30/06/2013

GP da Inglaterra

Como já é de costume as Mercedes são extremamente fortes no ritmo de classificação, desta maneira a formação do grid não poderia ser diferente com Hamilton na pole, Nico em segundo e Vettel em terceiro.

Mais uma vez Felipe Massa teve a infelicidade de bater no treino livre e não conseguiu uma boa colocação para largar, o que restou a ele foi o décimo primeiro lugar, Alonso que geralmente se destaca também não foi bem e sua posição no grid era o décimo lugar.
Na largada Hamilton se manteve a frente, Vettel foi para cima de Nico e o ultrapassou conquistando assim a vice-liderança da prova, porém o destaque mesmo ficou por conta do brasileiro Massa que largou MUITO bem e conquistou rapidamente 7 posições  que lhe garantia o  quinto lugar neste momento, já o australiano da RBR que anunciou esse final de semana que deixará a fórmula 1 no término dessa temporada, largou muito mal e de quarto caiu para décimo quinto.

A corrida estava eletrizante e prometia muito emoção até o final.
Na sétima volta o improvável aconteceu, o pneu de Hamilton furou na pista e o inglês teve que ir para o box fazer a troca de compostos mas o pior já tinha acontecido e o novo líder era Vettel da RBR, por incrível que pareça a história se repetiu poucos segundos depois e a vítima da vez foi
Massa, o brasileiro se preparava para ultrapassar Adrian Sutil e conquistar o quarto lugar quando viu seu pneu esquerdo traseiro furar e o pior, no mesmo local a onde aconteceu com Lewis a zona te perigo era aproximadamente entre a curva 4 e 5, Felipe voltou para a corrida em último lugar.

O vice-líder da prova foi fazer a troca de compostos na volta de número 13, uma volta depois o líder também trocou seus pneus, ao término da primeira rodada de pit stop os três primeiros eram: Vettel, Rosberg e Sutil, Alonso imprimia um ritmo forte e conseguiu fazer duas ultrapassagem em cima de Raikkonen e Ricciardo  conquistado assim o quatro lugar.
A sucessão de furos nos pneus atingiu mais um, Jean-Eric Vergne, da STR, mais o que nos intrigava era a coincidência  dos fatos, pois novamente o pneu que estourou foi o esquerdo traseiro.

A direção de prova solicitou a entrada do safety car (carro de segurança) para que a pista fosse limpa.
Na volta de número 22 a relargada foi autorizada, Sebastian seguia tranquilo na ponta, já  atrás a briga de posições ficou por conta de Pérez e Webber o mexicano e o australiano duelavam pelo oitavo lugar. Sergio chegou a ultrapassar Mark porém o piloto da RBR deu o troco no mexicano da Mclaren e conquistou de vez o oitavo lugar.

A segunda rodada de pit stop começou na trigésima quinta volta, como líder e vice-líder da prova fechando os trabalhos e voltando em suas posições de origem, um pouco mais adiante Alonso e Webber batalhavam pela quarta posição e desta vez quem se deu bem foi o australiano da RBR.
Enquanto isso Massa e Hamilton seguiam se recuperando, o brasileiro estava em décimo sétimo lugar, enquanto o britânico de Mercedes estava em décimo terceiro.

A  corrida se encaminhava para mais um triunfo de Vettel, porém não foi o que aconteceu, por um problema no câmbio de sua RB9 Sebastian teve que abandonar a prova, desta forma a liderança caiu sobre o colo de Nico, a entrada do safety car (carro de segurança) foi necessária pois a RB9 de Vettel ficou parada na reta principal o que ocasionaria um acidente, a nova ordem dos pilotos  na relargada eram:  Rosberg, Raikkonen, Sutil, Webber e Ricciardo, com pneus novos Alonso seguia ganhando posições, em seu embalo Massa e Hamilton seguiam se recuperando o brasileiro era o sexto enquanto o britânico se encontrava em sétimo lugar .
Nas voltas finais a corrida apresentava um ritmo alucinante Mark foi o grande responsável, pois estava voando baixo na pista após ultrapassar Raikkonen e conquistar o segundo lugar  não titubeou e foi para cima de Rosberg que se viu obrigada a acelerar para não perder a liderança que havia ganho de Vettel, Alonso também vinha escalando o pelotão e muito facilmente ultrapassou o finlandês da lotus que sofria com o desgaste de seus pneus desta forma o espanhol se encontrava em terceiro lugar e foi nessa posição que permaneceu até a bandeirada final. Hamilton e Massa terminaram a corrida em quinto e sexto lugar.

A corrida terminou assim:

Posição
Piloto 
Equipe
1
Nico Rosberg
Mercedes
2
Mark Webber
RBR
3
Fernando Alonso
Ferrari
 
 
  (foto:motorsportmagazin.com)

Vídeo da corrida

 
 
Próxima corrida
 

GP da Alemanha

 








2 comentários:

  1. Realmente essa corrida teve momentos eletrizantes, principalmente na parte final. Acreditava que o Weber ganharia, mas não tinha mais tempo para ele ultrapassar o Nico. Aliás esse Nico Rosberg é impressionante !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, na minha opinião essa foi a melhor corrida da temporada até agora.
      Com relação ao Nico ele é excelente piloto e ainda vai nos surpreender e muito !!!
      Beijos

      Excluir