09/10/2022

GP do Japão (Literalmente um caos)

O tradicional e veloz circuito de Suzuka estava de volta ao calendário da F1!

Tenho que admitir que estava com muita saudades das corridas por lá, não me refiro só com relação ao traçado, o Japão tem uma torcida simplesmente fantástica, apaixonada pelo esporte e muito criativa, os fãs japoneses são uma atração à parte GP.

E o que é mais bonito de ser ver é a paixão dos japoneses pelo  nosso eterno SENNA, não era difícil encontrar um torcedor vestindo as cores do capacete do brasileiro e sacudindo a bandeira com o rosto do piloto.

Mas como nem tudo são flores, o final de semana foi de chuva intensa sob o circuito japonês e a previsão para o dia da corrida era de mais chuva.

A classificação foi em pista seca, Verstappen dava show em quaisquer circunstâncias, o holandês sabia que poderia conquistar o bicampeonato mundial esse final de semana e não poupava esforços para isso acontecer.

A dupla da Ferrari  acompanhou piloto da Red Bull Racing de perto, Leclerc foi o segundo mais rápido e Sainz fechou o grid.

Com uma precisão cirúrgica, os radares meteorológicos não mentiram quando previram chuva forte sob o circuito na hora da corrida.

O ingrediente perfeito para transformar a corrida japonesa em um caos estava presente, e eu sinceramente não sabia o que esperar...

Bandeira verde agitada corrida autorizada, Leclerc foi para cima de Max com uma voracidade bonita de se ver os dois ficaram lado a lado, porém o motor da Honda falou mais alto, fazendo o holandês  manter-se à frente  do meio do pelotão em diante se instaurava um caos literalmente, Sainz foi o primeiro a perder controle e bater com violência na barreira de pneus, Seb Vettel também perdeu o controle de sua Aston Martin e saiu rodando na pista, Gasly encontrou uma placa de publicidade no meio do caminho e saiu carregando a mesma pela pista.

Vendo toda essa bagunça generalizada foi impossível não lembrar de Jules Bianchi e o acidente que vitimou o jovem piloto nessa mesma pista com as condições meteorológicas exatamente iguais.

Após 03 voltas e nenhum carro conseguindo manter-se em linha reta a direção de prova deu bandeira vermelha e recolheu todos ao pit lane.

Gasly saiu do carro simplesmente cuspindo fogo e sinceramente não estava entendendo nada o que tinha acontecido, esfreguei os olhos que já estavam pesados de sono para tentar achar o que havia perdido, e não achei o motivo de tanta irritação por parte do francês.

Até que a TV mostra a câmera de dentro do carro de Gasly e quando eu vi a cena meu corpo inteiro gelou e eu fiquei totalmente sem reação, quando o francês saiu da pista passou muito perto do guindaste que estava retirando a Ferrari de Sainz, a cena foi exatamente igual reproduzida por Jules que na época sofreu o acidente e perdeu a vida.

Me solidarizava com o sentimento do piloto da AlphaTauri, é simplesmente inacreditável que eles cometeram o mesmo erro, como ninguém aprendeu com o acidente trágico sofrido por Bianchi ? REVOLTANTE!

Até o pai de Jules fez couro com a indignação Gasly...

Outros pilotos também expressaram o seu repúdio ao ocorrido na pista.

Agora era esperar a chuva diminuir a sua intensidade...

Os mecânicos e pilotos de muitas equipes tentavam interagir o público que tomavam chuva na cabeça e mesmo assim não arredava o pé do autódromo 

Sem brincadeira foram 2 HORAS, vocês não ouviram errado 2 HORAS de espera.

A base de muito café eu ainda estava acordada e ansiosa para ver o que aconteceria na pista.

O evento já estava na regressiva para ser encerrado e os carros foram para a pista faltando exatamente 39min para o fim da prova.

Todos estavam calçados pneus de chuva intensa.

Verstappen abria uma vantagem astronômica dos demais pilotos, o holandês realmente estava pilotando muito e seu talento na chuva me fazia sorrir em frente a TV.

Outro que esbanjava talento nesse traçado sinuoso era Vettel, o alemão é maluco por esse circuito e o seu estilo de pilotagem casa perfeitamente com essa pista, a prova do que estou dizendo era o sexto lugar o ocupado no momento, então o que víamos era puro talento na pista, esse é um dos motivos que faz o meu coração doer quando penso que Seb vai se aposentar o ano que vem...

Com a pista melhorando a movimentação nos boxes estava intensa boa parte do grid foram trocar os compostos para intermediário, sendo assim o prova tinha um novo líder de forma muito momentânea, MICK sentia este maravilhoso gostinho de liderar uma prova, o alemão da Haas tinha plena consciência que ficaria por lá apenas por alguns minutos, mas fez valer cada segundo pois o alemão estava tão confiante que conduzia seu carro com perfeição.

A ordem foi restaurada com Max na liderança.

Mick era o único piloto na pista com pneus de chuva pesada e obviamente isso prejudicava o desempenho do alemão que sofria com a falta de rendimento, de forma tardia a Haas chamou o piloto para o pit stop, e claramente a equipe americana errou feio na estratégia, mas como Guenther Steiner gosta de fazer iria botar na conta de Mick o erro de estratégia da equipe.

Pegas de tirar o fôlego na pista e eu mal conseguia ficar quieta em frente a TV.

Russell estava especialmente genial e fazia cada ultrapassagem de tirar o fôlego! O britânico era o nono colocado após ultrapassar Tsunoda e em seguida Lando.

Hamilton pegava carona no bom rendimento da Mercedes e duelava de forma fantástica pelo quarto lugar, Esteban Ocon era o alvo do britânico.

Sem tempo para piscar uma disputa alucinante dela vice-liderança da prova acontecia, Leclerc tentava se defender do mexicano Pérez com vinha com a faca entre os dentes.

Max abre a última volta do GP japonês e se tudo terminar como está a comemoração pelo título terá que esperar a próxima etapa.

Esteban Ocon foi brilhante a não se rendeu  à pressão Hamilton cruzando à frente do inglês, permanecendo assim em quarto lugar.

O monesgasco da Ferrari também se mantinha a frente de Sergio, porém Leclerc esqueceu de fazer a curva e passou reto na mesma adquirindo nítida vantagem para o piloto mexicano que estava prestes a ultrapassa-lo, e a regra diz que é obrigada a devolver a posição, como  Charles não o fez a direção de prova penalizou o piloto da Ferrari, consequentemente  Sergio assume a vice-liderança e de quebra dá o titulo ao seu campaneiro de equipe pois era a combinação que Max precisava para conquistar o bicampeonato mundial de forma antecipada.

É isso, temos um campeão na temporada 2022 !!!

MAX VERSTAPPEN É O NOME DELE !!!

Bicampeão mundial e dono de uma temporada irretocável!

Depois da cerimônia do pódio uma linda e emocionante cena me chamava a atenção, SEB estava sendo ovacionado pelo público que coloriram as arquibancadas com uma luz verde bem ao estilo show do Coldplay.

Visivelmente emocionado, Vettel agradecia a torcida!!

Eu em frente a TV não conseguia conter as minhas lágrimas e de joelhos no chão reverenciava esse espetacular piloto.

                           (foto:motorsport.uol.com.br)


Nos vemos nos Estados Unidos 



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