19/03/2023

GP da Arábia Saudita (Festa mexicana)

Desafiadoramente perigosa eu gosto dessa pista, Jeddah dá um frio na espinha só de olhar, mas eu amo ver os carros passando tão coladinho ao muro!

Somado ao fato de ser uma corrida noturna e o autódromo ser exuberantemente bonito.

Imbuída desse sentimento de adrenalina e tensão, mal podia esperar para o treino classificatório começar.

Já de largada sabíamos que Leclerc foi punido com a perda de dez posições do grid, tudo porque o piloto da Ferrari trocou componentes da unidade de potência, ou seja, um adversário a menos para Verstappen.

Aliás nesse início de temporada o holandês não está encontrando muitos adversários pelo caminho uma vez que seu carro permanece voador.

Até agora nada fugia dos padrões, Max dominava e o restante do grid sofria...

A única certeza que eu tinha era que o ótimo desempenho da Aston Martin não era fogo de palha, pois nesse final de semana eles estavam repetindo o que fizeram na corrida de estreia.

Alonso seguia muito veloz dando trabalho ao bicampeão Max e sua equipe.

Após fazer duras críticas á Mercedes, George Russell parecia encontrar um ponto de equilíbrio entre ele e seu W14, o britânico conquistou o quarto melhor tempo, e com a punição do monegasco conseguiu largar entre os 3 primeiros.

Já Hamilton segue em total desequilíbrio com o seu carro, frase dita pelo próprio piloto, no momento o heptacampeão não conseguia nada melhor do que o oitavo tempo.

Lá na frente os meninos da Red Bull seguiam brilhando, Pérez e Max brincava de fazer melhores tempos, até que a tensão tomou conta do semblante de todos da equipe, Max estava com problemas e teve que abandonar o treino classificatório, ou seja o holandês foi do céu ao inferno em frações de segundo.

Um problema na transmissão da sua RB19 obriga o holandês largar no final do pelotão.

Com o caminho livre o mexicano da Red Bull fazia a festa na pista conquistando o melhor tempo, por consequência Alonso herda o segundo melhor tempo, ainda lembrando da punição de Leclerc.

Quase não aguentava de tanta ansiedade para a largada, sabia que Max e Charles viriam como dois alucinados lá de trás o que poderia causar muita confusão, e confesso a vocês  que esse era o meu anseio.

Alonso fez uma largada digna de um bicampeão, deixando o mexicano comendo poeira.

O novo líder da prova acelerava tudo que podia enquanto Pérez um pouco desnorteado tentava entender o que tinha acontecido.

O reinado do espanhol não durou muito tempo uma vez que o mexicano da Red Bull retornou para a ponta, imediatamente Alonso recebeu a notícia que ele teria que pagar uma punição de 5 segundos, por largar fora da área delimitada.

(Guardem bem essa informação)

Por falar em velocidade Max estava no modo turbo ultrapassando tudo que estava em seu caminho, não estávamos nem na metade de prova e Verstappen já aparecia em oitavo lugar.

Outro que dava show era Leclerc ocupando o quinto lugar no momento.

Obrigatoriamente o carro de segurança é presença garantida no GP da Arabia, e desta vez não poderia ser diferente, uma Aston Martin estava ficando pelo caminho, a dúvida era saber quem era o azarado da vez, Stroll realmente tem uma forte relação com sua falta de sorte, oh rapaz para azarado...

O carro de segurança foi acionado!

Os primeiros colocados aproveitaram para ir aos boxes calçar pneus novos.

Vocês lembram que eu disse para guardar a informação da punição á Alonso? Pois bem o espanhol estava nos boxes pagando sua punição de 5 segundos e durante esse tempo fica proibido os mecânicos tocarem no carro.

Com a pista liberada, Hamilton começou a dar indícios que chegaria para tomar o quinto lugar de Sainz, o bote do britânico foi certeiro.

Um pouco mais á frente Max fazia outra vítima, Russel foi o alvo da vez, sem conseguir se defender perdeu o terceiro lugar para o holandês ligeirinho.

Algumas voltas depois foi a vez de Alonso sofrer o efeito devastador do holandês ligeirinho.

Pérez seguia o seu curso sem se dar conta que agora era ele que estava com o alvo nas costas, por sorte o mexicano tinha alguns segundos de segurança que impediam Max de fazer mais uma vítima.

A fim de agitar as coisas uma vez que o GP não entregava muito entretenimento, Max começou a se queixar com sua equipe dizendo que estava sentindo algo errado em seu carro.

Nesse momento todos no box da Red Bull se arrepiaram imaginando o tamanho do estrago, o engenheiro de Verstappen pedia um tempo para avaliar os gráficos, impaciente o holandês insistia que algo estava errado, para piorar Pérez começa a se queixar dos freios faltando 02 voltas para o término da prova.

Com a voz firme o engenheiro de Sergio afirmou ao mexicano que estava tudo sob controle e ele poderia cruzar a linha de chegada fazendo festa com essa vitória.

Max também termina a prova e pode festejar a dobradinha com o seu companheiro de equipe.

Teoricamente Alonso chegou em terceiro lugar e até foi ao pódio receber o troféu, porém nem tudo saiu como o planejado...

O espanhol foi penalizado novamente agora com 10 segundo tudo porque ao ir pagar a sua primeira penalização um dos seus mecânicos encostou o macaco no carro e na regra diz que ninguém pode encostar no carro!

Russell herdou o terceiro lugar...

Ao ser informado do fato em si o britânico achou que estavam brincando e demorou a acreditar que toda essa bagunça é real, ele até disse “Mas eu não estava no pódio”

Como quem tira doce da boca de criança a FIA demonstrando bastante organização e posicionamento voltou mais uma vez atrás de sua decisão.

Mantendo o troféu com o Alonso que comemorou de maneira definitiva seu centésimo pódio da carreira.

SÉRIO FIA QUE PIADA!

(foto: motorsport-magazin.com)


Nos vemos na Austrália 



Nenhum comentário:

Postar um comentário