20/06/2021

GP da França (Final eletrizante)

Nos treinos livres notávamos que a Mercedes estavam de volta a sua antiga forma dominadora, mas com Hamilton adotando uma postura de coadjuvante até o momento algo que não é habitual do piloto.

O papel principal estava nas mãos de Verstappen que dominava sua máquina com tamanha perfeição, que em determinado momento ambos pareciam se fundir dando um show de velocidade e técnica nesse circuito extremamente veloz.

Tenho que destacar o ótimo desempenho de Mick Schumacher que pela primeira vez na temporada colocou a Haas na décima quinta posição, mas todo bônus tem seu ônus e do alemão foi uma batida, que o impossibilitou de voltar para pista.

Ainda falando dos pilotos alemães Vettel não conseguiu evoluir muito bem nessa pista conquistando apenas o décimo segundo lugar no grid.

Voltando a disputa da pole as coisas na pista estavam quentes entre Hamilton e Verstappen, agora com o cronômetro era tudo ou nada.

Hamilton vinha em uma excelente volta dando pinta que daria para se garantir na pole, poucos segundos depois Max vinha como um aniquilador de sonhos e simplesmente destruiu o tempo do inglês.

Sendo assim Verstappen, Hamilton e Bottas completaram o grid.

Não sei se era só eu, mas não me aguentava de tanta ansiedade, prévia uma largada espetacular com vários pegas de tirar o fôlego.

Quando as luzes vermelhas se pagaram quase fechei os olhos, pois como um reflexo negava o que estava diante dos meus olhos, em um erro absolutamente bobo Max sai da pista e deixa caminho livre para Lewis assumir a ponta, o prejuízo do holandês não foi maior pois o mesmo foi ágil ao voltar para pista mantando-se em segundo.

Muita movimentação na pista, mas nada que merecesse destaque.

Como sempre gosto da falar a estratégia é uma peça fundamental para a vitória de um piloto, e nesse caso estávamos lidando com as duas melhores equipes que sabem fazer isso como ninguém.

Hamilton estava se queixando dos pneus desde o início da prova, desta forma sua equipe não demorou a chamá-lo para trocar os compostos.

A prova tinha um novo líder Pérez era quem curtia o passeio de cara para o vento, mesmo sabendo que o seu reinado era provisório o mexicano curtia o momento.

Vettel mais uma vez estava fazendo uma ótima corrida, largando em décimo segundo o alemão encontrava-se agora em um sólido nono lugar.

A dupla da McLaren estava fazendo um bom trabalho até então, mas Norris era quem se destacava pois teve uma largada absolutamente desastrosa e agora ocupava o quinto lugar.

Lá na frente a normalidade e monotonia tomou conta...

Hamilton liderava.

Max acabara e conquistar a vice-liderança da prova após uma ultrapassagem para cima de Bottas que também foi deixado para trás por Pérez.

Estávamos na penúltima volta desse GP sonolento e eu jurava que não haveria nada de interessante a ser visto.

Hamilton olhou no retrovisor só para ver a quantas léguas de distância estava seus adversários, o inglês se assustou ao ver as cores da RBR tão de perto Verstappen estava em sua cola e se defender desse holandês não seria uma missão fácil.

Lewis procurava desesperadamente um botão em seu volante que fosse capaz de lhe dar mais potência, uma reta gigante surgiu em sua frente ele acelerava tudo que podia seu motor roncava a mais de 250km/h, mas tudo isso foi em vão quando viu Verstappen ao seu lado dando tchau.

A uma volta do fim inacreditavelmente a prova tinha um novo líder que sorria como criança, Max mal conseguia falar no rádio tamanha felicidade.

Automaticamente um questionamento veio em minha cabeça.

“Poxa porque vocês demoraram 52 voltas para deixar a corrida eletrizante”?

A corrida terminou assim:


(foto:motorsport-magazin.com)


Nos vemos na Áustria 

18/06/2021

Circuito Paul Ricard





Data da corrida: 20/06/2021

Nome do circuito: Circuit Paul Ricard

Número de voltas: 53

Horário da corrida 10h

Comprimento do circuito: 5.842

Vencedor em 2019: Hamilton (Mercedes)


06/06/2021

GP de Baku (Totalmente improvável)

Azerbaijão carrega consigo uma sina de sempre nos apresentar um GP maluco e por esse motivo estava super empolgada para o que estava por vir.

Como de praxe, a classificação foi disputada minuto a minuto, mas os pilotos enfrentavam um desafio bem maior, o traçado sinuoso e traiçoeiro de Baku não estava perdoando os pilotos, que insistiam em deixar partes de seus carros nos muros.

Max vinha quebrando a banca denotando o seu favoritismo para marcar a pole, porém o holandês não contava com um elemento surpresa chamado Hamilton que ressurgiu das cinzas, tudo caminhava perfeitamente para o inglês da Mercedes finalmente voltar ao topo, só que esqueceram de combinar o jogo com Leclerc que fez uma volta voadora garantindo a pole, o monegasco fez tudo exatamente igual ao que aconteceu no GP de Mônaco, ao conquistar a volta mais rápida Charles enfiou a sua Ferrari no muro, acho que virou tendência.

A largada aconteceu de maneira limpa e prudente por parte de todos os pilotos do grid.

Hamilton não estava nem um pouco satisfeito sendo o vice-líder da prova, já previa um embate pela liderança de tirar o fôlego.

Não demorou muito para o motor da Mercedes falar mais alto, Leclerc não teve como reagir, agora sim Lewis estava feliz ocupando a liderança da prova.

Charles estava tão desnorteado que não percebeu a aproximação de Verstappen.

Tenho que destacar o desempenho de Vettel que largou em décimo primeiro e agora estava em oitavo, em sua pilotagem não cabiam erros o alemão era cirúrgicos nas curvas e demonstrava que estava bem alinhado na condução de sua Aston Martin.

Não havia mais diferença que separasse Charles e Max, estávamos prestes a ver uma boa briga pelo segundo lugar, quando pisquei Verstappen já era o vice-líder da prova, não deu nem tempo de eu sentir um frio na barriga.

Vou ser sincera, a prova não estava no ritmo que eu esperava...

Vettel foi um dos últimos pilotos a trocar os pneus, por esse motivo teve a chance de liderar a prova por algumas voltas, o sonho do alemão foi interrompido com a seguinte frase vinda do rádio “Box Seb box”.

A prova tinha um novo líder Max era quem comandava o show, Hamilton gritava com os seus engenheiros não admitindo estar em terceiro.

Stroll era o único do grid que resistia bravamente na pista sem trocar os pneus, sinceramente não entendia a estratégia da Aston Martin mas se eu pudesse dar um nome chamaria de suicida.

A corrida seguia em ritmo morno, nada de muito especial para se destacar.

De repente vi muitos destroços na pista e uma Aston Martin rodando como um pião, coloquei as mãos na cabeça assustada com a cena.

A batida foi feia e a frente do carro estava totalmente destruída.

Ainda com as mãos entrelaçada sob a cabeça, repetia a seguinte frase como um mantra “Vamos Stroll sai do carro garoto”

Parecendo me ouvir o canadense se levantou e saiu do carro sem dificuldades.

Óbvio que o carro de segurança teve que ser acionado.

Essa era a chance que Hamilton pediu aos céus, com todos juntos o inglês poderia tentar algo.

Pista limpa reinício de prova autorizado, e as três primeiras posições se mantiveram inalteradas, ou seja, Hamilton bolou uma estratégia fenomenal em sua cabeça só esqueceu de executar.

Vettel vinha com um apetite como a muito não se via, o alemão ultrapassava todos que estavam em seu caminho conquistando assim um espetacular quarto lugar.

Faltando apenas 5 voltas para o final da prova sentia que não haveria muita coisa a ser vista. 

Verstappen lá na frente só administrava a vantagem que tinha para os demais pilotos.

Tudo caminhava tranquilamente para uma corrida bem a quem.

Lembrem que eu disse que os GPs por aqui costumam ser malucos?

Pois bem!

A expectativa de Max era levar o carro para casa e levantar o troféu no degrau mais alto do pódio, a realidade foi bem pior do que ele poderia imaginar.

Em poucos segundos Verstappen estampou seu carro no muro e jogou fora uma corrida absolutamente fantástica, desolado o piloto saiu do carro e chutou o vilão que destruir com a sua corrida, o pneu traseiro estava furado.

A prova estava paralisada com uma bandeira vermelha...

Todos se encaminhavam para o pit lane esperando a pista ser limpa.

Hamilton saiu do carro com uma aparência sisuda, consciente da chance que tinha e que não haveria chances para errar.

Vettel estava tão focado que nem se mexeu, não quis sair do carro, o terceiro lugar ocupado no momento era algo que ele esperava a muito tempo e não queria que nada saísse do lugar, é como se o alemão estivesse em um sonho.

Após 30min a pista já estava limpa e teríamos uma nova largada.

Esfregava as mãos, ansiosa para o que estava por vir.

Pérez se alinhou em primeiro, as luzes vermelhas se apagaram muito rapidamente o mexicano acelerou, ao seu lado estava Hamilton com muita gana o piloto da RBR tinha consciência do que tinha que fazer e se defendeu como podia para se manter em primeiro.

Hamilton que não costuma cometer erros fez o improvável, freou tarde demais e viu a chance que tinha escorrer entre seus dedos.

Vettel que não é tetracampeão por um acaso tratou logo de ocupar a vice-liderança da prova.

Gasly que foi perfeito desde o primeiro momento e colhia os frutos com a conquista do terceiro lugar.

Pérez cruzou a linha de chegada com um sorriso gigantesco, mas algo de anormal acontecia, seu carro foi perdendo potência sem ter o que fazer o mexicano esperou a orientação de sua equipe, um problema deixou Sergio a pé, mas a vitória estava mais do que garantida.

Vettel saltou do carro e foi para os braços de seus mecânicos, sendo ovacionado o alemão fazia uma bonita e merecida festa, não por um acaso ele foi cumprimentado por muitos pilotos, ele estava nas nuvens, fazia muito tempo que ele não sentia essa sensação. 

No pódio os 3 eram só alegria   

A muito tempo não via um final de prova tão eletrizante como esse!!

A corrida terminou assim:

(foto:motorsport.com)

Nos vemos na França




04/06/2021

Circuito de Baku (Azerbaijão)



Data da corrida: 06/06/2021

Nome do circuito: Circuito Urbano de Baku

Número de voltas: 51

Horário da corrida 09h

Comprimento do circuito: 6.003 km


23/05/2021

GP de Mônaco (Tipicamente sem emoção)

Estávamos no principado de Mônaco, uma pista que exala tradicionalidade e muito luxo.

As curvas sinuosas do circuito de rua ainda põem medo em muitos pilotos experientes da categoria.

Consigo imaginar como os novatos estavam se sentindo...

O final de semana começou de maneira diferente do habitual, as Mercedes estranhamente não dominavam, Hamilton estava com um desempenho bem a quem do que estamos acostumados a ver.

Mas acredito que isso era apenas um jogo da equipe...

Nos últimos segundos da classificação Hamilton sempre aperta um botão mágico em seu volante e faz aquela volta voadora.

Max, Sainz, Lando, Gasly  e Leclerc faziam uma apresentação de gala até o momento, o arrojo desses garotos fazia com que eu sorria em frente a TV.

Mick Schumaquinho experimentou na pele o que as ruas de Mônaco e seus traçados sinuosos são capazes de fazer, o jovem piloto bateu forte ao ver o estado que sua Haas ficou foi inevitável não ter pensado o pior, mas felizmente Mick estava bem a saiu do carro sem dificuldades.

O monegasco piloto da Ferrari demostrava muita confiança e deslizava sobre as ruas do principado com tamanha destreza que me encantava.

A classificação estava em seus minutos finais e por incrível que pareça Hamilton não aparecia, tinha a impressão que o botão mágico não estava funcionando.

Destaque mais do que positivo para Vettel que além de ter passado para a parte final do treino sustentava um belo tempo que o rendia o oitavo lugar até o momento.

Cronômetro zerado a sorte foi lançada...

Verstappen vinha em uma volta perfeita, suficiente para garantir a pole, o grito na garganta ficou preso, pois Leclerc estava destruindo todos os tempos, o monegasco simplesmente aniquilou o tempo que Max.

A alegria do piloto da Ferrari foi tão grande que ele cometeu um mini erro que resultou na quebra da suspensão, indo diretamente ao encontro do guard rail, mesmo assim o seu tempo estava garantido.

O terceiro melhor tempo ficou a cargo de Bottas, já que Hamilton só conseguiu o sétimo lugar...

Aí que essa largada prometia ser de tirar o fôlego!

Charmosamente os carros se alinhavam em suas posições para a largada, mas algo muito estranho acontecia, o pole não estava lá...Não demorou muito para o box da Ferrari aparecer, em seguida surge Charles Leclerc cabisbaixo incrédulo com que acabara de acontecer.

Devido a batida no treino classificatório, a equipe Ferrari tomou uma decisão completamente controversa e não trocou o câmbio do carro do monegasco, os frutos dessa decisão foi colhido antes mesmo da largada, fazendo com que Charles abandonasse a corrida antes mesmo do seu início.

Verstappen fez uma largada absolutamente perfeita mantendo-se em primeiro sem grandes dificuldades.

Aliás a largada foi limpa sem nenhum incidente...algo raro de acontecer!!

Schumaquinho sentindo que a corrida precisava de um pouco mais de emoção foi para cima de seu companheiro de equipe na tentativa de o ultrapassar, só que o alemão resolveu fazer isso justo no trecho mais perigoso da pista, felizmente ambos não se tocaram e Mick conseguiu o que queria.

Hamilton ainda encontrava dificuldades (jamais imaginei falar essa frase para me referir ao heptacampeão) preso no meio do pelotão o inglês não conseguia se desvencilhar dessa situação extremamente incômoda.

A corrida era longa e seu ritmo não empolgava.

Rogava aos céus que alguém furasse o pneu, sei lá algo que pudesse dar mais emoção a prova.

Max seguia tranquilo lá na ponta, Bottas o vice-líder não o ameaçava.

Hamilton espumava e rosnava pelo rádio, exigindo alguma providência de sua equipe, pois o britânico não se conformava em permanecer em sexto lugar.

Não demorou muito para a Mercedes chamar Lewis para os boxes, ao voltar para a pista com pneus novos o britânico permanecia irritadíssimo pois agora ele ocupava o sétimo lugar.

Vettel também voltou para a pista com pneus novos e por incrível que  pareça alemão ocupava o quinto lugar até o momento.

Foi a vez de Bottas trocar seus compostos, tudo seguia seu curso naturalmente até que a pistola que parafusa os pneus enguiça, desesperados os mecânicos correm para pegar outra, mas algo permanecia preso e não haveria santo capaz de soltar, sendo assim o abandono do finlandês do inevitável.

A corrida tinha um novo vice-líder Carlos Sainz era quem desfrutava o segundo lugar que caiu em seu colo.

Max seguia soberano lá na frente.

Norris se divertia como uma criança em terceiro lugar, mas a vida do jovem piloto britânico não estava assim tão fácil, pois Pérez vinha se aproximando perigosamente.

A prova já estava chegando em suas voltas finais, e eu só conseguia bocejar em frente a TV.

Ao ver Seb pilotando ainda não conseguia acreditar na posição que ele ocupava, a quinta posição era a melhor que o piloto alemão encontrava-se e fazia muito tempo que não o via tão seguro de si, sentia um orgulho gigantesco de Vettel.

Verstappen cruza a linha de chegada e faz a festa com a sua equipe, pois além da vitória o holandês se torna o novo líder do campeonato.

Sainz foi genial ao levar a sua Ferrari totalmente desacreditada ao segundo degrau do pódio!!

E por fim Norris era só alegria ao conquistar o terceiro lugar, o jovem piloto da McLaren não se aguentava de tanta felicidade, seu sorriso denunciava sua surpresa em subir no pódio pela primeira vez em Mônaco.

A corrida terminou assim:



foto:(motorsport.com)


Nos vemos no Azerbaijão 





09/05/2021

GP da Espanha (Sonolento)

Como sabemos a pista de Catalunha é conhecida por ser difícil de ultrapassar, ou seja, quem fizer a pole lá, já está com a vitória encaminhada.

Hamilton estava a poucos segundos de se tornar o maior piloto da história da F1, sua espetacular marca de 100 poles em sua brilhante carreira não é para qualquer um, o britânico segue trilhando uma linda e invejável trajetória no esporte a motor.

Verstappen bem que tentou, mas o segundo lugar foi o que lhe restou.

Bottas completou o grid com o terceiro melhor tempo.

Bem, se formos levar em consideração o que falei no início do texto, já tínhamos um possível vencedor da corrida.

Mas,  vamos deixar as estatísticas pessimistas de lado...

Estou na ânsia de ver um belo espetáculo!!

Largada autorizada e que largada!

Max em uma manobra absolutamente ousada engoliu Hamilton e esbanjava o novo posto de líder da prova.

Quase simultaneamente Leclerc fez o mesmo com Bottas, ostentando agora a vice-liderança da corrida.

Não poderia estar mais feliz, o que eu mais temia não aconteceu e o ritmo de prova me empolgava a cada volta concluída, todos estavam juntos disputando cada centímetro da pista, perdia o ar a cada quase toque e vibrava a cada ultrapassagem.

Uma cena em especial me chama atenção: via um carro laranja ultrapassando todos que estavam em seu caminho, Ricciardo era talento puro, o australiano ocupava a quinta posição recém conquistada e ao que parecia tinha apetite para buscar mais.

Enquanto a prova estava empolgante a TV mostrava um carro parado, se tratava de Yuki Tsunoda a bordo de sua AlphaTauri., uma pane elétrica deixou o japonês a pé, como a carro estava parado em uma posição perigosa a direção de prova achou prudente a entrada do carro de segurança.

Hamilton agradecia aos céus pela oportunidade a agrupar todos novamente e sabíamos que o britânico não iria deixar essa chance escapar.

A Alfa Romeo chamou seu piloto italiano para o pit stop, Giovinazzi prontamente se encaminhou aos boxes, só esqueceram de avisar os mecânicos que seguiam tranquilamente sentados assistindo a corrida, quando caíram na real foi um corre corre, pareciam baratas tontas sem saber para onde ir, uma cena tão bizarra que tinham contornos cômicos, cheguei a me questionar “O mecânico faz outra coisa a não ser trocar os pneus?”

Cheguei à conclusão que acabei de ver um excelente tutorial de como destruir a corrida de um piloto.

A pista já estava limpa e o carro de segurança estava prestes a deixar a corrida.

Com as mãos sob a cabeça acompanhava o reinício da prova apreensiva, mais uma vez fantasiei algo na minha cabeça que não aconteceu, Verstappen estava tão seguro de si que não encontrou dificuldades em disparar na ponta, Hamilton o seguia de perto mas seu ritmo não era possível ameaçar o reinado do piloto de RBR.

Tenho que destacar mais uma vez a excelente condução de Mick Schumacher o jovem piloto carrega em seu DNA o talento de seu pai, ele é um piloto seguro de si  que não comete erros tolos e tem um ritmo de prova constante, Schumaquinho como gosto de o chamar me encanta e minha torcida por ele só vem crescendo.

Vettel seguia fazendo uma discreta corrida até então, o alemão ocupava a décima terceira posição.

Lá na frente o líder começava a se incomodar, Lewis chegava cada vez mais perto e Max sabia que precisaria de ajuda da equipe para tentar segurar o primeiro lugar, a estratégia que cada equipe desenhou para a prova contariam muito a partir desse momento.

Verstappen deixou a liderança momentaneamente para trocar seus pneus que já estavam em frangalhos, Hamilton continuava na pista na tentativa de fazer uma volta rápida e só aí iria trocar os seus pneus que também estavam abrindo o bico, a estratégia falhou, Lewis saiu dos boxes com pneus novinhos, porém ainda em terceiro atrás de seu companheiro de equipe.

A prova não estava tão animada e a falta de acontecimentos me deixava irritada...

Lando por incrível que pareça não conseguia se desvencilhar do meio do pelotão, o jovem piloto da McLaren estava em oitavo e não dava indícios que sairia de lá.

Já estávamos quase chegando ao final da prova, a minha paciência já havia se esgotado faz tempo e não via a hora da corrida acabar.

Ricciardo não conseguiu segurar Pérez que surgiu do nada para roubar-lhe o quinto lugar.

Estávamos prestes a ter uma disputa doméstica pela vice-liderança da prova Bottas e Hamilton duelaram e via algo raro acontecer, o finlandês fazia jogo duro para cima do inglês e por pouco ambos não se tocaram, mas tanto sacrifício não foi o suficiente para segurar o heptacampeão que agora estava com o caminho livre para caçar Verstappen.

Agora era tudo ou nada, Hamilton já era uma realidade no retrovisor de Max e se o holandês quisesse realmente essa vitória teria que lutar como nunca.

O inglês da Mercedes tinha uma vantagem sob o seu adversário: seus pneus eram seminovos, usados somente na classificação, Max em contrapartida tinha pneus desgastados.

A matemática é simples e não há mistério, Hamilton se aproximou e engoliu Verstappen com uma facilidade humilhante.

A partir de agora o inglês poderia desfrutar as últimas voltas com calma e tranquilidade até enfim receber a bandeira quadriculada.

Para Max o segundo lugar doeu, pois, eles foram derrotados duplamente pelo motor e pela estratégia brilhante da Mercedes.

A corrida terminou assim:


(foto:motorsport.magazin.com)




Nos vemos em Mônaco


07/05/2021

Circuito de Catalunha (Espanha)




Data da corrida: 09/05/2021

Nome do circuito:  Circuito de Catalunha

Número de voltas: 66

Horário da corrida 10h

Comprimento do circuito: 4.655 km

Vencedor no ano de 2020: Hamilton (Mercedes)


02/05/2021

GP de Portugal (Um parque de diversões)

Só de olhar o traçado sinuoso da pista de portimão sentia um frio na barriga como se estivesse prestes a dar um looping em uma montanha russa.

Os pilotos sentiam a mesma coisa, era nítido que por debaixo do capacete eles se divertiam como criança.

Como de praxe a classificação foi disputada minuto a minuto, Verstappen segue pilotando que é um espetáculo, mostrando total controle da situação.

Bottas fez uma volta surpreendente, deixando Hamilton comendo poeira, logo atrás vinha Max em uma volta simplesmente arrebatadora, o holandês havia superado o tempo do finlandês da Mercedes porém os comissários de prova deletaram a volta, julgando que o piloto da RBR excedeu o limite de pista.

Ou seja, a pole caiu no colo de Valtteri,  Max  como era de se esperar estava cuspindo fogo, e saiu do carro irritadíssimo.

Hamilton também não estava contente com o terceiro lugar...

A largada estava prestes a acontecer, eu não tinha mais dedos para estralar.

Bottas novamente me surpreendeu, sua largada foi perfeita mantendo-se em primeiro, Hamilton sofria na tentativa de segurar o impiedoso Verstappen que vinha como um alucinado para cima do britânico.

Desta forma as primeiras posições se mantiveram inalteradas, não posso dizer o mesmo do pessoal do meio do pelotão, por lá as coisas estavam agitadas...

Tivemos uma briga doméstica, Kimi e  Giovinazzi tiveram um encontro nem um pouco amistoso no meio do caminho, pior para o finlandês que teve o bico do carro quebrado resultando no abandono da prova.

O carro de segurança teve que ser acionado.

Essa era a chance que Max precisava para se aproximar de Hamilton.

Poucas voltas depois.

A pista já estava limpa, Bottas era quem ditava o ritmo da prova, coloquei as mãos sobre a cabeça pois sabia que viria confusão, por sorte não fechei os olhos, muito pelo contrário mantive-os bem abertos e me maravilhei com que via.

Em uma manobra absolutamente fantástica Max ultrapassou Hamilton e conquista a vice-liderança da prova, apesar da euforia o piloto da RBR teria que agir rápido para não tomar o troco, acelerando tudo que podia Verstappen não se aproximava de Bottas.

Vettel que havia largado em décimo se mantinha firme na mesma posição, seu ritmo de prova era bom e constante e até agora não tinha cometido nenhum erro.

Verstappen viu pelo retrovisor o seu pesadelo se aproximando, Hamilton vinha com tudo e o resultado desse encontro estava claro, não é preciso ser vidente para saber.

Lewis ainda não estava contente, a vice-liderança não era o objetivo o britânico rumava a passos largos de encontrar Bottas, e sejamos sinceros o finlandês não iria fazer jogo duro para cima de seu companheiro de equipe.

Com pneus novos Hamilton voava para alcançar o novo líder da prova, Pérez estava lá por puro acaso e não seria ele que iria atrapalhar a vida do piloto da Mercedes, desta forma só faltou parar o carro para Hamilton assumir a liderança.

Já passávamos de mais da metade da corrida...

Sem muitos acontecimentos interessantes a corrida ficou chata.

Não posso dizer que Max não tinha carro para buscar a vitória, o que faltava para o holandês era fôlego, estavam todos exaustos fisicamente.

Hamilton estava a poucos metros de cruzar a linha de chegada, e nada nem ninguém poderia mudar isso.

Antes de receber a bandeira quadriculada Verstappen acelerou sua RBR e na força do ódio conquistou a volta mais rápida levando mais um pontinho de lambuja para casa, não era exatamente o que ele queria, mas tá veleando.

Antes da cerimônia do pódio o holandês recebe a notícia que o seu ponto extra foi deletado.

Alguém arrisca dizer o por quê?

Por incrível que parece Max excedeu novamente o limite de pista, estou achando que os comissários de prova estão com uma certa implicância com o piloto de RBR.

A corrida terminou assim:


(foto:motorsport-magazin.com)



Nos vemos na Espanha 





Grid de largada completo para o GP de Portugal

Caros leitores!!!

Segue o grid de largada completo para o GP de Portugal.



30/04/2021

Autódromo Internacional do Algarve


 
Data da corrida: 02/05/2021
Número de voltas: 66
Nome do circuito: Autódromo Internacional do Algarve
Horário da corrida 11h
Comprimento do circuito: 4.684km
Vencedor no ano de 2020: Lewis Hamilton

18/04/2021

GP da Emília-Romanha (Impressionante)

Já nos treinos livres notamos que a Mercedes não estava imbatível, muito pelo contrário quem dominava era Max e Norris.

A dupla de jovens pilotos dava show na pista e lutavam volta a volta pelo melhor tempo.

Não me lembro de ficar tão empolgada assim eu um treino classificatório, a sensação de não estar vivendo a monotonia do ano passado me fez sentir uma alegria gigantesca, a prova disso é que não parava de sorrir em frente a TV.

Lando sentia que estava muito próximo de conquistar a sua primeira pole position da carreira, a pressão era grande em cima do  jovem piloto de apenas 21 anos, ele sabia que não haveria espaços para erros, a gana fez com que Norris fosse além do limite da pista impostos pelos comissários de prova, ou seja além de não faturar a pole o piloto da McLaren foi punido  tendo o seu tempo deletado caindo assim para sétimo lugar.

Que a sorte é uma grande aliada de Hamilton todos nós já sabemos e nesse sábado ela deu uma grande demonstração quando veio ao encontro do piloto e lhe deu um grande abraço fazendo com que o britânico conquistasse a pole de número 99 em sua fantástica carreira.

Antes que me critiquem, quero deixar claro que Hamilton tem sim muita sorte, mas ela não está sozinha pois ao seu lado está sempre o talento indiscutível desse piloto fora de serie.

Sergio Pérez nos últimos segundos fez uma volta impressionante que o rendeu o segundo lugar, Max não teve tempo de ameaçar seu companheiro de equipe ficando assim com o terceiro melhor tempo.

A pista estava molhada e esse era o tempero que faltava para termos um GP simplesmente alucinante, antes mesmo da largada acontecer vi vários carros patinando para fora da pista e beliscando o muro.

Largada autorizada, Hamilton foi engolido por Verstappen que acabara de fazer o mesmo com o seu companheiro de equipe, o holandês era o líder da prova e não dava indícios que sairia de lá.

A pista estava traiçoeira...

Latifi parecia pilotar sobre o gelo, o canadense se esforçava como nunca para controlar sua Williams, missão nada fácil, ao conseguir trazer seu carro de volta a pista encontrou no meio do caminho o russo Mazepin, como podem imaginar o encontro foi explosivo e ambos bateram, nada de muito sério só que o carro de segurança teve que ser acionado.

Conseguia ver o sorriso de Lewis daqui o inglês tinha a chance de atacar Max e garanto que o mesmo iria com tudo para cima do piloto da RBR.

Mick Schumacher estava fazendo uma boa corrida até então, não que o alemão ocupasse as primeiras posições, mas por ser a sua temporada de estreia na F1 o alemão até que mostrava controle a bordo de sua Haas.

A pista não estava totalmente seca e uma pisadinha fora do trilho poderia ser o suficiente para um desastre acontecer, Mick sentiu isso na pele após perder o controle de seu carro e beijar o muro, o alemão deixou seu bico por lá  sem tempo a perder o jovem piloto deu um cavalo de pau voltando para a corrida sem grandes dificuldades. Isso que eu chamo de autoconfiança.

O carro de segurança estava prestes a deixar a pista...

Esfregava as mãos pronta para presenciar um pega daqueles.

Fui apenas iludida mesmo, pois Max não deu a menor chance de Hamilton se aproximar.

Dava gosto de ver Norris pilotando, oh moleque abusado sem titubear o piloto da Mclaren  foi para cima de Sainz, Stroll e Gasly ultrapassando os 3 em uma manobra absolutamente fantástica, conquistando assim o sexto lugar até o momento.

Lá na frente tudo estava calmo.

Hamilton acelerava para tentar se aproximar de Verstappen mas o efeito parecia ser reverso pois quanto mais o inglês acelerava o holandês se distanciava.

Sem conseguir resultados Lewis começava a aparentar certo nervosismo.

Por vezes me perguntei se Hamilton era mesmo humano, pois sua pilotagem é tão perfeita que não cabem erros, hoje tive a certeza que ele não é um robô, um erro tão bobo fez o britânico sair da pista e por muito pouco ele não ficou preso na caixa de brita, mais um vez a sorte do inglês apareceu e deu um tapinha em suas costas, inacreditavelmente o piloto deu ré e voltou para a pista.

Lewis agora ocupava o nono lugar mas tendo em vista o que acabara de acontecer, o britânico não tinha do que reclamar.

A corrida permanecia agitada.

De repente a TV mostrava um grande acidente com 02 carros envolvidos, demorei a identificá-los. Se tratava de Bottas e Russell, os pilotos misturaram tinta e causaram uma grande bagunça na pista, ambos estavam bem a saiam de seus carros sem dificuldades.

Bandeira vermelha, prova paralisada todos os pilotos se encaminhavam para o pit lane.

Hamilton saiu do carro ainda incrédulo com o seu erro, o fato parecia pesar sob os ombros do piloto, como se isso fosse capaz de apagar a sua espetacular história na F1.

Eu estava em frente a TV e o aconselhava como se o mesmo fosse capaz de me escutar...

30 minutos se passaram e tudo estava pronto para o reinício da prova.

Max cadenciava o ritmo da prova, uma estratégia do holandês que quase deu errado, a impressão que tive é que alguém jogara uma casca de banana e Max deu um pequeno escorregão, o ato não teve contornos dramáticos pois o piloto da RBR teve um reflexo absurdo e conseguiu controlar a situação.

Ufaaaa respirei aliviada...

Leclerc via em seu retrovisor um carro laranja se aproximando, se tratava de Norris que passou como um foguete deixando o monegasco da Ferrari comendo poeira, Lando era só alegria com a conquista da vice-liderança da prova, mas se quiser chegar até o final teria que focar e não cometer erros.

No meio do pelotão Hamilton seguia abrindo caminho e a cada volta completada era mais um que o inglês deixava para trás.

Faltando apenas 03 voltas para o fim da prova, Vettel abandonou a corrida, o martírio do alemão continua em sua 2 temporada, um problema nos freios foi o causador de seu abandono.

 Verstappen não tinha com o que se preocupar, era só administrar o tempo até receber a bandeira quadriculada.

Norris levou um susto quando olhou para o retrovisor, pensando em se tratar de uma miragem o jovem piloto não deu tanta importância afinal de contas não poderia ser Hamilton, o britânico estava longe de seu alcance, ledo engano Lewis era real e estava a poucos metros de roubar-lhe o segundo lugar, Lando não teve reação e mesmo que tivesse não seria capaz de segurar o impiedoso heptacampeão mundial.

Mesmo cruzando a linha de chegada em terceiro o jovem piloto da McLaren comemorava muito, pois ele sabia que tinha feito uma prova absolutamente fantástica.

Max o primeiro colocado estava em êxtase e agradecia a sua equipe pelo grande trabalho feito.

Quando me dei conta estava em pé aplaudindo esses três pilotos pelo espetáculo que me proporcionava nessa manhã de domingo 

A corrida terminou assim:








(foto:mootrsport-magazin.com)


Nos vemos em Portugal 






17/04/2021

Grid de largada completo para o GP de Ímola

Caros leitores!!!

Segue o grid de largada completo para o GP de Ímola.



Circuito: Enzo e Dino Ferrari



Data da corrida: 18/04/2021
Nome do circuito:  Autodromo Enzo e Dino Ferrari
Número de voltas: 63
Horário da corrida 10h
Comprimento do circuito: 4,909 km

28/03/2021

GP do Bahrein ( Eletrizante)

Já não aguentava mais esperar sofria de abstinência, precisava com urgência escutar o ronco dos motores.

O palco da estreia não poderia ser melhor, Sakhir é uma das minhas pistas favoritas e de muitos pilotos também.

O que esperar do início de temporada?

Tínhamos muitas novidades, muitos estreantes, a alguns veteranos voltando ao lugar que jamais deveria ter saído.

A equipe Hass é composta 100% de novatos, Mick Schumacher carrega uma baita responsabilidade em seus ombros, ser filho do ícone desse esporte não é fácil. Mas o alemão de 22 anos já mostrou que tem muito talento, já Nikita Mazepin não tenho muito o que falar desse garoto a impressão que tenho é que ele só está no F1 pois seu pai é um bilionário russo.

A Aston Martin voltou após 61 anos, Sebastian Vettel tem a missão de levar a equipe britânica ao topo.

Fernando Alonso estava de volta, agora para comandar a equipe Alpine (antiga Renault)

Daniel Ricciardo e Norris formam a dupla mais simpática do grid, ambos estão no comando da McLaren, mas não é só de risada que uma equipe sobrevive, sendo assim essa dupla terá a missão de levar a equipe inglesa a brigar com RBR e Mercedes.

Por fim temos o único japonês a competir na F1, Yuki Tsunoda tem apenas 20 anos e está a frete da AlphaTauri.

Bem agora que estão todos familiarizados com as novidades, vamos ao que realmente interessa.

A RBR vem com o ritmo forte desde os testes da pré-temporada, e promete dar trabalho a Mercedes que mais uma vez escondeu o jogo nos testes dando esperança a todos, mas na hora do valendo eles realmente mostra o quanto são superiores.

O treino classificatório foi marcado por uma disputa ferrenha entre Max e Hamilton, restava saber agora se era um joguinho da equipe alemã ou se realmente eles estavam enfrentando algum problema.

Verstappen não queria saber de joguinhos e tratou logo de marcar a pole sem chances para os concorrentes, Hamilton e Bottas ficaram com que tinha.

Na volta de apresentação a RBR teve uma pane elétrica deixando Perez a deriva, como o carro estava parado em um local perigoso a direção de prova abortou a largada, ou seja, a prova teria o total de 56 voltas as invés de 57.

Dentro do carro o mexicano apertava todos os botões a sua frente na tentativa de religar o motor, e parece que deu certo pois o carro ligou e Perez foi direto aos boxes de onde faria a largada.

Max largou muito bem e com uma precisão cirúrgica se manteve a frente, Hamilton se esforçou, mas não conseguiu tomar a ponta, Leclerc vinha voando, algo raro em se tratando de uma Ferrari conseguindo assim tomar o terceiro lugar de Bottas.

A corrida começou muito agitada com disputas de tirar o fôlego.

Um pouco mais afastado das primeiros colocados vi um carro nas cores da bandeira russa saindo da pista com muita velocidade e batendo com violência a barreira de pneus, se tratava de Mazepin e bordo de sua Haas, o estreante deixou seu carro em frangalhos, o piloto em questão não se machucou, a carro de segurança teve que entrar na pista para limpar a bagunça.

Poucas voltas depois a pista estava limpa.

Max foi ousado na estratégia e deixou pouco espaço entre ele e o segundo colocado que no caso era Hamilton, com tudo para dar errado o holandês mais uma vez mostrou o seu talento conseguindo manter-se em primeiro.

Vettel a bordo de sua bela Aston Martin aparentemente adotava uma estratégia diferente dos demais competidores e volta a volta o alemão conseguia ganhar posições, dava gosto de ver, tinha a impressão de ver o tetracampeão de volta, mas ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa.

Via uma disputa eletrizante pelo oitavo lugar, os protagonistas eram Vettel Alonso e Perez, Sebastian foi para cima de Alonso executando uma manobra de ultrapassagem brilhante, sem se deixar abater  o espanhol foi em busca da posição perdida, os dois duelavam roda a roda, Perez estava cansado de ser espectador desse duelo fez questão de se embrenhar no meio e ao invés de ultrapassar um piloto o mexicano foi ousado e fez questão de deixar os dois comendo poeira.

A prova tinha um novo líder, Hamilton finalmente ocupava a posição que tanto desejava, mas Max não deixaria o inglês triunfar, eu já estralava os dedos imaginando como será o duelo desses dois.

A boa fase de Vettel durou pouco, após o alemão trocar os pneus o mesmo voltou para a pista fazendo uma sucessão de bobagens impressionante, o ápice foi ele bater na traseira de Ocon fazendo com que ambos saíssem da pista, mas não encontraram problemas em voltar a prova.

Faltando agora 5 voltas para o final Hamilton já conseguia ver Verstappen pelo retrovisor.

Destaque mais do que positivo para Norris o jovem piloto conseguia se manter de quarto lugar, fazendo uma excelente corrida até então.

Agora não tinha mais segundos que separavam os dois, Lewis e Max iriam sim disputar a primeira posição e eu não estou preparada para esse momento épico.

Conseguia sentir a adrenalina dos pilotos, Max era arrojo puro já Hamilton era estrategista como um jogador de xadrez, o britânico dava o lado de fora para o holandês tentar a ultrapassagem, ele  por sua vez tentava induzir um erro por parte de Hamilton, estava realmente espetacular ver esse show que ambos nos proporcionavam.

Até que o bote final veio, Hamilton não teve tempo de reação desta forma Max já se imaginava no alto do pódio contato o hino holandês a pleno pulmões.

Estávamos a 2 voltas da bandeira quadriculada!!

A cena a seguir foi desesperadora, Verstappen estava lento eu tocava na TV na tentativa de dar mais potência ao motor Honda, não queria ver o que viria a seguir não entendia o que estava acontecendo, murmurava ajuda aos céus, a TV insistia em reprisar algo que fechava os olhos para não ver.

Após rever as imagens entendi perfeitamente o que aconteceu, o holandês excedeu o limite de pista e teve a hombridade de devolver a posição a Hamilton.

O britânico era só sorrisos, ao cruzar a linha de chegada.

Que final de prova espetacular!!!

 A corrida terminou assim:



(foto:motorsport.com)



Nos vemos na Emilia-Romagna