28/10/2012

GP da Índia

O domínio da equipe RBR se perpetuou também no circuito de Buddh e se tornava impossível alcançar os ligeirinho da equipe austríaca, desta forma Sebastian Vettel  foi o melhor em todos os treinos livres e desta vez nem seu companheiro de equipe o australiano  Mark Webber conseguiu superá-lo , sendo assim Vettel conquistou a pole sem fazer muito esforço, Webber e Hamilton completaram o grid.

Na largada Vettel disparou na frente mas seu companheiro de equipe largou melhor e ameaçava tomar a ponta, Sebastian por sua vez foi rápido e fechou o caminho com a manobra um pouco brusca do alemão Mark teve que tirar o pé para evitar um possível choque, apesar do início de corrida tenso tudo terminou bem.
Alonso estava mesmo disposto a ir para cima e ganhar posições, porém a vida do espanhol não estava fácil pois a sua frente encontravam-se duas McLaren , foi então que o  seu talento  se sobressaiu, executando uma manobra perfeita de ultrapassagem  e superando não 1 mais sim as 2 McLaren, Fernando a principio conquistava o terceiro lugar mas Button não estava disposto a entregar de bandeja o seu lugar e como a curva era a favor do britânico, Jenson recuperou  seu lugar de origem, fazendo com que Alonso caísse para quarto lugar.

Bem com esse início espetacular a corrida dava indícios que seria de tirar o fôlego.
Foi então que na quarta volta Fernando começava a se aproximar muito rapidamente de Button, o espanhol da escuderia italiana não estava de brincadeira e parecia obcecado para conquistar o terceiro lugar diante deste cenário Jenson não tinha o que fazer e praticamente deixou o espanhol passar, seu objetivo agora era tentar se aproximar dos carros da RBR missão MUITO difícil.

Duas voltas depois de ser superado por Alonso foi a vez de Hamilton passar seu companheiro de equipe e conquistar o quarto lugar fazendo com que Jenson caísse para quinto.
Os brasileiros aparentemente não fizeram nada de mais e permaneciam em suas posições de largada sendo o décimo terceiro lugar de Bruno Senna e o sexto lugar de Felipe Massa.

A estratégia das principais equipes era de fazer uma única troca de pneus .
Vettel seguia sobrando na pista, já seu companheiro de equipe tinha sérios motivos para se preocupar pois Alonso começou a se aproximar de forma perigosa .

Na volta de número 26 a primeira e única sessão de pit stop começou com o britânico Button abrindo os trabalhos, quando quase todos os pilotos haviam feito a troca de compostos Sebastian informava sua equipe com seus pneus estava em boas condições  e não havia razões para troca-los neste momento.
O líder só foi aos boxes na volta de número 34 ao voltar para a pista Vettel seguia na liderança já que a diferença para o vice-líder seu companheiro de equipe era de 10s, alias Webber sofria intensamente com a incessante perseguição que o espanhol o impunha, a aproximação se tornava inevitável e a permanência do seu segundo lugar estava sendo colocada em cheque a cada instante.

Foi então que em um bote certeiro Alonso superou Mark e assumia o segundo lugar, mas é lógico que o espanhol queria mais mesmo sabendo que Sebastian seguia inalcançável.
Faltando 06 voltas para o final da prova o alemão da RBR levou um tremendo susto pois estava saindo faísca debaixo de seu carro, sem ter ideia do que estava acontecendo Vettel diminuiu o ritmo enquanto Alonso voava para alcançá-lo, então pensamos “ Será que ela voltou? “, Bem é lógico que não estou falando de uma pessoa , apenas refiro-me a sorte de Alonso que costumava ser a sua fiel escudeira mais de uns tempos para cá resolveu tirar uma folguinha.

Alonso por sua vez deixou as estatísticas de lado e foi para cima como se fosse a última corrida do ano, a ansiedade de enfim subir no degrau mais alto do pódio e retomar a liderança do campeonato fez com que Fernando cometesse uma serie de erros bobos que lhe custaram segundos preciosos, dando a chance de Vettel  abrir novamente uma distancia confortável entre o espanhol .
É parece que só foi um susto sem ter grandes consequências para o líder, desta maneira Sebastian  venceu a prova e conquistou mais 25 pontos ou seja a vantagem de 6 pontos que ele tinha para o Alonso se transformou em uma muralha de 13 pontos , assim o alemão já soma 240 pontos  contra 227 do espanhol .

Felipe Massa fez uma corrida discreta e permaneceu em sexto lugar até a bandeirada final já Bruno Senna fez uma excelente prova e terminou em décimo lugar entrando na zona de pontuação.

A corrida terminou assim :
Posição
Piloto 
Equipe
1
Sebastian Vettel
RBR
2
Fernando Alonso
Ferrari
3
Mark Webber
RBR

                                                                                                                            ( foto: motorsport.com)

Vídeo da corrida
 


Próxima corrida
Abu Dhabi




Nenhum comentário:

Postar um comentário