Informo que no período de 15 á 26 de novembro estarei de férias,
portanto não acompanharei as últimas 02 corrida do ano que será realizado nos Estados
Unidos (dia 18/11) e no Brasil (dia 25/11).
A incrível arquitetura do circuito Yas Marina encanta, é tudo tão magnífico que fica até difícil descrever
esse espetáculo em palavras .
O treino classificatório foi recheado de emoções e reviravoltas inacreditáveis,
a começar por Lewis Hamilton que estava em um ritmo impressionantemente forte
que nem mesmo as RBR conseguiam o alcançar, parecia até que Hamilton orbitava
em outro planeta , desta forma avassaladora não havia outro lugar para Lewis
largar a não ser na pole position, o segundo colocado era Mark Webber que também
vinha forte mais não o suficiente para sequer chegar próximo do tempo de Hamilton,
bem já a história do terceiro colocado um tanto quantodesastrosa, tudo por que Sebastian Vettel cruzou
a linha de chegada e imediatamente teve que parar a sua RB8 ( modelo da RBR) o
alerta veio da sua equipe através do rádio de comunicação, o motivo pela qual a
equipe austríaca pediu isso Vettel ainda era uma incógnita, geralmente quando o
piloto recebe esse tipo de aviso é por que o carro está sem gasolina suficiente
para ser levado ao parque fechado ( área
dos boxes)
Vou explicar
de acordo como o artigo 6.6.2 do Regulamento que diz “Os competidores devem
garantir que um litro de combustível seja retirado do carro durante qualquer
momento do evento (...). Exceto em casos de força maior (aceitos pelos
comissários de prova), se uma amostra do combustível é requerida após o treino
livre, o carro deve ser levado de volta aos pits pelo próprio piloto”. Ou seja Sebastian
Vettel da equipe RBR infringiu o artigo
6.6.2 e foi penalizado pelos comissários de prova por não deixar combustível
suficiente para que fosse feita essa análise, e não levou seu carro para a área
destinada a eles, sendo assim do terceiro lugar Sebastian caiu para último
lugar, levando em consideração que toda esse epopeia aconteceu com o líder do campeonato,
a equipe RBR tinha motivos de sobra para ficar de cabelo em pé, mas não havia
o que fazer, a única alternativa era largar dos boxes, pois assim os mecânicos puderam
fazer as modificações necessárias para a corrida. Lembrando que
Vettel não foi o único polito a passar por essa terrível experiência, pois no
GP da Espanha Lewis Hamilton também largou em último lugar, mas com uma única diferença
na época Lewis havia conquistado a pole. A corrida
prometia altas emoções . Quando as luzes vermelhas se apagaram Hamilton
disparou na frente, já Webber largou
muito mal e foi rapidamente superado por Raikkonen e Maldonadocaindo assim para quarto lugar, mais o que
estava ruim poderia piorar tudo por que Alonso acabara de ultrapassar Button, e vinha muito veloz em direção ao australiano da RBR que quando
pensou em se defender do espanhol já era tarde caindo assim para quinto lugar enquanto
Alonso conquistava o quarto lugar.
A condução perfeita do espanhol abrilhantava ainda mais essa
corrida espetacular.
Já lá atrás Vettel vinha dando show a cada ultrapassagem e do vigésimo
quatro lugar foi para rapidamente em décimo terceiro ultrapassando 10 carros em
apenas 8 voltas, o objetivo de Sebastian era chegar próximo aos primeiros colocados,
algo aparentemente impossível mas não quando se trata do atual bicampeão mundial.
Na volta de número oito presenciamos um acidente assustador,
tudo por que a HRT do indiano Narain Karthikeyan perdeu velocidade de uma hora
para outra e surpreendeu os carros que vinham logo atrás dele, mas quem foi
realmente surpreendido foi o alemão da Mercedes
Nico Rosberg que literalmente decolou por cima da cabeça do Karthikeyan e bateu
com força na barreira de proteção, apesar da violência com que ocorreu o acidente
os pilotos saíram ilesos de seus carros para alívio de todos nós, por conta do
incidente o safety car ( carro de segurança) foi para a pista e juntou o grid
como de costume.
Quem aproveitou para fazer a troca da sua asa dianteira que havia
sido danificada em uma ultrapassagem foi Vettel da RBR que também fez a troca
de pneus, a estratégia da equipe austríaca era arriscada pois colocando os
pneus macios Sebastian tinha mais velocidade porém o desgaste desses compostos
é excessivo, quando voltou para pista o alemão se encontrava em
último lugar e a chances de pelo menos entrar na zona de pontuação começaram a
se distanciar.
A relargada foi autorizada na volta de número 15, Lewis
seguia tranquilamente na ponta, seguido por Raikkonen e Maldonado, já Alonso estava
passando por apuros pois Webber, Button e Massa imponha muita pressão no espanhol,
mas essas posições seguiram inalteradas.
O anseio de chegar o mais rápido possível nos primeiros
colocados era quase visível, no entanto Sebastian foi afoito na tentativa de ultrapassar
o piloto mais encardido da fórmula 1, para que não sabe refiro-me a Romain
Grosjean da lotus o campeão de fazer bobagem, logicamente Grosjean não iria
facilitar a vida de Vettel, e não facilitou mas como o alemão é persistente foi
para cima novamente e usou a área de escape( parte de fora da pista) para executar a
manobra de ultrapassagem, algo que não é permitido a equipe austríaca se
antevendo de qualquer tipo de punição que poderia vir para Vettel pediu para que
ele devolvesse a posição para o Francês
da lotus, então Sebastian deixou Romain
passar, mas de nada adiantou essa troca de gentilezas pois na terceira curva Vettel
enfim o ultrapassou. Tudo estava na mais perfeita paz para o líder da prova que
seguia tranquilo em seu passeio pela marina de Abu Dhabi observado as lindas
paisagens no caminho, foi então que toda sua tranquilidade se transformou em
desespero, pois mais uma vez Hamilton teve problemas em sua McLaren
e abandonou a prova, Lewis balançava a cabeça incrédulo como se dissesse “mais por que de novo comigo ?”,desta maneira Kimi Raikkonen se tornava líder
da prova, lembrando que aconteceu exatamente a mesma coisa no GP de Cingapura
na época quem herdou o primeiro lugar foi Vettel. Vocês lembram da habitual sorte de Alonso ?, pois é parece
que ela veio para ficar faltando apenas 2 corridas para o encerramento do
mundial , pois com o abandono de Hamilton o espanhol da Ferrari ocupava nesse momento
o terceiro lugar e recuperava a liderança do campeonato, mas o espanhol não se
contentava com a sua atual posição e foi para cima de Maldonado que sofria com a perda de rendimento de sua Williams,
assim Alonso ultrapassou Pastou e se tormou vice-líder da prova, quem
aproveitou também para tentar ultrapassar Maldonado foi Webber, porém o australiano
foi um tanto quanto persistente e sem noção pois queria simplesmente enfiar o
carro aonde não cabia, conclusão houve um toque em que Mark rodou e saiu da pista, mas logo se
recuperou da confusão causada por ele mesmo nesse momento Webber ocupava o sétimo lugar,
quando olho para o espelho retrovisor levou um temendo susto, pois avistou seu companheiro
de equipe foi então que o australiano pensou
“pera ai esse é o Vettel ? Não pode ser
!!!” , Sim é ele mesmo que estava fazendo uma corrida de recuperação extraordinária,
e se encontrava nesse momento em oitavo lugar .
Na vigésima sétima volta começou a primeira sessão de pit
stop.
Quem se aproveitou da situação foi Vettel que já havia feito
a troca de seus compostos a muito tempo , com isso o alemão da RBR galgava em direção
ao pódio e nos presenteava com ultrapassagens sensacionais, nesse exato momento
Sebastian era o vice-líder da prova mas o ganho era maior ainda pois a liderança
do campeonato voltava para a suas mãos, no entanto havia um pequeno problema
seus pneus não iriam resistir até o final da prova , foi então que sua equipe o
chamou para fazer a troca de seus compostos, quando voltou para a pista Vettel
estava em quarto lugar e a certeza de estar no pódio não se confirmava nesse
momento .
Assim como Alonso tem sorte Vettel também a tem, digo isso
por que houve um novo acidente envolvendo Pérez, Grosjean e Webber, os 03
abandonaram a prova e a entrada do safety car ( carro de segurança ) foi requisitada
novamente, foi então que todos se agruparam novamente.
Os Brasileiros fizeram um belo trabalho tanto Bruno Senna
quanto Felipe Massa pontuaram nesse GP, Massa foi o sétimo e Senna o oitavo.
A relargada foi autorizada faltando 06 voltas para o final
da prova, Sebastian iniciou a caçada a Button assim como Alonso perseguia Kimi a
adrenalina aumentava a cada volta, foi então que o alemão da RBR se aproximou
de vez e ultrapassou Jenson em uma manobra prefeita e precisa , conquistando um
lugar no pódio, que no início da corrida parecia totalmente fora de alcance,
Alonso por sua vez não conseguiu estragar com a festa do finlandês da lotus e cruzou a linha de chegada em segundo , Kimi
foi o grande vencedor.
O campeonato continua
pegando fogo, agora o líder Vettel está com 255 pontos contra 245 de Alonso ou
seja a diferença que era de 13 pontos caiu para 10, acirrando ainda mais esse
bela disputa pelo titulo.
Sebastian Vettel da equipe RBR foi penalizado pelos comissários
de prova por não deixar combustível suficiente, ou seja ele infringiu o artigo
6.6.2 do Regulamento que diz “Os competidores devem garantir que um litro de
combustível seja retirado do carro durante qualquer momento do evento (...).
Exceto em casos de força maior (aceitos pelos comissários de prova), se uma
amostra do combustível é requerida após o treino livre, o carro deve ser levado
de volta aos pits pelo próprio piloto”.
Ou seja não havia combustível suficiente para que fosse
feita essa analise.
Consequentemente cada piloto subirá 01 posição no grid de
largada.
A informação que a equipe austríaca deu foi a que Vettel
largará do pit line (área dos boxes)
Segue o grid de largada completo para o GP de Abu Dhabi.