29/05/2022

GP de Mônaco (Tipicamente maluco)

O circuito mais tradicional do calendário carrega um encanto difícil de ser descrito!

As ruas do principado de Mônaco são tão desafiadoras que a adrenalina de andar por lá é simplesmente viciante.

O final de semana começou quente com as temperaturas na pista beirando os 50 °C um, desafio gigantesco para os pilotos.

O piloto da casa não parecia se importar muito com os fatores climáticos, pois  Leclerc era puro talento deslizando sobre as desafiadoras curvas do principado, muito a vontade o monegasco era o favorito para pole, sabemos que largar em primeiro é meio caminho andado para uma vitória uma vez que ultrapassar nessa pista não é tarefa fácil, por esse motivo o piloto da casa dava tudo o que ele tinha no momento e seu tempo já o deixava confortável para largar na frente.

Verstappen vinha quebrando todos os recordes de velocidade da pista, o holandês passava raspando pelos muros do circuito, o objetivo estava muito claro, conquistar o melhor tempo e desbancar Charles do topo.

Um erro nessa pista costuma custar muito caro, os pilotos sabiam disso e o clima de tensão só aumentava.

Pérez vinha em volta rápida, Sainz também estava em busca do seu melhor tempo, cada segundo contava e ambos aceleravam tudo que podiam.

O mexicano da Red Bull piscou e de repente estava atravessado na pista, o espanhol da Ferrari que estava logo atrás não teve tempo para reagir batendo no piloto da equipe austríaca, conclusão ambos literalmente fecharam o caminho.

Sem tempo a perder Max vinha como um alucinado para concluir sua volta, só que o holandês não contava com oque encontraria pela frente, uma barreira de 02 carros atravessado na pista impedia Verstappen de passar, e o pior o cronômetro já estava zerado.

Revoltado, o piloto não conseguia esconder sua frustração de largar em quarto.

O domingo amanheceu com o céu carrancudo, a previsão era de chuva só no começo da noite sem interferir no andamento da prova.

Só que Mônaco é uma caixinha de surpresas e nunca dá para cravar exatamente o que vai acontecer...

02 minutos para o início da prova começar um engenheiro solta a bomba, previsão de chuva forte em poucos minutos, foi ele falar isso que começou a cair o mundo.

A partir desse momento o caos começou, todos teriam que trocar os pneus para chuva pesada e a direção de prova já determinava que a volta de apresentação seria atrás do carro de segurança.

Com 16 minutos de atraso para o início da corrida, os carros já estavam na pista, mas a chuva não dava trégua, muito pelo ao contrário aumentava sua intensidade.

Os pilotos falaram que pista estava extremamente perigosa.

Mick chegou a dizer que nunca viu tanta água sobre o circuito...

Desta maneira a direção de prova decretou bandeira vermelha e mandou todos para o pit line esperar a chuva diminuir um pouco.

Quase 50min depois a prova iria finalmente começar.

A largada seria atrás do carro de segurança.

Ainda receosos, todos tinham medo de arriscar pois a pista ainda estava molhada e muito traiçoeira.

Poucas voltas depois a pista começava a secar e o carro de segurança finalmente se recolheu para os boxes.

Agora sim a prova começou para valer...

O piloto da casa seguia todo cuidadoso lá na frente, seu ritmo era forte e constante, porém Leclerc sabia que não tinha espaços para fazer loucuras, Sainz o vice-líder não o ameaçava.

Gasly foi o primeiro corajoso a ir para os boxes para trocar os pneus, sendo cada vez mais rápido o piloto francês da AlphaTauri dava show na pista acumulando ultrapassagens o jovem piloto se divertia.

Vendo a evolução de Gasly, Vettel também se encorajou a trocar os pneus o alemão voltou para a pista em ritmo forte.

A pista secava a cada volta, o duelo pela melhor estratégia estava prestes a começar.

Com a movimentação intensa nos boxes a prova tinha um novo líder, Sainz aproveitava a chance de andar de cara para o vento, pois o mesmo sabia que em algum momento teria que trocar os compostos e consequentemente iria perder a liderança da prova.

Hamilton e Ocon nos presenteavam com uma bela disputa pelo oitavo lugar, o heptacampeão colocava pressão sobre o piloto francês que não se intimidava.

O motor da Haas de Magnussen simplesmente parou e fez com que o dinamarquês abandonasse a prova.

Mick tentava se embrenhar no meio do pelotão, a sua frente nenhum potencial adversário o piloto da Haas acelerava para encontrar um ritmo constante, a pista seguia traiçoeira pois pisar fora do traçado seco poderia não ser uma boa ideia, o piloto alemão experimentou a sensação de virar passageiro em um carro completamente desgovernado.

A Haas se desmanchou ao tocar na barreira de pneus, a parte de trás do carro simplesmente desgrudou do resto, a cena foi tão assustadora que fiquei em choque.

Sabendo a gravidade do acidente a TV não mostrava como Schumaquinho estava!

Inevitável não pensar no pior...

No box todos  estavam apreensivos e assustados!

A Haas tentou contato com seu piloto que demorou a responder, com a voz tremula Mick disse que estava bem, imediatamente respirei aliviada.

O alemão estava visivelmente desnorteado, ele saiu do carro e ficou ali parado incrédulo com a cena.

O carro de segurança foi acionado, mas a bagunça foi grande e os comissários de prova acharam mais prudente paralisar a prova com a bandeira vermelha.

Novamente todos se agruparam no pit line. 

Por conta do atraso de mais de 01 hora para o início oficial da corrida, a prova agora tinha que ser concluída em uma contagem regressiva de 40 minutos.

Tudo pronto para o reinício da corrida.

Pérez era quem liderava no momento.

Após tantas emoções a corrida deu uma pausa nos acontecimentos malucos e seguia em seu curso sem grandes acontecimentos.

No final da contagem regressiva os 04 primeiros colocados resolveram se animar.

O vice-líder Sainz colou no líder Pérez e Leclerc resolveu colocar pressão em cima de Verstappen um trenzinho bem maneiro de acompanhar!

Apesar de todos estarem colados um na traseira do outro, as posições de mantiveram inalteradas até a bandeira quadriculada.

Pérez era só alegria ao subir no degrau mais alto do pódio, o mexicano pegou a bandeira de seu pais e a segurava com muito orgulho, o piloto da Red Bull estava visivelmente emocionado e foi as lágrimas quando tocou o hino nacional do México.

(Foto:motorsport.com)


Nos vemos no Azerbaijão


27/05/2022

Circuito de Mônaco



Data da corrida: 29/05/2022

Nome do circuito: Circuito de Mônaco

Número de voltas: 78

Horário da corrida: 10h

Comprimento do circuito: 3.340 km

Vencedor no ano de 2021: Max Verstappen (equipe Red Bull Racing)


22/05/2022

GP da Espanha (Movimentado)

O tradicional circuito de Catalunha era o palco desse final de semana.

Tradicionalmente esse não é o tipo de GP que tem grandes ultrapassagens, muito pelo  

contrário as corridas por lá costumam ser bem mornas, mas com novos carros pode ser que as estatísticas mudem, pelo menos é nisso que eu quero acreditar.

Os treinos livres foram de domínio maçante da Ferrari, quem surpreendia com a conquistas de bons tempos era a Mercedes, fazendo o heptacampeão acreditar que a evolução de seu carro o lavaria ás primeiras posições no GP Espanhol.

Não foi difícil para Leclerc conquistar a pole, seu tempo provou que o monegasco estava em outro nível, Verstappen conseguiu se embrenhar no meio das Ferraris, Sainz fez o público do autódromo vibrar com a conquista do terceiro melhor tempo.

Lembra que eu disse que a Mercedes havia evoluído? O quarto lugar de Russell e sexto de Hamilton reflete bem a evolução da equipe alemã, agora resta saber como eles vão estar em ritmo de corrida.

Por falar em evolução, Mick vem mostrando o seu talento, corrida a corrida, o jovem alemão colocou a Haas no décimo lugar.

A McLaren segue em um martírio interminável, Daniel conseguiu um tempo que lhe garantiu em nono, já Lando amarga o décimo primeiro lugar.

Já na largada Charles se mostrou muito tranquilo e se manteve na liderança sem grandes problemas, não posso dizer o mesmo de Sainz que largou muito mal perdendo 02 posições já na primeira curva para Russell e Pérez.

Mick surpreendia com a conquista do sexto lugar, e garanto a vocês o garoto tinha apetite para buscar mais.

Hamilton e Magnussen se entranharam no meio do caminho causando um toque, ambos saíram da pista e foram parar lá no final do pelotão, inconformado com o fato Hamilton falou claramente que estava jogando a toalha sugerindo recolher o carro para os boxes e poupar o motor, seu engenheiro rebateu dizendo que era possível lutar por pontos e ele teria que se manter na pista.

Claramente esse final de semana não estava favorável ao piloto da casa, Sainz rodou sozinho e foi buscar inspirações na brita, o espanhol voltou para a pista ocupando as últimas posições.

Verstappen gostou da brincadeira e resolveu copiar o espanhol errando sozinho e saindo da pista, felizmente o holandês reagiu rápido caindo apenas para quarto lugar, agora o piloto da Red Bull teria que acelerar para quem sabe reverter o prejuízo.

Lá na frente Leclerc estava de boa na lagoa só acompanhando as disputas pelo retrovisor e rindo disso tudo.

Russell era o vice-líder até o momento e tudo transcorria a favor do piloto da Mercedes, sabendo que o monegasco estava inatingível o britânico procurava fazer a sua corrida tranquilamente.

Até que ele viu um alucinado vindo em sua direção, Max vinha com a faca entre os dentes louco para tomar a vice-liderança, a partir desse momento presenciávamos um espetáculo da Broadway, sério impossível não se empolgar com o que esses dois faziam na pista.

Quando me dei conta já estava de pé em frente a TV com as mãos entrelaçadas gritando e vibrando como uma doida que ama esse esporte.

A disputa seguia ferrenha, eles usavam cada centímetro da pista e mesmo com toda pressão o britânico da Mercedes provou seu talento não deixando o atual campeão o ultrapassar.

Leclerc seguia tranquilo sem ter motivos para se preocupar, a vitória do monegasco estava mais do que garantida e nada seria capaz de mudar o rumo dessa história.

Será mesmo? Charles de repente perdeu a potência de seu motor, desesperado o monegasco apartava todos os botões de seu volante tentando reverter esse desastre...mas não deu seu motor só teve forças para o levar de volta aos boxes.

A prova tinha um novo líder, Russell era quem comandava o show, Verstappen permanecia em seu encalço.

Max deixou a perseguição de lado e foi trocar seus compostos que já estavam em frangalhos, Pérez assumiu o papel de perseguidor e vinha se aproximando de George de forma perigosa, estávamos prestes a ter outra disputa épica pela liderança da prova.

A adrenalina já tomava conta do meu corpo e eu não tinha mais controle sobre ele!!

Em uma ultrapassagem por fora o mexicano quase arranca meu coração do peito...

Tínhamos um novo líder, Pérez levava a sua Red Bull ao topo.

Mick bem que tentou mas não conseguiu manter a Haas no meio do pelotão, infelizmente o alemão ocupava o décimo quarto lugar, Schumaquinho está precisando tomar um banho de sal grosso para ver se consegue pontuar.

Mais uma disputa pela liderança estava prestes a começar e desta vez a batalha era caseira, Pérez e Verstappen se encontrariam para disputar a ponta.

Em uma espécie de anticlímax, Sergio só faltou parar o carro para Max passar...

A prova tinha um novo líder, Max só sairia de lá pra subir no degrau mais alto do pódio.

Quem lembra que no início da prova Hamilton queria jogar a toalha e seu engenheiro praticamente obrigou o britânico a ficar na corrida? Pois  Lewis terá que pagar um belo jantar para o seu engenheiro, tudo porque o piloto da Mercedes ocupava o quarto lugar no momento.

Outro que foi simplesmente monstruoso na prova é Alonso que trocou o motor largou em último e agora desfilava seu talento ocupando o nono lugar, nunca duvide do que um veterano é capaz de fazer.

Faltando 01 volta para o final a Mercedes informou para os seus pilotos que eles teriam que tirar o pé para terminarem a corrida, tudo porque um superaquecimento ameaçava a saúde do motor.

Com isso,  Sainz aproveitou a brecha para ultrapassar o heptacampeão e conquistar o quarto lugar.

Ufaaaa finalmente acabou, acredito que se tivéssemos mais voltas essa corrida teria outras reviravoltas impressionantes.

Max era só sorriso no pódio, pois além da vitória o holandês tomou a liderança de Leclerc no campeonato.


(foto:motorsport.com)

Nos vemos em Mônaco



20/05/2022

Circuito da Catalunha

 



Data da corrida: 22/05/2022

Nome do circuito:  Circuito da Catalunha

Número de voltas: 66

Horário da corrida 10h

Comprimento do circuito: 4.655 km

Vencedor no ano de 2021: Hamilton (Mercedes)


08/05/2022

GP de Miami (A estreia de milhões)

Dizer que estava fingindo costume para esse GP seria uma mentira deslavada!!

Não me aguentava de tanta ansiedade, estava começando a roer os dedos já que as unhas já tinham roído a tempos.

Cada canto do autódromo foi projetado para ser um show a parte, tínhamos marina falsa no meio do circuito com lanchas verdadeiras ancoradas, na qual os torcedores poderiam se dar o luxo de comprar o ingresso a assistir a corrida dentro desses humildes brinquedinhos, além de piscinas, sereias e etc...

Enquanto as coisas do lado de fora eram uma diversão só, dentro da pista os pilotos encontravam dificuldades em se adequar ao traçado traiçoeiro do circuito americano.

As primeiras impressões que eu tinha é que o final de semana seria perfeito para a Ferrari que esbanjava talento ao deslizar sobre as curvas do circuito.

Leclerc era puro talento e se divertia como nunca ao pilotar em Miami, não posso dizer o mesmo de Sainz que sofria com a falta de aderência uma vez que o asfalto era novo, a boa notícia é que o espanhol não era o único a sofrer com esse tipo de problema a metade do grid saia deslizando para fora da pista.

Schumaquinho se entendeu tão bem com o traçado que conseguiu colocar sua Haas lá no meio de pelotão, ele pilotava de maneira tão segura e veloz que se tornava impossível não sorrir e se arrepiar vendo o alemão guiar seu carro.

A Mercedes trouxe bastante atualizações para o carro  esse final de semana e parece que tanto esforço estava surtindo efeito, Hamilton aparecia em um ótimo sexto lugar e difícil demais ver o heptacampeão nessa situação, apesar do bom desempenho sabemos que é praticamente impossível o inglês brigar com a Red Bull e Ferrari pelas primeiras colocações, sendo assim o sexto lugar já está de bom tamanho.

Russell definitivamente não se entendeu nesse traçado americano conseguindo um melancólico décimo quarto lugar, aliás o inglês carregava consigo uma fila grande de azarões, Vettel, Ricciardo, Mick e Magnussen completava o grid ocupando as últimas colocações.

Lá na frente a disputa pelo melhor tempo estava pau a pau, Leclerc e Sainz nos proporcionavam uma briga caseira de dar gosto de ver!!

Foi no cronômetro zerado que pudemos conhecer o pole.

O monegasco marcou um temporal que lhe garantiu em primeiro, Sainz marcou o segundo melhor tempo e Max ficou com o que tinha completando o grid.

O autódromo estava absolutamente lotado e o público abrilhantava ainda mais o espetáculo, o sol não perdoava deixando o clima na pista ainda mais quente.

Charles largou muito bem, mantendo-se sem dificuldades na liderança, o mesmo não aconteceu com Sainz que não soube de onde Max surgiu, só sabe que perdeu a vice-liderança para o holandês da Red Bull.

Russell e Hamilton também não se deram bem na largada perdendo algumas posições.

Apesar de bagunçada as primeiras voltas transcorriam sem acidentes, isso já é lucro tendo em vista o traçado traiçoeiro.

Volta a volta Verstappen diminuía a vantagem que Leclerc tinha sobre ele, o embate entre eles iria acontecer era só questão de POUCO tempo.

Lá no meio do pelotão uma disputa bem maneira acontecia, Schumaquinho, Vettel, Magnussen e Lando nos presenteava com uma disputa acirradíssima por posições, tenho que admitir que perdia o ar com os “quase toque”, mas estava divertido demais ver esses 04 disputarem posições.

Tentando tomar fôlego, a transmissão cortou a imagem para os primeiros colocados já não existia vantagens do primeiro para o segundo colocado, Max estava pronto para dar o bote já Leclerc se defendia como podia.

A prova tinha um novo líder e a ultrapassagem foi de cair o queixo, Verstappen era quem comandava o show a partir desse momento.

Enquanto isso Hamilton aparentemente vinha se recuperando da má largada e aparecia agora em sexto lugar.

A dupla de Mclaren segue em ritmo discreto Ricciardo era apenas o décimo primeiro colocado enquanto Lando tinha mais sorte ocupando a sétima posição no momento.

Quando vi quase não acreditei, esfreguei os olhos para ter certeza, Mick era o nono colocado e Vettel o décimo lembrando que as Aston Martin largaram dos boxes após terem um problema com o superaquecimento do combustível, então esse resultado era quase como subir no pódio.

Já estávamos nos aproximando do final e eu claramente estranhava pois não teve nenhum acidente que precisasse acionar o carro de segurança.

Gasly e Norris seguiam em seus caminhos tranquilamente até que o francês da AlphaTauri saiu da pista e ao voltar acertou em cheio Lando que saiu rodando como um pião e parou no muro, o acidente foi feio mais felizmente ambos estavam bem, fim de prova para os dois e carro de segurança acionado.

A relargada aconteceu faltando 07 voltas.

Leclerc perseguia Max os dois estavam colados.

Faltando apenas 04 voltas para o final da prova Charles foi para cima de Verstappen que se defendeu de forma fantástica deixando o monegasco só na vontade de subir no degrau mais alto do pódio, quase simultaneamente Pérez e Sainz duelavam pelo terceiro lugar, e que disputa sensacional!! 

O mexicano da Red Bull deu trabalho, mas Sainz segurou o terceiro lugar com unhas e dentes.

Sem conseguir piscar presenciava outra briga, só que desta vez entre compatriotas.

Mick Schumacher seguia com todo cuidado do mundo pois o alemão estava prestes a conquistar seus primeiros pontos na F1 uma vez que o jovem piloto estava em nono lugar, Vettel também seguia com cautela pois estava prestes a pontuar na corrida, sinceramente não sei o que aconteceu se teve um culpado ou se foi acidente de corrida o fato é que Vettel e Mick são muito amigos e ambos não souberam muito o que dizer apenas lamentar.  

Com essa bagunça toda Vettel teve que abandonar e Mick teve que ir aos boxes trocar o bico ao voltar para a prova o alemão já estava fora da zona de pontuação.

Confesso que esse acidente ou incidente me deixou muito chateada, foi um anticlímax mediante a baita corridaça que ambos fizeram, queria muito ver Mick pontuando pela primeira vez e ver Seb chutando para bem longe a sua má fase 

Exausto e extremamente feliz Max comemora a vitória no GP de Miami.


(foto: www.motorsport-magazin.com)


Nos vemos na Espanha 

06/05/2022

Circuito Miami International


 

Data da corrida: 08/05/2022

Nome do circuito: Miami International Autodrome

Número de voltas: 57

Horário da corrida 16h30min

Comprimento do circuito: 308.3


24/04/2022

GP da Emilia-Romagna (Chatoooooooooo)

Estávamos no quintal da Ferrari, as arquibancadas estavam lotadas formando um lindo e empolgante mar vermelho.

A pista estava molhada tornando as coisas muito mais difíceis.

O formato desse final de semana era diferente, pois teríamos a primeira sprint race do ano, corrida rápida com menor número de voltas do que a original e que acontece no sábado e vale pontos.

Vou admitir que não era muito fã desse formado até o GP de São Paulo do ano passado que vimos um espetáculo na pista, principalmente com a performance impressionante da Hamilton, a partir desse dia peguei gosto pelo negócio e vejo a sprint race com outros olhos.

Voltando a Ímola apesar do clima estar frio, as coisas na pista pegavam fogo com o duelo entre Max e Leclerc, o monegasco conseguiu tracionar melhor se mantendo á frente, Verstappen o seguia de perto, mas sem ameaçar o reinado do piloto da Ferrari que fazia a festa do público que lotava o autódromo.

Os meninos da McLaren ocupavam o quinto e sexto lugar no momento, demonstrando que a má fase finalmente foi embora.

Por falar em má fase Hamilton parece entender bem sobre o assunto o britânico seguia apático sem nenhuma força para seguir em frente, ele ocupava um desanimador décimo quarto lugar.

Mick era só alegria com a conquista de um excelente décimo lugar, já seu companheiro de equipe aparecia melhor, em oitavo.

Na última volta da sprint Max decidiu dar um xeque-mate em Leclerc ultrapassando o monegato em uma bela manobra.

O domingo amanheceu com o céu carrancudo, os radares meteorológicos prometiam chuva.

E se a previsão se concretizasse estávamos prestes a ver um GP caótico!

Eu já esfregava as mãos empolgada para ver o circo pegar fogo.

A largada foi com pista molhada porém não chovia no momento, Verstappen apertou o botão turbo e foi que foi deixando Leclerc comendo poeira, ainda desnorteado o piloto da Ferrari não teve reação quando viu Pérez pronto para roubar-lhe a vice-liderança da prova, mas o nocaute veio com Norris que surgiu em sua frente e em uma bela manobra assumiu o terceiro lugar.

Se engana quem pensa que era só Charles que sofria!

Sainz e Ricciardo duelavam pelo quinto lugar, a pista estava traiçoeira e obviamente eles acabaram misturaram as tintas, os dois saíram da pista, mas Sainz levou a pior pois ficou atolado na brita e foi obrigado a abandonar para desespero do público que levavam as mãos a cabeça sem acreditar no destino do espanhol.

Ricciardo voltou dos boxes em último lugar. 

O carro de segurança foi acionado.

Na relargada nenhuma emoção, as primeiras posições se mantiveram inalteradas.

Como não tinha nada de interessante lá na frente comecei a observar os pilotos do meio de pelotão, e algo me chamou atenção.

Via uma bala Aston Martin andando muito bem, esfreguei os olhos e olhei novamente para ter certeza do que estava vendo, para a minha surpresa Vettel ocupava o oitavo lugar e até então se mantinha em um ritmo muito bom.

Confesso que essa cena me fez sorrir, como é bom ver o tetracampeão fazendo uma boa prova.

Difícil de admitir, mas a monotonia tomou conta!

Procurando por entretenimento comecei a focar nas últimas posições, torcendo para alguém fazer uma besteira e agitar as coisas.

Uma disputa por posições me chamava atenção, Hamilton (a quanto tempo não falo o nome dele) e Gasly brigavam pelo décimo segundo lugar.

O britânico da Mercedes se esforçava como nunca para ultrapassar uma AlphaTauri e inacreditavelmente seu esforço não  surtia efeitos.

Já nos aproximando do final desse GP sonolento estava convencida que nada mudaria o rumo da corrida.

Até que Leclerc resolveu me presentear...

Absolutamente sozinho e com pneus novos, o monegasco da Ferrari rodou e saiu da pista danificando seu carro.

Tendo sua corrida arruinada, o piloto da Ferrari seguiu para os boxes para trocar o bico e voltar a corrida.

Verstappen seguia tranquilo em seu passeio no parque, Norris agora foi o grande beneficiado desse vacilo de Charles.

Max vence mais uma com maestria, e MUITA tranquilidade.

Pérez completou a dobradinha da equipe austríaca com o segundo lugar.

Landinho era só sorriso com o seu lugar no pódio.



(foto: motorsport.uol.com.br)



Nos vemos em Miami



22/04/2022

Circuito Autodromo Enzo e Dino Ferrari



Data da corrida: 24/04/2022
Nome do circuito:  Autodromo Enzo e Dino Ferrari
Número de voltas: 63
Horário da corrida 10h
Comprimento do circuito: 4,909 km
Vencedor no ano de 2021: Max Verstappen (Red Bull)


10/04/2022

GP da Austrália (Faltou um molho a mais)

Após 3 anos a F1 estava de volta ao belíssimo circuito de Albert Park!

A casa de torcedores apaixonados que estavam sedentos por escutar o ronco de um motor.

Os olhos do mundo estavam voltados ao piloto da casa, Ricciardo esbanjava simpatia e contagiava a todos com o seu lindo sorriso, a fase da McLaren não é muito promissora, mas o público que lotava o autódromo parecia não se importar muito com isso.

Já que o momento é de reencontro, Vettel estava de volta após perder as 2 primeiras corridas por ter contraído a COVID.

Embora houvesse uma grande festa da torcida ao piloto local, quem estava dando show na pista era o monegasco.

Leclerc estava possuído não permitindo que seus concorrentes se aproximassem de seus tempos astronômicos na pista.

Hamilton seguia em seu ritmo irreconhecível, o inglês estava convencido que o seu carro não poderia entregar nada além das posições intermediárias no pelotão.

Por falar em falta de sorte, Vettel esbanjava toda a sua zica com louvor...

O motor da Aston Martin do alemão abriu o bico ainda no início dos treinos livres, para piorar o que já estava ruim Vettel, erra de forma juvenil e estampa seu carro no muro.

O treino classificatório foi recheado de beberagens e bandeiras vermelhas.

Como disse anteriormente o monegato da Ferrari estava possuído seu tempo foi mais do que o suficiente para conquistar a pole, aliás com esse tempo o piloto da Ferrari tem o primeiro lugar garantido nas próximas 2 corridas.

A dupla da Red Bull não conseguiu imprimir um ritmo alucinante, desta forma Verstappen ficou com o segundo lugar, Pérez completou o grid.

A largada foi tranquila, Leclerc não encontrou dificuldades em se manter na ponta.

O patrão apertou o botão ON e foi engolindo todos que estavam á sua frente, Hamilton conquistou rapidamente o terceiro lugar e dava indícios que brigaria pelas primeiras posições.

Enquanto a Ferrari de Charles brilhava no topo, seu companheiro de equipe sofria para se manter em linha reta.

Difícil de explicar mais parecia que o espanhol estava montado em um cavalo totalmente arisco sem controle algum.

 Sainz não conseguiu domar o carro atolando na brita, o carro de segurança teve que ser acionado.

Após 07 voltas...

A pista já estava liberada para disputas épicas por posições.

Na minha cabeça a corrida estava um verdadeiro caos, a realidade se mostrou bem, mas tranquila.

Visivelmente incomodado com a vice-liderança, Verstappen queria desesperadamente mudar a rumo desse GP que até o momento estava muito favorável a Leclerc, o holandês tentou mas não conseguiu ultrapassar o monegasco da Ferrari.

Admito que a corrida entrou em um modo que eu não suporto, monotonia total!

Poxa a prova já é de madrugada se nada acontece na pista fica difícil de controlar o sono.

Passado o momento desabafo, vamos voltar para a corrida e caçar algo de interessante...

Pérez acaba de destruir com a pontinha de esperança que Hamilton tinha de chegar as primeiras posições, o mexicano acabará de ultrapassar o patrão roubando-lhe o terceiro lugar.

Vettel eu juro que estou tentando mais você não me ajuda!!!

O alemão perdeu o controle do carro absolutamente sozinho e novamente estampa o bico do carro no muro, provocando a segunda entrada do carro de segurança na pista.

Pista limpa e relargada autorizada!

Mais uma linda disputa estava prestes a acontecer e desta vez o fato não era uma pegadinha da minha imaginação, o fato estava acontecendo bem diante dos meus olhos.

Leclerc e Verstappen ficam lado a lado e por muito pouco a prova não tem um novo líder.

Charles além de talento tem muita sorte, o jovem piloto da Ferrari segurou a liderança na unha.

Já nos aproximávamos do final da prova.

Os meninos da McLaren finalmente estavam andando bem, Lando ocupava o quinto lugar e Ricciardo surfava na mesma onda, aparecendo em um ótimo sexto lugar.

Max ainda não estava convencido de permanecer na vice-liderança, o holandês forçava o ritmo para não perder Leclerc de vista tanto esforço resultou na quebra de seu motor, fim de prova para Verstappen.

Quem se beneficiou foi Russell colocando a Mercedes no pódio com a conquista do terceiro lugar.

Sem grandes dificuldades, Leclerc cruza a linha de chegada e pode comemorar o ótimo desempenho.



(foto: motorsport-magazin.com)

Nos vemos na Emilia Romagna 




06/04/2022

Circuito Albert Park



Data da corrida: 10/04/2022

Nome do circuito: Albert Park

Número de voltas: 58

Horário da corrida 02h

Comprimento do circuito: 5.278 km

Vencedor no ano de 2020: Valtteri Bottas (Mercedes)


27/03/2022

GP da Arábia Saudita (Uma noite de gala)

A imponência do circuito de Jeddah é algo tão surreal que me deixam sem palavras.

É totalmente impossível não se encantar!!

Porém suas curvas sinuosas associada aos muros próximos, e as poucas áreas de escape, transformam essa pista em algo muito perigoso.

Antes do início dos trabalhos a F1 discutia assuntos extra pista.

Não entendeu?

Vou tentar explicar!

Nos treinos livres foram ouvidas algumas explosões bem como muita fumaça e fogo a poucos km do circuito, se tratavam de alguns ataques de grupos radicais, temendo a segurança de todos que estavam na pista os pilotos se reuniram com integrantes do governo saudita e com a administração do autódromo, após 4h de reunião e a garantia que tudo ficaria bem, foi-se decidido dar continuidade ao GP.

O treino classificatório começou bem agitado!!

As Ferrares dominavam dando bons indícios que a pole estava nas mãos do time de Maranello, porém a Red Bull não se dava por vencida, uma disputa surreal de voltas rápidas acontecia bem diante dos meus olhos, e eu só conseguia sentir a adrenalina invadir o meu corpo.

Enquanto Red Bull e Ferrari duelando pelo topo a Mercedes estava brigando para não ficar nas últimas colocações, Hamilton e o carro aparentemente não se davam bem o heptacampeão falava repetidamente para sua equipe que o carro estava inguiável.

O inglês não conseguiu evitar o trágico desfecho de largar das últimas posições.

A Mclaren também não encontrava o acerto ideal, Norris e Daniel sofriam para guiar seus carros não conseguindo passar para a parte final do treino, ficando assim lá atrás do pelotão.

Mais uma vez a Haas vinham forte com a sua dupla de pilotos que voavam na pista, Mick estava agora em volta rápida.

Ainda imbuída desse sentimento de muita adrenalina não conseguia desgrudar meus olhos da TV, quase não piscava com medo de perder algo fantástico.

Schumaquinho como gosto de chamá-lo estava veloz e contornava as desafiadoras curvas com maestria, na parte da pista que ele estava não cabiam erros.

O erro aconteceu e a batida no muro foi com muita violência, Mick perdeu a traseira e acertou em cheio o muro que por sua vez o arremessou ao encontro de outro muro, a cena foi assustadora.

O treino estava interrompido pela bandeira vermelha.

Ainda em choque estava com as minhas mãos em cima da cabeça, em um movimento praticamente sincronizado com o box da Haas, dava para ver o pânico nos olhares dos mecânicos e integrantes da equipe.

A transmissão não mostrava como Mick estava, nem um rádio do alemão falando com a equipe aparecia, e isso estava me deixando com muito MEDO do pior ter acontecido.

De repente uma ambulância dispara em direção ao acidente, a transmissão não aproximava as imagens, meu coração estava acelerado minhas mãos suavam e eu implorava aos céus uma boa notícia.

Ainda sem saber como estavam as coisas o helicóptero médico começa a dar indícios que a situação era bem mais grave do que poderíamos imaginar, pois se ele estava ligado o transporte para um hospital próximo se fazia necessário.

Foram quase 30 minutos de angústia...

Na porta de centro médico do autódromo em cima de uma maca Mick aparece consciente e aparentemente bem, nas imagens dava para ver que o jovem piloto estava bravo com a situação que se encontrava no momento. 

Quase chorando voltei as minhas mãos para o alto a agradeci!!!

Mick estava sendo levado ao hospital só para uma melhor avaliação.

Retomei o fôlego pois ainda tinha a última parte de treino classificatório para acontecer.

Tudo pronto para mais emoções na pista!

Só não tenho estrutura emocional para mais acidentes, então meninos peguem leve por favor!

Leclerc, Verstappen e Sainz brincavam de fazer voltas rápidas e a pole pulava de colo em colo sem uma definição clara de quem iria conquistar o melhor tempo.

Só que ninguém contava com um fator surpresa que tem nome e sobrenome Sergio Pérez quebra a banca, fazendo um temporal sem chance de ninguém superá-lo.

Com a pole nas mãos o mexicano comemora a conquista pela primeira vez em sua carreira.

Leclerc e Sainz completam o grid.

Antes da largada mais surpresas só que desta vez eram boas!!

Mick aparece sorridente a caminhando normalmente pelas dependências do autódromo, sorria como boba ao ver a cena.

Posso afirmar que o jovem alemão nasceu de novo pois graças aos carros atuais a célula de sobrevivência se fez presente salvando a vida de Schumacher, e isso não é uma opinião só minha, pois o próprio piloto afirmou isso em entrevista.

Apesar de Mick estar ótimo a equipe Haas preferiu não colocá-lo na pista.

Antes da largada tivemos mais uma baixa a AlphaTauri de Yuki Tsunoda parou no meio do caminho.

Incrivelmente a largada aconteceu sem incidentes Pérez seguia como líder sem grandes dificuldades, não posso dizer o mesmo do terceiro colocado, Sainz sofria para segurar o impiedoso Verstappen que vinha como um alucinado para cima do espanhol da Ferrari, que não conseguiu se segurar perdendo o terceiro lugar para o holandês da Red Bull.

Vimos uma disputa caseira de tirar o fôlego, Alonso e Ocon ambos da equipe Alpine, eu tinha certeza que eles iriam misturar tintas o choque estava pestes a acontecer os dois disputavam milímetros da pista que já sabemos que é bem traiçoeira, fechava os olhos e conseguia ver a carro de segurança, felizmente o caos só se fez presente em minha imaginação, pois na pista tudo transcorria com tranquilidade.

Outra baixa desta vez foi o motor da Williams de Nicholas Latifi que abriu o bico deixando a canadense a pé.

Com essa bagunça toda o carro de segurança teve que ser acionado.

A prova tinha um novo líder, Leclerc desfilava em primeiro com a sua bela Ferrari.

Todos estavam agrupados por conta do carro de segurança ainda estar na pista.

A relargada iria acontecer em breve e Max se mostrava bem impaciente, o holandês estava ao lado de monegasco da Ferrari o intuito do piloto da Red Bull era induzir um erro de Charles, a pegadinha não surtiu efeito e Leclerc rasgou pela reta sem olhar para trás mantendo-se em primeiro.

Estávamos os aproximando da metade da prova.

Uma sucessão de bizarrices estava prestes a acontecer!

Tudo começou com a Alpine de Fernando Alonso que foi lentamente perdendo potência até abandonar de vez, quase imediatamente o mesmo aconteceu com Daniel Ricciardo e a McLaren segue colecionando momentos desastrosos, a sucessão de bizarrice terminou com Bottas abandonando também por problemas em seu motor.

A sensação que tive é que algum estagiário tropeçou nos fios e causou essa pene generalizada nos motores.

Por tamanha bagunça a direção de prova acionou o carro de segurança virtual pois o carro de Ricciardo e Bottas estavam parados na entrada dos boxes.

A poucas voltas do final da prova Verstappen tinha um único objetivo na cabeça, caçar Leclerc para roubar liderança do monegasco.

Eu já esfregava as mãos ansiosa por esse embate...

Quem lembra do show que ambos nos proporcionaram no Bahrein?

A primeira tentativa de Max quase deu certo, se não fosse a manobra fantástica de Leclerc.

Antes do final da prova tenho que destacar mais uma vez o excelente desempenho de Kevin Magnussen que conseguiu se embrenhar no meio do pelotão terminando a prova nono lugar, Hamilton estava logo atrás em décimo.

Com a faca entre os dentes Max tinha uma última chance de mudar o resultado do GP e subir no degrau mais alto do pódio.

Além da força do motor a Red Bull contava com o talento indiscutível do atual campeão que pegou toda sua vontade de vencer e passou como um foguete conquistando o primeiro lugar.

Leclerc tentou dar o troco, mas não conseguiu.

Eu sei que ainda é cedo para falar mais meu coração de fã não se aguenta, vi duas corridas absolutamente incrível e só quero um campeonato recheados do corrida como essas !

Já estou ansiosa para a próxima etapa !

(Foto: https://www.motorsport-magazin.com)

 Nos vemos na Austrália

(foto:google.com)

26/03/2022

grid de largada completo para o GP da Arábia Saudita.

Caros leitores!!!

Segue o grid de largada completo para o GP da Arábia Saudita.


***Por conta do acidente fortíssimo no treino classificatório Mick passara a noite em observação no hospital e não correrá amanhã.

25/03/2022

Circuito Jeddah Corniche



Data da corrida: 27/03/2022

Número de voltas: 50

Nome do circuito: Jeddah Corniche Circuit 

Horário da corrida: 14h

Comprimento do circuito : 6.174km

Vencedor no ano de 2021: Lewis Hamilton (Mercedes)