03/11/2013

GP de Abu Dhabi

Na classificação a dupla da RBR estava comandando o show, a dúvida era saber qual dos dois largaria na frente, Vettel era o favorito a principio porém o alemão errou no setor 1 (parte de maior velocidade da pista) dando a chance de Webber largar na ponta, o veterano que não é bobo nem nada fez um temporal mais que o suficiente para garantir a pole, com isso Vettel ficou com o segundo lugar e Nico com o terceiro.

Na largada nenhuma  surpresa, Webber foi superado pelo seu companheiro de equipe muito facilmente, uma vez que o australiano tem a fama de largar muito mal. Grosjean  mais uma vez largou  bem e de sexto pulou rapidamente para quarto  ultrapassando Hamilton e Hulkenberg. Felipe Massa não perdeu posições e permaneceu em sétimo lugar, já seu companheiro de equipe Alonso conseguiu ultrapassar 2 só na largada e agora encontrava-se em oitavo lugar.

Se a situação da equipe Lotus estava ruim, neste domingo piorou sensivelmente, tudo começou  no sábado quando o bólido de Kimi foi reprovado na inspeção que a FIA faz após a classificação, eles alegaram uma irregularidade no assoalho do bólido, essa situação fez com que Raikkonen fosse excluído do grid ou seja o finlandês que tinha conquistado a quinta posição caiu para último lugar, se isso já não fosse o suficiente na corrida Kimi tocou na Caterham de Charles Pic que ocasionou a quebra de sua suspensão e o abandono da prova, nem preciso dizer como Kimi estava irritado.

Voltando a corrida Vettel seguia tranquilo na ponta e já começava  a abrir uma impressionante vantagem  de 10 segundos para o segundo colocado Rosberg, enquanto isso Webber reclamava com a sua equipe dizendo que o seu KERS ( Sistema de recuperação de energia cinética) não estava funcionando como deveria.

A primeira rodada de pit stop começou cedo na oitava volta com Hamilton abrindo os trabalhos em seguida foi a vez de Webber, Grosjean, Hulk e Rosberg tocarem seus compostos em quanto isso na pista Massa  tirava onda de vice-líder,  Alonso seguia o brasileiro de perto na terceira posição.

Com uma enorme vantagem Vettel foi trocar seus compostos  na volta de número 15 ao voltar para a pista o alemão permaneceu em primeiro , Alonso e Massa foram para o box logo depois ao voltar para pista Alonso encontrava-se em décimo segundo já Felipe era o oitavo.

Na volta 21 tivemos uma linda disputa por posições Hamilton foi para cima de Sutil para tentar ultrapassá-lo  o alemão fez jogo duro em cima do britânico, enquanto isso  Massa se aproximou e sem titubear ultrapassou Lewis e logo em seguida Sutil para conquistar  a quinta posição, Alonso não fazia por menos e também conquistou posições o espanhol  ultrapassou Hulk para assumir o oitavo lugar.

 Adrian enfim foi para o box na vigésima nona volta, por falar em alemão o tetracampeão continuava voando pois neste momento Vettel tinha nada mais nada menos do que 30 segundos de diferença sobre o segundo colocado Webber.

Nos boxes presenciamos novamente um descuido dos mecânicos , Hulk  da Sauber foi liberado de forma inconsequente e irresponsável e quase acertou em cheio a McLaren de Pérez, após os comissários de prova analisarem o episódio a penalização foi dada, que consistia no drive-through  ( passagem obrigatória pelos boxes).

Alonso seguia se aproximando de Massa e um duelo entre os dois parecia inevitável a duvida era apenas saber se a Ferrari iria permitir tal feito, como não houve nenhuma intervenção de equipe italiana Alonso foi tentar ultrapassar o brasileiro que se defendeu de forma espetacular,  Grosjean acabara de voltar dos boxes no meio do fogo cruzado sem saber o que fazer, enquanto isso todas as investidas de Alonso foram sem sucesso e as posições de mantiveram.

Massa antecipou a sua segunda parada nos boxes, a tática do brasileiro não deu certo uma vez que o mesmo ficou preso atrás do tráfego intenso com isso Felipe perdeu tempo que lhe custou a oportunidade de brigar por posições importantes, Alonso foi para o box algumas voltas depois o espanhol retornou para a pista e ficou lado a lado com Jean-Éric Vergne da STR os dois chegaram a se tocar e  o espanhol ultrapassou o Francês da STR em local proibido o episódio vai ser investigado após a corrida.

Alonso seguia escalonado o pelotão e a próxima vitima foi Hamilton e logo depois Di Resta para assumir definitivamente o quinto lugar, Massa recebeu a bandeirada  final em oitavo
.
Lá na frente Vettel seguia para a sua sétima vitória consecutiva na temporada, com o titulo garantido. Sebastian agora está em busca de quebrar recordes e o  primeiro foi hoje se igualando a seu compatriota Schumi  que vez o mesmo em 2004.

Ao cruzar a linha de chegada Vettel repetiu a comemoração que fez na Índia só que desta vez o alemão fez o zerinho no acostamento!!!

O que será que o menino prodígio irá aprontar na próxima etapa?


A corrida terminou assim:

Posição
Piloto
Equipe
1
Sebastian Vettel
RBR
2
Mark Webber
RBR
3
Nico Rosberg
Mercedes


                                                                                                         (foto:motorsortmagazin.com)


Vídeo da corrida 


Próxima corrida
GP dos Estados Unidos



Nenhum comentário:

Postar um comentário