09/10/2023

GP do Catar (Consagrando um tricampeão)

Pessoal papo sério por aqui antes de falar sobre a corrida!

Precisamos falar sobre o terror que os pilotos enfrentaram hoje, não foi um caso isolado, praticamente todos do grid passaram mal, muitooooo mal...

Casos de desmaio, vômitos e até confusão mental foram vividos por parte dos pilotos durante a prova e até o término dela.

Agora faço uma pergunta a FIA: Se a copa do mundo foi realizada em novembro, pois os atletas não teriam condições de jogar no calor, por que o GP foi realizado em pleno outubro?

O que difere os jogadores de futebol, para os pilotos de F1? 

Sendo que o calor que os pilotos enfrentam é bem pior, pois não estamos falando apenas da temperatura ambiente alta, o asfalto gera muito calor, o motor do carro gera muito calor, e todo o equipamento que o piloto veste é bem quente.

Estamos falando aqui de atletas de alto nível, na qual treinam muito forte e colocam o corpo deles sempre ao extremo, porém o que eles viveram hoje foi desumano, algo que poderia desencadear problemas gravíssimos na vida dos pilotos, pois desidratação PODE SIM MATAR...

Antes de pensar em dinheiro e no show, lembra-se que atrás de um volante tem seres humanos e não robôs!!!!!

Vamos ao resumo do fim de semana!

Para quem gosta de beleza e modernidade, Losail entrega tudo, as corridas noturnas são deslumbrantes.

Esse final de semana seria de consagração de Verstappen, e aparentemente nada nem ninguém seria capaz de tirar sua paz.

Final de semana com formato sprint, aquele mix de sentimento toma conta de mim, não sei se amo ou odeio.

A classificação para domingo começou com as McLarens e Mercedes mostrando força, obviamente estou relatando o que acontece do segundo colocado para baixo, pois o primeiro lugar não encontrava dificuldades de fazer o de sempre.

O arrojo de Piastri na pista era absolutamente incrível, quem não se encanta com tamanho talento está vivendo errado e acompanhando o esporte errado também.

Landinho também não ficava para trás no quesito talento, o moleque travesso da F1 (apelidado carinhosamente por mim) dava show na pista, colocando muito veterano no bolso.

Hamilton e Russell também demonstravam estar confortáveis em seus carros registrando bons tempos.

Logan Sargeant segue sob muita pressão, o norte-americano ainda não assinou sua renovação com a Williams e obviamente o seu péssimo rendimento na pista o coloca em maus lençóis, sei que ninguém perguntou, porém vou dar a minha sincera opinião sobre o jovem piloto em questão, esse é o primeiro ano de Sargeant na F1 o seu carro não está recebendo as atualizações que Alexander Albon (companheiro de equipe) está recebendo uma vez que o tailandês está entregando resultados positivos, fato confirmado por James Vowles chefe de equipe, o próprio Vowles já deixou claro que pretende sim renovar com o Logan, porém se faz necessário mostrar a que veio.

Fiz essa bela introdução para em seguida dizer que Sargeant não passou para o Q2, pô Logan me ajuda e te ajudar!

Quem também fez um papelão foi Stroll o canadense da Aston Martin também não passou para o Q2 e simplesmente teve um piti, atirando seu volante longe ao entrar no box, foi extremamente violento ao empurrar o membro da sua equipe que estava lá para apoiá-lo, e para fechar esse show de horror foi extremamente desrespeitoso com os repórteres falando diversos palavrões durante sua patética entrevista.

Voltando a pista estávamos na parte final do treino classificatório, e Piastri seguia quebrando a banca, marcando ótimos tempos, Lando seguia o novato de perto sem o perder de vista, os meninos da Mercedes também se embrenharam na festa, lembrando que a pole já estava nas mãos de Max a disputa era do segundo melhor tempo para baixo.

Bandeira quadriculada, Max é pole,  Lando o segundo melhor, Opa! Espera o piloto passou dos limites de pista e teve todas as suas voltas deletadas caindo assim para décimo, Russell foi quem herdou o segundo lugar, Piastri era só sorriso com a conquista do terceiro melhor tempo, até que na entrevista foi informado que o seu tempo também havia sido deletado por ultrapassar os limites de pista, a carinha dele de decepção foi de cortar o coração, desta forma Hamilton herdou o terceiro lugar e assim o grid se formou para a corrida de domingo.

Ufa, pensa que acabou? Que nada o sábado amanheceu quente dentro e fora das pistas.

A classificação para sprint estava prestes a acontecer...

Já no início das atividades na pista notei que Piastri mantinha seu ótimo desempenho, deixando até Verstappen no chinelo, a ousadia desse moleque é contagiante e não tem como não se empolgar vendo tamanho talento!

Landinho também sabia dar seu show na pista e admito que estava amando ver outro piloto que não seja o Max andando na frente, é essa competitividade que faltou durante boa parte da temporada.

O tempo estava passando depressa e eu não via Verstappen conseguir encaixar uma daquelas voltas voadoras, me perguntava se isso era um jogo do bicampeão, pois a muito tempo não o via tão neutralizado assim.

Uau, que sensação maravilhosa ver Oscar Piastri na pole e Landinho em segundo, Max parecia não se importar muito com que acontecia, pois no final ele sempre tira um coelho da cartola.

Sem tempo para respirar a corrida sprint iria começar em poucas horas!

Só que do nada a Pirrelli aparece com uma bomba, foi descoberto que as zebras muito altas do circuito estavam danificando a estrutura dos pneus e a fornecedora não tinha novos compostos para distribuir para todas as equipes ou seja mudanças drásticas estavam prestes a acontecer.

Play na sprint Piastri se manteve na ponta, já Lando foi de arrasta para baixo despencando sem parar até se estabelecer em sexto.

Os meninos da Ferrari resolveram dar o ar da graça nessa prova e tanto Sainz, quanto Leclerc ganharam posições.

Tudo caminhava tranquilamente até que Liam Lawson deu bobeira e absolutamente sozinho escapou da pista atolando na caixa de brita, primeiro carro de segurança acionado.

Tudo pronto para o reinício de prova, Russell de aproxima de Piastri e em um bote certeiro rouba a liderança da prova para si.

Agitado esse começo de prova, hein?

Pisquei e vi Sargeant dando adeus a prova, o americano rodou e enguiçou na caixa de brita...

Logan assim fica difícil eu te defender!

Segundo carro de segurança na área.

Bandeira verde bora para a corrida, Max só precisava de 3 pontinhos para se sagrar tricampeão, porém o holandês queria chegar no topo e não mediria esforços para isso.

Em falar em campeão, o heptacampeão Hamilton estava meio apagado sem muito ânimo de buscar posições.

Sergio Pérez foi ensanduichado por Ocon e Hulkenberg e os três protagonizaram a terceira entrada do carro de segurança.

Não posso reclamar de falta de acontecimentos nessa corrida...

Faltando 8 voltas para o final Max começou a abrir caminho até o pódio e foi ultrapassando uma galera sem dó, quando me dei conta o holandês já era o vice-líder da prova.

Hamilton resolveu acordar e foi para cima como um rolo compressor, a partir desse momento o inglês começou em uma sequência impressionante de ultrapassagens foi uma atrás da outra até chegar em quinto lugar.

Norris deu o seu show com belas ultrapassagens conseguindo assim o seu lugarzinho no pódio.

MAX É TRICAMPEÃO MUNDIAL ESCREVENDO UMA LINDA HISTÓRIA NA F1.

O domingo começou agitado...

Lembram que eu disse que a Pirrelli iria tomar providências sobre os pneus que estavam danificados?

Eles determinaram que todos os compostos eu disse TODOS teriam a vida útil de apenas 19 voltas lembrando que os pneus utilizados no treino também estavam nesse imbróglio,  é era obrigatório fazer o pit stop, e se o piloto descumprisse essa ordem iria ser desclassificado, ou seja a estratégia das equipes era de 3 paradas no mínimo.

E no meio desse caos a Ferrari de Carlos Sainz apresentou uma fissura no tanque de combustível, impossibilitando o espanhol de participar da prova.

A largada foi movimentava, Max se mantinha a frente a dupla da Mercedes o acompanhava de perto, Hamilton o terceiro colocado foi afoito na tentativa de ultrapassar seu companheiro de equipe, a colisão foi inevitável e Russell ficou vendido nessa situação, apesar de sair da pista o inglês conseguiu voltar a corrida, diferentemente de Lewis que sentiu na pele o peso de ser fominha.

Obviamente que o carro de segurança foi acionado, e por lá ele ficou até a quinta volta.

Pista liberada, bandeira verde acionada.

A movimentação nos boxes era intensa, foi um tal troca troca de pneus que até dava tontura tentar acompanhar tudo.

Algo na transmissão me chamava atenção, a câmera estava muito focada em Logan, o rádio estava difícil de entender, só compreendi que ele não estava se sentindo bem porém queria continuar na corrida, reparei que sua respiração estava ofegante e sua voz muito fraca, se arrastando Sargeant caminhava até o box de sua equipe, o piloto estava exaurido e não conseguia sair do carro sozinho teve que ser amparado por membros da Wiiliams, depois da corrida foi relatado que o piloto desmaiou ainda no box e teve que ir ao centro médico apresentando um forte quadro de desidratação.

Comecei a reparar melhor nos pilotos e como eles agiam na pista, não estava interessada no resultado da prova, só queria que a corrida terminasse logo, o estado físico deles me deixava preocupada.

Russell era outro piloto que parecia sentir muito os efeitos colaterais do calor extremo, lembrando que o piloto no começo da prova colidiu com seu companheiro de equipe e caiu para o final do pelotão, o esforço que ele fazia era visível, por diversas vezes ele abriu um pouco a viseira do capacete nas retas para poder respirar, pois o mesmo disse que ele se sentia sufocado dentro do capacete, o inglês fazia uma corrida de recuperação impressionante e de décimo quarto foi escalando o pelotão até chegar em quarto lugar.

Max seguia fazendo o esperado e nem o calor era capaz de tirar a tranquilidade do tricampeão que rumava para mais uma vitória.

Piastri e Lando estavam em segundo e terceiro lugar respectivamente, e apesar de Lando não gostar muito do fato de estar atrás de seu companheiro de equipe, deixou o novato sentir o gostinho de subir no segundo degrau mais alto do pódio.

Alonso se mantinha firme em sexto, já seu companheiro de equipe não chegou na zona de pontuação aparecendo em décimo primeiro, Stroll também passava mal dentro do carro, o canadense disse em entrevista que desmaiou algumas vezes e conseguia retomar a consciência quando passava pelas zebras.

Nunca vi Max tão exausto como ele estava hoje, Oscar o segundo colocado mal conseguia se manter em pé, na antessala inclusive ele deitou no chão para esperar a cerimônia de premiação.

Enfim, já deixei bem claro a minha insatisfação com a realização desse GP...

Feliz em saber que apesar de todo o caos os pilotos estão se recuperando bem...

(foto: motorsport-magazin.com)

Nos vamos em Austin 


Nenhum comentário:

Postar um comentário