09/09/2012

GP da Itália

No treino classificatório vimos um Massa arrojado e muito veloz, mas a sua frente estavam 2  McLaren imbatíveis, desta maneira o grid foi formado  por Lewis Hamilton, Jenson Button e o brasileiro  Felipe Massa , já  o seu companheiro de equipe Fernando Alonso não fez um bom treino, e se classificou em décimo lugar, o mesmo aconteceu com Bruno Senna que só  conseguiu um desconfortável décimo terceiro lugar.

Estávamos empolgados com o desempenho de Massa no treino classificatório e se tornava inevitável não pensar em uma vitória, no entanto teríamos que ser cautelosos pois sabemos que o circuito de Monza é muito desafiador e a corrida é longa e desgastante.

A ansiedade pela largada era incontrolável, foi então que as luzes vermelhas se apagaram , Hamilton disparou na frente, mais levou um tremendo susto pois ao seu lado estava uma Ferrari quase tomando a sua liderança na prova, Lewis foi rápido e tratou logo de fechar o caminho, Massa nos empolgava com a sua raça e agilidade e agora ocupava o segundo lugar na prova .Outro piloto que vinha abrindo caminho rapidamente era Alonso abordo de sua Ferrari, que em poucas voltas conquistou 04 posições e agora se encontrava em sexto lugar.
Seu objetivo era ultrapassar Vettel, missão nada fácil uma vez que o alemão da RBR estava voando na pista, sendo assim Sebastian não encontrou muita dificuldade em ultrapassar Michael Schumacher e conquistar o quarto lugar.

Na volta de número 14 Maldonado abriu a primeira rodada de pit stop , por falar no venezuelano Pastor estava fazendo uma corrida discreta, e procurava ser o mais cauteloso possível, uma vez que já soma 09 penalizações nessa temporada , um Record até então.
Na pista Alonso e Vettel  travavam um bela disputa por posições, foi então que na décima oitava volta o alemão e o espanhol foram para os boxes, as duas equipes foram rápidas e liberaram seus pilotos quase na mesma hora, conclusão os dois disputaram cada centímetros do pitlane ( área dos boxes) respeitando o limite de velocidade de 100km/h, já na pista Vettel foi mais rápido e se manteve a frente de Fernando.

O duelo dos dois bicampeões mundiais empolgava a arquibancada, que a cada volta se tornava mais emocionante a acirrada, foi então que Alonso tomou uma atitude e foi para cima de Vettel na tentativa de ultrapassá-lo, Sebastian não deu a menor chance de isso acontecer e fechou o caminho, com o bloqueio Fernando perdeu o controle do carro e colocou as quatro rodas na grama saindo da pista, situação que rapidamente foi controlada pelo talento do espanhol.
Mas Alonso queria mais e reclamou assiduamente da manobra de Vettel, pedindo uma punição para o alemão, e como o pedido do espanhol é uma ordem duas voltas depois veio o decreto, drive-through ( passagem nos boxes) a penalização para o alemão da RBR.

Na volta de número 32 Jenson Button abandonou a prova por uma falha em seu motor, a partir desse momento Massa subia para segundo lugar seguido por Alonso em terceiro, foi então que um pensamento inevitável e terrível passou por nossas cabeças:  Será que a Ferrari vai pedir para o Massa deixar o Alonso passar ? Não lógico que não, que estupidez da nossa parte pensar isso !!!

Duas voltas depois a Ferrari passou um rádio para o brasileiro dizendo que Alonso estava logo atrás dele, bom para bom entendedor meia palavra basta, sendo assim o espanhol se aproximou de Massa que não ofereceu nenhuma resistência e cedeu o seu lugar no pódio para o companheiro de equipe. Que companheirismo, que espírito de equipe mais louvável! Será que se fosse ao contrário seria igual ? Provavelmente nunca saberemos o que passa na cabeça desses italianos da escuderia Ferrari, mas de uma coisa eu tenho certeza Massa embarca para o próximo GP de contrato renovado.
Tenho que destacar a corrida extraordinária do mexicano Sergio Pérez da equipe Sauber que largou em décimo segundo lugar, foi arrojado, corajoso e destemido  e não teve medo e ultrapassou Fernando assumindo a vice-liderança da prova fazendo com que Alonso caísse para terceiro lugar.

Vocês lembram do Vettel  o alemão da RBR que foi punido injustamente pelos comissários de prova por não deixar o Alonso passar? Pois é na volta de número 47 o engenheiro dele deu a ordem de parar a sua RB8 ( modelo da RBR) imediatamente, tudo por que havia um problema em seu motor e provavelmente não iria resistir até o final , sendo assim a ordem foi cumprida e Sebastian abandonou a prova, mais Vettel não foi o único que viveu esse pesadelo, pois seu companheiro de equipe Mark Webber  teve um problema no câmbio e também abandonou a prova.
Por fim os brasileiros fizeram uma boa corrida Bruno Senna terminou em décimo lugar, já Massa foi o quarto, ambos pontuaram na competição.

Lewis Hamilton dominou de ponta a ponta e venceu a corrida merecidamente.

A corrida terminou assim:
Posição
Piloto 
Equipe
1
Lewis Hamilton
McLaren
2
Sergio Pérez
Sauber
3
Fernando Alonso
Ferrari


  
 
                                                                                                                ( foto:motorsport.com)

Vídeo da corrida
 
 
 
Próxima corrida
 
GP de Cingapura
 
 

Um comentário: