Jeddah é uma mescla de muitos circuitos.
Considerada a pista mais rápida de toda a temporada, ela deixa Monza no chinelo.
Suas mais de 27 curvas transformam Spa-Francorchamps em algo tranquilo de se pilotar.
Por último seus muros próximos com poucas áreas de escape, transforma Mônaco em uma pista fácil.
Ou seja, jogaram em um liquidificador tudo de mais perigoso e desafiador para projetar esse circuito.
Seu visual é de tirar o fôlego, principalmente à noite, porém no quesito segurança acredito que pecaram um pouco.
Já esperava assistir uma corrida truncada com muitas entradas do carro de segurança e bandeiras vermelhas.
Mas antes de tudo precisaríamos definir a grid de largada.
Olha, não era só a temperatura ambiente que estava quente, o clima na pista pegava fogo.
Hamilton e Verstappen duelavam de maneira fantástica, eram sequências impressionantes de voltas rápidas o jogo estava lá e cá quando parecia que a pole iria para o inglês o holandês aparecia forte, um verdadeiro duelo de gigantes.
Eu mal conseguia conter a emoção, meu coração pulsava com força demonstrando o quanto AMO esse esporte.
Últimos segundos Hamilton passa a faz a sua parte, logo atrás estava Max terminando sua volta que até o momento estava mais do que o suficiente para conquistar a pole, o jovem piloto da RBR estava no limite tanto mental quanto do carro.
Lembrando que esse circuito não permite erros, um simples deslize pode custar muito caro.
Verstappen vinha como um alucinado, faltava poucos metros para ele cruzar a linha de chegada a pole já em seu colo só algo muito bizarro poderia mudar o rumo das coisas.
Pois bem a bizarrice aconteceu...
Um mini toque no muro foi o suficiente para a pole virar pó nas mãos do holandês.
Sendo assim o grid se formou com Hamilton, Bottas e Max.
Antes da largada os pilotos fizeram 01 minuto de silêncio pela morte do genial Frank Williams que nos deixou no domingo dia (28/11)
Se tinha alguém mais tensa do que eu para essa largada, desconheço!
Meu Deus que ansiedade.
Com as mãos entrelaçadas acompanhei o início da prova, confesso que esperava mais todos do grid agiam com muita cautela.
Hamilton já abria uma cratera de distância dos demais pilotos, com esse panorama já esperava uma corrida bem chata.
Mas logo essa percepção de monotonia desapareceu.
A corrida estava bem agitada só não acontecia muitas ultrapassagens.
Mick aparentava ter ótimo ritmo e fazia uma pilotagem tranquila, sua posição ocupada no momento era o décimo oitavo lugar, mas levando em consideração que o alemão guia o pior carro do grid, sua atual posição era lucro.
Ricciardo surpreendia a bordo de sua McLaren, o australiano largou lá no fim do pelotão e vinha fazendo uma corrida de recuperação impressionante pois no mesmo já aparecia em nono.
Vocês lembram que eu falei que essa corrida seria um festival de paralisações por acidentes ?
Pois bem, o primeiro aconteceu.
Schumaquinho perdeu o controle de sua Haas e foi direto para a barreira de pneus, a batida foi violenta e Mick ainda um pouco desnorteado saiu do carro.
O carro de segurança foi acionado.
Esse é o momento em que as equipes traçam as melhores estratégias.
Sem tempo a perder a Mercedes chamou seus dois pilotos para colocar compostos novos.
Versttapen permaneceu na pista apostando em algo totalmente arriscado.
Ele havia herdado a liderança da prova, se essa paralização virasse uma bandeira vermelha o holandês poderia trocar os pneus e ainda se manter na liderança.
A sorte foi lançada...
Com a demora na remoção da Haas e direção de prova, acionou a bandeira vermelha.
Ou seja, até o momento a estratégia de Verstappen foi perfeita.
Em menos de 10min a pista já estava limpa para o reinício da prova.
Todos já estavam em suas posições de largada.
Max não largou bem, Hamilton vinha para tomar a liderança se tocando da besteira que fez o piloto da RBR tentou concertar as coisas os dois, dividiram a curva Lewis acabou saindo da pista pois Verstappen não deixou espaço, o inglês caiu para terceiro.
Ocon que não tem nada a ver com a briga tratou logo de se embrenhar no meio da confusão conquistando a vice-liderança da prova, o piloto francês da Alpine não poderia estar mais feliz, mas se quisesse realmente subir no pódio teria que focar e segurar o impiedoso Hamilton.
Se as coisas na frente estavam bagunçadas, é porque não vimos o imbróglio que estava no meio do pelotão.
Leclerc tocou em Pérez, simultaneamente Mazepin e Russell também se encontraram no meio de caminho, pior para o russo da Haas que teve seu carro estampado no muro, conclusão bandeira vermelha para limpar a pista.
Foram 20min de espera...
Tudo pronto para a terceira largada do dia...
Mas antes das luzes vermelhas se apagarem é preciso explicar a ordem do grid.
Max não era mais líder pois foi punido por ter jogado Hamilton para fora da pista, ou seja, o piloto da RBR largaria em terceiro.
Ocon era o líder e trazia consigo um Hamilton mordido na vice-liderança.
Agora foi a vez de Hamilton comer mosca na largada, Max aproveitando a bobeada do tetracampeão tratou logo de reassumir a liderança da prova, Ocon agora era segundo, mas não por muito tempo pois Lewis vinha com tudo para cima do piloto francês.
Ufa, será que dá tempo de tomar um ar?
Vettel estava fazendo uma das suas piores provas da temporada, lá no final do grid Seb não conseguia se desvencilhar das últimas posições seu carro estava se desfazendo devido aos inúmeros incidentes que o alemão havia se envolvido.
Hamilton acabará de conquistar a vice-liderança da prova.
A caçada entre Hamilton e Verstappen estava prestes a recomeçar.
Eu me perguntava se estava pronta para mais um embate entre eles ?
Estávamos nos aproximando do final da prova e eu não tinha ideia do que poderia acontecer.
Ricciardo se firmou em quinto seguindo felizão com a sua corrida de recuperação.
Ocon ao que parece iria subir do pódio, pois Bottas não fazia menção de ultrapassá-lo.
Hamilton chegou chegando e sem pedir licença foi ultrapassando o piloto da RBR, Max não permitiu que o inglês concluísse a manobra de ultrapassagem ou seja ambos foram NOVAMENTE para fora da pista.
Lewis não desistiu e foi mais uma vez para cima de Max.
Como a piloto da RBR havia jogado Hamilton para fora da pista na primeira tentativa de ultrapassagem a equipe austríaca orientou o seu piloto a devolver a posição à Hamilton desta forma Verstappen diminuiu a velocidade e deu um lado para Hamilton passar, em contrapartida a Mercedes não orientou seu piloto para o que estava acontecendo, ou seja Lewis foi pego de surpresa pela desaceleração repentina de Max e acabou batendo na traseira do carro da RBR.
O choque causou um certo dano a asa dianteira do inglês.
A equipe Mercedes estava pilhada com tudo isso e aproveitou para pilhar o seu segundo piloto pedindo para Bottas acelerar e ultrapassar Ocon.
Hamilton não desistia e foi mais uma vez para cima de Max, o holandês chegou a perder a liderança mais retomou em seguida em uma manobra absolutamente brilhante.
O duelo desses dois estava lindo de ver!!
Os pneus de Max já haviam acabado e o holandês estava perdendo rendimento.
Aqui estava a chance de ouro que Hamilton pedia aos céus, acionando o turbo de sua Mercedes o inglês passou de passagem e finalmente retomou a liderança!
Nos metros finais Bottas foi para cima de Ocon para ultrapassá-lo e se garantir no pódio.
E como fica o campeonato ?
Tudo será decidido na última etapa, pois ambos estão empatados com 369,5 pontos.
Haja coração!!!
A corrida terminou assim:
(foto:motorsport-magazin.com) |
Nos vemos na última etapa do ano Abu Dhabi
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