24/08/2014

GP da Bélgica

Após o período de folga de um mês, a fórmula 1 estava de volta, no circuito mais belo e charmoso de toda a temporada, refiro-me a Spa-Francorchamps que é sem duvida a pista que os pilotos mais gostam, por ser muito veloz.

A definição do grid foi sem novidades uma vez que os bólidos da Mercedes continuam imbatíveis, mesmo em pista molhada Nico marcou um bom tempo  que lhe garantiu a pole, Hamilton ficou em segundo e Vettel marcou o terceiro melhor tempo .

Já a largada foi com sol e pista seca, Hamilton sem titubear ultrapassou seu companheiro de equipe para assumir a liderança, Vettel que largou muito bem já estava em segundo lugar e foi tentar dar o bote em cima de Hamilton mais se atrapalhou e acabou saindo da pista o que lhe fez perder o segundo lugar para Nico.

O brasileiro Felipe Massa que largou em nono lugar, não perdeu e nem ganhou nenhuma posição permanecendo no mesmo lugar.

O vice-líder Rosberg foi para cima de Hamilton na tentativa de reassumir a liderança da prova a disputa foi  intensa e lógico que terminou como não deveria, no ato a ultrapassagem Nico tocou sua asa dianteira no pneu traseiro esquerdo  ocasionando o furo no pneu de Hamilton e a quebra de uma parte de sua asa, desta forma Nico era o novo líder e Hamilton foi se arrastando até o box para trocar seus compostos, feito isso o britânico voltou para a pista em último lugar.

Quem se beneficiou com toda essa confusão foi Vettel que era de novo o vice-líder da prova, no  entanto seu companheiro de equipe Daniel se aproximava, uma vez que acabara de ultrapassar Alonso e assumir o terceiro lugar, não demorou muito para Ricciardo colar em Vettel porém  não foi necessário  se enforcar para ganhar o segundo lugar uma vez que Vettel errou na saída de curva deixando espaço para Daniel passar tranquilamente.

Na oitava volta, Nico foi para o box trocar seus compostos e sua asa dianteira que estava danificada, ao voltar para a pista o alemão encontrava-se em décimo lugar, sendo assim a prova tinha um novo líder Ricciardo da RBR comandava o show a partir desse momento, logo atrás estavam Vettel, Bottas e Alonso. Por falar no espanhol da Ferrari Fernando teve que cumprir um stop and go (parada obrigatória nos box de 5 segundo) por que seus mecânicos mexeram em seu bólido faltando 15 minutos para a volta de apresentação o que é expressamente proibido.

Quando terminou a primeira rodada de pit stop a ordem dos primeiros colocados era a seguinte : Ricciardo o líder seguido por Raikkonen, Vettel, Rosberg e Bottas.

Felipe Massa não conseguia  imprimir um bom ritmo, ao que tudo indica pedaços de pneu de Hamilton ficou preso no assoalho do brasileiro dificultando o seu rendimento na corrida, talvez  isso explique o décimo quarto lugar do brasileiro.

Rosberg antecipou a sua segunda parada nos box para tentar de beneficiar de alguma forma, a estratégia da Mercedes deu certo e assim que voltou para pista Nico conseguiu ultrapassar  Raikkonen, Vettel, assumindo o terceiro lugar, na mesma onda de Rosberg Massa também decidiu fazer a sua segunda parada nos boxes e enfim seus mecânicos conseguiram tirar o pedaço de pneu que estava preso em seu assoalho, ao voltar para pista Massa ainda permanecia em décimo quarto lugar, porém já era capaz de andar no mesmo ritmo dos lideres.

 Na volta de numero 20 Hamilton que seguia com dificuldades propôs para sua equipe abandonar a prova e poupar o motor, mediante a essa proposta bizarra a Mercedes tentava de qualquer forma incentivar o inglês dizendo que algo poderia acontecer que o beneficiaria como por exemplo a entrada do carro de segurança.

A dez voltas do fim da prova o líder ainda era Daniel seguido por Raikkonen o vice-líder, Vettel e Nico foram juntos fazer a terceira parada nos boxes, Rosberg voltou para pista em quarto, já Sebastian era o oitavo, não demorou muito para o alemão da Mercedes ganhar posições  ultrapassando Bottas e Kimi para a conquista do segundo lugar.

O discurso incentivador da Mercedes não adiantou muita coisa e Hamilton abandonou na volta de numero 39, já Massa não evoluía muito e estagnou em décimo terceiro lugar.

Há  quatro voltas do fim uma disputa acirrada envolvendo Alonso, Magnussen, Button e Vettel abrilhantava e empolgava o público que lotava o autódromo, o dinamarquês  talentoso da McLaren, Kevin começou a abrir caminho ultrapassando Alonso e Button para assumir o sexto lugar, já o tetracampeão Vettel consegui conquistar o quinto lugar, Button ficou em sétimo e Alonso não conseguiu posição melhor do que o oitavo lugar.

Mais uma vez o garoto de sorriso largo, e que esbanja simpatia cruzou a linha de chegada em primeiro.

A corrida terminou assim :

Posição
Piloto
Equipe
1
Daniel Ricciardo
RBR
2
Nico Rosberg
Mercedes
3
Valtteri Bottas
Williams


                                                                                                           (foto:motorsport-magazin.com) 



Vídeo da corrida 





Próxima corrida
GP da Itália








Nenhum comentário:

Postar um comentário