24/04/2022

GP da Emilia-Romagna (Chatoooooooooo)

Estávamos no quintal da Ferrari, as arquibancadas estavam lotadas formando um lindo e empolgante mar vermelho.

A pista estava molhada tornando as coisas muito mais difíceis.

O formato desse final de semana era diferente, pois teríamos a primeira sprint race do ano, corrida rápida com menor número de voltas do que a original e que acontece no sábado e vale pontos.

Vou admitir que não era muito fã desse formado até o GP de São Paulo do ano passado que vimos um espetáculo na pista, principalmente com a performance impressionante da Hamilton, a partir desse dia peguei gosto pelo negócio e vejo a sprint race com outros olhos.

Voltando a Ímola apesar do clima estar frio, as coisas na pista pegavam fogo com o duelo entre Max e Leclerc, o monegasco conseguiu tracionar melhor se mantendo á frente, Verstappen o seguia de perto, mas sem ameaçar o reinado do piloto da Ferrari que fazia a festa do público que lotava o autódromo.

Os meninos da McLaren ocupavam o quinto e sexto lugar no momento, demonstrando que a má fase finalmente foi embora.

Por falar em má fase Hamilton parece entender bem sobre o assunto o britânico seguia apático sem nenhuma força para seguir em frente, ele ocupava um desanimador décimo quarto lugar.

Mick era só alegria com a conquista de um excelente décimo lugar, já seu companheiro de equipe aparecia melhor, em oitavo.

Na última volta da sprint Max decidiu dar um xeque-mate em Leclerc ultrapassando o monegato em uma bela manobra.

O domingo amanheceu com o céu carrancudo, os radares meteorológicos prometiam chuva.

E se a previsão se concretizasse estávamos prestes a ver um GP caótico!

Eu já esfregava as mãos empolgada para ver o circo pegar fogo.

A largada foi com pista molhada porém não chovia no momento, Verstappen apertou o botão turbo e foi que foi deixando Leclerc comendo poeira, ainda desnorteado o piloto da Ferrari não teve reação quando viu Pérez pronto para roubar-lhe a vice-liderança da prova, mas o nocaute veio com Norris que surgiu em sua frente e em uma bela manobra assumiu o terceiro lugar.

Se engana quem pensa que era só Charles que sofria!

Sainz e Ricciardo duelavam pelo quinto lugar, a pista estava traiçoeira e obviamente eles acabaram misturaram as tintas, os dois saíram da pista, mas Sainz levou a pior pois ficou atolado na brita e foi obrigado a abandonar para desespero do público que levavam as mãos a cabeça sem acreditar no destino do espanhol.

Ricciardo voltou dos boxes em último lugar. 

O carro de segurança foi acionado.

Na relargada nenhuma emoção, as primeiras posições se mantiveram inalteradas.

Como não tinha nada de interessante lá na frente comecei a observar os pilotos do meio de pelotão, e algo me chamou atenção.

Via uma bala Aston Martin andando muito bem, esfreguei os olhos e olhei novamente para ter certeza do que estava vendo, para a minha surpresa Vettel ocupava o oitavo lugar e até então se mantinha em um ritmo muito bom.

Confesso que essa cena me fez sorrir, como é bom ver o tetracampeão fazendo uma boa prova.

Difícil de admitir, mas a monotonia tomou conta!

Procurando por entretenimento comecei a focar nas últimas posições, torcendo para alguém fazer uma besteira e agitar as coisas.

Uma disputa por posições me chamava atenção, Hamilton (a quanto tempo não falo o nome dele) e Gasly brigavam pelo décimo segundo lugar.

O britânico da Mercedes se esforçava como nunca para ultrapassar uma AlphaTauri e inacreditavelmente seu esforço não  surtia efeitos.

Já nos aproximando do final desse GP sonolento estava convencida que nada mudaria o rumo da corrida.

Até que Leclerc resolveu me presentear...

Absolutamente sozinho e com pneus novos, o monegasco da Ferrari rodou e saiu da pista danificando seu carro.

Tendo sua corrida arruinada, o piloto da Ferrari seguiu para os boxes para trocar o bico e voltar a corrida.

Verstappen seguia tranquilo em seu passeio no parque, Norris agora foi o grande beneficiado desse vacilo de Charles.

Max vence mais uma com maestria, e MUITA tranquilidade.

Pérez completou a dobradinha da equipe austríaca com o segundo lugar.

Landinho era só sorriso com o seu lugar no pódio.



(foto: motorsport.uol.com.br)



Nos vemos em Miami



22/04/2022

Circuito Autodromo Enzo e Dino Ferrari



Data da corrida: 24/04/2022
Nome do circuito:  Autodromo Enzo e Dino Ferrari
Número de voltas: 63
Horário da corrida 10h
Comprimento do circuito: 4,909 km
Vencedor no ano de 2021: Max Verstappen (Red Bull)


10/04/2022

GP da Austrália (Faltou um molho a mais)

Após 3 anos a F1 estava de volta ao belíssimo circuito de Albert Park!

A casa de torcedores apaixonados que estavam sedentos por escutar o ronco de um motor.

Os olhos do mundo estavam voltados ao piloto da casa, Ricciardo esbanjava simpatia e contagiava a todos com o seu lindo sorriso, a fase da McLaren não é muito promissora, mas o público que lotava o autódromo parecia não se importar muito com isso.

Já que o momento é de reencontro, Vettel estava de volta após perder as 2 primeiras corridas por ter contraído a COVID.

Embora houvesse uma grande festa da torcida ao piloto local, quem estava dando show na pista era o monegasco.

Leclerc estava possuído não permitindo que seus concorrentes se aproximassem de seus tempos astronômicos na pista.

Hamilton seguia em seu ritmo irreconhecível, o inglês estava convencido que o seu carro não poderia entregar nada além das posições intermediárias no pelotão.

Por falar em falta de sorte, Vettel esbanjava toda a sua zica com louvor...

O motor da Aston Martin do alemão abriu o bico ainda no início dos treinos livres, para piorar o que já estava ruim Vettel, erra de forma juvenil e estampa seu carro no muro.

O treino classificatório foi recheado de beberagens e bandeiras vermelhas.

Como disse anteriormente o monegato da Ferrari estava possuído seu tempo foi mais do que o suficiente para conquistar a pole, aliás com esse tempo o piloto da Ferrari tem o primeiro lugar garantido nas próximas 2 corridas.

A dupla da Red Bull não conseguiu imprimir um ritmo alucinante, desta forma Verstappen ficou com o segundo lugar, Pérez completou o grid.

A largada foi tranquila, Leclerc não encontrou dificuldades em se manter na ponta.

O patrão apertou o botão ON e foi engolindo todos que estavam á sua frente, Hamilton conquistou rapidamente o terceiro lugar e dava indícios que brigaria pelas primeiras posições.

Enquanto a Ferrari de Charles brilhava no topo, seu companheiro de equipe sofria para se manter em linha reta.

Difícil de explicar mais parecia que o espanhol estava montado em um cavalo totalmente arisco sem controle algum.

 Sainz não conseguiu domar o carro atolando na brita, o carro de segurança teve que ser acionado.

Após 07 voltas...

A pista já estava liberada para disputas épicas por posições.

Na minha cabeça a corrida estava um verdadeiro caos, a realidade se mostrou bem, mas tranquila.

Visivelmente incomodado com a vice-liderança, Verstappen queria desesperadamente mudar a rumo desse GP que até o momento estava muito favorável a Leclerc, o holandês tentou mas não conseguiu ultrapassar o monegasco da Ferrari.

Admito que a corrida entrou em um modo que eu não suporto, monotonia total!

Poxa a prova já é de madrugada se nada acontece na pista fica difícil de controlar o sono.

Passado o momento desabafo, vamos voltar para a corrida e caçar algo de interessante...

Pérez acaba de destruir com a pontinha de esperança que Hamilton tinha de chegar as primeiras posições, o mexicano acabará de ultrapassar o patrão roubando-lhe o terceiro lugar.

Vettel eu juro que estou tentando mais você não me ajuda!!!

O alemão perdeu o controle do carro absolutamente sozinho e novamente estampa o bico do carro no muro, provocando a segunda entrada do carro de segurança na pista.

Pista limpa e relargada autorizada!

Mais uma linda disputa estava prestes a acontecer e desta vez o fato não era uma pegadinha da minha imaginação, o fato estava acontecendo bem diante dos meus olhos.

Leclerc e Verstappen ficam lado a lado e por muito pouco a prova não tem um novo líder.

Charles além de talento tem muita sorte, o jovem piloto da Ferrari segurou a liderança na unha.

Já nos aproximávamos do final da prova.

Os meninos da McLaren finalmente estavam andando bem, Lando ocupava o quinto lugar e Ricciardo surfava na mesma onda, aparecendo em um ótimo sexto lugar.

Max ainda não estava convencido de permanecer na vice-liderança, o holandês forçava o ritmo para não perder Leclerc de vista tanto esforço resultou na quebra de seu motor, fim de prova para Verstappen.

Quem se beneficiou foi Russell colocando a Mercedes no pódio com a conquista do terceiro lugar.

Sem grandes dificuldades, Leclerc cruza a linha de chegada e pode comemorar o ótimo desempenho.



(foto: motorsport-magazin.com)

Nos vemos na Emilia Romagna 




06/04/2022

Circuito Albert Park



Data da corrida: 10/04/2022

Nome do circuito: Albert Park

Número de voltas: 58

Horário da corrida 02h

Comprimento do circuito: 5.278 km

Vencedor no ano de 2020: Valtteri Bottas (Mercedes)


27/03/2022

GP da Arábia Saudita (Uma noite de gala)

A imponência do circuito de Jeddah é algo tão surreal que me deixam sem palavras.

É totalmente impossível não se encantar!!

Porém suas curvas sinuosas associada aos muros próximos, e as poucas áreas de escape, transformam essa pista em algo muito perigoso.

Antes do início dos trabalhos a F1 discutia assuntos extra pista.

Não entendeu?

Vou tentar explicar!

Nos treinos livres foram ouvidas algumas explosões bem como muita fumaça e fogo a poucos km do circuito, se tratavam de alguns ataques de grupos radicais, temendo a segurança de todos que estavam na pista os pilotos se reuniram com integrantes do governo saudita e com a administração do autódromo, após 4h de reunião e a garantia que tudo ficaria bem, foi-se decidido dar continuidade ao GP.

O treino classificatório começou bem agitado!!

As Ferrares dominavam dando bons indícios que a pole estava nas mãos do time de Maranello, porém a Red Bull não se dava por vencida, uma disputa surreal de voltas rápidas acontecia bem diante dos meus olhos, e eu só conseguia sentir a adrenalina invadir o meu corpo.

Enquanto Red Bull e Ferrari duelando pelo topo a Mercedes estava brigando para não ficar nas últimas colocações, Hamilton e o carro aparentemente não se davam bem o heptacampeão falava repetidamente para sua equipe que o carro estava inguiável.

O inglês não conseguiu evitar o trágico desfecho de largar das últimas posições.

A Mclaren também não encontrava o acerto ideal, Norris e Daniel sofriam para guiar seus carros não conseguindo passar para a parte final do treino, ficando assim lá atrás do pelotão.

Mais uma vez a Haas vinham forte com a sua dupla de pilotos que voavam na pista, Mick estava agora em volta rápida.

Ainda imbuída desse sentimento de muita adrenalina não conseguia desgrudar meus olhos da TV, quase não piscava com medo de perder algo fantástico.

Schumaquinho como gosto de chamá-lo estava veloz e contornava as desafiadoras curvas com maestria, na parte da pista que ele estava não cabiam erros.

O erro aconteceu e a batida no muro foi com muita violência, Mick perdeu a traseira e acertou em cheio o muro que por sua vez o arremessou ao encontro de outro muro, a cena foi assustadora.

O treino estava interrompido pela bandeira vermelha.

Ainda em choque estava com as minhas mãos em cima da cabeça, em um movimento praticamente sincronizado com o box da Haas, dava para ver o pânico nos olhares dos mecânicos e integrantes da equipe.

A transmissão não mostrava como Mick estava, nem um rádio do alemão falando com a equipe aparecia, e isso estava me deixando com muito MEDO do pior ter acontecido.

De repente uma ambulância dispara em direção ao acidente, a transmissão não aproximava as imagens, meu coração estava acelerado minhas mãos suavam e eu implorava aos céus uma boa notícia.

Ainda sem saber como estavam as coisas o helicóptero médico começa a dar indícios que a situação era bem mais grave do que poderíamos imaginar, pois se ele estava ligado o transporte para um hospital próximo se fazia necessário.

Foram quase 30 minutos de angústia...

Na porta de centro médico do autódromo em cima de uma maca Mick aparece consciente e aparentemente bem, nas imagens dava para ver que o jovem piloto estava bravo com a situação que se encontrava no momento. 

Quase chorando voltei as minhas mãos para o alto a agradeci!!!

Mick estava sendo levado ao hospital só para uma melhor avaliação.

Retomei o fôlego pois ainda tinha a última parte de treino classificatório para acontecer.

Tudo pronto para mais emoções na pista!

Só não tenho estrutura emocional para mais acidentes, então meninos peguem leve por favor!

Leclerc, Verstappen e Sainz brincavam de fazer voltas rápidas e a pole pulava de colo em colo sem uma definição clara de quem iria conquistar o melhor tempo.

Só que ninguém contava com um fator surpresa que tem nome e sobrenome Sergio Pérez quebra a banca, fazendo um temporal sem chance de ninguém superá-lo.

Com a pole nas mãos o mexicano comemora a conquista pela primeira vez em sua carreira.

Leclerc e Sainz completam o grid.

Antes da largada mais surpresas só que desta vez eram boas!!

Mick aparece sorridente a caminhando normalmente pelas dependências do autódromo, sorria como boba ao ver a cena.

Posso afirmar que o jovem alemão nasceu de novo pois graças aos carros atuais a célula de sobrevivência se fez presente salvando a vida de Schumacher, e isso não é uma opinião só minha, pois o próprio piloto afirmou isso em entrevista.

Apesar de Mick estar ótimo a equipe Haas preferiu não colocá-lo na pista.

Antes da largada tivemos mais uma baixa a AlphaTauri de Yuki Tsunoda parou no meio do caminho.

Incrivelmente a largada aconteceu sem incidentes Pérez seguia como líder sem grandes dificuldades, não posso dizer o mesmo do terceiro colocado, Sainz sofria para segurar o impiedoso Verstappen que vinha como um alucinado para cima do espanhol da Ferrari, que não conseguiu se segurar perdendo o terceiro lugar para o holandês da Red Bull.

Vimos uma disputa caseira de tirar o fôlego, Alonso e Ocon ambos da equipe Alpine, eu tinha certeza que eles iriam misturar tintas o choque estava pestes a acontecer os dois disputavam milímetros da pista que já sabemos que é bem traiçoeira, fechava os olhos e conseguia ver a carro de segurança, felizmente o caos só se fez presente em minha imaginação, pois na pista tudo transcorria com tranquilidade.

Outra baixa desta vez foi o motor da Williams de Nicholas Latifi que abriu o bico deixando a canadense a pé.

Com essa bagunça toda o carro de segurança teve que ser acionado.

A prova tinha um novo líder, Leclerc desfilava em primeiro com a sua bela Ferrari.

Todos estavam agrupados por conta do carro de segurança ainda estar na pista.

A relargada iria acontecer em breve e Max se mostrava bem impaciente, o holandês estava ao lado de monegasco da Ferrari o intuito do piloto da Red Bull era induzir um erro de Charles, a pegadinha não surtiu efeito e Leclerc rasgou pela reta sem olhar para trás mantendo-se em primeiro.

Estávamos os aproximando da metade da prova.

Uma sucessão de bizarrices estava prestes a acontecer!

Tudo começou com a Alpine de Fernando Alonso que foi lentamente perdendo potência até abandonar de vez, quase imediatamente o mesmo aconteceu com Daniel Ricciardo e a McLaren segue colecionando momentos desastrosos, a sucessão de bizarrice terminou com Bottas abandonando também por problemas em seu motor.

A sensação que tive é que algum estagiário tropeçou nos fios e causou essa pene generalizada nos motores.

Por tamanha bagunça a direção de prova acionou o carro de segurança virtual pois o carro de Ricciardo e Bottas estavam parados na entrada dos boxes.

A poucas voltas do final da prova Verstappen tinha um único objetivo na cabeça, caçar Leclerc para roubar liderança do monegasco.

Eu já esfregava as mãos ansiosa por esse embate...

Quem lembra do show que ambos nos proporcionaram no Bahrein?

A primeira tentativa de Max quase deu certo, se não fosse a manobra fantástica de Leclerc.

Antes do final da prova tenho que destacar mais uma vez o excelente desempenho de Kevin Magnussen que conseguiu se embrenhar no meio do pelotão terminando a prova nono lugar, Hamilton estava logo atrás em décimo.

Com a faca entre os dentes Max tinha uma última chance de mudar o resultado do GP e subir no degrau mais alto do pódio.

Além da força do motor a Red Bull contava com o talento indiscutível do atual campeão que pegou toda sua vontade de vencer e passou como um foguete conquistando o primeiro lugar.

Leclerc tentou dar o troco, mas não conseguiu.

Eu sei que ainda é cedo para falar mais meu coração de fã não se aguenta, vi duas corridas absolutamente incrível e só quero um campeonato recheados do corrida como essas !

Já estou ansiosa para a próxima etapa !

(Foto: https://www.motorsport-magazin.com)

 Nos vemos na Austrália

(foto:google.com)

26/03/2022

grid de largada completo para o GP da Arábia Saudita.

Caros leitores!!!

Segue o grid de largada completo para o GP da Arábia Saudita.


***Por conta do acidente fortíssimo no treino classificatório Mick passara a noite em observação no hospital e não correrá amanhã.

25/03/2022

Circuito Jeddah Corniche



Data da corrida: 27/03/2022

Número de voltas: 50

Nome do circuito: Jeddah Corniche Circuit 

Horário da corrida: 14h

Comprimento do circuito : 6.174km

Vencedor no ano de 2021: Lewis Hamilton (Mercedes)


20/03/2022

GP do Bahrein (Que início espetacular)

Estamos diante de uma nova era da F1!!

Como eu estava ansiosa para esse momento...

Novos carros e novas regras é a garantia de muitas emoções na pista, o novo regulamento permite com que os carros fiquem muito mais próximos um dos outros garantindo assim mais disputas por posições.

Os holofotes estavam todos voltados ao atual campeão, Verstappen agora é o cara a ser batido.

Antes de falar do que acontecia na pista, não posso deixar de mencionar a grande movimentação no backstage.

A começar pela Haas que perdeu a sua patrocinadora máster a Uralkali maior empresa de fertilizantes do mundo, pulou fora do barco por toda pressão externa após a Rússia invadir a Ucrânia, lembrando que o dono da empresa é um poderoso oligarca russo e pai de Nikita Mazepin piloto principal da equipe Haas.

A equipe americana não pensou duas vezes em demitir o piloto russo, não faria sentido algum Mazepin continuar na equipe, e cá entre nós o russo não era um excelente piloto, ele provou isso a temporada passada, desta forma Mick Schumacher tinha um novo companheiro de equipe o experiente dinamarquês Kevin Magnussen.

A McLaren enfrentava problemas também, Ricciardo contraiu COVID e perdeu boa parte dos testes da pré-temporada, e agora o australiano teria que se esforçar como nunca para se entender no carro e fazer uma boa classificação.

Ainda falando sobre a COVID a doença fez uma nova vítima, o piloto alemão Sebastian Vettel da equipe Aston Martin testou positivo e está fora do primeiro GP da temporada.

Ufa, acho que de novidades é só isso...

Vamos ao que interessa!!

O treino estava agitado as ferraris vinham com um ritmo alucinante como a muito tempo não se via, a dupla de pilotos da equipe italiana dava um show na pista empolgando o público que lotava o autódromo.

Verstappen aparentemente não tinha um bom ritmo para ameaçar Leclerc e Sainz.

Hamilton era outro que sofria para encontrar o ritmo ideal.

Por falar em ritmo ideal, o que os meninos da Haas faziam na pista  era algo totalmente inimaginável até para o torcedor mais otimista da equipe. Magnussen dominava muito bem seu carro, o sexto lugar ocupado até o momento traduzia bem o talento do dinamarquês, Mick também demostrava bastante equilíbrio em dominar seu carro.

Não posso dizer o mesmo da McLaren,  Lando e Daniel eram o sinônimo perfeito de desastre na pista, o décimo terceiro e décimo oitavo lugar ocupado no momento traduzia o tamanho do problema da equipe britânica.

Cronômetro zerado agora era tudo ou nada para ver quem se sairia melhor pra conquistar o melhor tempo.

Leclerc já era o dono da pole, a disputa agora era pelo segundo e terceiro lugar Verstappen e Sainz duelavam de maneira fantástica, mas o talento do atual campeão prevaleceu e Max conseguiu o segundo melhor tempo, o piloto espanhol da Ferrari completou o grid.

Esperava ver um Hamilton extremamente agressivo com a faca entre os dentes pronto para atacar.

Quando as luzes vermelhas se apagaram todos os pelos do meu corpo se arrepiaram, a adrenalina corria em minhas veias e meu coração acelerava junto com os motores...Que saudades que eu estava!!

Leclerc e Verstappen largaram milimetricamente juntos os dois rasgavam pela reta sabendo que a curva a frente iria favorecer um dos dois pilotos, incrivelmente não houve toque e o monegasco permaneceu na liderança, Max recuou um pouco para preservar seus compostos.

Enquanto lá na frente estava a mil maravilhas, Pérez colhia os frutos de uma péssima largada o piloto mexicano da Red Bull perdeu duas posições para Hamilton e Magnussen caindo assim para sétimo.

Bottas também se deu mal, caindo para décimo quarto lugar.

Mas ninguém supera a dupla da McLaren que simplesmente eram os últimos carros do grid.

Tenho que destacar o excelente desempenho do estreante da categoria, Guanyu Zhou estava muito confortável a bordo de sua Alfa Romeo o que o chinês fazia na pista era de impressionar qualquer um, o piloto colocava a equipe suíça entre os dez primeiros do grid.

Como Hamilton não estava disputando as primeiras colocações, o piloto britânico abriu a rodada de pit stop.

Como sempre digo, a estratégia também é uma parte importante para vencer a corrida.

Ferrari e Red Bull duelavam pela melhor estratégia fora da pista.

A equipe austríaca chamou Max primeiro para colocar novos compostos, em seguida a Ferrari chamou Leclerc para fazer o mesmo, o encontro desses dois na pista era algo inevitável, e vou admitir que estava louca para isso acontecer.

Max foi para cima de Charles o piloto da Ferrari ainda estava com pneus frios o duelo foi simplesmente surreal...

Agora a prova tinha um novo líder!!! Max...opa espera! Leclerc retoma a liderança em uma manobra incrível, Verstappen de maneira impressionante dá o troco e volta a ser líder...o piloto da Ferrari não se dá por vencido e ultrapassa novamente o holandês da Red Bull, esse troca troca durou 3 impressionantes voltas!! Um verdadeiro show bem diante dos meus olhos, por fim o motor da Ferrari falou mais alto e o monegasco conseguiu se firmar definidamente na liderança.

A corrida seguia em seu curso lá no meio de pelotão não acontecia grandes movimentações. 

Pierre Gasly aparecia lento na pista e algo muito sério acontecia.

O piloto francês foi levando seu carro até uma área de escape, o motor apagou e simplesmente começou a pegar fogo, rapidamente Gasly saltou do carro, o susto foi grande mais felizmente sem feridos.

Óbvio que o carro de segurança teve que ser acionado, reagrupando todos novamente.

Já nos aproximávamos do final da prova...

Roía as unhas esperando mais um duelo entre Max e Leclerc.

Quando o carro de segurança deixou a pista, o monegasco da Ferrari acelerou e se manteve longe, Max reclamava que algo estava errado em seu carro.

Com uma chance de ouro nas mãos Carlos Sainz tinha chances de ultrapassar Max para conquistar a vice-liderança da prova, nitidamente a Red Bull tinha problemas e foi parando lentamente se aproveitando da falta de sorte do holandês, Sainz e o resto do grid ultrapassaram Max.

O atual campeão acabará de abandonar a prova...

Faltando 02 voltas para o fim Hamilton foi visionário ao enxergar uma boa chance de ir ao pódio, mas para isso acontecer o britânico teria que se livrar do mexicano da Red Bull que estava a seu frete.

Olhando pelo retrovisor que o heptacampeão se aproximava, Pérez se desesperou e rodou sozinho, Hamilton passou feliz por conquistar seu lugar no pódio.

O carro de Sergio Pérez simplesmente morreu no meio do caminho e deixou o mexicano a pé e na contramão literalmente.

Fim de prova e Leclerc comemora a primeira vitória do ano, e Ferrari estava nas nuvens festejando em dose dupla o triunfo dos meninos com o primeiro e segundo lugares respectivamente.


(Foto: https://www.motorsport-magazin.com)





Nos vemos no GP da Arábia Saudita



18/03/2022

Circuito Bahrein Internacional



Data da corrida: 20/03/2022

Nome do circuito: Bahrein Internacional Circuito 

Número de voltas: 57

Horário da corrida 12h

Comprimento do circuito: 5.412 km

Vencedor do ano de 2021: Lewis Hamilton (Mercedes)


08/02/2022

Lançamento dos carros 2022

Fala galera!!!

E aí, quem está ansioso para conhecer as novas máquinas?

Programe-se para não perder nenhum detalhe!!!



12/12/2021

GP de Abu Dhabi (UMA TEMPORADA HISTÓRICA)

Chegamos a última corrida do ano!!

Emoção a flor da pele, nunca havia presenciado um campeonato tão acirrado como esse.

Tão imprevisível...

Tão espetacular...

O clima era de tensão dos dois lados apesar de ninguém admitir.

Final de temporada sempre tem as difíceis despedidas, Kimi Raikkonen se aposenta da categoria após 20 anos.

Antonio Giovinazzi, também deixa a F1 para se aventurar na fórmula E.

A classificação começou do jeito que eu imaginava, disputada em todos os centímetros da pista.

Com o cronômetro zerado o motor Honda falou mais alto, garantindo assim a pole para Verstappen, Hamilton claramente desapontado ficou com o segundo melhor tempo.

A surpresa mesmo ficou por conta de Landinho que em uma volta simplesmente voadora fechou o grid com a conquista do terceiro lugar, ainda sem acreditar o jovem piloto da McLaren foi em direção aos seus pais que o aguardavam, eles estavam visivelmente emocionados com o feito do filho.

Essa cena foi de arrepiar e confesso que fiquei bastante emocionada.

A ansiedade era tanta que eu mal consegui dormir, parecia sentir que o domingo seria espetacular.

Tudo pronto para o show começar.

Lewis em uma largada absolutamente incrível ultrapassa Max e conquista a liderança da prova, a partir desse momento foram sequências impressionantes de voltas mais rápidas, Hamilton não dava trégua e a cada volta concluída a distância para Verstappen só aumentava.

Sergio Pérez foi para cima de Norris para tomar o terceiro lugar do piloto da McLaren, a manobra de ultrapassagem foi tão surpreendente que o jovem piloto além de perder o terceiro lugar acabou saindo da pista e voltou em quinto.

A RBR dialogava insistentemente com a FIA, tudo porque na manobra de ultrapassagem sobre Max, Hamilton usou a área de escape evitando uma colisão, mas a regra diz que quando acontece isso o piloto que no caso é Hamilton teria que devolver a posição, mas isso não aconteceu e o inglês se firmava na liderança.

Perdendo rendimento por conta dos desgastes excessivos dos pneus Verstappen abriu a rodada de pit stop.

Em seguida foi a vez de Hamilton fazer a troca de compostos.

A prova tinha um novo líder, Pérez comandava o show momentaneamente mais o que ele pudesse fazer para ajudar seu companheiro de equipe ele faria.

Hamilton era o segundo colocado e volta a volta se aproximava de Pérez para tomar a liderança do mexicano.

Já previa que o encontro desses dois não seria nem um pouco amistoso.

Hamilton chegou chegando para cima de Sergio, o piloto da RBR não se apavorou e mantinha uma linha de defesa perfeita sem toque ou coisas do tipo, sabíamos que o motor Mercedes iria falar mais alto a qualquer momento e não haveria muita coisa a ser feito, o momento chegou e Hamilton finalmente conquista a liderança, porém o inglês não contava com o tempo de reação do piloto da RBR que em uma manobra absolutamente ousada deu o X e voltou a ser líder.

Essa briga foi espetacular...

Graças a Pérez, Max pouco a pouco conseguia se aproximar.

Na terceira tentativa de ultrapassagem Hamilton finalmente conseguiu se firmar em primeiro, e agora ninguém seria capaz de tirar o inglês de lá.

Max acabara de conquistar a vice-liderança, mas o inglês da Mercedes permanecia inalcançável até o momento.

Estávamos na metade da prova e até o momento o oitavo título de Hamilton se tornava algo tangível.

Kimi Raikkonen se despede da F1 da pior maneira possível, o finlandês perdeu o carro e só parou na barreira de pneus, fim de prova para o piloto da Alfa Romeo.

O carro de segurança virtual foi acionado.

02 voltas depois foi a vez de Russell abandonar, a princípio sua Williams teve problemas na caixa de câmbio.

Hamilton agradecia aos céus por não ser carro de segurança físico e não precisar reagrupar todos novamente.

Giovinazzi, da Alfa Romeo entrou na onda e também abandoou a prova por problemas na caixa de câmbio.

Sem conseguir se aproximar de Hamilton a RBR chamou sua dupla de pilotos para colocar compostos novos, a estratégia era ter mais velocidade para quem sabe reduzir um pouco da desvantagem que Max tinha para o inglês da Mercedes.

Faltando 10 voltas para o fim, Hamilton já estava com as duas mãos na taça e nada parecia destruir seu sonho dourado de conquistar o oitavo título da carreira e ser o maior campeão da história da F1.

Mick Schumacher e Nicholas Latifi duelavam pelo décimo quarto lugar, a disputa foi tensa roda a roda e logicamente alguém iria pagar um preço alto por isso, o canadense da Williams pagou o preço de ser arrojado e estampou seu carro no muro, apesar de violência da batida o piloto nada sofreu e saiu do carro com tranquilidade.

Ah 04 voltas o carro de segurança foi acionado, ou seja, reagrupou todos novamente.

Temia que a pista não ficasse limpa a tempo, imagina como seria horrível acabar um campeonato tão acirrado como esse valendo o título, com o carro de segurança à frente impossibilitando ultrapassagens.

Faltava 01 volta estava tudo pronto para dar andamento na corrida o carro de segurança estava prestes a se retirar da pista.

Max estava colado em Hamilton mostrando que nada estava perdido e assim como o inglês tinha esperanças de títulos o holandês mantinha sua confiança lá no alto.

Hamilton acelerou mais não o suficiente para segurar o ímpeto do piloto da RBR, em uma manobra espetacular Verstappen conquistou a liderança.

Faltando 300m para a linha de chegada Max acelerou com o coração e passou um filme em sua cabeça lembrando de sua difícil trajetória até se tornar um campeão mundial!!

No rádio ele chorava de soluçar, quase sem voz agradeceu sua equipe por toda dedicação que tiveram durante essa histórica temporada.

Hamilton estava desolado...Demorou a sair do carro como se não quisesse ver o que estava diante de seus olhos, foi amparado pelo seu pai, quase sem forças foi cumprimentar o novo campeão da F1 

Carlos Sainz estava lá em um cantinho feliz com o seu terceiro lugar, ótimo resultado para a Ferrari.

Infelizmente no esporte só um vence e ergue o troféu, mas o nome de Hamilton já foi escrito na F1 após 07 títulos mundiais.

Por fim eu como alucinada por esse esporte agradeço o grande espetáculo que vi durante toda a temporada, sem dúvida alguma essa foi a MELHOR temporada de todos os tempos.

Depois de pular, gritar e fazer festa, parei um segundo e olhei para o céu pensando na pessoa que me apresentou a F1, e fez eu me tornar completamente apaixonada por esse esporte.

Papiii estou vestida com uma camiseta sua que você adorava, tenho absoluta certeza que o senhor esteve comigo durante toda a prova curtindo cada segundo comigo.

E assim como o pai do Verstappen estava orgulhoso do filho que tem, eu também me orgulho do pai que tive.

A corrida terminou assim:


(Foto:motorsport-magazin.com)



10/12/2021

Circuito Abu Dhabi



Data da corrida: 12/12/2020

Número de voltas: 58

Horário da corrida 10h

Nome do circuito: Yas Marina Circuit

Comprimento do circuito: 5.554 km

Vencedor no ano de 2020: Max Verstappen (RBR)


05/12/2021

GP da Arábia Saudita (Muito louco é pouco)

Jeddah é uma mescla de muitos circuitos.

Considerada a pista mais rápida de toda a temporada, ela deixa Monza no chinelo.

Suas mais de 27 curvas transformam Spa-Francorchamps em algo tranquilo de se pilotar.

Por último seus muros próximos com poucas áreas de escape, transforma Mônaco em uma pista fácil.

Ou seja, jogaram em um liquidificador tudo de mais perigoso e desafiador para projetar esse circuito.

Seu visual é de tirar o fôlego, principalmente à noite, porém no quesito segurança acredito que pecaram um pouco.

Já esperava assistir uma corrida truncada com muitas entradas do carro de segurança e bandeiras vermelhas.

Mas antes de tudo precisaríamos definir a grid de largada.

Olha, não era só a temperatura ambiente que estava quente, o clima na pista pegava fogo.

Hamilton e Verstappen duelavam de maneira fantástica, eram sequências impressionantes de voltas rápidas o jogo estava lá e cá quando parecia que a pole iria para o inglês o holandês aparecia forte, um verdadeiro duelo de gigantes.

Eu mal conseguia conter a emoção, meu coração pulsava com força demonstrando o quanto AMO esse esporte.

Últimos segundos Hamilton passa a faz a sua parte, logo atrás estava Max terminando sua volta que até o momento estava mais do que o suficiente para conquistar a pole, o jovem piloto da RBR estava no limite tanto mental quanto do carro.

Lembrando que esse circuito não permite erros, um simples deslize pode custar muito caro.

Verstappen vinha como um alucinado, faltava poucos metros para ele cruzar a linha de chegada a pole já em seu colo só algo muito bizarro poderia mudar o rumo das coisas.

Pois bem a bizarrice aconteceu...

Um mini toque no muro foi o suficiente para a pole virar pó nas mãos do holandês.

Sendo assim o grid se formou com Hamilton, Bottas e Max.

Antes da largada os pilotos fizeram 01 minuto de silêncio pela morte do genial Frank Williams que nos deixou no domingo dia (28/11)

Se tinha alguém mais tensa do que eu para essa largada, desconheço!

Meu Deus que ansiedade.

Com as mãos entrelaçadas acompanhei o início da prova, confesso que esperava mais todos do grid agiam com muita cautela.

Hamilton já abria uma cratera de distância dos demais pilotos, com esse panorama já esperava uma corrida bem chata.

Mas logo essa percepção de monotonia desapareceu.

A corrida estava bem agitada só não acontecia muitas ultrapassagens.

Mick aparentava ter ótimo ritmo e fazia uma pilotagem tranquila, sua posição ocupada no momento era o décimo oitavo lugar, mas levando em consideração que o alemão guia o pior carro do grid, sua atual posição era lucro.

Ricciardo surpreendia a bordo de sua McLaren, o australiano largou lá no fim do pelotão e vinha fazendo uma corrida de recuperação impressionante pois no mesmo já aparecia em nono.

Vocês lembram que eu falei que essa corrida seria um festival de paralisações por acidentes ?

Pois bem, o primeiro aconteceu.

Schumaquinho perdeu o controle de sua Haas e foi direto para a barreira de pneus, a batida foi violenta e Mick ainda um pouco desnorteado saiu do carro.

O carro de segurança foi acionado.

Esse é o momento em que as equipes traçam as melhores estratégias.

Sem tempo a perder a Mercedes chamou seus dois pilotos para colocar compostos novos. 

Versttapen permaneceu na pista apostando em algo totalmente arriscado.

Ele havia herdado a liderança da prova, se essa paralização virasse uma bandeira vermelha o holandês poderia trocar os pneus e ainda se manter na liderança.

A sorte foi lançada...

Com a demora na remoção da Haas e direção de prova,  acionou a bandeira vermelha.

Ou seja, até o momento a estratégia de Verstappen foi perfeita.

Em menos de 10min a pista já estava limpa para o reinício da prova.

Todos já estavam em suas posições de largada.

Max não largou bem, Hamilton vinha para tomar a liderança se tocando da besteira que fez o piloto da RBR tentou concertar as coisas os dois, dividiram a curva Lewis acabou saindo da pista pois Verstappen não deixou espaço, o inglês caiu para terceiro.

Ocon que não tem nada a ver com a briga tratou logo de se embrenhar no meio da confusão conquistando a vice-liderança da prova, o piloto francês da Alpine não poderia estar mais feliz, mas se quisesse realmente subir no pódio teria que focar e segurar o impiedoso Hamilton.

Se as coisas na frente estavam bagunçadas, é porque não vimos o imbróglio que estava no meio do pelotão.

Leclerc tocou em Pérez, simultaneamente Mazepin e Russell também se encontraram no meio de caminho, pior para o russo da Haas que teve seu carro estampado no muro, conclusão bandeira vermelha para limpar a pista.

Foram 20min de espera...

Tudo pronto para a terceira largada do dia...

Mas antes das luzes vermelhas se apagarem é preciso explicar a ordem do grid.

Max não era mais líder pois foi punido por ter jogado Hamilton para fora da pista, ou seja, o piloto da RBR largaria em terceiro.

Ocon era o líder e trazia consigo um Hamilton mordido na vice-liderança.

Agora foi a vez de Hamilton comer mosca na largada, Max aproveitando a bobeada do tetracampeão tratou logo de reassumir a liderança da prova, Ocon agora era segundo, mas não por muito tempo pois Lewis vinha com tudo para cima do piloto francês.

Ufa, será que dá tempo de tomar um ar?

Vettel estava fazendo uma das suas piores provas da temporada, lá no final do grid Seb não conseguia se desvencilhar das últimas posições seu carro estava se desfazendo devido aos inúmeros incidentes que o alemão havia se envolvido.

Hamilton acabará de conquistar a vice-liderança da prova.

A caçada entre Hamilton e Verstappen estava prestes a recomeçar.

Eu me perguntava se estava pronta para mais um embate entre eles ?

Estávamos nos aproximando do final da prova e eu não tinha ideia do que poderia acontecer.

Ricciardo se firmou em quinto seguindo felizão com a sua corrida de recuperação.

Ocon ao que parece iria subir do pódio, pois Bottas não fazia menção de ultrapassá-lo.

Hamilton chegou chegando e sem pedir licença foi ultrapassando o piloto da RBR, Max não permitiu que o inglês concluísse a manobra de ultrapassagem ou seja ambos foram NOVAMENTE para fora da pista.

Lewis não desistiu e foi mais uma vez para cima de Max.

Como a piloto da RBR havia jogado Hamilton para fora da pista na primeira tentativa de ultrapassagem a equipe austríaca orientou o seu piloto a devolver a posição à Hamilton desta forma Verstappen diminuiu a velocidade e deu um lado para Hamilton passar, em contrapartida a Mercedes não orientou seu piloto para o que estava acontecendo, ou seja Lewis foi pego de surpresa pela desaceleração repentina de Max e acabou batendo na traseira do carro da RBR.

O choque causou um certo dano a asa dianteira do inglês.

A equipe Mercedes estava pilhada com tudo isso e aproveitou para pilhar o seu segundo piloto pedindo para Bottas acelerar e ultrapassar Ocon.

Hamilton não desistia e foi mais uma vez para cima de Max, o holandês chegou a perder a liderança mais retomou em seguida em uma manobra absolutamente brilhante.

O duelo desses dois estava lindo de ver!!

Os pneus de Max já haviam acabado e o holandês estava perdendo rendimento.

Aqui estava a chance de ouro que Hamilton pedia aos céus, acionando o turbo de sua Mercedes o inglês passou de passagem e finalmente retomou a liderança!

Nos metros finais Bottas foi para cima de Ocon para ultrapassá-lo e se garantir no pódio.

E como fica o campeonato ?

Tudo será decidido na última etapa, pois ambos estão empatados com 369,5 pontos.

Haja coração!!!

A corrida terminou assim:



(foto:motorsport-magazin.com)


Nos vemos na última etapa do ano Abu Dhabi