A expectativa era grande, não por ser a abertura oficial da
temporada mas sim para ver como reagiria a fórmula 1 depois de tantas mudanças em
suas regras, será que realmente elas funcionariam na pratica ?
Na classificação a chuva dificultou mais ainda o trabalho
dos pilotos uma vez que já era difícil manter-se na pista seca, o novo motor V6
turbo é mais agressivo, o bólido tende a
sair mais de traseira, com o piso molhado fica tudo mais difícil, contudo a
dupla da Mercedes parecia nem se importar com a dificuldade que o resto dos
pilotos enfrentavam, uma vez que se
mostravam plenamente confortáveis em seus bólidos.Na parte final do treino a ausência
de grandes nomes chamava a atenção, afinal de contas como era possível Button Vettel
e Raikkonen não disputarem a super pole, é melhor nem
falar nada da dupla da Lotus que mal conseguiam sair dos boxes, com o
cronometro zerado e a festa nas arquibancadas ficava claro que um australiano
havia marcado o melhor tempo, o estreante
Daniel Ricciardo da RBR fez a
alegria da equipe austríaca e do público ali presente, mas a festa durou pouco
uma vez que Lewis passou como um foguete e simplesmente detonou o tempo
de Ricciardo, desta maneira o britânico conquistou a pole, Daniel ficou
com o segundo melhor tempo e Nico ficou com o terceiro tempo.
A ansiedade
para a largada se tornava quase incontrolável , quando estava tudo pronto para
dar início a prova nos deparamos com
mais uma novidade, a largada foi abortada, o motivo? Uma Marussia morreu
antes mesmo do início da corrida, desta forma os pilotos deram mais uma volta
de apresentação, ou seja ao invés de termos 58 voltas teremos 57 ao total.
Agora
sim tudo pronto para a largada, quando as luzes vermelhas se apagaram Nico foi
para cima de Ricciardo da RBR e do seu companheiro de equipe Hamilton ultrapassando os dois com muita
facilidade, antes mesmo da primeira curva presenciamos uma lambança bem ao modo
Kobayashi de ser, o japonês mais atrapalhado da
fórmula 1 estava de volta, e o seu alvo foi o brasileiro Felipe Massa que guiava o seu novo bólido
da equipe Williams , de
maneira imprudente Koba deixou para frear tarde demais e simplesmente acertou
em cheio a traseira de Felipe, ou seja fim de prova para os dois, lembrando que
com as novas regras se for comprovado que Koba foi quem ocasionou o acidente
ele perde pontos na carteira e pode até ser suspenso da próxima prova.
A corrida mal tinha começado e as emoções estavam longe
de terminar, na quarta volta Hamilton começou a
perder rendimento e dialogava com sua equipe pelo rádio tentando entender o que
estava acontecendo com seu bólido,a solução encontrada foi o abandono imediato
da prova pois a prioridade era salvar o motor, o mesmo estava prestes a
acontecer com o tetracampeão Sebastian Vettel, o alemão já vinha se queixando
que seu motor não estava respondendo como deveria, a equipe austríaca o chamou
para o box e, Adivinhe ? fim de prova para o alemão.
Enquanto
isso Nico seguia intocável na ponta.
O finlandês e companheiro de Felipe na Williams, Valtteri
Bottas, estava empolgado usando toda força de seu motor Mercedes para escalar o pelotão
uma vez que largou em décimo quinto lugar e neste momento já era o sexto
colocado e estava prestes a ultrapassar Fernando Alonso, quando a ansiedade e inexperiência
de um jovem piloto falou mais alto, Bottas tocou sua roda traseira direita
no muro, o choque ocasionou a perda do pneu, sendo assim Valtteri foi para o
box e o safety car (carro de segurança) foi acionado, pois havia muitos
detritos na pista.
A relargada
enfim foi autorizada na volta 16 depois que o carro de segurança deixou a pista.
A partir
daí a corrida entrou em uma monotonia chata, nada acontecia. Nico na verdade participava
de outra corrida, uma vez que sua vantagem para o segundo colocado era de quase
20 segundos.
Na
vigésima sétima volta, a Caterham de Marcus Ericsson mais um estreante na fórmula 1, foi parando lentamente, a mensagem de sua
equipe no rádio não restou dúvidas, era problema em seu motor.
Diante dos fatos não havia dúvida que os motores
estavam sendo os destaques na estreia, é
uma pena que de maneira negativa.
Apesar de todos os problemas que a equipe Lotus
enfrentou na classificação, seus bólidos estavam bem e até o presente momento, não
apresentava nenhuma queixa de seus pilotos, só que esta realidade estava
prestes a mudar, a primeira vítima foi Pastor Maldonado que também é conhecido por
fazer bobagens em corridas, só que desta vez o venezuelano não fez nada, o que
ocasionou o seu abandono foi o motor, é claro. Voltas mais tarde Grosjean
estava prestes a sentir o gosto amargo de um abandono que por incrível que
possa parecer, o vilão foi também o seu motor. Algo estava muito errado, 7
abandonos na corrida de estreia, sendo que 4 foi ocasionado pela quebra de
motor de uma mesma fabricante, é Renault
pelo jeito a temporada começou de uma forma bem desagradável para vocês.
Faltando
poucas voltas para o final da prova a dupla da Ferrari estava discreta e Alonso
não parecia que tinha carro para tentar mais ultrapassagens, se acomodando em
quinto lugar o mesmo vale para Raikkonen, que não passou de oitavo.
Já
o estreante e dado como prodígio Kevin Magnussen da McLaren
estava com pique e queria de qualquer jeito a vice-liderança da prova, ele bem
que se esforçou para ultrapassar Daniel mas o que faltou foi tempo par isso,
com apenas 2 voltas para o encerramento da prova o jovem piloto teve que se contentar
com o terceiro lugar, nada mal para um estreante, que para completar foi melhor
que seu pai, Jan Magnussen disputou 25 corridas nas temporadas de 1995 e 1998 e o máximo
que conseguiu foi um sexto lugar.
Nico
Rosberg não apenas venceu, mas se igualou ao feito de seu pai Keke
Rosberg que venceu o primeiro GP
da temporada de 1985 realizado em Adelaide
também na Austrália.
A corrida terminou assim :
Posição
|
Piloto
|
Equipe
|
1
|
Nico Rosberg
|
Mercedes
|
2
|
Daniel Ricciardo
|
RBR
|
3
|
Kevin Magnussen
|
McLaren
|
Vídeo da corrida
Próxima corrida
GP da Malásia
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