22/06/2014

GP da Áustria

O circuito de Spielberg vivia um dos seus grandes momentos  após ficar 11 anos afastado da fórmula 1 ele estava de volta, mais charmoso do que nunca, o clima era o melhor possível o publico fazia festa  e, a expectativa de uma grande corrida era enorme.

A classificação já demonstrava que iria ser diferente, as Mercedes  continuavam fortes porém a equipe Williams estava disposta a lutar de igual para igual, resta saber se é possível quebrar essa hegemonia .

Valtteri  Bottas vinha rápido em uma volta perfeita e Massa seguia o seu exemplo, só um erro poderia mudar a história dessa pole   e foi exatamente o que aconteceu o finlandês da  Williams errou e saiu da pista, o brasileiro Felipe Massa logicamente não desperdiçou essa chance a marcou o melhor tempo para a conquista da pole, fato que não acontecia desde o GP do Brasil de 2008, Bottas ficou em segundo e Nico por incrível que parece completou o grid em terceiro.

Quando a largada foi autorizada Massa disparou na frente e manteve-se em primeiro, Valtteri chegou a perder o segundo lugar para Nico, mas rapidamente recuperou a posição Hamilton que nos surpreendia pois largou em nono e antes mesmo de completar a segunda volta já era o quarto colocado logo atrás de seu companheiro de equipe Rosberg.

Com o inicio eletrizante a prova  dava indícios que seria de tirar o fôlego.

Só que para Vettel a historia foi BEM diferente do que ele  gostaria, mais uma vez o alemão amargou um problema em seu bólido, ele   se arrastava na pista e  tudo indica o problema era de tração, em  que automaticamente ocasiona a lentidão ou seja Vettel era o último colocado, o mais prudente neste momento era o abandono da prova, porém não era o que ele queria. Pelo rádio de comunicação Vettel procurava desesperadamente alguma solução, aos poucos seu bólido voltou a ganhar velocidade e sua equipe o autorizou a permanecer na pista.

Massa seguia voando e nesse momento seu adversário eram os pneus, a temperatura na pista estava muito alta e os desgastes dos pneus se tornavam inevitáveis e  na volta 15 a equipe Williams chamou o brasileiro pra fazer seu primeiro pit stop, desta vez os mecânicos não se atrapalharam e liberaram Felipe rápido só que não o suficiente para voltar em primeiro  Massa voltou em terceiro atrás de Nico e na frente de Hamilton com pneus ainda frios viu o britânico da Mercedes se aproximar ,sem ter como reagir caiu para quarto lugar.

Pérez era o novo líder ainda com pneus velhos pois adotava a mesma estratégia do GP do Canadá ter uma parada a menos do que os outros pilotos.

 Na volta de número 37 Vettel seguia brigando com o seu bólido que insistia em não lhe obedecer , após tentar ganhar uma única posição e deixar de ser o último  colocado o alemão tocou seu bico no pneu de Gutiérrez, que resultou na quebra do mesmo e  sua equipe o chamou para o box  e decretou assim o abandono da prova.

Agora sim que todos estavam com novos compostos a ordem dos primeiro colocados eram a seguinte : Rosberg, Hamilton, Bottas e Massa.

Com  as Mercedes na frente Massa sabia que não era possível brigar pelo primeiro lugar, o que lhe restou foi tentar tirar o terceiro lugar de seu companheiro de equipe, porém Bottas estava em um ritmo surpreendente, mesmo assim Massa a cada volta conseguia se aproximar mas não ao ponto de incomodar.

Nas voltas finais a monotonia tomou conta da corrida, Nico estava soberano na frente Hamilton parecida se conformar com o segundo lugar  e Bottas nem de longe ameaçava.

Foi então que nas últimas voltas Hamilton começou a investir no primeiro lugar deixando seu companheiro de equipe apavorado, apesar do sufoco Nico conseguiu sustentar o primeiro lugar e cruzou a linha de chegada como o grande vencedor .

A corrida terminou assim:

Posição
Piloto
Equipe
1
Nico Rosberg
Mercedes
2
Lewis Hamilton
Mercedes
3
Williams


                                                                                                          (foto:motorsportmagazin.com)


Vídeo da corrida 





Próxima corrida
GP da Inglaterra






21/06/2014

Grid de largada completo para o GP da Áustria.

Caros leitores !!!

Segue o grid de largada completo para o GP da Áustria.

Posição
Piloto
Equipe
Tempo
1
Felipe Massa
Williams
1m08s759
2
Valtteri Bottas
Williams
1m08s846
3
Nico Rosberg
Mercedes
1m08s944
4
Fernando Alonso
Ferrari
1m09s285
5
Daniel Ricciardo
RBR
1m09s466
6
Kevin Magnussen
McLaren
1m09s515
7
Daniil Kvyat
STR
1m09s619
8
Kimi Raikkonen
Ferrari
1m10s795
9
Lewis Hamilton
Mercedes
1m09s092
10
Nico Hulkenberg
Force India
1m09s624
11
Sergio Pérez *
Force India
1m09s754
12
Jeson Button
McLaren
1m09s780
13
Sebastian Vettel
RBR
1m09s801
14
Pastor Maldonado
Lotus
1m09s939
15
Jean-Eric
STR
1m10s073
16
Romain Grosjean
Lotus
1m10s642
17
Adrian Sutil
Sauber
1m10s825
18
Esteban Gutierrez
Sauber
1m11s349
19
Jules Bianchi
Marussia
1m11s412
20
Kamui Kobayashi
Caterham
1m11s673
21
Max Chilton *
Marussia
1m11s775
22
Marcus Ericsson
Caterham
1m12s673

*Sergio Pérez perderá 5 posições no grid por ocasionar o acidente envolvendo o Felipe Massa no GP  do Canadá.


*Max Chilton perderá 3 posições no grid por ocasionar o acidente envolvendo  seu companheiro de equipe Bianchi no GP do Canadá.

20/06/2014

Circuito de Spielberg (Áustria)


Data da corrida : 22/06/2014
Número de voltas : 71
Nome do circuito:  Spielberg
Horário da corrida 09h
Comprimento do circuito : 4.326 km


08/06/2014

GP do Canadá

A definição do grid mais uma vez foi sem surpresa uma vez  que a supremacia da Mercedes está longe do fim, desta forma a ordem de largada se deu assim : Nico, Hamilton e Vettel .

Quando a largada foi autorizada Hamilton foi para cima de Nico na tentativa de ultrapassá-lo os dois acabaram se tocando levemente o que ajudou Vettel  na execução da manobra de ultrapassagem em cima de Hamilton para a conquista da vice-liderança da prova.

Ainda na primeira volta  Chilton da Marussia perdeu o controle de seu bólido e acertou em cheio seu companheiro de equipe, Bianchi bateu forte no muro e teve seu bólido totalmente destruído o que resultou na entrada do Sefaty Car (carro de segurança).

Na volta de número 8 a relargada foi autorizada, e as três primeiras posições se mantiveram inalteradas, porém poucas voltas depois Hamilton começou a pressionar Vettel, o alemão por sua vez não conseguia se aproximar de Rosberg,  desta forma a ultrapassagem se tornou inevitável e Hamilton era o novo vice-líder da prova.

A rodada de pit stop começou na décima terceira volta com Daniel da RBR abrindo os trabalhos, Felipe Massa também optou por fazer a troca de seus compostos cedo o que logicamente não foi uma boa ideia, vou explicar o motivo : Mais uma vez Massa teve problemas em seu pit stop, a culpa desta vez foi da pistola que retira o pneu, Felipe perdeu segundos preciosos que o fizeram cair para décima segunda  posição nesse momento, o líder da prova também foi trocar seus compostos e foi liberado ainda na liderança porém um descuido quase muda a história da  corrida Rosberg estava com pneus ainda frios e errou na entrada da curva e por muito pouco não bate no muro.

Quem dava show na pista era a dupla da Force India que não havia trocado seus compostos , a estratégia do time era de apenas uma parada .

 Vettel pressionava  Hulkenberg  na tentativa de conquistar o quarto lugar, seu compatriota fazia jogo duro o que abrilhantava ainda mais o espetáculo, o alemão da RBR enfim estava perto de concluir a ultrapassagem, porém o mesmo cometeu um erro o que impossibilitou de conquistar o quarto lugar.

Na volta de número 35 Rosberg o líder e Hamilton o vice-líder começaram a se queixar de um problema que o bólido de ambos apresentava , a equipe informou os pilotos dizendo que nada poderia ser feito naquele momento, ou seja a sorte foi lançada e o objetivo era chagar independente em qual posição, foi ai que pensamos, “Será que o supremacia da Mercedes estava preste a acabar “?

Rosberg foi para o box fazer a troca de compostos na volta de número 45 o alemão retornou para a pista em segundo  ao exemplo de Nico, Hamilton também foi fazer a sua segunda parada nos boxes e voltou para a pista em terceiro, bem já que eles voltaram em segundo e terceiro quem era o líder ? Foi quando avistamos uma  Williams branca com o número 19 e o capacete verde e amarelo,  sim era ele mesmo Massa era o novo líder da prova  o ritmo alucinante  do brasileiro nos empolgava a cada volta, “Será que podíamos enfim sonhar com uma vitória brasileira ? A ansiedade era enorme porém tínhamos que ser cautelosos pois havia muita corrida pela frente.

O pesadelo das Mercedes estava só começando, Hamilton tinha sérios problemas e começou e perder  velocidade sabendo que não seria  possível terminar a corrida o inglês levou o seu bólido até o box  decretando assim o abandono da prova.

Na pista Massa seguia abrindo uma boa vantagem para a Mercedes de Rosberg que também enfrentava sérios problemas, foi então que a equipe Williams chamou o brasileiro para o box, com pneus supermacios Felipe não teria chances de chegar até o final, após fazer a troca de compostos Massa voltou para a pista em oitavo.

Na pista o líder voltava a ganhar velocidade e ao que tudo indicava o problema que tirou Hamilton da  prova não era o mesmo que Nico enfrentava, porém as coisas para o alemão não estavam tão bem assim pois em sua cola havia : Pérez, Daniel ,Vettel e por fim Massa.

Se aproximando do fim a corrida ficava a cada volta mais alucinante.

O mexicano  Sergio Pérez mantinha-se em ritmo forte, mas não o suficiente para incomodar Rosberg, já o terceiro colocado Daniel Ricciardo estava com a faca nos dentes, o australiano voava na pista e não demorou muito para ultrapassar Pérez e conquistar a vice-liderança da prova só que ele queria mais o objetivo era chegar ao topo, enquanto isso  Massa o quinto colocado seguia no mesmo ritmo forte na tentativa de ultrapassar Vettel  não havia mais diferença entre os dois e o espetáculo protagonizado por eles fazia com que o público que lotava as arquibancadas delirassem, Vettel porém foi mais rápido e além de se livrar do sufoco que  Massa o imponha ainda deixou para trás Pérez para conquistar o terceiro lugar.

Na última volta o improvável aconteceu, Ricciardo consegui ultrapassar Rosberg para assumir a liderança, e receber a bandeirada final como o grande vencedor desse GP.

Há poucos metros de receber a bandeirada final Massa e Pérez disputavam cada centímetro da pista o duelo entre eles era de tirar o fôlego, só que infelizmente eles acabaram se tocando e batendo MUITO forte no muro, felizmente ambos não se machucaram , só que terminaram a prova da pior maneira possível .

A corrida terminou assim:

Posição
Piloto
Equipe
1
Daniel Ricciardo
RBR
2
Nico Rosberg
Mercedes
3
Sebastian Vettel
RBR



                                                                                                     (foto:motorsportmagazin.com) 

Vídeo da corrida 



Próxima corrida
GP da Áustria