a linha de chega a 0s7 de vantagem sobre Lando, por um pelinhooooo essa disputa não aconteceu.

Euuuu só queria que a prova tivesse mais 02 voltinhas.

A bipolaridade da pessoa, uma hora pede para a corrida acabar rápido, e do nada quer mais 2 voltas!

Mais um dia comum na vida de uma fã de F1!

foto (www.motorsport-magazin.com)




Nos vemos em Mônaco



18/05/2024

Grid de largada completo do GP de Ímola

Caros leitores!!!

Segue o grid de largada completo do GP de Ímola.

Posição

Piloto

Equipe

Tempo

1

Max Verstappen

RBR

1m14s746

2

 *Oscar Piastri

McLaren

1m14s820

3

Lando Norris

McLaren

1m14s837

4

Charles Leclerc

Ferrari

1m14s970

5

Carlos Sainz

RBR

1m15s233

6

George Russell

Mercedes

1m15s234

7

Yuki Tsunoda

RB Honda

1m15s456

8

Lewis Hamilton 

Mercedes

1m15s504

9

Daniel Ricciardo

RB Honda

1m15s674

10

Nico Hülkenberg

Hass

1m15s980

11

Sergio Pérez

RBR

1m15s706

12

Esteban Ocon

Alpine

1m15s906

13

Lance Stroll

Aston Martin

1m15s992

14

Alexander Albon

Williams

1m16s200

15

Pierre Gasly

Alpine

1m16s381

16

Valtteri Bottas

Stake Kick Sauber

1m16s626

17

Guanyu Zhou

Stake Kick Sauber

1m16s834

18

Kevin Magnussen

Hass

1m16s854

19

Fernando Alonso

Aston Martin

1m16s917

20

Logan Sargeant

Williams

sem tempo


*PIASTRI punido com 5 posições por atrapalhar Hülkenberg em sua volta rápida 

17/05/2024

Circuito Enzo e Dino Ferrari



Data da corrida: 19/05/2024

Nome do circuito:  Autodromo Enzo e Dino Ferrari

Número de voltas: 63

Horário da corrida 10h

Comprimento do circuito: 4,909 km

Vencedor em 2022: Max Verstappen


06/05/2024

GP de Miami (Não prometeu nada, e entregou tudooooo)

Sexta etapa da temporada e eu sinceramente sem esperar muita coisa, pois sabemos que a dominância da Red Bull vem sendo avassaladora.

Final de semana de Sprint, aquele mix de sensações, ainda não defini se amo ou odeio esse formato.

Não preciso comentar a presepada que a Ferrari fez, né?

Um mega auê nas redes sociais para lançar a pintura especial azul em comemoração aos 70 anos da marca nos EUA, para no fim o carro ter 03 listras de azul....

Enfim, sem comentários !

Porém antes dos carros entrarem na pista, o que pegava fogo era o backstage com uma notícia bombástica, Adrian Newey encerra o seu contrato com a equipe austríaca, desde o começo do ano o inglês demostra estar bem incomodado na equipe, ainda mais após toda a polêmica envolvendo o team principal Christian Horner com uma funcionária da equipe.

Sabemos do prestígio de Newey, então é natural que as equipes estejam alvoroçadas para contratá-lo, ao que tudo indica a Ferrari está á frente das negociações.

Aguardaremos cenas dos próximos capítulos.

Com os carros na pista as coisas já começavam a esquentar.

Sério, não queria estar na pele de Logan Sargeant, o americano está vivendo em uma panela de pressão e o seu péssimo rendimento na pista só piora sua situação, a home race do americano está sendo um verdadeiro show de horror.

Se eu fosse definir a classificação da sprint em uma palavra certamente seria SURPREENDENTE!

Calma eu não estou maluca, me acompanha na linha de raciocínio...

Verstappen P1, ok isso não é novidade para ninguém! 

Agora olhem para algumas posições abaixo!

DANIEL RICCIARDO em P4, isso mesmo vocês não leram errado, o australiano estava pilotando um absurdo e o seu excelente ritmo resultou em um surpreendente P4, lembrando que Dany é outro que está sob muita pressão, por não conseguir resultados positivos.

A largada da sprint foi boa, Verstappen disparou lá na frente, Ricciardo em uma bela manobra tomou o terceiro lugar de Pérez, Leclerc era o vice-líder e adotava uma postura cautelosa pensando na corrida principal de domingo.

No meio do pelotão para baixo o caos se formava!

Hamilton, Lance Stroll e Alonso se engalfinharam no meio do caminho, resultando em um furo no pneu do espanhol da Aston Martin, Lando Norris que não tinha nada haver com o rolê, foi pego de surpresa e terminou a sua corrida na área de escape com seu carro destruído.

Stroll também teve danos em seu carro, resultando no abandono da prova.

Com essa bagunça toda o carro de segurança foi acionado.

Não demorou muito para a pista ser liberada, dando continuidade a prova.

Pérez se aproximou rapidamente de Daniel, que não conseguiu evitar a ultrapassagem.

Lá na frente Max abria a famosa cratera de distância dos demais competidores, só que aparentemente Verstappen não estava feliz com o seu rendimento, insistindo com a equipe que algo não estava certo em seu carro.

Hamilton em nono duelava com Magnussen pelo oitavo lugar, o embate entre os dois estava pegando fogo.

Outra disputa que prometia ser ferrenha, era Sainz e Ricciardo, o espanhol da Ferrari estava disposto a roubar o quarto lugar de Daniel, que se defendia de forma fantástica.

Hamilton e Magnussen seguiam duelando, o problema é que o dinamarquês da Haas não se importava muito com as regras e mesmo tomando punição o piloto da equipe americana seguia fazendo bobagem na pista, Lewis também não escapou de levar punição, segundo foi apontado pelos fiscais de prova o inglês ultrapassou o limite de velocidade determinado no pit line.

Lá na frente tudo transcorreu perfeitamente para mais um triunfo de Max.

Na última volta Hamilton havia conseguido seu objetivo que era terminar em oitavo na zona de pontuação, só que uma segunda punição foi aplicada ao piloto da Mercedes fazendo com que ele caísse para décimo sexto lugar.

É como eu sempre digo : NADA É TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR...

Fim da sprint!

Pensa que acabou?

Que nada, agora os pilotos tinham poucas horas para se preparar para a classificação da corrida de domingo!

A classificação para a corrida principal já estava em curso.

Max era o triturador de esperanças, pois era ele entrar na pista que a esperança de conquistar a pole, se tornava pó para os adversários.

Charles Leclerc seguia fazendo bons tempos na pista, mostrando que o seu ótimo desempenho não era algo momentâneo, Sainz também era veloz ambos faziam o segundo e terceiro melhor tempo até o momento.

Fiquei procurando entre o quarto e quinto lugar e não encontrava Daniel Ricciardo, pensei haver um problema na transmissão, afinal não faria o menor sentido o piloto australiano estar lá embaixo na tabela!

Ainda incrédula me perguntava como seria possível ele não ter passado entre os 10 primeiros colocados!

Gente, vocês entenderam o que rolou aqui? 

Como o Daniel fez uma excelente classificação e prova na sprint, e em questão de poucas horas ele está em décimo oitavo lugar?

Até o Logan se classificou melhor!

Enfim coisas que nem o automobilismo explica...

Lando e Piastri conseguiram o quinto e sexto lugar respectivamente.

Ufa, agora sim fim das atividades na pista!

O domingo amanheceu lindo, prometendo um grande espetáculo na pista.

Max tem uma sorte inacreditável, e eu posso provar!

A largada não foi catastrófica para o líder do campeonato porque Verstappen tem uma proteção divina, o holandês largou bem ao contrário de Leclerc que simplesmente não teve reação, Perez vinha como um alucinado atravessando a pista como um foguete e, por milímetros ele não acerta seu companheiro de equipe em cheio, após essa presepada o mexicano voltou para pista em quinto.

Quem fez uma largada cinematográfica foi Piastri, sério o jovem piloto largou em sexto e em um passe de mágica era o vice-líder da prova.

Apesar de movimentada, a corrida seguiu sem grandes intercorrências.

A maioria do grid optou pela estratégia de uma única parada nos boxes, então a movimentação para trocar os compostos começou cedo.

A prova tinha um novo líder, Oscar Piastri era quem comandava o show, uma vez que Max foi calçar compostos novos e voltou para a pista em quarto lugar.

Aparentemente Magnussen não aprendeu nada com as punições que tomou na sprint, e estava sedento em fazer bobagens também na corrida principal, ele e Logan se encontraram no meio do caminho e obviamente o americano da Wiiliams se deu mal abandonando a prova de forma precoce, para o piloto da Haas sobrou mais uma punição para a sua coleção do final de semana.

O carro de segurança foi acionado.

Oscar deixou a liderança para colocar compostos novos, pensando em ter feito algo genial, quando voltou para a pista em quinto lugar o jovem piloto da McLaren se deu conta que não foi tão esperto assim, uma vez que metade do grid teve a mesma ideia.

Não demorou para a pista ser liberada!

Gente, Lando era líder, Verstappen não conseguia se aproximar...

ISSO AQUI É MUITO LOUCO, eu estou no metaverso e ninguém me avisou?

Como assim, Max enfrentando problemas com o carro? 

Lando líder?

AHHHHHH se isso é um sonhoooooo, eu suplico que não me acordeeeee!

Agitada a corrida tinha vários acontecimentos.

Esteban Ocon e Alonso nos presenteavam com uma disputa roda a roda, estava contando os minutos para a entrada do carro de segurança, na certeza que essa disputa acabaria com um dos dois no muro.

Hamilton e Yuki também duelavam pela sexta posição, vibrava como criança em frente a TV, reforçando o amor que sinto por esse esporte.

Meu coração acelerado e as mãos entrelaçadas sob a minha cabeça,  denunciavam  meu estado de alegria pura.

Esfreguei os olhos para ter certeza de que estava vendo Norris ainda na liderança, olhei e não acreditei, porém seguia aproveitando o momento.

Max falava para seu engenheiro que o seu carro estava um desastre.

Faltavam 02 voltas e o meu nervoso só aumentava.

É esse sentimento que nós gostamos de sentir ao fim das corridas, é essa disputa que torna esse esporte tão único!

Não é sobre gostar ou não do piloto!

É sobre competitividade....

QUE CORRIDA FANTÁSTICA!!!!

AHHHHH MELHOR DA TEMPORADA ATÉ AGORA!

Lando estava a poucos metros de conquistar sua primeira vitória de sua carreira, eu chorava junto com ele!

Foi inevitável não lembrar do GP da Rússia de 2021, quando Norris perdeu o GP para ele mesmo na teimosia de não colocar pneus de chuva quando caia o mundo.

A festa no pódio foi tão linda, Max teve uma atitude lindíssima ao reconhecer a corridaça que Norris fez, e o parabenizou por isso!

Hamilton também fazia festa com o triunfo de Norris.

Leclerc, Sainz, Russell e Alonso também estavam lá para aplaudir essa apresentação de gala!

           (foto:motorsport.uol.com.br)

Nos vemos no GP da Itália