22/07/2012

GP da Alemanha

O início do treino classificatório foi em pista seca, porém na final do Q2 ( segunda parte do treino) a chuva veio forte, e era praticamente impossível não lembrar do GP  da Inglaterra  que por causa da chuva ficou um bom tempo paralisado.

No Q3 (ultima parte do treino) Alonso reclamou muito pelo rádio dizendo que não havia condições seguras de pilotagem, pura ladainha pois o espanhol marcou o melhor tempo garantindo assim a pole position.

Teoricamente Mark Webber da RBR largaria em terceiro mas,  por conta da troca de câmbio que teve que fazer em sua RB8, o australiano perdeu 05 posições no grid, largando assim em oitavo. Desta forma, Vettel e Schumacher completaram o grid.
A corrida iniciou em pista seca já que não havia previsão de chuva, Fernando disparou na frente e se distanciava rapidamente dos demais competidores, já a disputa pela vice-liderança estava acirrada pois Vettel sofreu muita pressão de Michael, mas conseguiu  se sustentar em segundo lugar.

Os brasileiros tiveram um início bem ruim  pois na largada Felipe Massa da Ferrari se envolveu em um incidente com  Daniel Ricciardo da STR,  o choque danificou  sua assa dianteira, logo após a esse incidente Bruno Senna teve a mesma infelicidade  pois se chocou com Romain Grosjean da equipe lotus, mas o Senna levou a pior danificando o bico do seu carro e furando o pneu dianteiro esquerdo, desta maneira tanto Bruno quanto Felipe se encontravam agora no final do grid.
Na volta de número 11 Pedro de la Rosa da equipe HRT abriu a rodada de pit stop.

Sendo assim logo depois o líder da prova Fernando Alonso foi para o box fazer a troca de seus compostos , na pista Vettel se tornava líder mas o entusiasmo do alemão foi rapidamente interrompido pela sua equipe, que o chamou para fazer o pit stop, ao voltar para a pista Sebastian ainda permanecia em segundo lugar, logo atrás dele mas sem o ameaçar estava o britânico da McLaren Button que  fazia uma corrida de recuperação extraordinária.
Na vigésima oitava volta Vettel começou a impor um ritmo mais forte na corrida e se aproximou de Alonso de forma perigosa fazendo com que o espanhol corresse sérios riscos de perder a liderança da prova, de repente surgiu uma McLaren entre os dois , o engraçadinho que parecia se divertir muito com tal situação era Hamilton que não estava bem na corrida, e se encontrava nas últimas posições, a peripécia de Lewis beneficiou seu companheiro de equipe que pode se aproximou dos 2 primeiros colocados e apimentou ainda mais esse disputa pela vitoria.

Na segunda rodada de pit stop as equipes Ferrari e RBR foram ousadas e chamaram seus pilotos para o boxes juntos, as duas equipes foram rápidas mas a Ferrari foi melhor e liberou Alonso primeiro que voltou para a pista com tranquilidade, permanecendo ainda na ponta, já Vettel não voltou para a pista com tanta tranquilidade assim, pois na área de saída dos boxes  disputou a vice-liderança com Button que levou a melhor e ultrapassou o alemão .
Na volta de número 58 Hamilton da equipe McLaren abandonou a prova por problemas mecânicos em seu carro .

Nas voltas final Sebastian foi para cima de Jenson Button e o ultrapassou  conquistando assim o segundo lugar,  entretanto Vettel utilizou a área de escape da pista ( a parte de fora da pista) para fazer a ultrapassagem, manobra que não é permitida .
Os brasileiros não vão guardar boas lembranças desse GP pois Bruno terminou a prova em décimo sétimo e Felipe foi apenas o  décimo segundo.

O alemão da RBR chegou a subir no pódio e comemorar o segundo lugar, mas a sua alegria durou pouco pois os comissários de prova analisaram a manobra e penalizaram Sebastian com um acréscimo de 20 segundos do seu tempo total, desta maneira o alemão caiu para o quinto lugar.
A corrida terminou assim :

Posição
Piloto 
Equipe
1
Fernando Alonso
Ferrari
2
Jenson Button
McLaren
3
Kimi Raikkonen
Lotus

 
                                                                                                                              ( Foto: motorsport magazin.com)


Vídeo da corrida
 

 



Próxima corrida
GP da Hungria
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário