21/09/2014

GP de Cingapura

Há Cingapura...como é possível não se encantar por você ?

Sim, essa é uma das minhas pistas favorita !! Só pelo fato de ser uma corrida noturna já nos causa um entusiasmo mais forte. São 61 voltas que judia  muito dos freios dos carros e do físico dos pilotos uma vez que a temperatura ambiente é muito alta mesmo sendo a noite, e para complementar a pista tem muitas ondulações por se tratar de um circuito de rua, ou seja são ingredientes que nos deixa sem fôlego.

A disputa para ver quem iria largar na frente, não teve novidades. Alonso bem que tentou quebrar a hegemonia das Mercedes, mas no fim foi colocado em seu devido lugar, ou seja tivemos o mesmo do mesmo Hamilton e Rosberg na primeira fila, Ricciardo foi quem completou o grid.

Antes da largada tivemos a informação que haveria  mudança no regulamento!! Oi ?

Vou ver se consigo explicar !! É o seguinte a partir desse GP fica proibido o piloto receber instruções de pilotagem de seus engenheiros.

Vou citar alguns exemplos do que não deve ser dito:

- Detalhe do tempo do setor de um adversário,  nem dizer se ele está mais rápido ou lento.
- Ajuste da unidade de força (motor)
- Ajuste do câmbio.
- Nenhuma resposta a uma pergunta direta do piloto (ex: “Estou  usando o mapeamento correto do torque?”.
- Nenhuma mensagem codificada
E etc..
Fonte (Grid + por  Erivelto Santos)

Se caso essa regra for descumprida o piloto deverá pagar uma punição de 5 segundos a já conhecida stop and go.

Ou seja o piloto deve guiar o seu carro por sua experiência e talento !!

Na minha opinião esse ajuste no regulamento agora e completamente descabível uma vez que já estamos no final da temporada, é necessário primeiro entender o que pode e o que não pode, testar, e ver se todos se adequem, e depois aplicá-la como deve ser.

Mas vamos voltar ao que interessa, Nico teve problemas em seu câmbio, o que o fez largar dos boxes, bom para Vettel que largou de cara para o vento, conseguindo conquistar o segundo lugar, na liderança Hamilton seguia sem grandes dificuldades.

Rosberg largou e continuou enfrentando problemas, sua Mercedes estava arredia e não dava indícios que iria melhorara, definitivamente não era o dia do alemão.

Massa abriu os trabalhos nos boxes, a estratégia de pit stop conta muito nesse circuito uma vez que os pneus se desgastam muito rápido.

Na volta de número 16 Nico foi se arrastando para o box, a troca de compostos foi feita junto com a de volante na tentativa de ao menos ter mais potência, Tanto esforço para nada. Nico abandona a prova e a liderança do campeonato.

Na pista  estava tudo certo nenhum acidente, isso de certa forma vai contra a tradição de Cingapura que é sempre ter um batida que necessite a entrada do carro de segurança.

Vocês lembram que eu falei no início do ajuste no regulamento? Na qual não era permitido o engenheiro auxiliar o piloto na forma de pilotar? Pois é se a direção de prova tivessem levando isso a sério mesmo  haveria muitos pilotos punidos.

Voltando a mesmice da corrida nada de interessante acontecia, nenhuma grande disputa  merecia destaque.

Na metade da prova o tão esperado  safety car  enfim teve que ser acionado, tudo por que Pérez e Sutil se entranharam e espalharam pedaços de carro pela pista.

Agora sim com o grid todo agrupado de novo poderíamos ter disputas alucinantes por posições !! É, só que não, Hamilton ditou o ritmo e em logo abriu um a vantagem humilhante sobre Vettel , o alemão da RBR sofria na reta e tinha dificuldade de segurar Daniel e Alonso que estava logo atrás
.
Quase no final da prova Hamilton foi fazer a troca de compostos, o que resultou na perda temporária da liderança, Vettel desfrutava desse momento  que mais parecia um sonho, quando o alemão acordou viu o britânico retomar a liderança.

 É o nosso Massa alguém viu por ai ? O brasileiro até que mandou bem apesar de fazer uma corrida discreta  Felipe conquistou pontos com o quinto lugar.

A corrida terminou assim !!

Posição
Piloto
Equipe
1
Lewis Hamilton
Mercedes
2
Sebastian Vettel
RBR
3
Daniel Ricciardo
RBR




                                                                                                                                     (foto:motorsport.com)


Vídeo da corrida 



Próxima corrida
GP do Japão

20/09/2014

Grid de largada completo para o GP de Cingapura

Caros leitores !!!

Segue o grid de largada completo para o GP de Cingapura.

Posição
Piloto
Equipe
Tempo
1
Lewis Hamilton
Mercedes
1m45s681
2
Nico Rosberg
Mercedes
1m45s688
3
Daniel Ricciardo
RBR
1m45s854
4
Sebastian Vettel
RBR
1m45s902
5
Fernando Alonso
Ferrari
1m45s907
6
Felipe Massa
Williams
1m46s000
7
Kimi Raikkonen
Ferrari
1m46s170
8
Valtteri Bottas
Williams
1m46s187
9
Kevin Magnussen
McLaren
1m46s250
10
Daniil Kvyat
STR
1m47s362
11
Jeson Button
McLaren
1m46s947
12
Jean-Eric
STR
1m47s989
13
Nico Hulkenberg
Force India
1m47s308
14
Esteban Gutierrez
Sauber
1m47s333
15
Sergio Pérez
Force India
1m47s575
16
Romain Grosjean
Lotus
1m47s812
17
Adrian Sutil
Sauber
1m48s324
18
Pastor Maldonado
Lotus
1m49s063
19
Jules Bianchi
Marussia
1m49s440
20
Kamui Kobayashi
Caterham
1m50s405
21
Max Chilton
Marussia
1m50s473
22
Marcus Ericsson
Caterham
1m52s287

19/09/2014

Circuito Marina Bay Street (Cingapura)


Data da corrida : 21/09/2014
Número de voltas : 61
Nome do circuito : Marina Bay Street Circuito
Horário da corrida 09hs
Comprimento do circuito : 5.073 km
Vencedor no ano de 2013: Sebastian Vettel (equipe RBR)

07/09/2014

GP da Itália

O magnífico circuito de Monza recebe pela  sexagésima terceira vez um grande prêmio e se engana quem pensa que não há emoção em um circuito  que já tem uma certa idade, suas curvas ainda são traiçoeiras e desafiadoras  e, o que dizer de sua reta? Uma das mais velozes  e extensa de toda a temporada, não há quem não sinta frio na barriga de ver um bólido rasgando pela reta até atingir a velocidade de 326km/h.

Voltando a rotina, já não é novidade que as Mercedes dominaram os treinos, na disputa interna Hamilton conquistou o melhor tempo, garantindo-lhe a pole, Nico por sua vez ficou em segundo e Bottas completou o grid em terceiro.

A largada ocorreu de forma limpa sem nenhum toque, porém faltou habilidade para alguns pilotos, a começar pelo líder que dormiu no ponto e viu seu companheiro de equipe assumir a liderança de forma tranquila, o jovem piloto da McLaren também mostrou que não estava lá a passeio, e tratou logo de assumir a vice-liderança da prova, lembrando que  Magnussen largou em quinto lugar, Massa não deu exatamente um show mais vez o que era necessário para conquistar o terceiro lugar. Por falar na Wiliams alguém viu o Valtteri Bottas ? Pois é, o finlandês fez uma lambança, ele simplesmente conseguiu a façanha de largar em terceiro e cair para décimo lugar.

O líder Rosberg  seguia tranquilo em seu tour observando o majestoso circuito italiano, esquecendo que era necessário olhar para frente, sua distração lhe custou caro pois além de sair da pista teve que atravessar a área de escape para voltar  a corrida, apesar do vacilo Nico continuava liderando, no entanto sua vantagem para o vice-líder era de apenas 2 segundo, por falar nisso Massa era quem ocupava o segundo lugar neste momento.

Na volta de número 20 Sebastian Vettel o quinto colocado abriu os trabalhos nos  boxes, o alemão retornou em décimo quinto lugar, quatro voltas depois foi a vez de Felipe ir para os boxes, o brasileiro voltou em quinto lugar logo atrás de seu companheiro de equipe, Bottas enfim se recuperava do desastre que foi sua largada.

Com toda certeza Nico estava com a cabeça em um lugar muito mais interessante do que a corrida, como é possível ? O alemão errou de novo !!! Pior, no mesmo lugar !! Só que desta vez até a sorte desacreditou no que aconteceu e resolveu o abandonar, desta forma Hamilton era o novo líder .

Alonso que já não está em grande fase, foi coroado com o azar de abandonar a prova, ao que tudo indica uma pane no ERS (sistema recuperação de energia) foi a responsável pelo abandono.

Quase no fim da prova presenciamos um pega sensacional : Vettel, Bottas, Magnussen, Pérez, Button e Ricciardo, animavam o público que lotava as dependências do autódromo, Daniel que até então estava sendo extremamente discreto na corrida resolveu acordar, e ultrapassar meio mundo inclusive seu companheiro de equipe que fez jogo duro mais não conseguiu segurar o ímpeto do australiano.

Nem preciso dizer quem ganhou né? Porém um piloto não poderia passar desapercebido  Massa fez uma grande corrida, estava confortável em seu carro e desde o inicio imprimia um ritmo impressionante o que lhe garantiu o terceiro lugar. Parabéns ao brasileiro e que possamos torcer para que o ritmo permaneça assim até o final da temporada.


A corrida terminou assim :

Posição
Piloto
Equipe
1
Lewis Hamilton
Mercedes
2
Nico Rosberg
Mercedes
3
Felipe Massa
Williams



foto:motorsport.com)



Vídeo da corrida 




Próxima corrida
GP de Cingapura