25/05/2014

GP de Mônaco

O circuito de rua do principado de Mônaco é um dos mais charmosos e desafiador da temporada, por se tratar de uma  pista estreita a atenção do piloto deve ser redobrada pois um simples erro pode lhe custar muito caro.

Na classificação as Mercedes continuaram com e seu domínio massacrante, Nico seguia rápido para marcar a pole, logo atrás Hamilton estava em volta rápida, porém um  fato aparentemente simples e normal mudaria de vez a relação entre companheiros de equipe, Rosberg fritou os pneus e foi parar direto na área de escape por segurança os comissários de prova acionaram a bandeira amarela que automaticamente obriga o piloto que está em volta rápida diminuir a velocidade , ou seja por não ter tempo suficiente Hamilton ficou em segundo lugar, motivo que deixou o britânico visivelmente transtornado, Daniel completou o grid em terceiro.

Após a classificação o clima que já estava tenso entre os pilotos da Mercedes piorou, pois Hamilton deu a entender que Nico causou a situação na pista de propósito, por mais absurdo que  possa parecer não há como descartar essa possibilidade,  no entanto na minha opinião Nico não ocasionou isso propositalmente.

 Apesar de não estar em um bom momento na temporada, Vettel tinha motivos para comemorar, pois hoje o alemão estava fazendo o seu GP de número 100.

Quando as luzes vermelhas se apagaram Nico largou muito bem e se manteve a frente com tranquilidade, Vettel também largou bem e rapidamente se livrou de Daniel  para assumir o terceiro lugar, logo atrás vinha Kimi que conseguiu ultrapassar Alonso e Daniel para assumir o quarto lugar.

Button e Sergio Perez acabaram se estanhando em uma disputa por posições, o mexicano levou a pior batendo a sua Force India no muro, o episodio ocasionou a entrada do Safety Car (carro de segurança) logo na primeira volta, a relargada foi autorizada  três  voltas depois , Hamilton forçou mas Nico se manteve a frente, o mesmo não aconteceu com Vettel que tinha problemas de potência em seu motor, sua equipe o chamou para box tentando solucionar o problema, após alguns minutos o alemão foi liberado para pista aparentemente com o problema resolvido, porém pouco tempo depois seu câmbio travou na primeira marcha e arruinou de vez a corrida do alemão que se viu obrigado a abandonar a prova.

Rosberg administrava a vantagem que tinha sobre Hamilton, seguindo tranquilo na ponta.

Na volta de número 25  Adrian Sutil bateu sozinho na saída do túnel, o que novamente ocasionou a entrada do Safety Car (carro de segurança), sendo assim a maioria do grid resolveu fazer a sua segunda parada no box. Felipe Massa que não havia trocado seus composto desde o inicio da prova  adotava uma estratégia diferente com pneus supermacios o brasileiro seguia firmemente na pista e neste momento era o quinto colocado.

Faltando 10 voltas para o encerramento da prova, Daniel começava a se aproximar de Hamilton a Mercedes alertou o britânico,  mas ele não tomou conhecimento e ao invés de acelerar começou a diminuir o ritmo, estranhando a atitude do inglês sua equipe perguntou se havia algo errado em seu bólido, a resposta do piloto  veio de forma ríspida dizendo que havia algo de estranho em seu OLHO, por mais estranho que pareça Hamilton se queixava que estava com uma sujeira em seu olho o que estava lhe prejudicando muito, porém não tinha muita coisa a ser feita.

Enquanto isso Rosberg voava na pista e já abria 10 segundo de vantagem sobre Hamilton.
O piloto da RBR não se compadeceu com a situação de Hamilton, se aproximando cada vez mais, as chances de ultrapassar o britânico se tornavam cada vez mais reais, porém mais uma vez o que faltou foi tempo para executar a manobra de ultrapassagem.

Como está no regulamento o piloto é obrigada a utilizar todos os compostos disponíveis no GP sendo assim Massa foi para o box trocar seus pneus, voltou para pista em sétimo e se manteve nessa mesma posição até a bandeirada final.

Nico cruzou a linha de chegada em primeiro e de quebra recuperou a liderança do campeonato, só para apimentar mais um pouquinho a relação dos dois que anda tão “harmoniosa” !!!


A corrida terminou assim :

Posição
Piloto
Equipe
1
Nico Rosberg
Mercedes
2
Lewis Hamilton
Mercedes
3
Daniel Ricciardo
RBR


                                                                                          (foto:motorsportmagazin,com)


Vídeo da corrida



Próxima corrida
GP do Canadá







Nenhum comentário:

Postar um comentário