11/09/2022

GP da Itália (Total anticlímax)

O templo do automobilismo desperta na gente algo tão forte que é difícil colocar em palavras.

Ao ver o autódromo lotado predominantemente pela torcida de Ferrari só pensava no tamanho da frustração que a equipe poderia proporcionar, pois o histórico recente da escuderia italiana não me dá boas recordações.

Aliás não posso esquecer de comentar que a escuderia estava completando 75 anos de história e a pintura comemorativa no carro estava absurdamente linda, porém achei uma sacanagem colocar o macacão dos pilotos naquele amarelo horroroso, impossível não associar a dupla de pilotos com os minions.

Antes da classificação começar já sabíamos que nove, isso mesmo você não entendeu errado serão 09 pilotos penalizados no grid, só queria entender qual a graça esse povo acha de mexer no motor todos ao mesmo tempo?

Bom vamos ver o que acontece na pista... 

Leclerc acelerava e fazia o som do motor ecoar por todo o autódromo chegando aos nossos ouvidos como uma bela sinfonia, víamos uma sintonia perfeita entre máquina e piloto, o monegasco se divertia como criança rasgando pela reta do veloz circuito de Monza.

Verstappen não se esforçava muito para ser competitivo uma vez que ele era um dos penalizados que iria largar no meio do pelotão, mas mesmo sem esforço seu carro insistia em ocupar as primeiras posições.

A pole ficou nas mãos do piloto da Ferrari.

No final o grid ficou uma bagunça geral, mas tinha uma dupla de pilotos que estavam amando esse caos, Lando era o terceiro colocado e Ricciardo o quarto, lembrando que o australiano venceu essa prova o ano passado.

Essa lembrança me dá uma certa nostalgia, mas sabia que não teria nenhuma chance de isso acontecer novamente, infelizmente!

Tenho que destacar o que Nyck De Vries estava fazendo o piloto foi fazer testes na Aston Martin na sexta e de repente se torna piloto titular no sábado, vou contextualizar para vocês essa confusão, Alexander Albon que é piloto da Williams foi hospitalizado ás pressas por uma crise de apendicite, desta forma De Vries surgiu para substituí-lo, só o que ninguém esperava o talento desse holandês, o moleque pilota muito e a prova disso foi um excelente oitavo lugar.

A largada foi emocionante, Russell se esforçou como nunca para tomar a ponta, mas Leclerc foi brilhante na defesa.

Lando se embananou todo e foi ultrapassado por meio mundo caindo assim para sétimo, Ricciardo conseguiu um excelente terceiro lugar e o objetivo do australiano era se manter firme até o final da prova, preferencialmente sem trocar os pneus, como isso não era possível o piloto da McLaren apreciava o presente sem se preocupar com o futuro.

Por falar em planos para o futuro Max tinha um objetivo muito bem traçado, o piloto da Red Bull queria o pódio e rumava para isso acontecer.

A corrida não empolgava...

Verstappen chegou chegando para cima de Daniel que não ofereceu resistência para defender o terceiro lugar, o holandês estava empolgado e colecionava voltas mais rápidas, já dando o recado para o líder da prova.

Pérez passou por alguns minutos de apuros, o disco de freios estava muito quente e começou a pegar fogo logo após o mexicano trocar os pneus, sem grande alarda a equipe o orientou como prosseguir nessa situação e o problema foi logo resolvido.

Vettel achou que anunciar a sua aposentadoria iria acabar com a onda de azar que insiste em atingi-lo, mas o alemão não tem um segundo de paz o motor da sua Aston Martin foi para o espaço e deixou o alemão a pé.

O carro de segurança virtual foi acionado!

Movimentação intensa nos boxes.

Sainz era integrante do grupo do bolinha das penalizações e fazia uma corrida de recuperação, lembrando que o espanhol largou lá depois de deus me livre em décimo oitavo e agora ocupava um impressionante quarto lugar.

Hamilton também era integrante do grupo do bolinha das penalizações largou lá no final do pelotão, mas o inglês não colhia bons frutos até o momento, tudo porque o piloto da Mercedes seguia preso em nono lugar, atrás do talentoso De Vries.

Lá na frente nada de interessante acontecia, Leclerc se mantinha líder, porém com Verstappen se aproximando volta a volta.

Alonso seguia seu caminho tranquilo sem atrapalhar ninguém, só que seu carro não estava muito a fim de competições e resolveu dar pane no meio do caminho, o conceito de “sem atrapalhar ninguém” foi levado ao pé da letra pelo espanhol que recolheu o seu carro para os boxes, ou seja perdemos a oportunidade de ter emoção nessa corrida.

A prova tinha um novo líder Verstappen não deixaria esse posto por nada...

Ainda sem contrato para o ano que vem Mick estava bem focado e fazia uma bela corrida ocupando o décimo segundo lugar no momento, apesar de não estar na zona de pontuação o alemão da Haas fazia o que estava em seu alcance para seguir firme na prova, lembrando que seu companheiro de equipe não performou bem sendo o último colocado no momento e sem perspectiva de reação.

Finalmente Hamilton se desvencilhou do pessoal do meio de pelotão e avançou para ocupar a quinta posição.

Nada é tão ruim que não possa piorar, essa é a frase dita por Daniel após o motor de sua McLaren ir para o espaço junto com o da Aston Martin.

Com a McLaren parada em um local perigoso o carro de segurança foi acionado, e eu agradecia aos céus pois agora teríamos fogo no parquinho, só um pequeno detalhe a ser mencionado faltava 03 voltas para o término da corrida e o carro de Ricciardo seguia no mesmo lugar.

Já imaginando que a relargada seria uma loucura com várias disputas por posições principalmente pela liderança, as equipes chamavam seus pilotos para trocar os pneus e traçar uma melhor estratégia.

Como eu estava?

Louca de adrenalina esfregando as mãos e estalando todos os dedos, com a expectativa lá no alto.

Quando vi faltava apenas 01 volta para o fim da prova e nada do carro de segurança sair da pista.

Dialogava intensamente com a TV como se os comissários de prova pudessem me ouvir: Alguém pelo amor de Deus arranca esse carro daí o meu grito não surtiu efeitos e tudo permanecia igual.

O balde de gelo veio tão gelado que me deu arrepios, a corrida iria terminar atrás do carro de segurança.

A pergunta que eu faço é : Alguém em sã consciência achou que isso seria legal?

Nem os pilotos estavam acreditando em tal desfecho.

Max vence mais uma, Leclerc com cara de ué recebe o troféu de vice, Russell era o único que estava satisfeito com a conquista do terceiro lugar.

                           (Foto: motorsport.uol.com.br)

Nos vemos em Singapura 



Nenhum comentário:

Postar um comentário