09/06/2013

GP do Canadá

O treino classificatório parecia mais um prova de rally do que qualquer outra coisa, isso por que a chuva caia sobre o circuito de Gilles-Villeneuve e os pilotos sofriam para manter seus bólidos na pista, a prova disto é que Massa passou de piloto para passageiro quando errou na entrada da curva 3 e foi direto ao encontro da barreira de pneus, arruinando a chance de brigar pela pole position.
 
 Felipe ficou muito irritado ao abandonar a classificação ainda no Q2 (segunda parte do treino) sendo assim o brasileiro largara em décimo sexto lugar.

Vettel apresentava uma sintonia perfeita com a sua RB9, que lhe garantiu a pole, Hamilton era o segundo colocado mas a surpresa mesmo ficou por conta do finlandês da Williams Valtteri Bottas que conquistou o terceiro lugar.
A largada em pista seca ocorreu tranquilamente com Vettel mantendo a ponta, já lá atrás presenciamos o que já era esperado. Por falta de experiência  Bottas foi perdendo várias posições, Massa que largou em décimo sexto vinha se recuperando rapidamente e neste momento já era o décimo terceiro colocado.

Todos queriam ultrapassar o jovem finlandês da  Williams, foi quando Sutil da Force India se aproximou mas não conseguiu efetuar a manobra de ultrapassagem, ao invés disso o alemão deu um giro de 360° na pista e incrivelmente essa manobra  “radical” não resultou em um grande engavetamento, apesar do susto todo terminou bem, mas não por muito tempo algumas voltas depois Adrian tinha o duro desafio de ultrapassar o Venezuelano da Williams,  que como já conhecemos é extremamente agressivo e muitas vezes desleal  na pista, desta forma Maldonado tocou em Sutil danificando o bólido do alemão da Force India, conclusão penalização para o “esquentadinho”  que consistia no drive-through ( passagem direta pelos boxes).
Enquanto isso Vettel voava e já abria uma vantagem de 5 segundos para Hamilton.

Na volta de número 14 Webber abria a rodada de pit stop, poucas voltas depois foi a vez do líder da prova fazer a troca de compostos, ao voltar para pista Sebastian ocupava temporariamente  a vice-liderança da prova uma vez que Lewis não havia feito a troca de compostos.
Massa  encontrava-se em décimo terceiro lugar.

Iniciando a trigésima volta, percebíamos que o líder  imprimia um ritmo muito forte  e que seria totalmente impossível ameaçar Sebastian, que nesse momento abria 17 segundos de vantagem para Hamilton, a briga mesmo era pelo terceiro lugar e os pilotos que buscavam tal posição eram :  Rosberg, Webber e Alonso, o australiano da RBR deu o bote em cima de Nico e efetuou a ultrapassagem, Alonso que não é bobo fez o mesmo e deixou o alemão da Mercedes para trás. A prova tranquila sem acidentes estava prestes a mudar tudo por que Van der Garde da Caterham acabou acertando Mark, que com o choque teve o seu bico dianteiro danificado, apesar do choque, não foi necessário Webber parar no box , já Van der Garde foi punido com  stop and go (parada obrigatória nos boxes).

Vettel parecia meio entediado com tanta tranquilidade, foi quando decidiu dar mais emoção em seu passeio sobre Montreal , o alemão passou reto pela chicane e levou um tremendo susto, mas tudo terminou bem.
A vida não estava assim tão fácil para todo mundo , especialmente para Hamilton que sofria com a pressão imposta por Alonso, os dois nos presenteava com um a incrível disputa por posições, mas não teve jeito, Fernando conquistou a vice-liderança da prova e deixou Lewis comendo poeira.

Felipe Massa ocupava neste momento o oitavo lugar, e permaneceu assim até a bandeirada final.
O alemão da RBR pode enfim comemorar a sua primeira vitória no GP do Canadá, porém esse não é o único motivo que faz  Vettel sorrir, sua pontuação na classificação é de 132 e sua vantagem para o novo vice-líder Alonso é de 36 pontos

A corrida terminou assim :
 

Posição
Piloto 
Equipe
1
Sebastian Vettel 
RBR
2
Fernando Alonso
Ferrari
3
Lewis Hamilton
Mercedes



                                      (foto:motorsportmagazin.com)
 
 
 
 

 
Próxima corrida




GP da Inglaterra

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário