30/06/2013

GP da Inglaterra

Como já é de costume as Mercedes são extremamente fortes no ritmo de classificação, desta maneira a formação do grid não poderia ser diferente com Hamilton na pole, Nico em segundo e Vettel em terceiro.

Mais uma vez Felipe Massa teve a infelicidade de bater no treino livre e não conseguiu uma boa colocação para largar, o que restou a ele foi o décimo primeiro lugar, Alonso que geralmente se destaca também não foi bem e sua posição no grid era o décimo lugar.
Na largada Hamilton se manteve a frente, Vettel foi para cima de Nico e o ultrapassou conquistando assim a vice-liderança da prova, porém o destaque mesmo ficou por conta do brasileiro Massa que largou MUITO bem e conquistou rapidamente 7 posições  que lhe garantia o  quinto lugar neste momento, já o australiano da RBR que anunciou esse final de semana que deixará a fórmula 1 no término dessa temporada, largou muito mal e de quarto caiu para décimo quinto.

A corrida estava eletrizante e prometia muito emoção até o final.
Na sétima volta o improvável aconteceu, o pneu de Hamilton furou na pista e o inglês teve que ir para o box fazer a troca de compostos mas o pior já tinha acontecido e o novo líder era Vettel da RBR, por incrível que pareça a história se repetiu poucos segundos depois e a vítima da vez foi
Massa, o brasileiro se preparava para ultrapassar Adrian Sutil e conquistar o quarto lugar quando viu seu pneu esquerdo traseiro furar e o pior, no mesmo local a onde aconteceu com Lewis a zona te perigo era aproximadamente entre a curva 4 e 5, Felipe voltou para a corrida em último lugar.

O vice-líder da prova foi fazer a troca de compostos na volta de número 13, uma volta depois o líder também trocou seus pneus, ao término da primeira rodada de pit stop os três primeiros eram: Vettel, Rosberg e Sutil, Alonso imprimia um ritmo forte e conseguiu fazer duas ultrapassagem em cima de Raikkonen e Ricciardo  conquistado assim o quatro lugar.
A sucessão de furos nos pneus atingiu mais um, Jean-Eric Vergne, da STR, mais o que nos intrigava era a coincidência  dos fatos, pois novamente o pneu que estourou foi o esquerdo traseiro.

A direção de prova solicitou a entrada do safety car (carro de segurança) para que a pista fosse limpa.
Na volta de número 22 a relargada foi autorizada, Sebastian seguia tranquilo na ponta, já  atrás a briga de posições ficou por conta de Pérez e Webber o mexicano e o australiano duelavam pelo oitavo lugar. Sergio chegou a ultrapassar Mark porém o piloto da RBR deu o troco no mexicano da Mclaren e conquistou de vez o oitavo lugar.

A segunda rodada de pit stop começou na trigésima quinta volta, como líder e vice-líder da prova fechando os trabalhos e voltando em suas posições de origem, um pouco mais adiante Alonso e Webber batalhavam pela quarta posição e desta vez quem se deu bem foi o australiano da RBR.
Enquanto isso Massa e Hamilton seguiam se recuperando, o brasileiro estava em décimo sétimo lugar, enquanto o britânico de Mercedes estava em décimo terceiro.

A  corrida se encaminhava para mais um triunfo de Vettel, porém não foi o que aconteceu, por um problema no câmbio de sua RB9 Sebastian teve que abandonar a prova, desta forma a liderança caiu sobre o colo de Nico, a entrada do safety car (carro de segurança) foi necessária pois a RB9 de Vettel ficou parada na reta principal o que ocasionaria um acidente, a nova ordem dos pilotos  na relargada eram:  Rosberg, Raikkonen, Sutil, Webber e Ricciardo, com pneus novos Alonso seguia ganhando posições, em seu embalo Massa e Hamilton seguiam se recuperando o brasileiro era o sexto enquanto o britânico se encontrava em sétimo lugar .
Nas voltas finais a corrida apresentava um ritmo alucinante Mark foi o grande responsável, pois estava voando baixo na pista após ultrapassar Raikkonen e conquistar o segundo lugar  não titubeou e foi para cima de Rosberg que se viu obrigada a acelerar para não perder a liderança que havia ganho de Vettel, Alonso também vinha escalando o pelotão e muito facilmente ultrapassou o finlandês da lotus que sofria com o desgaste de seus pneus desta forma o espanhol se encontrava em terceiro lugar e foi nessa posição que permaneceu até a bandeirada final. Hamilton e Massa terminaram a corrida em quinto e sexto lugar.

A corrida terminou assim:

Posição
Piloto 
Equipe
1
Nico Rosberg
Mercedes
2
Mark Webber
RBR
3
Fernando Alonso
Ferrari
 
 
  (foto:motorsportmagazin.com)

Vídeo da corrida

 
 
Próxima corrida
 

GP da Alemanha

 








29/06/2013

Grid de largada completo para o GP da Inglaterra

Caros leitores !!!

Segue o grid de largada completo para o GP da Inglaterra.
 
Posição
Piloto 
Equipe
Tempo
1
Lewis Hamilton 
Mercedes
1m29s607
2
Nico Rosberg 
Mercedes
1m30s059
3
Sebastian Vettel
RBR
1m30s211
4
Mark Weber 
RBR
1m30s220
5
Paul di Resta 
Force India
1m30s736
6
Daniel Ricciardo
STR
1m30s757
7
Adrian Sutil
Force India
1m30s908
8
Romain Grosjean
Lotus
1m30s955
9
Kimi Raikkonen
Lotus
1m30s962
10
Fernando Alonso
Ferrari
1m30s979
11
Jeson Button 
McLaren
1m31s649
12
Felipe Massa 
Ferrari
1m31s779
13
Jean-Eric
STR
1m31s785
14
Sergio Perez
McLaren
1m32s082
15
Nico Hulkenberg 
Force India
1m32s211
16
Pastor Maldonado 
Williams
1m32s359
17
Valtteri Bottas
Williams
1m32s664
18
Esteban Gutierrez
Sauber
1m32s666
19
Charles Pic
Caterham
1m33s866
20
Jules Bianchi
Marussia
1m34s108
21
Giedo van der Garde
Caterham
1m35s481
22
Max Chilton
Marussia
1m35s858

28/06/2013

Circuito de Silverstone (Inglaterra)



Data da corrida : 30/07/2013
Número de voltas : 52
Horário da corrida 09hs
Comprimento do circuito : 5.891 km
Vencedor no ano de 2013: Mark Webber  (equipe RBR)

09/06/2013

GP do Canadá

O treino classificatório parecia mais um prova de rally do que qualquer outra coisa, isso por que a chuva caia sobre o circuito de Gilles-Villeneuve e os pilotos sofriam para manter seus bólidos na pista, a prova disto é que Massa passou de piloto para passageiro quando errou na entrada da curva 3 e foi direto ao encontro da barreira de pneus, arruinando a chance de brigar pela pole position.
 
 Felipe ficou muito irritado ao abandonar a classificação ainda no Q2 (segunda parte do treino) sendo assim o brasileiro largara em décimo sexto lugar.

Vettel apresentava uma sintonia perfeita com a sua RB9, que lhe garantiu a pole, Hamilton era o segundo colocado mas a surpresa mesmo ficou por conta do finlandês da Williams Valtteri Bottas que conquistou o terceiro lugar.
A largada em pista seca ocorreu tranquilamente com Vettel mantendo a ponta, já lá atrás presenciamos o que já era esperado. Por falta de experiência  Bottas foi perdendo várias posições, Massa que largou em décimo sexto vinha se recuperando rapidamente e neste momento já era o décimo terceiro colocado.

Todos queriam ultrapassar o jovem finlandês da  Williams, foi quando Sutil da Force India se aproximou mas não conseguiu efetuar a manobra de ultrapassagem, ao invés disso o alemão deu um giro de 360° na pista e incrivelmente essa manobra  “radical” não resultou em um grande engavetamento, apesar do susto todo terminou bem, mas não por muito tempo algumas voltas depois Adrian tinha o duro desafio de ultrapassar o Venezuelano da Williams,  que como já conhecemos é extremamente agressivo e muitas vezes desleal  na pista, desta forma Maldonado tocou em Sutil danificando o bólido do alemão da Force India, conclusão penalização para o “esquentadinho”  que consistia no drive-through ( passagem direta pelos boxes).
Enquanto isso Vettel voava e já abria uma vantagem de 5 segundos para Hamilton.

Na volta de número 14 Webber abria a rodada de pit stop, poucas voltas depois foi a vez do líder da prova fazer a troca de compostos, ao voltar para pista Sebastian ocupava temporariamente  a vice-liderança da prova uma vez que Lewis não havia feito a troca de compostos.
Massa  encontrava-se em décimo terceiro lugar.

Iniciando a trigésima volta, percebíamos que o líder  imprimia um ritmo muito forte  e que seria totalmente impossível ameaçar Sebastian, que nesse momento abria 17 segundos de vantagem para Hamilton, a briga mesmo era pelo terceiro lugar e os pilotos que buscavam tal posição eram :  Rosberg, Webber e Alonso, o australiano da RBR deu o bote em cima de Nico e efetuou a ultrapassagem, Alonso que não é bobo fez o mesmo e deixou o alemão da Mercedes para trás. A prova tranquila sem acidentes estava prestes a mudar tudo por que Van der Garde da Caterham acabou acertando Mark, que com o choque teve o seu bico dianteiro danificado, apesar do choque, não foi necessário Webber parar no box , já Van der Garde foi punido com  stop and go (parada obrigatória nos boxes).

Vettel parecia meio entediado com tanta tranquilidade, foi quando decidiu dar mais emoção em seu passeio sobre Montreal , o alemão passou reto pela chicane e levou um tremendo susto, mas tudo terminou bem.
A vida não estava assim tão fácil para todo mundo , especialmente para Hamilton que sofria com a pressão imposta por Alonso, os dois nos presenteava com um a incrível disputa por posições, mas não teve jeito, Fernando conquistou a vice-liderança da prova e deixou Lewis comendo poeira.

Felipe Massa ocupava neste momento o oitavo lugar, e permaneceu assim até a bandeirada final.
O alemão da RBR pode enfim comemorar a sua primeira vitória no GP do Canadá, porém esse não é o único motivo que faz  Vettel sorrir, sua pontuação na classificação é de 132 e sua vantagem para o novo vice-líder Alonso é de 36 pontos

A corrida terminou assim :
 

Posição
Piloto 
Equipe
1
Sebastian Vettel 
RBR
2
Fernando Alonso
Ferrari
3
Lewis Hamilton
Mercedes



                                      (foto:motorsportmagazin.com)
 
 
 
 

 
Próxima corrida




GP da Inglaterra

 
 
 
 
 
 
 
 
 

08/06/2013

Grid de largada completo para o GP do Canadá

Caros leitores !!!

Segue o grid de largada completo para o GP do Canadá.
Posição
Piloto 
Equipe
Tempo
1
Sebastian Vettel
RBR
1m25s425
2
Lewis Hamilton 
Mercedes
1m25s512
3
Valtteri Bottas
Williams
1m25s897
4
Nico Rosberg 
Mercedes
1m26s008
5
Mark Weber 
RBR
1m26s208
6
Fernando Alonso
Ferrari
1m26s504
7
Jean-Eric
STR
1m26s543
8
Adrian Sutil
Force India
1m27s348
9
Kimi Raikkonen
Lotus
1m27s432
10
Daniel Ricciardo
STR
1m27s946
11
Nico Hulkenberg 
Force India
1m29s435
12
Sergio Perez
McLaren
1m29s761
13
Pastor Maldonado 
Williams
1m29s917
14
Jeson Button 
McLaren
1m30s068
15
Esteban Gutierrez
Sauber
1m30s315
16
Felipe Massa 
Ferrari
1m30s354
17
Paul di Resta 
Force India
1m24s908
18
Charles Pic
Caterham
1m25s626
19
Romain Grosjean
Lotus
1m25s716 *
20
Jules Bianchi
Marussia
1m26s508
21
Max Chilton
Marussia
1m27s062
22
Giedo van der Garde
Caterham
1m27s110

* Romain Grosjean fez o 19º tempo, mas possui uma punição de dez posições no grid em razão de um acidente no GP de Mônaco e larga em último.