24/11/2013

GP do Brasil

O GP paulistano é muito imprevisível pois contamos com um ingrediente especial que sempre apimenta as disputas na pista o nome desse ingrediente é chuva que geralmente cai com muito intensidade em Interlagos.

Como não poderia ser diferente, o sábado foi caótico pois a chuva não deu trégua nem um segundo dificultando os trabalhos de pilotos e equipes , para se ter uma ideia o Q3 (última parte do treino classificatório) ficou paralisado por 30 minutos  pela quantidade de água que caia sobre o circuito, após a longa espera finalmente a direção de prova liberou os bólidos para a disputa da super pole, neste momento Rosberg  era o mais rápido e dava indícios que quebraria a hegemonia do rei das poles,  só que quando se tem um tetracampeão na pista podemos esperar  de tudo até o que parecia impossível , com o cronometro ZERADO Vettel simplesmente marcou 1m26s479 um temporal para ninguém botar defeito, desta maneira só restou o segundo lugar para Rosberg e o terceiro para Alonso.

A corrida em Interlargos é sempre muito especial, não por ser a última da temporada, mas sim por nos proporcionar momentos únicos, principalmente hoje, que foi a despedida de Webber da fórmula 1 e de Massa na Ferrari.

Na saída dos boxes para levar o seu carro ao grid, Massa foi contemplado pelo carinho e respeito dos membros da equipe italiana uma vez que os mecânicos fizeram um corredor para aplaudir o brasileiro em seu último dia na Ferrari, afinal de contas foram  8 anos que Felipe esteve na Ferrari, conquistando 1 vice-campeonato mundial de pilotos, 2 títulos mundiais de construtores além de 11 vitórias  em sua carreia, sem dúvida essa cena emocionou todos, só que o coração que bateu mais forte foi o de Felipe que não conseguiu  conter as lágrimas que escorriam sob o seu rosto.

A RBR também não ficou para trás, uma vez que os mecânicos de Webber homenagearam o piloto usando um chapéu que é típico dos australianos, a história de Webber na equipe austríaca também foi grandiosa uma vez que foram: 7 anos na equipe , 11 pole positions, 9 vitórias em sua carreira e 4 títulos mundiais de construtores, se engana quem pensou que o durão não se emocionou, antes da largada já dentro de seu bólido o australiano passou um rádio para sua equipe dizendo o quanto estava sendo difícil sentar em seu carro pela última vez.

Bem após tantas emoções estava tudo proto para o início da prova.

Quando as luzes vermelhas se apagaram, Vettel largou mal e perdeu a liderança para Rosberg , Alonso que se enfiou no meio da muvuca  para conquistar posições acabou perdendo o seu terceiro lugar para Hamilton, Massa que sempre larga muito bem ultrapassou Grosjean, Ricciardo e Vergne pulando rapidamente para sexto uma vez que largou em nono.

Antes de completar a primeira volta Vettel foi para cima de Nico e o ultrapassou na reta principal retomando a liderança da prova.

Na quarta volta Romain Grosjean encerrou o temporada da pior maneira possível, o estouro em seu motor foi o responsável pelo abandono precoce na prova que sem duvida deixou um gosto bem amargo na boca do Francês.

Na pista Vettel voava, e em dez voltas construiu um vantagem de 8 segundos para o vice-líder Alonso, na décima primeira volta Hamilton ultrapassou seu companheiro de equipe e conquistou o quarto lugar, Webber que vinha de um ritmo muito forte não titubeou e ultrapassou Alonso conquistando a  vice-liderança da prova.

 Vergne iniciou os trabalhos nos boxes, Massa que continuava  em sexto foi chamado para fazer a troca de compostos na volta de número 20, o brasileiro voltou para a pista em nono, Webber também foi chamado para trocar seus pneus e quando voltou para a pista não conseguiu sustentar a segunda colocação uma vez que Alonso já havia passado, o líder foi o último a fazer a troca de compostos e é lógico que voltou tranquilamente a ponta já que sua vantagem era de 10 segundos.

Massa estava fazendo uma prova espetacular e nesse momento era o quarto colocado, a expectativa de subir no pódio em sua casa se tornava a cada volta mais real e nada poderia deter a empolgação de Felipe, foi quando veio a notícia que caiu como uma bomba no colo de Massa, o brasileiro foi penalizado com o drive-through ( passagem obrigatória pelos boxes) por invadir com as quatro rodas a linha branca perto da entrada dos boxes que pelo regulamento e proibido, pois é não entendeu ? Nem eu e muito menos o Felipe!!!  A reação de Massa foi a de todos nós brasileiros, estávamos chocados e totalmente incrédulos com que acabara de acontecer, foi esse mesmo o motivo da penalização? Não é muito pequeno não... ? Massa estava furioso e falou pelo rádio de comunicação com a sua equipe  que essa penalização era totalmente inacreditável, ao cumprir a penalização Massa voltou para a pista em oitavo lugar,  atrás de Hamilton, Button, Rosberg e Pérez.

Enquanto isso, o céu escurecia e a promessa de chuva forte se aproximava.

Na volta de número 40 Hamilton e Bottas  estavam disputando  cada centímetro da pista, os dois acabaram se tocado e se dando mal uma vez que o finlandês da Williams teve o seu pneu arrancado e foi obrigado a abandonar a prova já Lewis teve o seu pneu traseiro direito furado além de ser penalizado com o drive-through ( passagem obrigatória pelos boxes) o britânico voltou para a pista em nono.

Ao mesmo tempo a equipe RBR protagonizava uma das maiores lambanças da temporada, ela simplesmente chamou o seus dois pilotos para fazer a troca de compostos só que os mecânicos pegaram o pneu errado para colocar no bólido de Vettel conclusão o alemão perdeu tempo e Webber ficou estacionado atrás esperando a liberação de Sebastian, a perda de tempo não prejudicou o líder e nem o australiano.

Nas voltas finais a garoa fina começou a cair sobre o circuito de Interlagos e todos os pilotos estavam com pneus de pista seca ou seja era preciso ter muita técnica para segurar seus bólidos na pista que estava começando a ficar escorregadia, com isso Webber começou a tirar a diferença que Vettel tinha sobre ele e de dez segundos foi para seis, Vettel que estava se sentindo ameaçado acelerou fundo e cruzou linha de chegada em primeiro, Webber completou a dobradinha da BRB em segundo e Alonso foi o terceiro, Massa terminou a corrida em sétimo .

Pois é o demolidor de recordes se igualou a mais dois hoje!!!

Com 9 vitórias consecutivas na temporada Vettel se iguala a o italiano Alberto Ascari um recorde que não havia sido quebrado a seis décadas deste 1952 a 1953 lembrando que Ascari estabeleceu esse recorde  de 9 vitórias consecutivas em 2 temporada.

Já são 13 vitórias na temporada triunfo que seu compatriota Schumi estabeleceu em 2004!!!

Será que Vettel seguirá imbatível na temporada que vem ?

Mais uma coisa eu sei ele foi um MONSTRO essa temporada !!!!

Bem é isso a temporada acabou, até o ano que vem !!!

Já estou com saudades...

A corrida terminou assim:

Posição
Piloto
Equipe
1
Sebastian Vettel
RBR
2
Mark Webber
RBR
3
Fermando Aloso
Ferrari


                                                                                                    (foto:motorsportmagazin.com)


Vídeo da corrida 




Nenhum comentário:

Postar um comentário