02/09/2012

GP da Bélgica

Após um mês de férias o mundial recomeçou em um dos circuitos mais charmosos da fórmula1, além de ser o preferido de muitos pilotos.

Todos estavam muito ansiosos para o reinício do campeonato, mas tinha um piloto que vivia um momento especial em sua carreira, refiro-me a Michael Schumacher que completou 300 GPs.

O treino classificatório foi recheado de emoções e surpresas, a começar pelo líder do campeonato que não foi rápido o suficiente para largar na frente e teve que se contentar com um sétimo lugar, mas a surpresa maior foi  ver  o japonês ( Kamikaze) largar na primeira fila, o piloto em questão é Kamui Kobayashi que executou uma volta perfeita, garantindo-lhe a segunda posição,  a melhor de sua carreira,  e um fato histórico pois em 50 anos ele foi o segundo piloto japonês a largar na primeira fila, logo a sua frente estava o britânico voador Jenson Button que cravou um tempo espetacular e insuperável, garantindo assim a pole position. Teoricamente  Pastor Maldonado completaria o grid em terceiro lugar, mas por conta de uma manobra inadequada que acabou prejudicando o piloto Nico Hulkenberg, o venezuelano foi punido pelos comissários de prova  e caiu para sexto lugar, sendo assim o piloto que completou o grid foi Kimi Raikkonen.

Logo na largada presenciamos um acidente inacreditável e assustador, o piloto que causou esse tumulto todo foi o francês  Romain Grosjean da equipe lotus , que largou em oitavo voou para cima de Lewis Hamilton que perdeu o controle do carro e os dois atingiram em cheio Fernando Alonso que por muito pouco não é atingido na cabeça pela lotus de Grosjean. Quem também se deu mal foi Sergio Perez da equipe sauber, apesar de toda esse confusão os pilotos acidentados conseguiam sair dos seus carros mas Alonso permanecia imóvel e a preocupação com o seu estado de saúde era evidente, contudo  o susto durou pouco pois Alonso conseguiu sair do carro e foi levado para o ambulatório do autódromo  para verificar se estava realmente tudo bem, após poucos minutos pudemos enfim respirar aliviados, pois Alonso já estava nos boxes da Ferrari são e salvo.
Por conta do acidente o safety car (carro de segurança) permaneceu na pista, até ser totalmente limpa, feito isso a relargada foi autorizada.

O ritmo da corrida estava alucinante e Button se mantinha a frente sem tomar conhecimento do troca-troca de posições que acontecia logo atrás dele, sendo assim os pilotos que protagonizavam ultrapassagens fantásticas eram Hulkenberg que tomou o lugar do seu companheiro de equipe e conquistou a vice-liderança da prova já Raikkonen caiu para terceiro, em quatro lugar vinha o alemão veterano Schumi, que voava baixo e se aproximava perigosamente dos demais competidores.
Bruno Senna se recuperava de forma extraordinária na corrida e agora ocupava o oitavo lugar lembrando que Senna largou em décimo sétimo, já Massa herdou duas posições  e sofria intensamente com os ataques de Vettel  que não demorou muito para ultrapassar o brasileiro e seu companheiro de equipe Mark Webber, Sebastian  estava implacável e não havia jeito de para o alemão.

Na volta de número 20 o líder de prova foi para o boxe fazer a sua primeira troca de pneus, ao voltar para pista Button não encontrou nenhuma dificuldade em permanecer na liderança da prova , já que a sua vantagem para o segundo colocado era de quase 15 segundos.
A estratégia de equipe McLaren era a de fazer somente uma parada, sabendo que Jenson controla muito bem o desgaste de seus pneus, mas para a surpresa da equipe inglesa, a RBR apitou pela mesma estratégia mas com uma única diferença não tinham certeza que Sebastian saberia controlar o desgastes de seus pneus tão bem como Button.

Vettel voltou para pista em sexto lugar, e saberia que não poderia perder tempo, sendo assim foi para cima de Felipe Massa novamente, e fez uma bela  manobra de ultrapassagem.

Apesar de ser ultrapassado duas vezes pelo mesmo piloto Massa terminou a prova em um excelente quinto lugar, já Senna perdeu rendimento e terminou em décimo segundo lugar .
 Enfim Button se reencontrou com a vitória e pode respirar aliviado deixando a má fase de lado, o mesmo posso dizer de Vettel que apesar de terminar em segundo, deu um passo importantíssimo no campeonato e agora é o vice-líder da competição, e por fim Kimi Raikkonen cruzou a linha de chegada em terceiro lugar.

A corrida terminou assim :
Posição
Piloto 
Equipe
1
Jenson Button
McLaren
2
Sebastian Vettel
RBR
3
Kimi Raikkonen
Lotus

 
                                                                                                                                                ( foto: motorsport.com)
 
Vídeo da corrida
 
 
 
Próxima corrida
GP da Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário