Caros leitores.
Hoje terça-feira começa a pré-temporada a onde os pilotos
realizam testes em seus novos bólidos.
O circuito escolhido para a realização do primeiro teste é
em Jerez de La
Frontera na Espanha.
Com o recomeço dos trabalhos as
equipes apresentaram os bólidos para a disputa do campeonato.
Os
testes da pré-temporada se dividem em 3 partes antes no inicio oficial da competição
que se dá em março.
Vejam
a programação:
Primeira parte: dia 28/01 à 31/01
(Jerez)
Segunda parte: dia
19/02 à 22/02 (Bahrein)
Terceira parte: dia 27/02 á 02/03 (Bahrein)
Há diversas mudanças no regulamento desse ano, mais a principal é a mudança de motor que
passou a ser o V6 e não mais o V8.
Entenda melhor o novo regulamento:
(foto:F1
Brasil Fans.com.br)
Em 2014 a fórmula 1 passará por uma das maiores mudanças dos
últimos tempos, principalmente com seus carros. Saem os V8 aspirados e voltam
os V6 turbo, que desde 1988 não estavam mais na categoria principal do
automobilismo mundial.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) exigiu que
os novos bólidos estejam mais em sintonia com o mundo ecologicamente
correto da atualidade, ou seja, emitindo menos ruídos e poluentes,
gastando menos combustível e se tornando (ainda) mais seguros.
(foto:F1 Brasil Fans.com.br)
O motor será turbo, V6 de 1.6 cc, mais largo e pesado que os
V8, com uma potência de 575 cv. Ao invés do Kers, dois motores elétricos chamados
de MGU-K e MGU-H gerarão uma energia adicional medida em 160 cv
em 33 segundos por volta. A combinação deles fornecerá 735 cv de força, o que
se equivale à atualidade. O tanque encolherá. Não mais que 135 litros (ou 100 KG)
de combustível serão permitidos.
A caixa de câmbio será única para toda a temporada e
apenas uma mudança na relação será permitida, o que pode fazer toda a diferença
num circuito veloz ou travado. Por outro lado foi colocada uma marcha a mais,
passando, portanto para 8 velocidades. Tudo isso elevará o peso total de 642 KG
para 690 Kg.
Muitos times não utilizarão mais lastros e a pressão por pilotos
menores e mais leves, tende a aumentar.
Aerodinâmica concebida por Rory Byrne.
(foto:F1 Brasil Fans.com.br)
O ex-projetista da Ferrari, Rory Byrne foi indicado
pela FIA para dar a concepção geral da aerodinâmica. Antes limitada a
150 centímetros, a asa dianteira deverá agora ter 165 centímetros. O bico
deverá ser mais baixo com no máximo 18,5 centímetros do solo. Isso
desfavorece a pressão aerodinâmica e uma forma de contornar o problema é
fazê-lo o mais fino possível. Isso dará aos carros um aspecto de bico de tamanduá,
como já podemos notar.
As caixas laterais onde estão os radiadores serão
ligeiramente mais largas por causa do novo motor que exige um maior
arrefecimento. As zonas de deformidade também foram padronizadas pela FIA.
O
escapamento será único 6×1 no centro da traseira em um ângulo de 0,5 graus
para cima em um intervalo de 10 centímetros para limitar o que se pode fazer
com os gases expelidos. O famoso efeito coanda ( “efeito Coanda” é um conceito originado da mecânica de
fluídos. Nada mais é do que a tendência de um fluído permanecer ligado a uma
superfície curva avulsa. Ou seja:um fluído pode
mudar sua direção, usando-se essa
curva) não poderá ser atingido.
(foto:F1 Brasil Fans.com.br)
O aerofólio traseiro perderá sua aleta inferior e
sua fixação ficará à escolha de cada equipe. O angulo de profundidade da asa
cairá de 220 milímetros para 200. A asa-móvel (DRS) terá o ângulo de abertura
aumentado de 50 para 70 milímetros.
Isso tudo para que os carros percam seu efeito mais perigoso
que é a velocidade em curva, ficando cerca de 2 segundos mais lentos. E também
para afetar o domínio da Red Bull, que desde 2009 está na vanguarda do regulamento
técnico.
(foto:F1 Brasil Fans.com.br)
Fonte: F1 Brasil Fans (http://www.f1brasilfans.com.br/)
Vídeo que explica o novo regulamento técnico da fórmula 1, e
a diferença nos bólidos de 2014.
Segue imagens dos novos bólidos para a temporada 2014.
(foto:motorsportmagazin.com)
(foto:motorsportmagazin.com)
(foto:globo.com)
(foto:motorsportmagazin.com)
(foto:motorsportmagazin.com)
(foto:motorsportmagazin.com)
(foto:motorsportmagazin.com)
(foto:motorsportmagazin.com)
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