21/07/2012

Grid de largada completo para o GP da Alemanha

Caros leitores !!!

Segue o grid de largada completo para o GP da Alemanha

Posição
Piloto 
Equipe
Tempo
1
Fernando Alonso
Ferrari
1m40s621
2
Sebastian Vettel
RBR
1m41s026
3
Michael Schumacher
Mercedes
1m42s459
4
Nico Hulkenberg
Force India
1m43s501
5
Pastor Maldonado 
Williams
1m43s950
6
Jeson Button
McLaren
1m44s113
7
Lewis Hamilton 
McLaren
1m44s186
8
Mark Weber *
RBR
1m41s496
9
Paul di Resta
Force India
1m44s889
10
Kimi Raikkonen
Lotus
1m45s811
11
Daniel Ricciardo
STR
1m38s789
12
Kumiu kobayashi
Sauber
1m39s985
13
Felipe Massa
Ferrari
1m40s212
14
Bruno Senna
Williams
1m40s752
15
Jean-Eric
STR
1m16s741
16
Heikki Kovalainen
Caterham
1m17s620
17
Sergio Perez *
Sauber
1m39s933
18
Vitaly Petrov
Caterham
1m18s531
19
Romain Grosjean *
Lotus
1m40s574
20
Charles Pic
Marussia
1m19s220
21
Timo Glock
Marussia
1m19s291
22
Nico Rosberg *
Mercedes
1m41s551
23
Pedro de la Rosa
HRT
1m19s912
24
Narain Karthikeyan
HRT
1m20s230
*
 Weber,Grosjean, Rosberg 
Perderam 05 posições no grid

           por fazerem a troca de cambio dos seus carros


*
Sergio Perez
Perdeu
05 posições no grid

20/07/2012

Circuito de Hockenheim ( Alemanha)



Data da corrida : 22/07/2012
Número de voltas : 67
Nome do circuito : Hockenheim
Horário da corrida 09hs
Comprimento do circuito : 5.574 km
Vencedor no ano de 2011: Lewis Hamilton (equipe McLaren)

10/07/2012

Mecanismo de formação de um grid de largada

Caros leitores 

Gostaria de informa-los como funciona a ordem de largada para um GP de fórmula 1.

Primeira fase : Treinos livres.
Os treinos livres consiste em 3 partes, sendo 02 na sexta-feira e 01 no sábado.

 Esse início nada mais é do que o reconhecimento da pista por parte do piloto, além de testar o carro o piloto testa também os pneus e determina assim a estratégia que a equipe usará para a corrida.

A duração desses testes é de 02h por dia, dividido em 2 parte com 1h cada, na sexta-feira.

Já no sábado, mais um treino livre de 01h.

Nesses 3 dias não há eliminação em caso de pior tempo.

Segunda fase :  Qualifying ( que traduzindo é qualificação ou classificação ) mais conhecido popularmente como Q1, Q2, e Q3.

Q1: Primeira fase do treino classificatório.

Nessa fase todos os 24 carros vão para a pista e os pilotos terão 20min para obter um bom tempo e se classificar para o Q2.

Desta maneira os 7 piores são desclassificados e os 17 restantes prosseguem para a segunda parte do treino.

Q2: Segunda parte do treino classificatório

Os 17 carros vão para pista e os pilotos terão 15min para obter um bom tempo e se classificar para o Q3.

Sendo assim novamente os 7 piores são desclassificados e os 10 melhores permanecem na disputa da super pole.

Q3: A última e decisiva fase.

Os 10 carros entram na pista e terão 10min para obter um bom tempo e larga em primeiro e ser conhecido como o pole position.

08/07/2012

GP da Inglaterra

A chuva foi a grande personagem do treino classificatório, pois faltando 06m19s para o enceramento do Q2 ( segunda parte do treino classificatório) ela veio forte, determinando assim o ritmo dos treinos, foi então que os comissários de prova decidiram paralisar o treino alegando más condições da pista, com essa paralisação não sabia-se o que aconteceria a seguir pois a chuva ainda era forte.

Após uma longa espera para a melhora do tempo, a chuva já estava diminuindo e a preocupação dos comissários  de prova era fazer com que a pista tivesse condições seguras de condução, sendo assim os funcionários do circuito se esforçaram o máximo para auxiliar no escoamento da água, desta forma em poucos minutos tudo estava pronto para o reinício dos treinos .
A briga pela pole position estava emocionante e quem dominava a parte final do treino era o brasileiro Felipe Massa que vinha forte, e a chances de marcar a sua primeira pole em 2012 se tornava possível, mas em grande fase o seu companheiro de equipe fez questão de acabar com as esperanças do brasileiro, marcando assim o melhor tempo.

Os pilotos que completaram o grid eram Mark Webber da RBR e Michael Schumacher da Mercedes.
Felipe Massa por sua vez conquistou um ótimo quinto lugar.

No domingo a chances de chuva eram grandes porém a  protagonista do final de semana não deu as caras e a largada ocorreu tranquilamente em pista seca,  Alonso disparou na frente e se defendeu dos ataques do australiano da RBR de forma muito exagerada e perigosa mais felizmente não aconteceu nada e as três primeiras posições seguiam inalteradas, já Vettel sofria  com os ataques de Massa e não demorou muito para o brasileiro ultrapassar o alemão da RBR e conquistar o quarto lugar, outro brasileiro que se recuperava de forma extraordinária na corrida era Bruno Senna que largou do décimo quinto lugar e já nas primeiras voltas se encontrava na oitava posição.
Na volta de número 11 Sebastian abriu a rodada de pit stop .

Na pista Felipe seguia andando forte e o desafio do brasileiro era ultrapassar Michael Schumacher para conquistar o terceiro lugar, algo nada fácil, pois além de atacar Schumacher Felipe tinha que se defender dos ataques de outro alemão, o da RBR que vinha logo atrás com pneus novos que acabará de trocar, após oito voltas nesse ritmo Massa conseguiu enfim ultrapassar  Michael e se livrar  da pressão que Vettel o imponha.
Na décima sexta volta o líder foi para os boxes para fazer a troca de seus compostos, ao voltar para a pista Fernando havia perdido a liderança para o inglês da McLaren Lewis Hamilton, a posição de honra que Lewis se encontrava estava prestes a ter fim, pois com os pneus desgastados Hamilton não conseguia ser o mais rápido, ao contrário do espanhol que o perseguia.

Foi então que na décima oitava volta o espanhol se aproximou de vez do inglês e a chances de Lewis permanecer na liderança eram quase nulas, sendo assim Fernando o ultrapassou mas Hamilton não queria largar o osso e deu o troco no espanhol o ultrapassando novamente, desacreditando no que acabara de acontecer Alonso foi para cima e fez uma bela ultrapassagem conhecida como o X ( e quando dois pilotos estão na disputa de posições e um ultrapassa o outro formando a letra xis).
Lewis foi chamado ao boxe para fazer a troca de seus pneus, ao voltar para a pista o britânico se encontrava em oitavo lugar.

No GP da Europa  Kamui Kobayashi foi rotulado de algoz dos brasileiros, esse fato se deu por  ele  ter sido o motivo dos dois incidentes com Bruno e Felipe, já nesse GP Koba aparentava seriedade e controle absoluto sem causar nenhum incidente sequer, um fato novo que causava um pouco de estranheza ao publico presente no autódromo, foi que então Kobayashi foi chamado para fazer a troca de seus compostos , e quando se aproximava de seus mecânicos simplesmente resolveu brincar de boliche a atingiu com o seu carro pelo menos uns 04 mecânicos, nenhum se feriu com  gravidade.
Após essa confusão o japonês trapalhão voltou para a corrida.

Mas Koba não foi o único piloto a fazer strike em mecânicos, o piloto da HRT Pedro de la Rosa fez o mesmo no GP do Canadá este ano, com uma única diferença o incidente de Pedro ocorreu em treinos livres.
Faltando 05 voltas para o final da corrida Webber começou a impor um ritmo mais forte na prova  e se aproximar de forma perigosa do líder, a diferença que Fernando tinha de quase 05 segundos para o australiano não existia mais e Alonso teria que se virar para defender a sua liderança na prova , mas  Mark estava muito rápido e Fernando não teve como se defender.

No final os brasileiros terminaram bem a prova, Felipe Massa foi o quarto colocado e Bruno Senna foi o nono.

O australiano da RBR era o novo líder da prova e soube administrar essas últimas voltas com tranquilidade e cruzou a linha de chegada sendo 02 segundos mais rápido do que o espanhol.


A corrida terminou assim:

Posição
Piloto 
Equipe
1
Mark Webber
RBR
2
Fernando Alonso
Ferrari
3
Sebastian Vettel
RBR


                                                                                                                             ( Foto : Motorsport magazin.com)



Vídeo da corrida




 Próxima corrida

GP Alemanha



07/07/2012

Grid de largada completo para o GP da Inglaterra

Caros leitores !!!

Segue o grid de largada completo para o GP da Inglaterra
Posição
Piloto 
Equipe
Tempo
1
Fernando Alonso
Ferrari
1m51s746
2
Mark Weber
RBR
1m51s793
3
Michael Schumacher
Mercedes
1m52s020
4
Sebastian Vettel
RBR
1m52s199
5
Felipe Massa
Ferrari
1m53s065
6
Kimi Raikkonen
Lotus
1m53s290
7
Pastor Maldonado 
Williams
1m53s539
8
Lewis Hamilton 
McLaren
1m53s543
9
Nico Hulkenberg
Force India
1m54s382
10
Romain Grosjean
Lotus
sem tempo
11
Paul di Resta
Force India
1m57s009
12
Kumiu kobayashi
Sauber
1m57s071
13
Nico Rosberg
Mercedes
1m57s108
14
Daniel Ricciardo
STR
1m57s132
15
Bruno Senna
Williams
1m57s426
16
Jean-Eric
STR
1m57s719
17
Sergio Perez
Sauber
1m57s895
18
Jeson Button
McLaren
1m48s044
19
Vitaly Petrov
Caterham
1m49s027
20
Heikki Kovalainen
Caterham
1m49s477
21
Timo Glock
Marussia
1m51s618
22
Pedro de la Rosa
HRT
1m52s742
23
Narain Karthikeyan
HRT
1m53s040
24
Charles Pic
Marussia
1m54s143

06/07/2012

Circuito de Silverstone (Inglaterra)



Data da corrida : 08/07/2012
Número de voltas : 52
Horário da corrida 09hs
Comprimento do circuito : 5.891 km
Vencedor no ano de 2011: Fernando Alonso (equipe Ferrari)