Já vou começar o texto com uma notícia ruim, o circuito de Paul Ricard não fará mais parte do calendário da F1 em 2023, ou seja, essa será uma corrida de despedida para o público francês que lotava todas as dependências do belíssimo circuito mesmo sob fortíssimo calor.
Na classificação Sainz se tornava um forte candidato a pole, porém o espanhol foi punido com 10 posições por trocar o motor, desta forma Leclerc assumiu a responsabilidade de ser o mais rápido.
Max bem que tentava, mas não conseguia se embrenhar no meio dessa disputa.
Aparentemente os meninos da McLaren encontraram um equilíbrio no carro e tanto Lando como Ricciardo mantinham um bom ritmo, mas obvio que não o suficiente para brigar pela pole.
Mick mais uma vez se mostrava forte com boas chances de largar entre os 10 primeiros colocados, mas a realidade foi bem cruel com o alemão da Haas, segundo os comissários de prova julgaram, Mick ultrapassou o limite de pista tendo o seu tempo de volta deletado, desta forma o alemão não teve outra chance de voltar a pista para marcar um novo tempo uma vez que o cronômetro estava zerado.
Na parte final do treino Hamilton conquistou um excelente quarto lugar.
Lando surpreendeu em quinto.
Leclerc no capricho fez o esperado com a conquista do melhor tempo, Max foi o segundo mais rápido e Pérez fechou o grid.
O domingo amanheceu com um sol para cada um, as altas temperaturas preocupava os engenheiros pois a degradação dos pneus seria ainda maior com a temperatura do solo batendo os 60 °C.
A largada foi do jeitinho que eu gosto.
O monegasco da Ferrari conseguiu se mantar a frente o que ele não esperava era que Max vinha babando para cima dele, a brigada foi intensa Verstappen tentava de todos os jeitos ultrapassar o piloto da Ferrari, mas Leclerc era cirúrgico e se defendia de forma espetacular.
Enquanto isso Hamilton também fazia um excelente largada e já aparecia em terceiro lugar assistindo de camarote a brigada entre o líder e vice-líder da prova.
Sainz vinha escalando o pelotão de forma rápida, e se o espanhol quisesse marcar pontos teria que continuar nesse ritmo.
O líder agora mantinha uma distância segura de Max, e ambos puderam retomar o fôlego.
Lando se mantinha em um bom sétimo lugar enquanto Ricciardo era apenas o décimo.
Sonolenta a corrida entrou em seu modo monótono...
Com pneus novinhos Max estava pronto para ir à caça do líder da prova.
Charles estava tranquilo lá na frente sem muita coisa para se preocupar, é aí que mora o perigo!
Sem movimentações á frente o piloto tende a relaxar e aí que as bobagens acontecem!!!
Absolutamente sozinho o monegasco da Ferrari perde a traseira do carro e sai rodando feito um pião até parar na barreira de pneus, DESTRUINDO POR COMPLETO A SUA CORRIDA.
O carro de segurança foi acionado de forma virtual.
Max estava feliz da vida com esse grande presente que Leclerc lhe deu.
Não demorou muito para a pista ser liberada com a bandeira verde.
Me perguntava a que horas teríamos pegas alucinantes e disputas de tirar o fôlego, pois até agora tudo o que eu sentia vendo a corrida era muito sono.
A prova tinha também uma novo vice-líder, Hamilton ocupava esse posto e ao que tudo indica o inglês estava bem satisfeito com o desempenho de sua Mercedes
Quando a corrida recomeçou Sainz continuava a fazer o seu trabalho de alpinista, escalando o pelotão de forma brilhante, o espanhol já era o sexto colocado e ao que parece o piloto da Ferrari não iria parar.
Quem decepcionava era Mick da Haas o alemão estava preso em décimo quatro lugar e não conseguia sair, pior para Magnussen que teve que abandonar por problemas mecânicos.
Sainz vinha em seu modo turbo, porém o espanhol foi chamado ao boxes para trocar seus compostos, além de demorar na troca de pneus liberaram o piloto sem prestar atenção ao que acontecia ao redor e Carlos quase acertou em cheio Ocon que passava por ali ou seja, o piloto foi punido com 05 segundos, acho que deveriam pensar em penalizar a equipe da próxima vez, o piloto nada tem haver com essa bagunça.
Faltando 04 voltas para o fim tivemos mais um carro de segurança virtual, o culpado da vez foi Guanyu Zhou a bordo de sua Alfa Romeo que foi parando lentamente por problemas mecânicos.
Pierre Gasly não teve um final de semana que esperava em sua casa, o francês da AlphaTauri amargava um desastroso décimo segundo lugar, enquanto Ocon piloto que também corre em casa teve mais sorte terminando a prova em oitavo.
Faltando 02 voltas a corrida estava liberada, George Russell estava obcecado em subir no pódio e em uma manobra absolutamente brilhante tomou o terceiro lugar do mexicano da RBR.
Fim da tortura, opssss da prova!
Hamilton estava feliz mais simplesmente exausto, o inglês admitiu em entrevista
pré-pódio que não conseguiu beber água durante a prova pois algo estava quebrado...
Na salinha antes de subir no pódio Hamilton deitou no chão de tão exausto que estava!
E ainda tem gente que diz que é fácil ser piloto de F1 !
Max conquista a 7ª vitória em 2022, a 27ª da carreira, igualando Sir Jackie Stewart ex-piloto de F1 e tetracampeão mundial.
(foto:motorsport-magazin.com) |
Nos vemos na Hungria