29/04/2018

GP de Baku (Uma loteria)


O treino classificatório mais uma vez foi muito disputado, a todo o momento os pilotos eram testados, o circuito do Azerbaijão é uns dos mais belos e traiçoeiros da temporada, em certos pontos a pista fica muito estreita se tornando uma bela armadinha para os pilotos que aceleram a mais de 300km/h.

Outro agravante que estava atrapalhando bastante a vida dos pilotos era o vento, sim isso mesmo!!! E não era uma brisa, os ventos chegavam as mais de 30km/h.

Pela terceira vez consecutiva a pole fica com o alemão da Ferrari, pode ter vento, furacão o que for nada tira a invencibilidade desse rapaz.

Hamilton e Bottas completaram o grid...

Confesso que estava um pouco apreensiva, pois as corridas aqui em Baku nunca transcorrem com tranquilidade, sempre algo muito louco acontece!!

Largada autorizada, Vettel defende sua liderança.

Antes mesmo de completar a primeira volta tínhamos, carro de segurança na pista, tudo por que Kimi e Ocon se encontram no meio do caminho, pior para o francês que teve que abandonar a prova.

Após 05 voltas a relargada foi autorizada, Vettel não deu bobeira e tratou logo de se distanciar dos demais, as brigas por posições estavam acirradíssimas Ricciardo e Vestappen davam um show a parte, mas confesso que parava de respirar a cada encontro deles, Max vinha igual a um camicase para cima de Daniel, já conseguia prever um choque entre os dois, fechei os olhos e quando abri vi o garoto Vestappen  conquistando o quarto lugar em uma belíssima manobra.

A corrida estava absolutamente incrível, em um ritmo alucinante!!!

Irritado Hamilton o vice-líder da prova, sofria com a falta de ritmo vendo a distância para Vettel aumentar a cada volta o inglês esbravejava pelo rádio.

O líder não se importava com nada, de cara para o vento o alemão estava curtindo a paisagem medieval, enquanto o circo pegava fogo atrás dele.

A dupla de pilotos da RBR estavam endiabrados, e tiveram mais uma vez um embate de tirar o fôlego, Riccirado tentou, foi de um lado foi para outro  mas o moleque travesso não se intimidou e defendeu o seu quarto lugar com maestria.

Vamos devagar rapazes, vou enfartar desse jeito!!

Uma hora ou outra o líder da prova tinha que trocar os pneus, Vettel foi para os boxes meio a contragosto, e quando retornou para pista tinha perdido a liderança para Bottas, e a corrida tranquila que o alemão conduzia se tornou um pesadelo.

Quase metade da prova já se foi e eu não tinha certeza quem venceria!!

O australiano a RBR encasquetou que tinha que roubar de qualquer jeito o quarto lugar de seu companheiro de equipe, um novo encontro estava prestes a acontecer.

Dito e feito Ricciardo foi para cima de Vestappen o garoto fez jogo duro, os dois chegaram a se tocar, mas prevaleceu a técnica e o arrojo da Daniel que finalmente poderia comemorar o tão cobiçado quarto lugar, Será que ele não sabe que quarto lugar não sobe no pódio e nem ganha troféu? 

A equipe RBR chamou seus garotos para trocar os pneus, Vestappen abriu os trabalhos Ricciardo foi em segunda, quando ambos estavam na pista percebi algo estranho, Max estava em quarto ? É isso mesmo!!!! E cadê o Ricciardo ? Será que já havia conquistado o terceiro lugar? Nada disso o australiano voltou ao seu lugar de origem!!!

Aplausos para a RBR que simplesmente arruinou todo o lindo trabalho que Daniel fez na pista!!

Chagando ao fim a corrida se tornava dramática para Vettel que não conseguia se aproximar de Bottas e para piorar Hamilton estava chegando para o importunar, ou seja teríamos duelo de titãs em breve.

Mas antes mesmo de presenciar essa disputa entre tetracampeões, vi algo bem mais familiar.

Ricciardo e Vertappen estavam novamente disputando posições para o meu desespero.

O australiano seguia em busca do quarto lugar, seu desespero era tanto, que o pior aconteceu, Daniel acertou em cheio a traseira de Max e o arrasta para fora de pista, conclusão fim de prova para ambos.

A pergunta que eu faço é : valeu a pena ?

Tínhamos agora o carro de segurança na pista, reagrupando todos novamente, isso significava que Vettel ainda poderia considerar vencer essa prova.

Grosjean estava apagado na corrida mais permanecia em oitavo lugar, o que não é de tudo o mal, tendo em vista que o carro de segurança permanecia na pista não haveria razões para tentar algo extravagante, certo?

Não para o francês da Haas que perdeu o controle de seu carro e enfiou no muro. Como? Ele não faz ideia!!!

Isso serviu para o carro de segurança permanecer só mais um pouquinho na pista!!

Faltando apenas 4 voltas  para o fim a pista estava liberada.

Juro a cena estava linda tínhamos Ferrari e Mercedes disputando posições!!! Vettel contra Bottas e Kimi contra Hamilton.

Vettel iniciou o ataque para cima de Bottas que ficou vendido na história ser ter reação, tudo estava saindo conforme o plano perfeito do alemão, só que Sabastian não contava com um elemento surpresa, sua afobação, o piloto da Ferrari errou o ponto de frenagem fritou os pneus saiu da pista e amargou um quarto lugar.

Já kimi fez a lição de casa direitinho e conseguiu ultrapassar Hamilton para conquistar a vice-liderança da prova.

Agora a corrida acabou né?

Que nada na última volta o pneu da Bottas estoura e a vitória cai no colo da Hamilton.

É Hamilton finalmente a sorte voltou a sorrir para você, pois além da vitória ganhou de lambuja a liderança do mundial!!!

A corrida terminou assim:

Posição
Piloto
Equipe
1
Lewis Hamilton
Mercedes
2
kimi Raikkonen
Ferrari
3
Sergio Pérez
Force India




(motorsport-magazin.com)



Nos vemos na Espanha








Nenhum comentário:

Postar um comentário