02/05/2021

GP de Portugal (Um parque de diversões)

Só de olhar o traçado sinuoso da pista de portimão sentia um frio na barriga como se estivesse prestes a dar um looping em uma montanha russa.

Os pilotos sentiam a mesma coisa, era nítido que por debaixo do capacete eles se divertiam como criança.

Como de praxe a classificação foi disputada minuto a minuto, Verstappen segue pilotando que é um espetáculo, mostrando total controle da situação.

Bottas fez uma volta surpreendente, deixando Hamilton comendo poeira, logo atrás vinha Max em uma volta simplesmente arrebatadora, o holandês havia superado o tempo do finlandês da Mercedes porém os comissários de prova deletaram a volta, julgando que o piloto da RBR excedeu o limite de pista.

Ou seja, a pole caiu no colo de Valtteri,  Max  como era de se esperar estava cuspindo fogo, e saiu do carro irritadíssimo.

Hamilton também não estava contente com o terceiro lugar...

A largada estava prestes a acontecer, eu não tinha mais dedos para estralar.

Bottas novamente me surpreendeu, sua largada foi perfeita mantendo-se em primeiro, Hamilton sofria na tentativa de segurar o impiedoso Verstappen que vinha como um alucinado para cima do britânico.

Desta forma as primeiras posições se mantiveram inalteradas, não posso dizer o mesmo do pessoal do meio do pelotão, por lá as coisas estavam agitadas...

Tivemos uma briga doméstica, Kimi e  Giovinazzi tiveram um encontro nem um pouco amistoso no meio do caminho, pior para o finlandês que teve o bico do carro quebrado resultando no abandono da prova.

O carro de segurança teve que ser acionado.

Essa era a chance que Max precisava para se aproximar de Hamilton.

Poucas voltas depois.

A pista já estava limpa, Bottas era quem ditava o ritmo da prova, coloquei as mãos sobre a cabeça pois sabia que viria confusão, por sorte não fechei os olhos, muito pelo contrário mantive-os bem abertos e me maravilhei com que via.

Em uma manobra absolutamente fantástica Max ultrapassou Hamilton e conquista a vice-liderança da prova, apesar da euforia o piloto da RBR teria que agir rápido para não tomar o troco, acelerando tudo que podia Verstappen não se aproximava de Bottas.

Vettel que havia largado em décimo se mantinha firme na mesma posição, seu ritmo de prova era bom e constante e até agora não tinha cometido nenhum erro.

Verstappen viu pelo retrovisor o seu pesadelo se aproximando, Hamilton vinha com tudo e o resultado desse encontro estava claro, não é preciso ser vidente para saber.

Lewis ainda não estava contente, a vice-liderança não era o objetivo o britânico rumava a passos largos de encontrar Bottas, e sejamos sinceros o finlandês não iria fazer jogo duro para cima de seu companheiro de equipe.

Com pneus novos Hamilton voava para alcançar o novo líder da prova, Pérez estava lá por puro acaso e não seria ele que iria atrapalhar a vida do piloto da Mercedes, desta forma só faltou parar o carro para Hamilton assumir a liderança.

Já passávamos de mais da metade da corrida...

Sem muitos acontecimentos interessantes a corrida ficou chata.

Não posso dizer que Max não tinha carro para buscar a vitória, o que faltava para o holandês era fôlego, estavam todos exaustos fisicamente.

Hamilton estava a poucos metros de cruzar a linha de chegada, e nada nem ninguém poderia mudar isso.

Antes de receber a bandeira quadriculada Verstappen acelerou sua RBR e na força do ódio conquistou a volta mais rápida levando mais um pontinho de lambuja para casa, não era exatamente o que ele queria, mas tá veleando.

Antes da cerimônia do pódio o holandês recebe a notícia que o seu ponto extra foi deletado.

Alguém arrisca dizer o por quê?

Por incrível que parece Max excedeu novamente o limite de pista, estou achando que os comissários de prova estão com uma certa implicância com o piloto de RBR.

A corrida terminou assim:


(foto:motorsport-magazin.com)



Nos vemos na Espanha 





Grid de largada completo para o GP de Portugal

Caros leitores!!!

Segue o grid de largada completo para o GP de Portugal.



30/04/2021

Autódromo Internacional do Algarve


 
Data da corrida: 02/05/2021
Número de voltas: 66
Nome do circuito: Autódromo Internacional do Algarve
Horário da corrida 11h
Comprimento do circuito: 4.684km
Vencedor no ano de 2020: Lewis Hamilton

18/04/2021

GP da Emília-Romanha (Impressionante)

Já nos treinos livres notamos que a Mercedes não estava imbatível, muito pelo contrário quem dominava era Max e Norris.

A dupla de jovens pilotos dava show na pista e lutavam volta a volta pelo melhor tempo.

Não me lembro de ficar tão empolgada assim eu um treino classificatório, a sensação de não estar vivendo a monotonia do ano passado me fez sentir uma alegria gigantesca, a prova disso é que não parava de sorrir em frente a TV.

Lando sentia que estava muito próximo de conquistar a sua primeira pole position da carreira, a pressão era grande em cima do  jovem piloto de apenas 21 anos, ele sabia que não haveria espaços para erros, a gana fez com que Norris fosse além do limite da pista impostos pelos comissários de prova, ou seja além de não faturar a pole o piloto da McLaren foi punido  tendo o seu tempo deletado caindo assim para sétimo lugar.

Que a sorte é uma grande aliada de Hamilton todos nós já sabemos e nesse sábado ela deu uma grande demonstração quando veio ao encontro do piloto e lhe deu um grande abraço fazendo com que o britânico conquistasse a pole de número 99 em sua fantástica carreira.

Antes que me critiquem, quero deixar claro que Hamilton tem sim muita sorte, mas ela não está sozinha pois ao seu lado está sempre o talento indiscutível desse piloto fora de serie.

Sergio Pérez nos últimos segundos fez uma volta impressionante que o rendeu o segundo lugar, Max não teve tempo de ameaçar seu companheiro de equipe ficando assim com o terceiro melhor tempo.

A pista estava molhada e esse era o tempero que faltava para termos um GP simplesmente alucinante, antes mesmo da largada acontecer vi vários carros patinando para fora da pista e beliscando o muro.

Largada autorizada, Hamilton foi engolido por Verstappen que acabara de fazer o mesmo com o seu companheiro de equipe, o holandês era o líder da prova e não dava indícios que sairia de lá.

A pista estava traiçoeira...

Latifi parecia pilotar sobre o gelo, o canadense se esforçava como nunca para controlar sua Williams, missão nada fácil, ao conseguir trazer seu carro de volta a pista encontrou no meio do caminho o russo Mazepin, como podem imaginar o encontro foi explosivo e ambos bateram, nada de muito sério só que o carro de segurança teve que ser acionado.

Conseguia ver o sorriso de Lewis daqui o inglês tinha a chance de atacar Max e garanto que o mesmo iria com tudo para cima do piloto da RBR.

Mick Schumacher estava fazendo uma boa corrida até então, não que o alemão ocupasse as primeiras posições, mas por ser a sua temporada de estreia na F1 o alemão até que mostrava controle a bordo de sua Haas.

A pista não estava totalmente seca e uma pisadinha fora do trilho poderia ser o suficiente para um desastre acontecer, Mick sentiu isso na pele após perder o controle de seu carro e beijar o muro, o alemão deixou seu bico por lá  sem tempo a perder o jovem piloto deu um cavalo de pau voltando para a corrida sem grandes dificuldades. Isso que eu chamo de autoconfiança.

O carro de segurança estava prestes a deixar a pista...

Esfregava as mãos pronta para presenciar um pega daqueles.

Fui apenas iludida mesmo, pois Max não deu a menor chance de Hamilton se aproximar.

Dava gosto de ver Norris pilotando, oh moleque abusado sem titubear o piloto da Mclaren  foi para cima de Sainz, Stroll e Gasly ultrapassando os 3 em uma manobra absolutamente fantástica, conquistando assim o sexto lugar até o momento.

Lá na frente tudo estava calmo.

Hamilton acelerava para tentar se aproximar de Verstappen mas o efeito parecia ser reverso pois quanto mais o inglês acelerava o holandês se distanciava.

Sem conseguir resultados Lewis começava a aparentar certo nervosismo.

Por vezes me perguntei se Hamilton era mesmo humano, pois sua pilotagem é tão perfeita que não cabem erros, hoje tive a certeza que ele não é um robô, um erro tão bobo fez o britânico sair da pista e por muito pouco ele não ficou preso na caixa de brita, mais um vez a sorte do inglês apareceu e deu um tapinha em suas costas, inacreditavelmente o piloto deu ré e voltou para a pista.

Lewis agora ocupava o nono lugar mas tendo em vista o que acabara de acontecer, o britânico não tinha do que reclamar.

A corrida permanecia agitada.

De repente a TV mostrava um grande acidente com 02 carros envolvidos, demorei a identificá-los. Se tratava de Bottas e Russell, os pilotos misturaram tinta e causaram uma grande bagunça na pista, ambos estavam bem a saiam de seus carros sem dificuldades.

Bandeira vermelha, prova paralisada todos os pilotos se encaminhavam para o pit lane.

Hamilton saiu do carro ainda incrédulo com o seu erro, o fato parecia pesar sob os ombros do piloto, como se isso fosse capaz de apagar a sua espetacular história na F1.

Eu estava em frente a TV e o aconselhava como se o mesmo fosse capaz de me escutar...

30 minutos se passaram e tudo estava pronto para o reinício da prova.

Max cadenciava o ritmo da prova, uma estratégia do holandês que quase deu errado, a impressão que tive é que alguém jogara uma casca de banana e Max deu um pequeno escorregão, o ato não teve contornos dramáticos pois o piloto da RBR teve um reflexo absurdo e conseguiu controlar a situação.

Ufaaaa respirei aliviada...

Leclerc via em seu retrovisor um carro laranja se aproximando, se tratava de Norris que passou como um foguete deixando o monegasco da Ferrari comendo poeira, Lando era só alegria com a conquista da vice-liderança da prova, mas se quiser chegar até o final teria que focar e não cometer erros.

No meio do pelotão Hamilton seguia abrindo caminho e a cada volta completada era mais um que o inglês deixava para trás.

Faltando apenas 03 voltas para o fim da prova, Vettel abandonou a corrida, o martírio do alemão continua em sua 2 temporada, um problema nos freios foi o causador de seu abandono.

 Verstappen não tinha com o que se preocupar, era só administrar o tempo até receber a bandeira quadriculada.

Norris levou um susto quando olhou para o retrovisor, pensando em se tratar de uma miragem o jovem piloto não deu tanta importância afinal de contas não poderia ser Hamilton, o britânico estava longe de seu alcance, ledo engano Lewis era real e estava a poucos metros de roubar-lhe o segundo lugar, Lando não teve reação e mesmo que tivesse não seria capaz de segurar o impiedoso heptacampeão mundial.

Mesmo cruzando a linha de chegada em terceiro o jovem piloto da McLaren comemorava muito, pois ele sabia que tinha feito uma prova absolutamente fantástica.

Max o primeiro colocado estava em êxtase e agradecia a sua equipe pelo grande trabalho feito.

Quando me dei conta estava em pé aplaudindo esses três pilotos pelo espetáculo que me proporcionava nessa manhã de domingo 

A corrida terminou assim:








(foto:mootrsport-magazin.com)


Nos vemos em Portugal 






17/04/2021

Grid de largada completo para o GP de Ímola

Caros leitores!!!

Segue o grid de largada completo para o GP de Ímola.



Circuito: Enzo e Dino Ferrari



Data da corrida: 18/04/2021
Nome do circuito:  Autodromo Enzo e Dino Ferrari
Número de voltas: 63
Horário da corrida 10h
Comprimento do circuito: 4,909 km

28/03/2021

GP do Bahrein ( Eletrizante)

Já não aguentava mais esperar sofria de abstinência, precisava com urgência escutar o ronco dos motores.

O palco da estreia não poderia ser melhor, Sakhir é uma das minhas pistas favoritas e de muitos pilotos também.

O que esperar do início de temporada?

Tínhamos muitas novidades, muitos estreantes, a alguns veteranos voltando ao lugar que jamais deveria ter saído.

A equipe Hass é composta 100% de novatos, Mick Schumacher carrega uma baita responsabilidade em seus ombros, ser filho do ícone desse esporte não é fácil. Mas o alemão de 22 anos já mostrou que tem muito talento, já Nikita Mazepin não tenho muito o que falar desse garoto a impressão que tenho é que ele só está no F1 pois seu pai é um bilionário russo.

A Aston Martin voltou após 61 anos, Sebastian Vettel tem a missão de levar a equipe britânica ao topo.

Fernando Alonso estava de volta, agora para comandar a equipe Alpine (antiga Renault)

Daniel Ricciardo e Norris formam a dupla mais simpática do grid, ambos estão no comando da McLaren, mas não é só de risada que uma equipe sobrevive, sendo assim essa dupla terá a missão de levar a equipe inglesa a brigar com RBR e Mercedes.

Por fim temos o único japonês a competir na F1, Yuki Tsunoda tem apenas 20 anos e está a frete da AlphaTauri.

Bem agora que estão todos familiarizados com as novidades, vamos ao que realmente interessa.

A RBR vem com o ritmo forte desde os testes da pré-temporada, e promete dar trabalho a Mercedes que mais uma vez escondeu o jogo nos testes dando esperança a todos, mas na hora do valendo eles realmente mostra o quanto são superiores.

O treino classificatório foi marcado por uma disputa ferrenha entre Max e Hamilton, restava saber agora se era um joguinho da equipe alemã ou se realmente eles estavam enfrentando algum problema.

Verstappen não queria saber de joguinhos e tratou logo de marcar a pole sem chances para os concorrentes, Hamilton e Bottas ficaram com que tinha.

Na volta de apresentação a RBR teve uma pane elétrica deixando Perez a deriva, como o carro estava parado em um local perigoso a direção de prova abortou a largada, ou seja, a prova teria o total de 56 voltas as invés de 57.

Dentro do carro o mexicano apertava todos os botões a sua frente na tentativa de religar o motor, e parece que deu certo pois o carro ligou e Perez foi direto aos boxes de onde faria a largada.

Max largou muito bem e com uma precisão cirúrgica se manteve a frente, Hamilton se esforçou, mas não conseguiu tomar a ponta, Leclerc vinha voando, algo raro em se tratando de uma Ferrari conseguindo assim tomar o terceiro lugar de Bottas.

A corrida começou muito agitada com disputas de tirar o fôlego.

Um pouco mais afastado das primeiros colocados vi um carro nas cores da bandeira russa saindo da pista com muita velocidade e batendo com violência a barreira de pneus, se tratava de Mazepin e bordo de sua Haas, o estreante deixou seu carro em frangalhos, o piloto em questão não se machucou, a carro de segurança teve que entrar na pista para limpar a bagunça.

Poucas voltas depois a pista estava limpa.

Max foi ousado na estratégia e deixou pouco espaço entre ele e o segundo colocado que no caso era Hamilton, com tudo para dar errado o holandês mais uma vez mostrou o seu talento conseguindo manter-se em primeiro.

Vettel a bordo de sua bela Aston Martin aparentemente adotava uma estratégia diferente dos demais competidores e volta a volta o alemão conseguia ganhar posições, dava gosto de ver, tinha a impressão de ver o tetracampeão de volta, mas ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa.

Via uma disputa eletrizante pelo oitavo lugar, os protagonistas eram Vettel Alonso e Perez, Sebastian foi para cima de Alonso executando uma manobra de ultrapassagem brilhante, sem se deixar abater  o espanhol foi em busca da posição perdida, os dois duelavam roda a roda, Perez estava cansado de ser espectador desse duelo fez questão de se embrenhar no meio e ao invés de ultrapassar um piloto o mexicano foi ousado e fez questão de deixar os dois comendo poeira.

A prova tinha um novo líder, Hamilton finalmente ocupava a posição que tanto desejava, mas Max não deixaria o inglês triunfar, eu já estralava os dedos imaginando como será o duelo desses dois.

A boa fase de Vettel durou pouco, após o alemão trocar os pneus o mesmo voltou para a pista fazendo uma sucessão de bobagens impressionante, o ápice foi ele bater na traseira de Ocon fazendo com que ambos saíssem da pista, mas não encontraram problemas em voltar a prova.

Faltando agora 5 voltas para o final Hamilton já conseguia ver Verstappen pelo retrovisor.

Destaque mais do que positivo para Norris o jovem piloto conseguia se manter de quarto lugar, fazendo uma excelente corrida até então.

Agora não tinha mais segundos que separavam os dois, Lewis e Max iriam sim disputar a primeira posição e eu não estou preparada para esse momento épico.

Conseguia sentir a adrenalina dos pilotos, Max era arrojo puro já Hamilton era estrategista como um jogador de xadrez, o britânico dava o lado de fora para o holandês tentar a ultrapassagem, ele  por sua vez tentava induzir um erro por parte de Hamilton, estava realmente espetacular ver esse show que ambos nos proporcionavam.

Até que o bote final veio, Hamilton não teve tempo de reação desta forma Max já se imaginava no alto do pódio contato o hino holandês a pleno pulmões.

Estávamos a 2 voltas da bandeira quadriculada!!

A cena a seguir foi desesperadora, Verstappen estava lento eu tocava na TV na tentativa de dar mais potência ao motor Honda, não queria ver o que viria a seguir não entendia o que estava acontecendo, murmurava ajuda aos céus, a TV insistia em reprisar algo que fechava os olhos para não ver.

Após rever as imagens entendi perfeitamente o que aconteceu, o holandês excedeu o limite de pista e teve a hombridade de devolver a posição a Hamilton.

O britânico era só sorrisos, ao cruzar a linha de chegada.

Que final de prova espetacular!!!

 A corrida terminou assim:



(foto:motorsport.com)



Nos vemos na Emilia-Romagna



09/03/2021

Calendário de provas

Caros leitores!!!

Só para vocês terem um pequeno aperitivo do que nos espera essa temporada!!

Aqui está o calendário de provas da temporada 2021 de fórmula 1.



18/02/2021

Lançamentos dos carros 2021

Fala galera!!!

E aí, quem está ansioso para conhecer as novas máquinas?

Programe-se para não perder nenhum detalhe!!!



07/12/2020

GP de Sakhir (Maluquice)

O final de semana começou com grandes novidades, mal tínhamos nos recuperado do susto do GP passado e fomos surpreendidos com mais uma notícia assustadora.

Hamilton estava fora desse GP, a decisão veio após o inglês testar positivo para COVID19, os sintomas do inglês eram leves, mas por segurança de todos envolvidos no esporte o britânico não iria correr, e já estava isolado da bolha da F1.

A Haas estava à procura de um substituto de Grosjean uma vez que o francês estava impossibilitado de correr, o nome de Pietro Fittipaldi vinha tomando forças em meio ao paddock, eu já estava toda empolgada na expectativa de ver um brasileiro novamente nas pistas.

A Mercedes tratou logo de se mexer para arranjar um substituto a altura de seu principal piloto, George Russell foi o escolhido da vez o britânico atualmente é piloto da Williams, o jovem de 22 anos tinha uma oportunidade de ouro em suas mãos e pelo que conheço ele não iria desperdiçar.

Por último a Williams teve que arranjar alguém para colocar no lugar de Russell, e o escolhido foi Jack Aitken piloto reserva da equipe.

Ufaaaaa após tantas novidades estava tudo pronto para mais um final de semana daqueles!!

A pista se tratava de quase um circuito oval, era chamada de anel externo do traçado original do Bahrein, iriamos presenciar a corrida mais longa da história da F1 com impressionantes 87 voltas.

A classificação foi agitada Russell aparentemente se adaptava muito bem a bordo da pantera negra e os seus tempos eram impressionantes, Bottas teria que agir rápido para não ser deixado para trás.

Faltando alguns segundos para o final do treino Bottas mostrou que ele também sabe jogar, marcando um temporal difícil de ser batido, desta forma o novato ficou com o segundo melhor tempo e Verstappen completou o grid.

Pietro não estreou da forma que imaginava uma vez que a Haas teve que trocar peças do motor, desta forma as últimas colocações era o que lhe cabia no momento.

Estava ansiosa como nunca para a largada, já previa muita confusão.

Bottas como de consume largou muito mal, Russell que de bobo não tem nada foi logo para cima na tentativa de tomar a liderança do finlandês, a manobra de ultrapassagem foi linda algo tão sincronizado que parecia mais um espetáculo de ballet.

Verstappen estava em seu estilo de arrojo puro e tanta ousadia poderia dar ruim, o holandês fazia parte do recheio de um sanduiche composto por Leclerc e Pérez, um toque despretensioso fez com que o monegasco fosse parar na brita, mas o piloto da Ferrari fez questão de não ir sozinho carregando consigo Max que ficou pistola, ele estava inconformado e saiu do carro chutando tudo que havia a sua frente, fim de prova para ambos.

O carro de segurança estava na pista...

Todos reagrupados novamente, esperando o reinício da prova.

Pista liberada para dar andamento a corrida, Russell foi perfeito conseguindo manter a liderança, Bottas definitivamente não curte muito relargadas o finlandês bobeou novamente e só não perdeu a vice-liderança para Sainz pois o espanhol escorregou ao tentar finalizar a ultrapassagem, ou seja, as primeiras posições se mantiveram inalteradas.

Já lá no meio do pelotão uma confusão se formava, era um tal de um tentar ultrapassar o outro que estava literalmente sem ar vendo essas disputas simplesmente sensacionais.

Pérez se destacava escalando o pelotão rapidamente, lembrando que o mexicano esteve envolvido com o imbróglio que aconteceu no início da prova, desta forma Sergio encontrava-se em décimo lugar recém conquistado.

A prova tinha um novo líder, o britânico teve que ir fazer a troca de compostos, desta forma Bottas herdou a liderança da prova, mas por pouco tempo uma vez que o próximo a trocar os pneus seria ele mesmo.

Russell seguia esbanjando controle, o jovem piloto demostrava uma maturidade fora do normal, o que resultava na liderança da prova.

Pietro seguia fazendo o que dava, o brasileiro seguia nas últimas colocações.

Latifi teve problemas e a sua Williams o deixou a pé.

O carro de segurança foi acionado de forma virtual.

Aitken se empolgou com a relargada e deu com a sua Williams no muro sua asa dianteira foi parar no meio da pista e o carro de segurança virtual foi acionado novamente.

Movimento intenso nos boxes, todos aproveitavam para colocar novos jogos de pneus.

A Mercedes fez a maior lambança dos últimos tempos e chamou de forma irresponsável os seus dois pilotos para trocar os pneus, os mecânicos estavam mais perdidos do que barata tonta e tamanha trapalhada fez com que a própria equipe arruinasse a corrida da dupla de pilotos.

Ao voltar para pista Russell estava em quarto e Bottas em quinto.

A corrida agora sim tinha um novo líder e desta vez tinha cara de ser permanente.

Pérez assumiu a ponta, seguido por Ocon, Stroll.

Russell era ousado na medida certa e mesmo após ser sacaneado pela própria equipe o inglês não media esforços para conquistar o seu lugar no pódio, de maneira fantástica George acabará de conquistar a vice-liderança da corrida e tinha apetite para conseguir mais, nada o atrapalhava e o seu objetivo de estava muito claro em sua cabeça.

Faltando 7 voltas para o final dessa prova eletrizante eu achava que não tinha espaços para mais emoções.

Ledo engano meu!!!

Um rádio inesperado detona com os planos do jovem piloto, por incrível que pareça Russell tinha um pneu furado e todo o seu brilhante trabalho que ele havia feito até então foi simplesmente jogado no lixo.

Bottas não tinha forças para alcançar os líderes, o oitavo lugar denotavam exatamente a triste realidade que ele se encontrava.

Pior para Russell que não teve tempo de escalar o pelotão e viu a chance de conquistar o primeiro pódio de sua carreia escorre por suas mãos.

Lá na frente Pérez chorava de emoção ao cruzar a linha de chagada em primeiro desse GP absolutamente maluco.

O que falar de Ocon que chorava igual a uma criança ao conquistar o segundo lugar?

Impossível não se emocionar com a emoção desses garotos que se arriscam diariamente para nos proporcionar corrias como essa!!

Esse GP foi pura emoção!!!

A corrida terminou assim:


(foto:globo.com)

Nos vemos em Abu Dhabi

03/12/2020

Circuito de Sakhir (Bahrain)


Data da corrida: 06/12/2020
Nome do circuito: Bahrain International Circuit – Outer Track
Número de voltas: 87
Horário da corrida 14h10min
Comprimento do circuito: 3,543km


30/11/2020

GP do Bahrein (Explosivo)

Com o campeonato já definido, não tínhamos muito o que esperar desse final de semana, porém as corridas no deserto do Bahrein sempre nos surpreendem.

Na classificação não tivemos novidades, Hamilton segue incansável e com maestria marcou o melhor tempo, já são 98 poles em sua brilhante carreira e no ritmo que o inglês está esse número só tende a aumentar, Bottas e Verstappen completaram o grid.

A largada foi agitada havia muitas disputas por posições, Hamilton seguiu na ponta já Bottas foi engolido por 4 carros caindo assim para sexto lugar.

É comum alguns carros sair da pista seja por uma disputa de posições ou algo similar, no entanto o que vimos foi algo muito além do imaginável.

Romain Grosjean estava disputando posições com Kvyat em um toque o francês saiu da pista em alta velocidade e foi direto ao encontro do guard rail a pancada foi tão forte que o carro começou a pegar fogo imediatamente, as labaredas eram altas e assustava muito, imediatamente a corrida foi interrompida por bandeira vermelha estava desesperada por notícias a transmissão não mostrava o local do acidente e muito menos o piloto envolvido, todos os pilotos estavam assustados e os seus olhares aparentavam exatamente o que eu sentia um pânico absurdo de ter acontecido o pior.

Foi então que Grosjean surgiu entre o fogo e o pó químico dos extintores de incêndio auxiliado pelos médicos o piloto conseguiu sair correndo, ainda muito assustado com tudo que acabará de acontecer o francês sacudia as mãos sentindo muita dor e tinha dificuldades para caminhar, não demorou muito para a ambulância entrar na pista e dar os primeiros socorros, eu estava atônita em frente a TV não conseguia acreditar no que via, o pronto atendimento foi feito ainda no autódromo que tem uma estrutura hospitalar fenomenal, as primeiras notícias que chegavam é que o piloto da Haas tinha queimaduras nas mãos e no pés, porém ele iria ser levado de helicóptero até o hospital para investigar mais detalhadamente como estava seu quadro clínico.

A transmissão mostrava que o carro estava partido ao meio e se não fosse a célula de sobrevivência aliado ao halo o desfecho dessa história poderia ser trágica.

A direção de prova avisou que a corrida só iria recomeçar após tudo estar em ordem e convenhamos havia muito coisa a fazer.

Após 1h30min de espera a pista estava liberada para o reinício da corrida.

Hamilton manteve a ponta, Verstappen também não encontrava dificuldades em 
manter-se na vice-liderança.

Inacreditavelmente o carro de segurança foi acionado e a bandeira vermelha agitada, logo pensei que se tratava de uma falha na transmissão uma vez que seria praticamente impossível ter acontecido algo em tão pouco tempo.

Quando me dei conta vi Stroll de ponta cabeça e se arrastando na tentativa de sair do carro, respirava aliviada pois vi que o canadense estava bem, ou que tudo indica uma disputa por posições com o Kvyat causou o incidente.

Aconselho o russo ficar o mais longe possível de confusão pois hoje literalmente não é o seu dia de sorte, pois o mesmo já se envolveu em 2 acidentes sendo um deles gravíssimo.

Após tudo arrumado a corrida finalmente recomeçou...

Hamilton era quem comandava, nada atrapalhava o líder que rumava para mais uma vitória.

A corrida não empolgava, eu desejava que ela terminasse logo com medo mais acidentes bizarros.

Pérez era o terceiro colocado e se aproximava na tentativa de tomar o segundo lugar de Max.

Faltando 2 voltas por fim desse GP simplesmente insano, o motor da Renault estoura e começa a pegar fogo, imediatamente o mexicano pulou do carro.

Eu juro que nunca vi um GP tão bizarro como esse marcado por acidentes inacreditáveis.

Albon herdou o terceiro lugar após o abandono de Sergio.

O carro de segurança estava na pista e permaneceu até as voltas finais.

A corrida terminou assim:


(foto:motorsport.com)



27/11/2020

Circuito Bahrein Internacional

    
Data da corrida: 29/11/2020 
Nome do circuito: Bahrein Internacional Circuito 
Número de voltas: 57
Horário da corrida 12h10min
Comprimento do circuito: 5.412 km
Vencedor do ano de 2019: Lewis Hamilton (Mercedes)


16/11/2020

GP da Turquia (Consagrando um gênio)

O final de semana começou com Hamilton fazendo contas, pois a combinação de resultados poderia render o sétimo título mundial para o inglês.

Agora em se tratando Lewis a vitória é quase certa então o mesmo não tinha muito com que se preocupar.

Porém ninguém contava com o surgimento de um grande adversário...

O circuito contava com curvas sinuosas, aliado a uma forte chuva que castigava a região de Istambul, combinações perfeitas para um final de semana caótico.

Não por um acaso os pilotos descreviam que andar na pista sob essas circunstâncias era parecido ao estar em uma pista de gelo.

O treino classificatório foi um show de derrapadas, era impossível se manter em linha reta, Hamilton e Bottas sofriam para tentar domar o seu carro que insistia em sair da pista, os meninos da Racing Point davam um show de técnica e precisão, Verstappen aparentemente também curtia guiar nessas condições.

Ou seja cravar quem seria o pole era como jogar na loteria, não sabíamos o que esperar.

Após muitas interrupções por bandeira vermelha, a classificação estava finalmente chegando ao fim.

Hamilton sofria, com o cronômetro zerado o inglês estagnou em sexto lugar, para Bottas o pesadelo era um pouco pior pois mesmo tentando de tudo o finlandês não conseguiu nada além do décimo lugar.

Stroll estava pilotado que era um espetáculo, seu ótimo desempenho o rendeu a primeira pole da carreira  Verstappen foi o dono do segundo melhor tempo, e Pérez completou o grid.

O domingo amanheceu com o céu carregado e a chuva seguia caindo sob o circuito.

Todos os ingredientes até o momento demostravam que teríamos uma corrida caótica.

A largada foi uma das mais sensacionais que já vi, a primeira curva fez com que quase todos os pilotos do grid derrapassem, surpreendentemente Stroll de mantinha invicto na ponta, a sorte no entanto não foi aliada de Vertappen que caiu para quinto lugar, Hamilton conseguiu se embrenhar no meio dessa bagunça toda resultando a conquista do terceiro lugar, Vettel foi impressionante quase não acreditei que era mesmo o alemão que ocupava o quarto lugar no momento, lembrando que o piloto da Ferrari largou em décimo primeiro lugar.

Mal conseguia respirar, a corrida estava simplesmente espetacular.

A chuva que caia não era forte porém era suficiente para atrapalhar e muito a vida dos pilotos.

Hamilton parecia estar em cima de um cavalo selvagem totalmente indomável, por mais que o piloto tentasse, nada fazia com que o carro andasse em linha reta, isso resultou em uma escapada de pista, ao voltar o inglês havia perdido algumas posições importantes. 

Todos já estavam com pneus novos.

Hamilton o quinto colocado vinha para cima de Vettel na tentativa de roubar o quarto lugar do alemão.

Já previa uma baita confusão envolvendo esses dois.

Mas o que eu vi foi um respeito mútuo entre os pilotos e muita técnica, Vettel não dava espaço para Hamilton o ultrapassar, o inglês não desistia e a todo momento tentava induzir um erro por parte do alemão, ou seja víamos um mega espetáculo com o duelo de titãs.

Enquanto isso lá na frente o líder esbanjava controle absoluto!!

Albon chegou chegando e não quis saber quem estava na frente, tratou logo de ultrapassar Hamilton e Vettel em uma manobra absolutamente fantástica, Vettel foi pego tão de surpresa que quase abaixou a guarda.

Lá na frente o único que respirava aliviado era o líder que não tinha que brigar com ninguém, pois atrás de Stroll o mundo caia com diversos acontecimentos estávamos prestes a presenciar mais um duelo daqueles.

Verstappen tentou passar Pérez, a tentativa levou o piloto da RBR cometer um incrível erro e além de não conseguir a vice-liderança da prova o menino travesso da F1 perdeu mais 3 posições, após esse fracasso o piloto foi chamado para os boxes.

Em um piscar de olhos estávamos na metade da prova.

Stroll foi obrigado a calçar pneus novos, o canadense sabia que não tinha tempo suficiente para voltar do pit stop ainda na liderança.

Hamilton agora era o vice-líder da prova e estava a poucos metros de conquistar a ponta.

Pérez não teve tempo de agir pois Hamilton passou como um foguete e finalmente estava a onde adora estar, sendo o dono do show.

Nos aproximando do final dessa fantástica prova, Hamilton já não encontrava dificuldades em guiar seu carro.

Leclerc e Vettel brigavam pelo quarto lugar, apesar de ser extremamente correto em sua tocada Sebastian não conseguiu segurar o ímpeto de seu companheiro de equipe, caindo assim para quinto lugar.

Mas garanto que Vettel não esperava ter um final de semana tão maravilhoso como esse, sendo assim o quinto lugar estava de bom tamanho.

Lá na frente estava sendo consagrado um gênio, Hamilton conquista o seu sétimo título com tamanha maestria que me faltam palavra para descrever esse piloto.

Pensa que acabou?

Que nada...

Vettel ainda foi presenteado com a conquista do terceiro lugar e o seu primeiro pódio da temporada 2020.

Lewis quero te parabenizar cara você é absolutamente incrível e merecedor desse sétimo título mundial, agora você é o cara a ser batido e maior de todos...

Enquanto as suas lágrimas escorriam aí na Turquia as minhas escorriam aqui no Brasil, que orgulho de você Hamilton, que privilégio poder ver você guiar um F1 sendo o único nego na categoria...

Obrigada por encorajar os nossos jovens a nunca perder a esperança de dias melhores, mostrando que independente de sua cor conseguimos sim conquistar os nossos sonhos!

Guarde da certeza que o chefe (Senna) está muito orgulhoso do piloto que você se tornou e que se inspira nele para nos presentear com tamanho talento. 

Você é monstruoso!!!

A corrida terminou assim:


Foto:(motorsport-magazin.com)

Nos vemos no Bahrein




13/11/2020

Circuito Istanbul Park (Turquia)


 



Data da corrida: 15/11/2020

Nome do circuito: Intercity Istanbul Park 

Número de voltas: 58

Horário da corrida 07h10min

Comprimento do circuito: 5.338km


26/10/2020

GP de Portugal (O maior de todos)

O final de semana era de novidade, uma pista novinha em folha já nos encantava com os seus traçados desafiadores, em uma bela paisagem.

Mas se engane quem achou que os pilotos não teriam dificuldades em Portimão.

Já nos treinos livres os pilotos souberam o quanto desafiador esse circuito seria, era um tal de gira gira na pista, que até os pilotos mais experientes se confundiam com o traçado.

Não por um acaso que todos apelidaram a pista de montanha-russa portuguesa, pois a cada curva eles sentiam um frio na barriga sem saber o que esperar lá na frente.

Hamilton chegou no parquinho de diversão e logo fez questão de mostrar que ele dominava muito bem uma montanha-russa, sem a menor dificuldade o inglês foi lá e marcou a pole de número 97 de sua carreira, Bottas e Verstappen completaram o grid.

O domingo amanheceu com o céu carrancudo, e a possibilidade de chover durante a prova me deixava agitada não via a hora da corrida começar.

Não precisei esperar muito...

A largada foi simplesmente sensacional, por onde eu olhava tinha disputa por posições.

Hamilton por enquanto era líder, mas não garantia sua permanência por muito tempo.

Sério estava sem ar, a muito tempo não via um início de prova tão legal como esse.

Me sentia literalmente em um parque de diversões.

Verstappen encontrava dificuldades em se manter em terceiro,  já Sainz vinha com tudo o espanhol da McLaren não queria saber quem estava a sua frente o objetivo era ultrapassar, e assim foi feito até que a sua frente estava Hamilton e com um talento indiscutível e uma precisão cirúrgica o piloto conquistou a liderança da prova. 

Sim senhora e senhores tínhamos um novo líder, tudo isso aconteceu em apenas uma volta.

Bottas estava mais rápido do que seu companheiro de equipe, e sem pedir autorização de sua equipe ele foi para cima de Hamilton e o engoliu sem dó.

O inglês era o terceiro colocado no momento, e se não tomasse cuidado iria continuar a perder posições.

Claramente algo estava errado com Hamilton...

Sainz tinha plana consciência que a sua liderança não seria algo premente e por esse motivo o espanhol curtia como nunca a maravilhosa sensação de andar de cara para o vento.

Vettel era o décimo quinto colocado e não fazia menção de ultrapassar ninguém, a sensação que tinha é que Seb estava em uma zona de conforto sabendo que o carro não tem condições de andar mais rápido.

O sonho americano de Sainz estava prestes a ser destruído, Bottas já estava em sua cola e a ultrapassagem era inevitável.

Em um piscar de olhos a prova tinha um novo líder.

Bottas era quem comandava o show no momento, o finlandês trazia com ele seu companheiro de equipe que estava mordido com toda situação e prometia dar trabalho para conquistar a liderança da prova.

Ao que parece Leclerc se entendia melhor com sua Ferrari o monegasco foi para cima de Norris e apesar do jovem inglês dificultar, Leclerc conseguiu conquistar o quinto lugar.

A corrida estava muito movimentava com muitas ultrapassagens.

Norris e Stroll já haviam se estranhado no treino livre, os dois estavam prestes a se encontrar novamente e eu já previa confusão pela frente, não demorou muito para sair faísca entre os dois rolou até um toquinho, a travessura do piloto da McLaren não foi vista com bons olhos pelos comissários de prova, ou seja poderia vir punição pela frente.

Verstappen o terceiro colocado no momento sofria com o desgaste excessivo de seus pneus, desta forma o piloto da RBR foi o primeiro a abrir a rodada de pit stop.

Enquanto isso na pista Hamilton aparentemente não tinha dificuldades, voando para alcançar Bottas e quem sabe rouba-lhe a liderança da prova.

Ufa estávamos na metade da corrida, e por incrível que pareça a prova tinha um novo líder, isso mesmo o terceiro líder em menos de 30 voltas.

Hamilton estava em seu lugar de origem, e tirá-lo de lá não seria uma missão fácil.

Todos já estavam com pneus novos.

A previsão de chuva não se concretizou, porém em algumas partes do circuito caia uma fina garoa, ingrediente especial para apimentar essa prova que já estava agitada.

Raikkonen e Sainz nos presentava com uma eletrizante disputa de posições, o que estava em jogo era apenas o décimo lugar, mas a gana desses dois pilotos era algo fascinante de se ver, ambos se respeitavam na pista não foi fácil para o finlandês da  Alfa Romeo mas o veterano de 41 anos mostrou que ainda está com tudo não permitindo a ultrapassagem.

Nos aproximando do final Hamilton seguia soberano lá na frente.

O menino Gasly fazia uma corridaça até então e para fechar com chave de ouro o seu final de semana acabou de conquistar o sétimo lugar, em uma bela manobra de ultrapassagem em cima de Ricciardo.

Stroll não estava em seus melhores dias e abandonou a prova quase no seu final.

Pensa que acabou? Que nada o jovem piloto da AlphaTauri queria mais e foi para cima na tentativa de ganhar mais posições, e assim foi feito após superar 3 pilotos o francês cruzou a linha de chegada em quinto lugar 

Vettel levou 1 pontinho para casa com a conquista suada de décimo lugar.

Hamilton triunfou pela 92º vez, agora ele é o maior vencedor da história desse esporte.

Não tenho outra coisa a fazer a não ser aplaudir esse piloto simplesmente genial!!!

A corrida terminou assim:



(foto:motorsport.com)


Nos vemos em Ímola


23/10/2020

Circuito Internacional do Algarve (Portugal)


Data da corrida : 25/10/2020
Número de voltas : 66
Nome do circuito : Autódromo Internacional do Algarve
Horário da corrida 10h10min
Comprimento do circuito : 4.684km

11/10/2020

GP de Eifel (Consagrando um gênio do automobilismo)

O final de semana prometia ser bem gelado no circuito de Nürburgring, os termômetros mostravam a temperatura de apenas 8 °C com a sensação térmica bem mais baixa do que isso.

Não importava a nacionalidade dos pilotos, todos estavam sofrendo com as baixas temperaturas.

Por conta das condições climáticas não tivemos atividade na pista na sexta, a neblina muito espessa não permitia com que o helicóptero médico sobrevoasse o circuito e em caso de acidente não seria possível fazer o regate rápido.

Mick Schumacher e  Callum Ilott pilotos da F2 e da academia da Ferrari iriam fazer sua estreia na F1 em uma sessão oficial, porém sem poder entrar na pista o que restou para os jovens pilotos foi a frustração.

Parece piada, mas Nico Hülkenberg foi novamente chamado as pressas para substituir novamente um piloto da Racing Point, Stroll não estava se sentindo bem aparentemente uma infecção intestinal acometia o canadense.

A classificação aconteceu em pista seca, o sol chegou a dar as caras Bottas apresentava um ritmo forte e constante, Hamilton não conseguia acompanhar seu companheiro de equipe.

Verstappen chegou perto mais não o suficiente para roubar o segundo lugar do britânico que estava pista vendo o seu companheiro de equipe conquistar a pole.

A largada foi agitadíssima, Hamilton se esforçava como nunca para ultrapassar Bottas que se defendia de forma espetacular.

Uma intensa briga por posições estava prestes a acontecer Ricciardo vinha para cima de Leclerc na intenção de tomar o quarto lugar do monegasco, não tive outra reação ao não ser me levantar a aplaudir...Que ultrapassagem maravilhosa, de forma genial Daniel deixou Charles para trás.

Vettel segue brigando com o seu carro, o alemão rodou na pista mais conseguiu voltar sem problemas.

Hamilton pressionava Bottas, o finlandês se mantinha firme na frente, mas sabia que não poderia cometer erros, 5min depois Bottas escapa de pista e Hamilton toma a liderança da prova.

Kimi que está completando 323 GPs em sua carreira, não estava muito afim de ser cordial e deu um chega para lá em Russell o piloto da Williams teve o pneu furado e o fim de prova decretado.

Apesar de agitada a prova não empolgava.

Na metade da corrida Bottas sentia que algo estava errado com o seu carro, pois subitamente ele foi perdendo potência, seu engenheiro deu a sentença vêm para o box vamos abandonar.

Ricciardo estava preste a conseguir o seu primeiro pódio pela Renault, o australiano era só alegria e aparentemente ele tinha carro para buscar mais.

Norris teve que abandonar.

Faltando apenas 16 voltas para o final da prova o carro de segurança entra na pista e agrupa todos novamente, eu estava empolgadíssima pois estava sonolenta com a falta de acontecimentos.

Certamente Hamilton estava bem bravo com a situação.

Pista limpa relargada autorizada.

Hamilton foi brilhante conseguindo se manter a frente.

Ricciardo vinha para cima de Max, já tinha certeza que essa disputa iria pegar fogo.

Enquanto isso no final do pelotão Vettel e Magnussen disputavam de forma ferrenha o décimo primeiro lugar, o alemão foi para cima e de maneira fantástica conseguiu conquistar tal posição, não entendi muito o porque de tanto empenho uma vez que ele permanece fora da zona de pontuação, que começa a ser contada a partir do décimo lugar.

Fim de prova e Hamilton cruza a linha de chegada com a impressionante marca de 91 vitórias em sua fantástica carreira, se igualando a Schumacher.

Antes de subir no pódio o britânico foi presenteado com o capacete de Schumacher entregue pelo filho do heptacampeão.

Visivelmente emocionado Hamilton parecia não acreditar no seu próprio feito.

A corrida terminou assim:


(Foto:motorsport-magazin.com)

Nos vemos em Portugal



10/10/2020