06/10/2013

GP da Coreia do Sul

A possível passagem de um tufão  sobre o circuito de Coreia preocupava a todos, porém o que vimos foi a passagem de um furacão chamado Sebastian Vettel, o alemão da RBR novamente marcou a pole com muita facilidade, Hamilton ficou com o segundo lugar, o australiano da RBR Mark Webber marcou um bom tempo, que em condições normais lhe garantia o terceiro lugar no grid só que por conta da sua travessura no GP de Cingapura (quando o australiano pegou uma carona com Alonso) Webber perderá 10 posições no grid e cairá para décimo terceiro lugar, o piloto que herdou o terceiro lugar foi Romain Grosjean da lotus.

Na largada Vettel disparou na frente  Felipe Massa largou bem mas foi surpreendido por um toque ocasionado por Esteban Gutiérrez da Sauber , o brasileiro rodou  e ficou atravessado na pista quando voltou  encontrava-se em último lugar., Alonso que vinha logo atrás teve que desviar para não se chocar com  Massa, por conta disso  o espanhol foi superado por Hulkenberg , caindo assim para sétimo lugar , sobrou até para Button que danificou seu bico no tumulto, enquanto isso  Grosjean ultrapassava Hamilton para conquistar o segundo lugar.

Com a largada movimentada desse jeito , poderíamos esperar uma corrida alucinante.

Na volta de número 16, Massa abriu os trabalhos nos boxes, já na pista Alonso e Kimi nos proporcionava uma bela disputa pelo sexto lugar e no duelo de titãs quem se deu melhor foi Raikkonen, Webber vinha se recuperando de forma espetacular uma vez que largou em décimo terceiro e neste momento já era o oitavo colocado.

Daniel Ricciardo soube poupar seus pneus e só parou na volta de número 18 ao voltar para pista encontrava-se em décimo terceiro lugar.

Na vigésima sétima volta presenciamos algo BEM DIFERENTE: Paul di Resta perdeu o controle de sua Force India e bateu na barreira de pneus, o fato nos causava estranheza uma vez que não havia uma causa especifica para a perda de controle de seu bólido, conclusão fim de prova para ele.

Lá na frente  o desgaste dos  pneus  começava a causar disputa por posições, a começar pela dupla da Mercedes.  Nico foi para cima de Hamilton para ultrapassá-lo, porém  foi surpreendido pois a sua asa dianteira cedeu e começou a arrastar no chão fazendo com que saísse muita faísca,  a situação  fez com que Rosberg fosse direto para o box , o alemão voltou para a pista  em décimo segundo lugar  desta maneira suas chances de subir no pódio foi totalmente arruinada.

Na trigésima segunda volta o pneu de Sergio Pérez simplesmente furou e soltou a  banda de rodagem na pista , Webber não foi atingido por esse pedaço de borracha por muito pouco, a presença  do safety car ( carro de segurança) foi inevitável, uma vez que havia muitos detritos na pista, como já é de praxe a movimentação nos boxes foi grande sendo que a metade do grid não havia feito a segunda parada  para a troca de compostos .

Com a pista devidamente limpa a corrida pode recomeçar  tranquilamente na volta  41, só que ninguém imaginou que o safety car ( carro de segurança) fosse  voltar tão rápido para a pista, o motivo pelo qual isso aconteceu  foi que Adrian Sutil  perdeu o controle de seu bólido  atravessou a pista e acertou em  cheio o australiano da RBR que imediatamente foi obrigado a abandonar a prova uma vez que rua RB9 ficou em chamas.

Na segunda relargada tivemos  uma briga intensa entre  Alonso e Hamilton os dois disputavam cada centímetro da pista, o espanhol deu o bote em cima de Lewis e assumiu momentaneamente o quinto lugar uma vez que o britânico da Mercedes não deixou barato e ultrapassou o espanhol para reconquistar definitivamente  a quinta posição.

Em quanto isso a dupla da lotus tentavam não perder contato com o líder Vettel que não parava de fazer voltas mais rápidas.

Com o rendimento longe do esperado, Massa sofria para manter a sua Ferrari na zona de pontuação.
Nas voltas finais  Hamilton foi para cima de Hulkenberg e o ultrapassou  conquistando assim  o quarto lugar, porém  Hulk  não deixou barato e deu o troco no britânico.

No fim Massa terminou em nono uma vez que foi beneficiado pelo o abandono de Daniel Ricciardo na última volta.

Vettel vence mais uma prova, a oitava no ano e a quarta seguida !!!

O menino prodígio segue fazendo história, pela segunda vez consecutiva. Vettel fez o chamado   “Grand Chelem” que significa fazer:  pole, volta mais rápida e vitória liderando todas as voltas.

Sendo a quarta vez uma sua carreira, Vettel se iguala a lendas da fórmula 1 como : Senna, Mansell e Jackie Stewart cada um com  4. O recordista é Jim Clark, com oito “Grand Chelem”.

 Isso sem contar que o alemão já soma 272 pontos , 77 a mais do que o vice-líder Alonso, detalhe: Sebastian pode se tornar campeão já na próxima etapa que será realizada no Japão .

Vou explicar como:  Se Vettel ganhar e  Alonso chegar em quinto o piloto da RBR será campeão , porém não acredito nessa possibilidade uma vez que é MUITO difícil o Alonso terminar uma corrida em quinto lugar.

A corrida terminou assim :

Posição
Piloto
Equipe
1
Sebastian Vettel
RBR
2
Kimi Raikkonen
Lotus
3
Romain Grosjean
Lotus


                                                                                                                                             (foto:motosrportmagazin.com)


Vídeo da corrida 


Próxima corrida
GP do Japão






Nenhum comentário:

Postar um comentário