27/05/2012

GP de Mônaco

O majestoso circuito de Monte Carlo foi palco da corrida mais ESPETACULAR e disputada de toda temporada, até agora.

Ao mesmo tempo que a beleza e o glamour se torna muito evidente, as ruas de Mônaco são traiçoeiras e muito desafiadora para os pilotos que a enfrentam,  pois é uma pista estreita com muros e guard rail muito próximos, desta forma a condução do piloto tem ser perfeita e literalmente não há espaço para erros.
No sábado vimos uma história curiosa se repetir novamente, pois de novo o piloto mas veloz que marcou a pole position não largou na frente, refiro-me ao heptacampeão Michael Schumacher que foi julgado e penalizado com a perda de 6 posições do grid pelo incidente que envolveu ele e Bruno Senna no GP da Espanha que aconteceu no dia 13/06.

Dessa forma o piloto que se beneficiou desta situação foi Mark Webber da equipe RBR, que largava agora na frente seguido por Nico Rosberg da equipe Mercedes, e Lewis Hamilton da equipe McLaren completava o grid.
Como era de se esperar a largada foi tensa e muitos carros acabaram batendo uns nos outros uma confusão que tirou 4 carros da prova, sendo eles : Kamui Kobayashi da Sauber, Pastor Maldonado da Williams, Pedro de la Rosa da HRT, e claro o causador de toda essa bagunça  Romain Grosjean da lotus.

Em função da batida o safety car ( carro de segurança) teve que entrar na pista e impôs um ritmo moderado durante 4 voltas.
Na relargada as três posições se mantiveram.

Quem largou muito bem e parecia estar confortável na corrida era o brasileiro Felipe Massa da equipe Ferrari que largou em sétimo  e conquistou rapidamente o quinto lugar, já Bruno Senna estava em uma situação um pouco mais delicada pois sabemos que é muito difícil fazer ultrapassagens em Mônaco ainda mais por estar  lá atrás no grid, situação que na qual não impediu Bruno de conquistar posições importante.
No decorrer da prova se iniciou a primeira rodada de parada nos boxs para fazer a troca de pneus, pois a maioria dos pilotos iniciaram a corrida com os compostos supermacios, o único piloto que iniciou a prova com compostos macios foi  Sebastian Vettel  da equipe RBR , isso fazia parte da estratégia da equipe austríaca pois ao exemplo do ano passado Vettel parou uma única vez no Box para fazer a troca de seus pneus e conquistar a vitória.

O alemão foi ousado e corajoso pois só parou na volta de numero 46 para colocar os pneus supermacios que faz com que ele fique mais rápido, ao voltar para a pista Vettel se encontrava em quarto lugar a sua frente estavam : o líder e companheiro de equipe Webber seguido por Alonso e Rosberg.
 Apesar de ser o líder da prova Mark não teve sossego e incrivelmente a disputa pela vitória estava acirrada e arriscar um palpite do vencedor se tornava difícil.

No final da prova Mark Webber venceu heroicamente seguido por Nico Rosberg em segundo e Fernando Alonso o terceiro.
Os brasileiros fizeram uma ótima corrida e tanto Bruno Senna quanto Felipe Massa pontuaram, Senna terminou em décimo lugar e Massa em sexto.

Com esse resultado a temporada de fórmula 1 bateu mais um Record pois é a primeira vez em 65 anos que em 6 etapas há vencedores diferentes.

Alem desse Record a corrida tem uma estranha estatística, pois só nessa corrida foram 9 carros que abandonaram a prova, um numero bem alto por se tratar de uma única prova.

A corrida terminou assim :

Posição
Piloto 
Equipe
1
Mark Webber
RBR
2
Nico Rosberg
Mercedes
3
Fernando Alonso
Ferrari


( foto:Nextgen-auto.com)

Vídeo da corrida
 
 


 
Próxima corrida


GP do Canadá




Nenhum comentário:

Postar um comentário