23/09/2012

GP de Cingapura

 A corrida noturna mais charmosa e espetacular do calendário, enfim chegou.

Nos treinos livres Sebastian Vettel da RBR impunha um ritmo forte e aparecia como favorito para largar na frente no GP de Cingapura.

Já no treino classificatório Vettel mantinha seu domínio, porém não foi suficiente pois na pista estava um britânico voador que tratou logo de acabar com as esperanças do alemão e da sua equipe , marcando assim o melhor tempo mas, seu pesadelo estava só começando pois havia também um venezuelano cheio de apetite para roubar a sua segunda posição, sendo assim só restou um incomodo terceiro lugar para Sebastian.
Na largada as atenções se voltaram para um único piloto, Pastor Maldonado. Lembrando que ele é conhecido pela sua coleção de punições e a probabilidade que fizesse alguma bobagem era quase certa.

Quando as luzes vermelhas se apegaram, Lewis Hamilton disparou na frente , Maldonado por sua vez teve tanta cautela ao largar que perdeu 02 posições para Vettel e Button, ficando em quarto lugar.
O Brasileiro Bruno Senna teve que trocar o câmbio da sua Williams e por isso largava em vigésimo segundo lugar, mas Senna teve um excelente início na corrida e agora ocupava o décimo oitavo lugar, apesar de estar mais a frente no grid Massa não pode contar com a mesma sorte de Bruno, pois foi tocado e teve seu pneu esquerdo furado, que obrigatoriamente o mandou para o box para fazer a troca de seus compostos.

Na oitava volta Mark Webber da RBR abriu a rodada de pit stop, duas voltas depois seu companheiro de equipe e vice-líder da prova foi fazer a troca de pneus, ao voltar para pista Sebastian  encontrava-se em décimo lugar, situação que aparentemente não o preocupava, pois os carros a sua frente ainda não haviam parado.

Na frente Hamilton seguia voando baixo e aparentava tranquilidade e absoluto controle da corrida, sem qualquer chances de deixar escapar a sua terceira vitória na temporada, foi então que na vigésima terceira volta Lewis foi perdendo velocidade e sua McLaren ( MP7) foi parando lentamente, Hamilton tentava desesperadamente trocar a marcha de seu carro, mas todo o seu esforço foi em vão pois o câmbio já tinha ido para o espaço e sua única alternativa era abandonar a corrida, o britânico saiu de seu carro totalmente arrasado e incrédulo sem entender o motivo pelo qual havia acontecido isso justamente com ele.
Com esse abandono o novo líder da prova era Vettel da RBR, que enfim sentia o prazer de liderar uma prova, apesar de seu entusiasmo Sebastian tinha que ser cauteloso, pois a sua RB8  (modelo da RBR) não estava tão veloz a ponto de deixar Jenson Button fora de seu alcance.

Na volta de número 30 Pastor Maldanado que ocupava a terceira posição foi para os boxes realizar a troca de pneus, na sua cola estava Fernando Alonso  da Ferrari que também foi fazer a troca de seus compostos, as duas equipes foram rápidas e liberaram sua pilotos quase simultaneamente, já na pista o venezuelano seguia a frete do espanhol.
Havia algo que nos chamava atenção, pois quase na metade da prova, não houve nenhum acidente que fosse necessário a entrada do safety car ( carro de segurança), situação nada comum em se tratando de Cingapura, que é absolutamente comum haver acidentes , isso de certa forma nos deixava aliviados.

Mas tudo que é bom dura pouco e o indiano  Narain Karthikeyan da equipe ( HRT) fez questão de acabar com a tranquilidade da corrida, tudo por que havia um muro a sua frente, a batida não foi grave e Karthikeyan não se machucou, mas seu carro estava parado em um local perigoso, por esse motivo que foi necessário a entrada do safety car.
Como de costume o carro de segurança impôs um ritmo moderado na corrida e aproximou todos novamente, ou seja a vantagem que os pilotos conseguem para manter a distância um dos outro não serve de nada nesse momento. Após 05 voltas nesse ritmo, a relargada foi autorizada.

Vettel disparou na frente, seguido de perto por Button o vice-líder da prova. Logo atrás deles Alonso imponha muita pressão em cima de Pastor, contudo Maldonado conseguiu se defender de forma espetacular dos ataques do espanhol, não cedendo o seu terceiro lugar.
Quando tudo enfim estava voltando ao normal, Michael Schumacher fez questão de bagunçar tudo novamente, na tentativa de ultrapassar seu companheiro de Nico Rosberg, foi afoito e acertou em cheio Jean-Eric Vergne da equipe ( STR), conclusão fim de prova para ambos e a estrada do  safety car.

Só uma curiosidade, no ano passado aconteceu quase a mesma coisa, Schumi errou e por MUITO, MUITO pouco mesmo não acertou Rosberg, mas o alemão veterano acertou o muro  e também abandonou a prova, parece que Michael não gosta muito do circuito de Marina Bay.
A relargada só aconteceu na volta de número 43,o líder se mantinha á frente e começava a aumentar o ritmo para se distanciar de Button o mais rápido possível.

Alonso estava mesmo disposto a buscar o seu lugar no podion, desta forma Maldonado sofria com o desgastes excessivo de seus pneus e não conseguiu defender a sua terceira posição, caindo para quarto lugar, após ser ultrapassado Maldonado também abandonou a prova por falhas em seu carro.
Por conta do tempo que o carro de segurança ficou na pista a corrida teve uma redução de 01 volta ou seja ao invés de acabar com 61 voltas, acabou com 60, pois o tempo limite de 02hs já estava se esgotando.
 
O momento mais emocionante na corrida foi o duelo dos brasileiros pelo oitavo lugar, a disputa foi tão acirrada que Bruno Senna fechou Massa que por muito pouco não bateu o carro,  situação que foi rapidamente corrigida pelo brasileiro da Ferrari.

Por fim Bruno Senna não permaneceu com a sorte e abandonou a prova faltando poucas voltas para o final, já Felipe Massa terminou em oitavo lugar.
 
Desta forma Sebastian Vettel da RBR venceu com tranquilidade, seguido por Jenson Button em segundo e Fernando Alonso foi o terceiro.

Com a segunda vitoria na temporada Vettel se tornou novamente o vice-líder do campeonato, e segue vivo na disputa do seu tricampeonato.

A corrida terminou assim:

Posição
Piloto 
Equipe
1
Sebastian Vettel
RBR
2
Jenson Button
McLaren
3
Fernando Alonso
Ferrari


                       (foto: nextgen-auto)                                                                                                                 
 


Vídeo da corrida
 



Próxima corrida

 
GP do Japão



22/09/2012

Grid de largada completo para o GP de Cingapura

Caros leitores !!!

Segue o grid de largada completo para o GP de Cingapura.

Posição
Piloto 
Equipe
Tempo
1
Lewis Hamilton 
McLaren
1m46s362
2
Pastor Maldonado 
Williams
1m46s804
3
Sebastian Vettel
RBR
1m46s905
4
Jeson Button
McLaren
1m46s932
5
Fernando Alonso
Ferrari
1m47s216
6
Paul di Resta 
Force India
1m47s241
7
Mark Weber 
RBR
1m47s475
8
Romain Grosjean
Lotus
1m47s788
9
Michael Schumacher
Mercedes
sem tempo
10
Nico Rosberg 
Mercedes
sem tempo
11
Nico Hulkenberg
Force India
1m47s975
12
Kimi Raikkonen
Lotus
1m48s261
13
Felipe Massa
Ferrari
1m48s344
14
Sergio Perez 
Sauber
1m48s505
15
Daniel Ricciardo
STR
1m48s774
16
Jean-Eric
STR
1m48s849
17
Bruno Senna
Williams
sem tempo
18
Kumiu kobayashi
Sauber
1m49s933
19
Vitaly Petrov
Caterham
1m50m846
20
Heikki Kovalainen
Caterham
1m51s137
21
Timo Glock
Marussia
1m51s370
22
Charles Pic
Marussia
1m51s762
23
Narain Karthikeyan
HRT
1m52s372
24
Pedro de la Rosa
HRT
1m53s355

21/09/2012

Circuito Marina Bay Street ( Cingapura)


Data da corrida : 23/09/2012
Número de voltas : 61
Nome do circuito : Marina Bay Street Circuito
Horário da corrida 09hs
Comprimento do circuito : 5.073 km
Vencedor no ano de 2011: Sebastian Vettel (equipe RBR)

09/09/2012

GP da Itália

No treino classificatório vimos um Massa arrojado e muito veloz, mas a sua frente estavam 2  McLaren imbatíveis, desta maneira o grid foi formado  por Lewis Hamilton, Jenson Button e o brasileiro  Felipe Massa , já  o seu companheiro de equipe Fernando Alonso não fez um bom treino, e se classificou em décimo lugar, o mesmo aconteceu com Bruno Senna que só  conseguiu um desconfortável décimo terceiro lugar.

Estávamos empolgados com o desempenho de Massa no treino classificatório e se tornava inevitável não pensar em uma vitória, no entanto teríamos que ser cautelosos pois sabemos que o circuito de Monza é muito desafiador e a corrida é longa e desgastante.

A ansiedade pela largada era incontrolável, foi então que as luzes vermelhas se apagaram , Hamilton disparou na frente, mais levou um tremendo susto pois ao seu lado estava uma Ferrari quase tomando a sua liderança na prova, Lewis foi rápido e tratou logo de fechar o caminho, Massa nos empolgava com a sua raça e agilidade e agora ocupava o segundo lugar na prova .Outro piloto que vinha abrindo caminho rapidamente era Alonso abordo de sua Ferrari, que em poucas voltas conquistou 04 posições e agora se encontrava em sexto lugar.
Seu objetivo era ultrapassar Vettel, missão nada fácil uma vez que o alemão da RBR estava voando na pista, sendo assim Sebastian não encontrou muita dificuldade em ultrapassar Michael Schumacher e conquistar o quarto lugar.

Na volta de número 14 Maldonado abriu a primeira rodada de pit stop , por falar no venezuelano Pastor estava fazendo uma corrida discreta, e procurava ser o mais cauteloso possível, uma vez que já soma 09 penalizações nessa temporada , um Record até então.
Na pista Alonso e Vettel  travavam um bela disputa por posições, foi então que na décima oitava volta o alemão e o espanhol foram para os boxes, as duas equipes foram rápidas e liberaram seus pilotos quase na mesma hora, conclusão os dois disputaram cada centímetros do pitlane ( área dos boxes) respeitando o limite de velocidade de 100km/h, já na pista Vettel foi mais rápido e se manteve a frente de Fernando.

O duelo dos dois bicampeões mundiais empolgava a arquibancada, que a cada volta se tornava mais emocionante a acirrada, foi então que Alonso tomou uma atitude e foi para cima de Vettel na tentativa de ultrapassá-lo, Sebastian não deu a menor chance de isso acontecer e fechou o caminho, com o bloqueio Fernando perdeu o controle do carro e colocou as quatro rodas na grama saindo da pista, situação que rapidamente foi controlada pelo talento do espanhol.
Mas Alonso queria mais e reclamou assiduamente da manobra de Vettel, pedindo uma punição para o alemão, e como o pedido do espanhol é uma ordem duas voltas depois veio o decreto, drive-through ( passagem nos boxes) a penalização para o alemão da RBR.

Na volta de número 32 Jenson Button abandonou a prova por uma falha em seu motor, a partir desse momento Massa subia para segundo lugar seguido por Alonso em terceiro, foi então que um pensamento inevitável e terrível passou por nossas cabeças:  Será que a Ferrari vai pedir para o Massa deixar o Alonso passar ? Não lógico que não, que estupidez da nossa parte pensar isso !!!

Duas voltas depois a Ferrari passou um rádio para o brasileiro dizendo que Alonso estava logo atrás dele, bom para bom entendedor meia palavra basta, sendo assim o espanhol se aproximou de Massa que não ofereceu nenhuma resistência e cedeu o seu lugar no pódio para o companheiro de equipe. Que companheirismo, que espírito de equipe mais louvável! Será que se fosse ao contrário seria igual ? Provavelmente nunca saberemos o que passa na cabeça desses italianos da escuderia Ferrari, mas de uma coisa eu tenho certeza Massa embarca para o próximo GP de contrato renovado.
Tenho que destacar a corrida extraordinária do mexicano Sergio Pérez da equipe Sauber que largou em décimo segundo lugar, foi arrojado, corajoso e destemido  e não teve medo e ultrapassou Fernando assumindo a vice-liderança da prova fazendo com que Alonso caísse para terceiro lugar.

Vocês lembram do Vettel  o alemão da RBR que foi punido injustamente pelos comissários de prova por não deixar o Alonso passar? Pois é na volta de número 47 o engenheiro dele deu a ordem de parar a sua RB8 ( modelo da RBR) imediatamente, tudo por que havia um problema em seu motor e provavelmente não iria resistir até o final , sendo assim a ordem foi cumprida e Sebastian abandonou a prova, mais Vettel não foi o único que viveu esse pesadelo, pois seu companheiro de equipe Mark Webber  teve um problema no câmbio e também abandonou a prova.
Por fim os brasileiros fizeram uma boa corrida Bruno Senna terminou em décimo lugar, já Massa foi o quarto, ambos pontuaram na competição.

Lewis Hamilton dominou de ponta a ponta e venceu a corrida merecidamente.

A corrida terminou assim:
Posição
Piloto 
Equipe
1
Lewis Hamilton
McLaren
2
Sergio Pérez
Sauber
3
Fernando Alonso
Ferrari


  
 
                                                                                                                ( foto:motorsport.com)

Vídeo da corrida
 
 
 
Próxima corrida
 
GP de Cingapura
 
 

08/09/2012

Grid de largada completo para o GP da Itália


Caros leitores !!!
Segue o grid de largada completo para o GP da Itália.

Posição
Piloto 
Equipe
Tempo
1
Lewis Hamilton 
McLaren
1m24s010
2
Jeson Button
McLaren
1m24s133
3
Felipe Massa
Ferrari
1m24s247
4
Michael Schumacher
Mercedes
1m24s540
5
Sebastian Vettel
RBR
1m24s802
6
Nico Hulkenberg
Force India
1m24s833
7
Kimi Raikkonen
Lotus
1m24s855
8
Kumiu kobayashi
Sauber
1m25s109
9
Paul di Resta *
Force India
1m24s304
10
Fernando Alonso
Ferrari
1m25s678
11
Mark Weber 
RBR
1m24s809
12
Sergio Perez 
Sauber
1m24s901
13
Bruno Senna
Williams
1m25s042
14
Daniel Ricciardo
STR
1m25s312
15
Jerome d'Ambrosio
Lotus
1m25s408
16
Jean-Eric
STR
1m25s441
17
Heikki Kovalainen
Caterham
1m26s382
18
Vitaly Petrov
Caterham
1m26s887
19
Timo Glock
Marussia
1m27s039
20
Charles Pic
Marussia
1m27s073
21
Narain Karthikeyan
HRT
1m27s441
22
Pastor Maldonado **
Williams
1m24s820
23
Pedro de la Rosa
HRT
1m27s629
24
Nico Rosberg 
Mercedes
sem tempo
*
  Paul di Resta Trocou o câmbio e perdem 5 posições no grid de largada 
**
 Maldonado perdeu 10 posições 
 
 
 
por queimar a largada e causar um acidente com Glock no GP da Bélgica