18/03/2012

GP da Austrália

Enfim a temporada começou  !!!

Para quem acompanhou a temporada 2011 da fórmula 1, viu um campeonato perfeito para equipe RBR e seu piloto alemão Sebastian Vettel  que teve um início avassalador sem dar qualquer chances para o seus adversários .
Tanto domínio fez com que o menino prodígio da RBR se tornasse bicampeão mundial com apenas 24 anos, digamos que houve um casamento perfeito entre carro e piloto.

Mas essa história todos nós já conhecemos .
Agora estamos em 2012 e é importante falarmos sobre o futuro.

Sendo assim o ano começou com uma estranha novidade, por determinação da FIA(Federação Internacional de Automobilismo)  os carros sofreram alteração em seu design, tornando-os mas seguros, porém no quesito beleza os bólidos decepcionaram muito. Contudo, a velocidade e potência  permanecem.
O anseio pelo novo nos dominava e a expectativa pelo recomeço era enorme, desta forma o sábado de treino classificatório nos deixou perplexo, confusos e mais ansiosos, isso se deu não por que as McLarens foram as mais velozes mas por que as RBRs estavam na quinta e sexta posições, nada comum para uma equipe campeã, mas não era só isso que nos intrigava pois as Ferraris estavam muito abaixo do seu rendimento e as posições no grid de largada parecia até uma brincadeira de muito mal gosto, mas o ápice de tudo isso foi ver uma Lotus largando em terceiro e  o heptacampeão da Mercedes largar em quarto.

Sim, isso tudo era mesmo real  mesmo eu querendo acreditar que houvesse um erro no sistema.
No domingo Lewis Hamilton largou na frente mas não teve muito tempo para apreciar o gosto da liderança, pois foi superado por Jenson Button o seu companheiro de equipe, que tratou de ser o mais rápido, abrindo uma boa vantagem entre Hamilton, além da troca de líder a corrida estava muito movimentada com troca constantes de posições, os pilotos que mais se destacaram foram Sebastian Vettel que saltou da sexta posição para terceiro lugar e Nico Rosberg da Mercedes que largou em sétimo e foi parar em quarto lugar.

Por falar em Mercedes o companheiro de Rosberg não teve a mesma sorte e abandonou a corrida e o sonho de marcar pontos com apenas 12 voltas.
Na volta de número 36 o carro de Vitaly Petrov  da lotus quebrou, o Safety car ( carro de segurança) teve que entrar na pista, quem aproveitou para testar a nova regra que permite que os pilotos façam a troca de pneus enquanto o Safety car permanece na pista, foi Vettel da RBR, que voltou para corrida em sua posição de origem o terceiro lugar. Após várias voltas em ritmo moderado imposto pelo carro de segurança, a prova recomeçou e Sebastian atacou Lewis que não resistiu a tanta pressão e foi superado por esse alemão acostumado a andar sempre na ponta.

O objetivo agora era chegar o mais próximo possível de Button para tentar ultrapassá-lo, mas isso não era possível pois a McLaren de Jenson estava realmente implacável, aliás a McLaren vem muito forte e desponta como favorita para brigar com a RBR na disputa do mundial.
Faltando poucas voltas para o final da corrida, os pilotos Brasileiros Felipe Massa da Ferrari e Bruno Senna da Williams se envolveram em uma disputa de posições entre si, houve um toque e incrivelmente os dois abandonaram a prova.

Nas últimas voltas Hamilton sofreu muita pressão do australiano Mark da RBR mas as três posições se mantiveram inalteradas até a bandeirada final.

A corrida terminou assim :

Posição
Piloto 
Equipe
1
Jenson Button 
McLaren
2
Sebastian Vettel
RBR
3
Lewis Hamilton 
McLaren


( foto: Nextgen-Auto.com)

 
Vídeo da prova


Próxima corrida
GP da Málasia


17/03/2012

Grid de largada para o GP da Austrália

Caros leitores !!!


Segue o grid de largada completo para o GP da Austrália.

Posição
Piloto 
Equipe
Tempo
1
Lewis Hamilton
McLaren
1m24s922
2
Jeson Button
McLaren
1m25s074
3
Romain Grosjean
Lotus
1m25s302
4
Michael Schumacher
Mercedes
1m25s336
5
Mark Weber
RBR
1m25s651
6
Sebastian Vettel
RBR
1m25s668
7
Nico Rosberg
Mercedes
1m25s686
8
Pastor Maldonado
Williams
1m25s908
9
Nico Hulkenberg
Force India
1m26s451
10
Daniel Ricciardo
STR
Sem tempo
11
Jean-Eric
STR
1m26s429
12
Fernando Alonso
Ferrari
1m26s494
13
Kumiu kobayashi
Sauber
1m26s590
14
Bruno Senna
Williams
1m26s663
15
Paul di Resta
Force India
1m27s086
16
Felipe Massa
Ferrari
1m27s497
17
Kimi Raikkonen
Lotus
1m27s758
18
Heikki Kovalainen
Caterham
1m28s679
19
Vitaly Petrov
Caterham
1m29s018
20
Timo Glock
Marussia
1m30s923
21
Charles Pic
Marussia
1m31s670
22
Sergio Perez
Sauber
Punido
23
Pedro de la Rosa
HRT
1m33s495
24
Narain Karthikeyan
HRT
1m33s643

16/03/2012

Circuito de Melbourne (Austrália)

(foto: google.com)

Data da corrida : 18/03/2012.
Nome do circuito: Albert Park.
Número de voltas : 58.
Horário da corrida 03hs.
Comprimento do circuito : 5.303 km.
Vencedor no ano de 2011: Sebastian Vettel  (equipe RBR )


14/03/2012

Tabela de pontuação da fórmula 1

Caros leitores !!!

Faltando apenas 4 dias para o início da temporada 2012 de Fórmula 1,essa tabelinha vai ajudar vocês a entenderem um pouco melhor como funciona o sistema de pontuação da competição.
Posições
Sistema de pontuação da temporada 2012
25 Pontos
18 Pontos
15 Pontos
12 Pontos
10 Pontos
08 Pontos
06 Pontos
04 Pontos
02 Pontos
10°
01 Pontos

17/02/2012

As equipes e seus pilotos

Caros leitores !!!
Segue a lista de pilotos e equipes da temporada 2012 de fórmula 1

N°
Pilotos
Equipes 
         1
Sebastian Vettel
Red Bull
         2
Mark Webber
         3
Jeson Button
McLaren
         4
Lewis Hamilton
         5
Fernando Alonso
Ferrari
         6
Felipe Massa
         7
Michael Schumacher
Mercedes
         8
Nico Rosberg
         9
Kimi Raikkonen
Lotus
       10
Romain Grosjean
       11
Paul Di Resta
Force India
       12
Nico Hulkenberg
       13
Kaumi Kobayashi
Sauber
       14
Sergio Pérez
       15
Daniel Ricciardo
Toro Rosso
       16
Jean Eric
       17
Bruno Senna
Williams
       18
Pastor Maldonado
       19
Heikki Kovalainen
Caterham
       20
Vitaly Petrov
       21
Narain Karthikeyan
HRT
       22
Pedro de la Rosa
       23
Timo Glock
Marussia
       24
Charles Pic

07/02/2012

Início da temporada de testes da fórmula 1 2012

Nesta terça-feira começa o aquecimento dos motores para a temporada 2012 da fórmula 1, que serão realizados nos autódromos de Jerez e Barcelona ambos na  Espanha .


Com o recomeço dos trabalhos as equipes apresentaram os carros para a disputa do campeonato.
Desta forma a temporada de testes está dividia em 3 partes antes do início oficial da competição que se dá em março.

Primeira parte: dia 07/02 à 10/02.
Segunda parte:  dia 21/02 à 24/02.

Terceira parte: 01/03 à 04/03.


Por exigência da FIA ( Federação Internacional de Automobilismo )os projetistas tiveram que mudar o design do carro  fazendo com que houvesse um degrau entre o cockpit ao bico do carro.
Segundo a FIA essa mudança é para dar mais segurança ao piloto em caso de acidente.

Para quem não sabe  , o formato do banco do cockpit é de concha, fazendo com que os pedais fiquem quase no meio do bico do carro e assim, a probabilidade do piloto se machucar era muito grande. Agora com o novo design do carro o degrau tem a função de não deixar os pedais no mesmo nível do bico do carro,desta forma em caso de acidente frontal a chances do piloto machucar o pé ou a perna é quase nula.
Segue imagens dos novos carros da temporada 2012

RBR ( Red Bull Racing)


( Foto redbullracing.com)

Ferrari







(foto:Nextgen-auto.com)


McLaren

(foto:Nextgen-auto.com)

Lotus

( foto: Nextgen-auto.com)

Force Índia

( foto: Nextgen-auto.com)

Sauber

( foto: Nextgen-auto.com)

Toro Rosso

( foto: Nextgen-auto.com)