29/11/2012

GP do Brasil

Interlagos foi escolhido como palco da decisão mais emocionante e acirrada, aliás a temporada de 2012 da categoria já entrou para história, tudo porque presenciamos esse ano a temporada mais espetacular de todos os tempos, e com toda certeza guardaremos em nossa memória esse ano inacreditável.

O clima de tensão e decisão pairava sobre o autódromo de Interlagos.
O nervosismo para ver quem seria o pole position se tornava inevitável, os segundos demoravam a passar e a ansiedade para enfim saber qual dos dois favorito ao título largaria na frente se tornava clara, foi então que veio a grande surpresa pois o mais rápido foi o inglês Jenson Button seguido pelo seu companheiro de equipe Lewis Hamilton e Webber completava o grid, pois é não deu nem para Vettel e muito menos para Alonso, o alemão largaria em quarto enquanto o espanhol era apenas o oitavo.

De fato as posições no grid de largada pouco importava, em se tratando de Interlagos que tudo pode acontecer.
A famosa garoa fina a chata tão conhecida pelos paulistanos não poderia faltar para apimentar ainda mais esse espetáculo.

A largada foi movimentada e Hamilton já atacava Button para se tornar líder. Massa largou MUITO bem e conquistou rapidamente o terceiro lugar, porém Felipe não estava sozinho pois Fernando colou na traseira do brasileiro e ganhou muitas posições ocupando nesse momento o quarto lugar, enquanto Alonso permanecia em um ritmo espetacular, estranhávamos a ausência do líder do campeonato. Onde Vettel se encontrava nesse momento? Será que havia acontecido algo?. Ainda não mais estava prestes a acontecer o inimaginável, Sebastian que largou muito mal estava prestes a dar o titulo de bandeja para Fernando, tudo porque houve um toque entre Vettel e Bruno, o alemão rodou na pista e ficou literalmente parado na contramão, não havia muita coisa a ser feita nesse momento a alternativa  seria deixar todos os carros passar, para finalmente poder voltar para a corrida, feito isso Vettel deu um cavalo de pau e voltou em último lugar.
No entanto o brasileiro Senna levou a pior e abandonou a prova.

Para nos fãs de automobilismo era totalmente impossível imaginar que Vettel reagiria tão rápido na prova, mas estamos falando de um piloto formidável  com um talento espetacular e uma persistência de dar inveja, Sebastian manteve sua cabeça fria e acelerou fundo ultrapassando tudo e todos que estava em seu caminho e em nove voltas o alemão já se encontrava em sexto lugar, e a taça voltou para a suas mãos.
Lá no pelotão da frente Massa mantinha um impressionante ritmo de corrida, foi então que na volta de número 16 o brasileiro foi fazer a sua primeira parada nos boxes, quando voltou para pista percebeu que a escolha de seus compostos foi totalmente equivocada pois sua Ferrari perdeu rendimento por conta de pista não estar tão molhada e a consequência foi cair para décimo lugar, lembrando que antes de entrar nos boxes Massa estava em terceiro.

Devido a vários acidentes e muitos detrito no asfalto o safety car ( carro de segurança) entrou na pista na vigésima terceira volta e permaneceu lá até a volta de número 29, quando a largada foi autorizada o japonês mais maluquinho da fórmula 1 resolveu aprontar um pouquinho já que Koba estava fazendo a sua última corrida da carreira e teria que fechá-la com chave de ouro é claro, Kumi simplesmente ligou o turbo da sua Sauber e ultrapassou Vettel e Alonso e conquistou o quarto lugar. Lógico que Fernando não deixaria barato essa gracinha do japonês e imediatamente mostrou quem mandava,  no entanto nada adiantou Alonso ultrapassar Koba pois mesmo em quarto lugar a taça ainda seria de Vettel.
Interlagos é realmente uma caixinha de surpresas, tudo acontece muito rápido e a chuva que aparentemente teria dado uma trégua voltou com força, os primeiros a sofrerem com a pista molhada foi Hulkenberg que era o líder da prova e Hamilton. A  disputa pela liderança estava quente apesar do mau tempo, Nico estava perdendo a liderança para Lewis, porém não queria entregá -lá tão fácil assim, os dois ficaram lado a lado disputando cada centímetro da pista como se fosse uma luta pelo título, tanto arrojo de um lado quanto de outro,fez com que houvesse um toque e  ambos saíram da pista mas o alemão conseguiu voltar para a corrida já Hamilton quebrou a suspensão e foi obrigado a abandonar a prova.

Com a pista cada vez mais escorregadia devido a chuva Vettel tinha que controlar seu carro para permanecer na pista, mas esse não era o único drama vivido por ele nesse momento, tudo por que seu rádio de comunicação parou de funcionar, ou seja Sebastian não sabia se sua equipe estava preparada para fazer a troca de seus compostos,mas era necessário fazer algo antes da situação piorar, foi então que ele entrou no boxes e fez a troca de pneus, quando voltou para a pista encontrava- se em  décimo primeiro lugar e novamente o seu tricampeonato estava escapando de suas mãos e indo para Fernando e terceiro colocado.
Na volta de número 62 Fernando permanecia em terceiro lugar, a sua frente estava Felipe, como de costume Massa abriu caminho para seu companheiro de equipe passar, enquanto isso Vettel também ultrapassava Schumacher  para assumir a sexta posição e enfim ter a taça definitivamente em suas mãos, a única chance do espanhol, reverter esse jogo seria ultrapassar  Button, missão totalmente impossível uma vez que Jenson tinha uma vantagem de 21s para o Alonso.

Só para dar um pouco mais de emoção nesse GP alucinante Paul Di Resta bateu e o safety car (carro de segurança) teve que voltar para pista, como faltava apenas 02 voltas para o término da corrida, a direção de prova optou por deixar o safety car na pista até a bandeirada final, sendo assim Jenson Button cruzou em primeiro, já o terceiro colocado era Felipe Massa que saiu extremamente emocionado do carro e nos presenteou com uma corrida impecável.
Vettel por sua vez conquistou seu tricampeonato mundial consecutivo e entra definitivamente para o grupo seleto de mitos da fórmula 1.

Com essa conquista Sebastian se torna o tricampeão mais jovem da categoria com apenas 25 anos, e ultrapassa a marca do nosso eterno ídolo Senna que conquistou seu tricampeonato com 31 anos.
Preciso falar mais alguma coisa?

A corrida terminou assim:
Posição
Piloto 
Equipe
1
Jenson Button
McLaren
2
Fernando Alonso
Ferrari
3
Felipe Massa
Ferrari
                                                                                                             (foto:motorsport.magazin.com)
 
 





O tricampeão
                                                                                                           (foto:motorsport.com)

Vídeo da corrida
 



Vídeo de encerramento da temporada 2012
Vídeo em homenagem a conquista do tricampeonato de Vettel
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário