28/11/2012

GP dos Estados Unidos

Austin recebeu seu primeiro GP e já de cara prometia altas emoções, o clima de faroeste dava um toque especial na disputa pelo titulo.

Sendo o melhor em todos os treinos livres e classificatório, Vettel dava indícios que seria capaz de decidir o campeonato já nesse final de semana, para desespero do espanhol da Ferrari e seu rival direto na luta pelo tricampeonato.
A conquista da pole position  foi um tanto quanto apertada, tudo por que Lewis vinha em um ritmo forte e por muito pouco não roubou o primeiro lugar de Sebastian, desta maneira Hamilton em segundo e Webber em terceiro completaram o grid de largada, Alonso por sua vez amargava um nono lugar, contudo a equipe italiana tinha uma carta na manga e não pensou duas vezes em usá-la. O plano era o seguinte trocar o câmbio de Felipe Massa para que ele perdesse 5 posições no grid , ou seja do sétimo lugar Massa caiu para décimo primeiro, Alonso por sua vez ganhou  uma  posição e de nono foi para oitavo.

O plano era ambicioso mas nessa altura do campeonato Massa tinha que pensar na equipe!! Não é mesmo ?
Bem, quando a largada foi autorizada Vettel disparou na frente, permanecendo assim na ponta, quem também largou muito bem foi o australiano Webber que tomou rapidamente o segundo lugar que pertencia a Hamilton fazendo com que o britânico da McLaren caísse para terceiro lugar, outro piloto que voava na pista era Alonso que conquistou rapidamente três posições ultrapassando Schumahcer,  Hulkenberg e Raikkonen, ficando assim em quarto lugar.

Os brasileiros agiram com cautela, Massa conquistou uma posição e nesse momento encontrava-se em décimo, já Bruno Senna perdeu 02 posições e agora era décimo terceiro.
Algumas voltas depois o ritmo da corrida se tornava cada vez mais alucinante e a turma do pelotão da frente dava show na pista.

Na volta de número 15 Hamilton começava a impor pressão no líder da prova,  o britânico estava a apenas 1s de distância de Vettel e a possível chance da abertura da asa móvel começava a assustar Sebastian que corria sérios riscos de perder a liderança da prova, no entanto apuros mesmo estava passando seu companheiro de equipe o australiano Webber que percebia que sua RB8 apresentava sérios problemas, foi então que sua equipe o informou que seu DRS (sistema de recuperação de energia cinética) não estava funcionando, desta maneira voltas depois Mark abandonou a prova por problemas mecânico em seu carro.
Quem aproveitou e muito o abandono do australiano foi Alonso que nesse momento pulava para terceiro lugar, Massa e Bruno também tiraram proveito dessa situação, pois Felipe agora era o sexto colocado e Bruno o oitavo.

Se a corrida terminasse agora Alonso teria comprido com parte de seu objetivo, que era “estragar com a festa do Alemão”, além de lógico ser campeão.

A corrida seguia em seu curso normal foi então que na vigésima primeira volta o espanhol da Ferrari foi fazer sua primeira troca de pneus, Fernando aparentava tranquilidade, porém foi traído por seus mecânicos tudo por que eles se atrapalharem na hora de fazer a troca do pneu traseiro direito, com a perda de tempo Alonso voltou para a pista em quinto lugar, posição que na qual dava o titulo de tricampeão a Sebastian , mas o que está ruim sempre há  chances de piorar e foi exatamente o que aconteceu com Fernando, pois sua Ferrari não tinha o rendimento esperado por conta de seus compostos ainda estarem frios e Alonso foi ultrapassado por Button, caindo assim para sexto lugar.
Na volta de número 36 Button foi para os boxes, consequentemente Alonso que já havia se recuperado na corrida herdou o terceiro lugar do britânico e novamente adiou a festa do alemão da RBR.

 Hamilton por sua vez seguia perseguindo Vettel, o alemão se segurava como podia mas não resistiu muito tempo e foi ultrapassado por Lewis a 14 voltas do final da corrida.
Os brasileiros fizeram um excelente trabalho, Massa terminou em quarto lugar e Senna foi o décimo colocado.

Nesse momento já se tornava um fato consolidado que a decisão seria no Brasil, então as três posições seguiram inalteradas até a bandeirada final.
Apesar de Alonso ter adiado a decisão do campeonato de pilotos para a corrida no Brasil, Sebastian triunfou mesmo em segundo lugar pois ele conquistou o tricampeonato mundial de construtores, para sua equipe austríaca.

A vantagem de Vettel para Alonso subiu de 10 para 13 pontos, ou seja podemos esperar MUITA emoção na última etapa do ano.
A corrida terminou assim:

Posição
Piloto 
Equipe
1
Lewis Hamilton
McLaren
2
Sebastian Vettel
RBR
3
Fernando Alonso
Ferrari


                                                                                                                            (foto:motorsport.magazin.com)

Vídeo da corrida
 
 



Próxima corrida
 

GP do BRASIL !!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário