29/11/2012

GP do Brasil

Interlagos foi escolhido como palco da decisão mais emocionante e acirrada, aliás a temporada de 2012 da categoria já entrou para história, tudo porque presenciamos esse ano a temporada mais espetacular de todos os tempos, e com toda certeza guardaremos em nossa memória esse ano inacreditável.

O clima de tensão e decisão pairava sobre o autódromo de Interlagos.
O nervosismo para ver quem seria o pole position se tornava inevitável, os segundos demoravam a passar e a ansiedade para enfim saber qual dos dois favorito ao título largaria na frente se tornava clara, foi então que veio a grande surpresa pois o mais rápido foi o inglês Jenson Button seguido pelo seu companheiro de equipe Lewis Hamilton e Webber completava o grid, pois é não deu nem para Vettel e muito menos para Alonso, o alemão largaria em quarto enquanto o espanhol era apenas o oitavo.

De fato as posições no grid de largada pouco importava, em se tratando de Interlagos que tudo pode acontecer.
A famosa garoa fina a chata tão conhecida pelos paulistanos não poderia faltar para apimentar ainda mais esse espetáculo.

A largada foi movimentada e Hamilton já atacava Button para se tornar líder. Massa largou MUITO bem e conquistou rapidamente o terceiro lugar, porém Felipe não estava sozinho pois Fernando colou na traseira do brasileiro e ganhou muitas posições ocupando nesse momento o quarto lugar, enquanto Alonso permanecia em um ritmo espetacular, estranhávamos a ausência do líder do campeonato. Onde Vettel se encontrava nesse momento? Será que havia acontecido algo?. Ainda não mais estava prestes a acontecer o inimaginável, Sebastian que largou muito mal estava prestes a dar o titulo de bandeja para Fernando, tudo porque houve um toque entre Vettel e Bruno, o alemão rodou na pista e ficou literalmente parado na contramão, não havia muita coisa a ser feita nesse momento a alternativa  seria deixar todos os carros passar, para finalmente poder voltar para a corrida, feito isso Vettel deu um cavalo de pau e voltou em último lugar.
No entanto o brasileiro Senna levou a pior e abandonou a prova.

Para nos fãs de automobilismo era totalmente impossível imaginar que Vettel reagiria tão rápido na prova, mas estamos falando de um piloto formidável  com um talento espetacular e uma persistência de dar inveja, Sebastian manteve sua cabeça fria e acelerou fundo ultrapassando tudo e todos que estava em seu caminho e em nove voltas o alemão já se encontrava em sexto lugar, e a taça voltou para a suas mãos.
Lá no pelotão da frente Massa mantinha um impressionante ritmo de corrida, foi então que na volta de número 16 o brasileiro foi fazer a sua primeira parada nos boxes, quando voltou para pista percebeu que a escolha de seus compostos foi totalmente equivocada pois sua Ferrari perdeu rendimento por conta de pista não estar tão molhada e a consequência foi cair para décimo lugar, lembrando que antes de entrar nos boxes Massa estava em terceiro.

Devido a vários acidentes e muitos detrito no asfalto o safety car ( carro de segurança) entrou na pista na vigésima terceira volta e permaneceu lá até a volta de número 29, quando a largada foi autorizada o japonês mais maluquinho da fórmula 1 resolveu aprontar um pouquinho já que Koba estava fazendo a sua última corrida da carreira e teria que fechá-la com chave de ouro é claro, Kumi simplesmente ligou o turbo da sua Sauber e ultrapassou Vettel e Alonso e conquistou o quarto lugar. Lógico que Fernando não deixaria barato essa gracinha do japonês e imediatamente mostrou quem mandava,  no entanto nada adiantou Alonso ultrapassar Koba pois mesmo em quarto lugar a taça ainda seria de Vettel.
Interlagos é realmente uma caixinha de surpresas, tudo acontece muito rápido e a chuva que aparentemente teria dado uma trégua voltou com força, os primeiros a sofrerem com a pista molhada foi Hulkenberg que era o líder da prova e Hamilton. A  disputa pela liderança estava quente apesar do mau tempo, Nico estava perdendo a liderança para Lewis, porém não queria entregá -lá tão fácil assim, os dois ficaram lado a lado disputando cada centímetro da pista como se fosse uma luta pelo título, tanto arrojo de um lado quanto de outro,fez com que houvesse um toque e  ambos saíram da pista mas o alemão conseguiu voltar para a corrida já Hamilton quebrou a suspensão e foi obrigado a abandonar a prova.

Com a pista cada vez mais escorregadia devido a chuva Vettel tinha que controlar seu carro para permanecer na pista, mas esse não era o único drama vivido por ele nesse momento, tudo por que seu rádio de comunicação parou de funcionar, ou seja Sebastian não sabia se sua equipe estava preparada para fazer a troca de seus compostos,mas era necessário fazer algo antes da situação piorar, foi então que ele entrou no boxes e fez a troca de pneus, quando voltou para a pista encontrava- se em  décimo primeiro lugar e novamente o seu tricampeonato estava escapando de suas mãos e indo para Fernando e terceiro colocado.
Na volta de número 62 Fernando permanecia em terceiro lugar, a sua frente estava Felipe, como de costume Massa abriu caminho para seu companheiro de equipe passar, enquanto isso Vettel também ultrapassava Schumacher  para assumir a sexta posição e enfim ter a taça definitivamente em suas mãos, a única chance do espanhol, reverter esse jogo seria ultrapassar  Button, missão totalmente impossível uma vez que Jenson tinha uma vantagem de 21s para o Alonso.

Só para dar um pouco mais de emoção nesse GP alucinante Paul Di Resta bateu e o safety car (carro de segurança) teve que voltar para pista, como faltava apenas 02 voltas para o término da corrida, a direção de prova optou por deixar o safety car na pista até a bandeirada final, sendo assim Jenson Button cruzou em primeiro, já o terceiro colocado era Felipe Massa que saiu extremamente emocionado do carro e nos presenteou com uma corrida impecável.
Vettel por sua vez conquistou seu tricampeonato mundial consecutivo e entra definitivamente para o grupo seleto de mitos da fórmula 1.

Com essa conquista Sebastian se torna o tricampeão mais jovem da categoria com apenas 25 anos, e ultrapassa a marca do nosso eterno ídolo Senna que conquistou seu tricampeonato com 31 anos.
Preciso falar mais alguma coisa?

A corrida terminou assim:
Posição
Piloto 
Equipe
1
Jenson Button
McLaren
2
Fernando Alonso
Ferrari
3
Felipe Massa
Ferrari
                                                                                                             (foto:motorsport.magazin.com)
 
 





O tricampeão
                                                                                                           (foto:motorsport.com)

Vídeo da corrida
 



Vídeo de encerramento da temporada 2012
Vídeo em homenagem a conquista do tricampeonato de Vettel
 
 
 
 
 
 
 
 

 

28/11/2012

Grid de largada completo para o GP do Brasil.

Caros leitores !!!

Segue o grid de largada completo para o GP do Brasil.

Posição
Piloto 
Equipe
Tempo
1
Lewis Hamilton 
McLaren
1m12s458
2
Jeson Button 
McLaren
1m12s513
3
Mark Weber 
RBR
1m12s581
4
Sebastian Vettel
RBR
1m12s760
5
Felipe Massa 
Ferrari
1m12s987
6
Pastor Maldonado 
Williams
1m13s174
7
Nico Hulkenberg 
Force India
1m13s206
8
Fernando Alonso
Ferrari
1m13s253
9
Kimi Raikkonen
Lotus
1m13s298
10
Nico Rosberg 
Mercedes
1m13s489
11
Paul di Resta 
Force India
1m14s121
12
Bruno Senna
Williams
1m14s219
13
Sergio Perez 
Sauber
1m14s234
14
Michael Schumacher 
Mercedes
1m14s334
15
Kumiu kobayashi
Sauber
1m14s380
16
Daniel Ricciardo
STR
1m14s574
17
Jean-Eric
STR
1m14s619
18
Romain Grosjean
Lotus
1m16s967
19
Vitaly Petrov
Caterham
1m17s073
20
Heikki Kovalainen
Caterham
1m17s086
21
Timo Glock
Marussia
1m17s508
22
Charles Pic
Marussia
1m18s104
23
Narain Karthikeyan
HRT
1m19s576
24
Pedro de la Rosa
HRT
1m19s699

Circuito José Carlos Pace ( Brasil)


Data da corrida : 25/11/2012
Número de voltas : 71
Nome do circuito : Autódromo José Carlos Pace
Horário da corrida : 14hs
Comprimento do circuito : 4.309 km

GP dos Estados Unidos

Austin recebeu seu primeiro GP e já de cara prometia altas emoções, o clima de faroeste dava um toque especial na disputa pelo titulo.

Sendo o melhor em todos os treinos livres e classificatório, Vettel dava indícios que seria capaz de decidir o campeonato já nesse final de semana, para desespero do espanhol da Ferrari e seu rival direto na luta pelo tricampeonato.
A conquista da pole position  foi um tanto quanto apertada, tudo por que Lewis vinha em um ritmo forte e por muito pouco não roubou o primeiro lugar de Sebastian, desta maneira Hamilton em segundo e Webber em terceiro completaram o grid de largada, Alonso por sua vez amargava um nono lugar, contudo a equipe italiana tinha uma carta na manga e não pensou duas vezes em usá-la. O plano era o seguinte trocar o câmbio de Felipe Massa para que ele perdesse 5 posições no grid , ou seja do sétimo lugar Massa caiu para décimo primeiro, Alonso por sua vez ganhou  uma  posição e de nono foi para oitavo.

O plano era ambicioso mas nessa altura do campeonato Massa tinha que pensar na equipe!! Não é mesmo ?
Bem, quando a largada foi autorizada Vettel disparou na frente, permanecendo assim na ponta, quem também largou muito bem foi o australiano Webber que tomou rapidamente o segundo lugar que pertencia a Hamilton fazendo com que o britânico da McLaren caísse para terceiro lugar, outro piloto que voava na pista era Alonso que conquistou rapidamente três posições ultrapassando Schumahcer,  Hulkenberg e Raikkonen, ficando assim em quarto lugar.

Os brasileiros agiram com cautela, Massa conquistou uma posição e nesse momento encontrava-se em décimo, já Bruno Senna perdeu 02 posições e agora era décimo terceiro.
Algumas voltas depois o ritmo da corrida se tornava cada vez mais alucinante e a turma do pelotão da frente dava show na pista.

Na volta de número 15 Hamilton começava a impor pressão no líder da prova,  o britânico estava a apenas 1s de distância de Vettel e a possível chance da abertura da asa móvel começava a assustar Sebastian que corria sérios riscos de perder a liderança da prova, no entanto apuros mesmo estava passando seu companheiro de equipe o australiano Webber que percebia que sua RB8 apresentava sérios problemas, foi então que sua equipe o informou que seu DRS (sistema de recuperação de energia cinética) não estava funcionando, desta maneira voltas depois Mark abandonou a prova por problemas mecânico em seu carro.
Quem aproveitou e muito o abandono do australiano foi Alonso que nesse momento pulava para terceiro lugar, Massa e Bruno também tiraram proveito dessa situação, pois Felipe agora era o sexto colocado e Bruno o oitavo.

Se a corrida terminasse agora Alonso teria comprido com parte de seu objetivo, que era “estragar com a festa do Alemão”, além de lógico ser campeão.

A corrida seguia em seu curso normal foi então que na vigésima primeira volta o espanhol da Ferrari foi fazer sua primeira troca de pneus, Fernando aparentava tranquilidade, porém foi traído por seus mecânicos tudo por que eles se atrapalharem na hora de fazer a troca do pneu traseiro direito, com a perda de tempo Alonso voltou para a pista em quinto lugar, posição que na qual dava o titulo de tricampeão a Sebastian , mas o que está ruim sempre há  chances de piorar e foi exatamente o que aconteceu com Fernando, pois sua Ferrari não tinha o rendimento esperado por conta de seus compostos ainda estarem frios e Alonso foi ultrapassado por Button, caindo assim para sexto lugar.
Na volta de número 36 Button foi para os boxes, consequentemente Alonso que já havia se recuperado na corrida herdou o terceiro lugar do britânico e novamente adiou a festa do alemão da RBR.

 Hamilton por sua vez seguia perseguindo Vettel, o alemão se segurava como podia mas não resistiu muito tempo e foi ultrapassado por Lewis a 14 voltas do final da corrida.
Os brasileiros fizeram um excelente trabalho, Massa terminou em quarto lugar e Senna foi o décimo colocado.

Nesse momento já se tornava um fato consolidado que a decisão seria no Brasil, então as três posições seguiram inalteradas até a bandeirada final.
Apesar de Alonso ter adiado a decisão do campeonato de pilotos para a corrida no Brasil, Sebastian triunfou mesmo em segundo lugar pois ele conquistou o tricampeonato mundial de construtores, para sua equipe austríaca.

A vantagem de Vettel para Alonso subiu de 10 para 13 pontos, ou seja podemos esperar MUITA emoção na última etapa do ano.
A corrida terminou assim:

Posição
Piloto 
Equipe
1
Lewis Hamilton
McLaren
2
Sebastian Vettel
RBR
3
Fernando Alonso
Ferrari


                                                                                                                            (foto:motorsport.magazin.com)

Vídeo da corrida
 
 



Próxima corrida
 

GP do BRASIL !!!

 

Grid de largada completo para o GP dos Estados Unidos.


Caros leitores !!!
Segue o grid de largada completo para o GP dos Estados Unidos.

Posição
Piloto 
Equipe
Tempo
1
Sebastian Vettel
RBR
1m35s657
2
Lewis Hamilton 
McLaren
1m35s766
3
Mark Weber 
RBR
1m36s174
4
Romain Grosjean
Lotus
1m36s587
5
Kimi Raikkonen
Lotus
1m36s708
6
Michael Schumacher 
Mercedes
1m36s794
7
Felipe Massa *
Ferrari
1m36s937
8
Nico Hulkenberg 
Force India
1m37s141
9
Fernando Alonso
Ferrari
1m37s300
10
Pastor Maldonado 
Williams
1m37s842
11
Bruno Senna
Williams
1m37s604
12
Jeson Button 
McLaren
1m37s616
13
Paul di Resta 
Force India
1m37s665
14
Jean-Eric
STR
1m37s879
15
Sergio Perez 
Sauber
1m38s206
16
Kumiu kobayashi
Sauber
1m38s437
17
Nico Rosberg 
Mercedes
1m38s501
18
Daniel Ricciardo
STR
1m39s114
19
Timo Glock
Marussia
1m40s056
20
Charles Pic
Marussia
1m40s664
21
Vitaly Petrov
Caterham
1m40s809
22
Heikki Kovalainen
Caterham
1m41s166
23
Pedro de la Rosa
HRT
1m42s011
24
Narain Karthikeyan
HRT
1m42s740
*
Felipe Massa Perdeu 05 posições 
trocou o
Câmbio