28/10/2013

GP da Índia ( o triunfo do tetracampeão)

Na  classificação Vettel fez o que já era esperado, o alemão não se contentou em conquistar a pole, tinha que fazê-lo com autoridade  uma vez que o seu tempo foi de 1m24s119. Nico ficou  com  o segundo lugar em sua cola estava seu companheiro de equipe Hamilton com o terceiro melhor tempo.

Quando as luzes vermelhas se apagaram, Vettel demorou a reagir e quase perdeu a ponta para Hamilton, o inglês estava mesmo disposto a ultrapassar Sebastian porém o alemão sabia que essa corrida o consagraria tetracampeão  mundial. Sendo assim, Vettel fechou a porta para Lewis e  ainda na largada, Webber tocou em Raikkonen e Alonso que não tinha nada a haver com o imbróglio  foi tocado também e teve o seu bico danificado caindo de oitavo para décimo lugar, por falar na Ferrari Massa estava empolgando e depois de ultrapassar  o australiano da RBR  nos presenteou com uma bela ultrapassagem na dupla da Mercedes Hamilton e Rosberg para conquistar a vice-liderança da prova.

Na ponta,  Vettel guiava com maestria e nada parecida o atrapalhar, de repente a sua equipe o chamou para fazer o pit stop, algo que não é comum uma vez que ainda estávamos na segunda volta, então nos perguntávamos o que estava acontecendo com a RB9 de Vettel , quando o alemão entrou nos boxes , apenas para a  troca de compostos, foi então que entendemos que o pit stop precoce fazia parte da estratégia da equipe austríaca.  Sebastian voltou para a pista em décimo sexto lugar, enquanto isso Massa saboreava o gostinho da liderança algo que não acontecia desde o GP do Brasil em 2008 quando o brasileiro venceu a prova em casa, na ocasião Felipe vestia um macacão que trazia a bandeira de seu pais .

Voltando para a corrida Alonso também foi para o box fazer a troca de compostos e trocar o seu bico que estava danificado o espanhol voltou para a pista em vigésimo lugar.

Os três primeiros:   Massa, Rosberg  e Hamilton fizeram a troca de compostos antes de completar 10 voltas , desta forma a corrida tinha um novo líder: Webber comandava o pelotão da frente, que contava ainda com a presença de Pérez, Ricciardo, Grosejan e Sutil os únicos que não haviam parado ainda.

Enquanto isso Vettel seguia nos surpreendendo ,uma vez que neste momento encontrava-se em terceiro lugar  lembrando que o alemão estava em décimo sétimo lugar, o único piloto que poderia colocar água no chopp do alemão e adiar a festa do tetra era Alonso que enfrentava grandes dificuldades em escalar  o pelotão e neste momento era apenas o décimo quarto colocado.

 Esteban Gutiérrez  acabará de tomar uma punição que consistia no drive-through ( passagem obrigatória pelos boxes) por  ter queimado a largada, sendo assim Massa herdou o sexto lugar do mexicano.
 A exemplo de Felipe, Vettel também ultrapassou um mexicano que vinha a sua frente para a conquista do segundo lugar e piloto que estava a sua frente era seu companheiro de equipe Webber que tinha construído uma vantagem de 12segundos, que parecia não lhe dar muito conforto uma vez que Sebastian não parava de fazer voltas rápidas e diminuir a vantagem que  Mark tinha sobre ele.

Webber foi para o box na volta de número 29 com isso Vettel voltou para a liderança a onde não permaneceu por muito tempo pois a sua equipe também o chamou para trocar seu compostos  sendo assim  Vettel voltou em segundo e Webber em terceiro , a exemplo de que fez Sebastian no inicio da prova Mark deu duas  voltas com seus pneus macios para logo depois trocar pelos médios e voltar para a pista em terceiro, atrás de Ricciardo da STR.

Depois do troca troca de posições por conta dos pit stops , o grid enfim se estabilizou e a corrida pode transcorrer tranquilamente  “só que não”, pelo  rádio a equipe RBR frustrou por completo a chance de Webber subir no pódio tudo por que sua RB9 apresentava um sério problema em seu  alternador fazendo com que o australiano abandonasse a prova, agora a preocupação era com o líder da prova pois a equipe não tinha dados para descobrir o que causou o problema no bólido de Webber e  o pior eles não sabiam se isso estava prestes a acontecer com Vettel. Por precaução a equipe RBR pediu para Sebastian desligar o seu KERS (sistema de recuperação de energia cinética) e se fosse possível para de se hidratar um pouco, eles queriam evitar qualquer sobrecarga desnecessária. Apesar de tudo, o alemão estava bem tranquilo lá na frente uma vez que a sua vantagem para Nico  era de 25segundos.

No final da prova presenciamos uma disputa caseira entre os pilotos da Lotus ,  Grosjean  foi para cima de Kimi para tentar ultrapassá-lo,  o finlandês fez jogo duro, mas não evitou  ultrapassagem Massa foi no embalo do Frances da lotus e também ultrapassou  Raikkoen para a conquista do quarto lugar a onde permaneceu ate a bandeirada final.

Sabe um final de semana que nada dá certo?  Pois  foi  isso  o que aconteceu com Alonso que amargou um décimo primeiro lugar.

Já para Vettel foi tudo perfeito e o jovem prodígio cruzou a linha de chegada  sendo o tetra campeão mais jovem da categoria !!!


Uma curiosidade é que Vettel conquistou seus 4 títulos mundiais em países diferentes são eles :
2010 no circuito de Yes Marina (Abu Dhabi)
2011 no circuito de Suzuca (Japão)
2012 no circuito de Interlagos ( Brasil)
2013 no circuito de Budha (Índia)

Além de colecionar títulos,  o alemão entrou de vez para o seleto grupo das lendas do automobilismo

Vou explicar como :

Sebastian Vettel
Conquistou o tetra em 2013
Aos 26 anos

Michael Schumacher
Conquistou o tetra em 2001
Aos 32 anos

Alain Prost
Conquistou o tetra em 1993
Aos 38 anos

Juan Manuel Fangio
Conquistou o tetra em 1956
Aos 45 anos
A corrida terminou assim:

Posição
Piloto
Equipe
1
Sebastian Vettel
RBR
2
Nico Rosberg
Mercedes
3
Romain Grosjean
Lotus



                                                                                                                               ( foto:motorsportmagazin.com)


Vídeo da corrida 



Próxima corrida
GP de Abu Dhabi





27/10/2013

2 anos do largando na frente !!




Bem o que mudou de um ano para cá? Sinceramente, nada uma vez que a minha paixão e admiração por essa competição só se intensificou, as madrugadas em claro se tornaram mais prazerosas na companhia dos meus leitores, que me incentivam a sempre fazer o melhor.    
                           
 Desta forma agradeço a cada um de vocês por todo o apoio que venho recebendo ao longo desses
 2 anos.

Garanto, se depender de mim, estarei aqui com vocês por muitos anos.   

 Muito obrigada a todos !!!!!!



26/10/2013

Grid de largada completo para o GP da Índia

Caros leitores !!!


Segue o grid de largada completo para o GP da Índia.

Posição
Piloto
Equipe
Tempo
1
Sebastian Vettel
RBR
1m24s119
2
Nico Rosberg
Mercedes
1m24s871
3
Lewis Hamilton
Mercedes
1m24s941
4
Mark Webber
RBR
1m25s047
5
Felipe Massa
Ferrari
1m25s201
6
Kimi Raikkonen
Lotus
1m25s248
7
Nico Hulkenberg
Sauber
1m25s334
8
Fernando Alonso
Ferrari
1m25s826
9
Sergio Perez
McLaren
1m26s153
10
Jeson Button
McLaren
1m26s487
11
Daniel Ricciardo
STR
1m25s519
12
Paul di Resta
Force India
1m25s711
13
Adrian Sutil
Force India
1m25s740
14
Jean-Eric
STR
1m25s798
15
Valtteri Bottas
Williams
1m26s134
16
Esteban Gutierrez
Sauber
1m26s336
17
Romain Grosjean
Lotus
1m26s577
18
Pastor Maldonado
Williams
1m26s842
19
Jules Bianchi
Marussia
1m26s970
20
Charles Pic
Caterham
1m27s105
21
Giedo van der Garde
Caterham
1m27s487
22
Max Chilton
Marussia
1m28s138

25/10/2013

Circuito de Budha Internacional (Índia)




Data da corrida : 27/10/2013
Número de voltas : 60
Horário da corrida 7:30hs
Nome do circuito : Budha Internacional Circuito
Comprimento do circuito : 5.125 km
Vencedor no ano de 2012: Sebastian Vettel (equipe RBR)







13/10/2013

GP do Japão

Na classificação o óbvio não aconteceu desta vez , Vettel enfrentou problemas em seu kers ( sistema de recuperação de energia sintética) e não conseguiu superar o tempo de seu companheiro de equipe Mark Webber ficando assim com o segundo melhor tempo, o terceiro lugar ficou com o britânico da Mercedes Hamilton.

Na largada mais surpresas Webber e Vettel largaram muito mal, diferentemente de Grojean que largou espetacularmente bem, pulando assim para a liderança da prova , Hamilton também  teve um bom início mas foi afoito na tentativa de ultrapassar as duas RBR, conclusão: o britânico tocou levemente no bico do bólido de Sebastian, o toque apesar de inofensivo foi o suficiente para ocasionar um furo em seu pneu traseiro esquerdo desta maneira o britânico foi direto para o box e voltou para a corrida  no final do grid .

Felipe Massa começou bem, mas permaneceu em quinto, ao contrário de seu companheiro de equipe Alonso que já na largada ultrapassou dois e conquistou o sétimo lugar.

A largada movimentada contou ainda com o acidente entre Giedo van der Garde da equipe Caterham e  Jules Bianchi da Marussia, tirando os dois da corrida.

O GP japonês estava mais para corrida maluca do que qualquer outra coisa .

Voltando para a corrida,  percebíamos que Lewis enfrentava sérios problemas em seu bólido, o rendimento da Mercedes estava bem abaixo  do normal e a melhor solução encontrada foi o abandono da prova  na décima volta.

 Webber foi o primeiro dos ponteiros a fazer a troca de compostos, o líder  Grosjean  foi para o box logo depois , na pista Vettel conquistava a ponta pois ainda não havia parado, porém o alemão não reinou por muito tempo uma vez  que sua equipe o chamou para o box, ao voltar para a corrida Vettel encontrava-se em sua posição de origem: o terceiro lugar .

Antes de terminar a primeira sessão de pit stop quase presenciamos um acidente feio , os protagonistas foram:   Rosberg e Pérez, a equipe alemã  liberou Nico sem se atentar que Pérez estava próximo e por muito pouco os dois não se chocaram, a falta de atenção dos mecânicos da Mercedes custou uma penalização para Rosberg que consistia no drive-through ( passagem direta pelo boxes).

Na volta 25 a ordem dos primeiros colocados se dava assim : Grosjean, Webber, Vettel, Hulkenberg, Alonso, Massa, Raikkonen, Gutiérrez, Pérez e Rosberg.

Uma volta depois o australiano da RBR foi fazer a troca de compostos, sendo assim Vettel se tornava vice-líder e tentava não perder cotato com o líder Grosjean , enquanto o australiano voltava dos boxes ,o Francês  entrava para trocar seus pneus, desta forma Sebastian assumia provisoriamente a liderança, Massa  estava fazendo uma excelente corrida e neste momento encontrava-se em sexto lugar porém recebeu uma péssima notícia: o brasileiro foi penalizado por exceder o limite de velocidade nos boxes pagando assim um  drive-through ( passagem direta pelo box) Felipe voltou para a pista em décimo primeiro lugar .

Na trigésima sexta volta o alemão da RBR foi fazer a sua segunda e última parada nos boxes, na pista Webber se tornava líder e Grosjean seguia em segundo, Vettel voltou para a corrida com o objetivo de ultrapassar  Romain não demorou muito para o alemão da RBR nos presentear com uma bela manobra de ultrapassagem para assumir o segundo lugar, a essa altura a conquista do tetracampeonato não era mais possível uma vez que  Alonso encontrava-se em quarto lugar .

 Mark confirmou a estratégia de 3 paradas,  na pista Vettel se tornava líder definitivo e agora não havia santo que tirasse Sebastian do topo,  em terceiro lugar o australiano estava com pneus novos o que lhe garantia maior velocidade, a aproximação em  Grosjean  não demorou muito há acontecer só que o Francês  fez jogo duro e não permitiu com que Mark o superasse tão facilmente, a ultrapassagem foi inevitável,  porém não havia mais tempo para Webber tentar ameaçar a vitória de Vettel .

Massa recebeu a bandeirada final em décimo lugar.

Bem agora Vettel soma 297 pontos 90 a mais que o vice colocado Alonso com 207.

A corrida terminou assim:


Posição
Piloto
Equipe
1
Sebastian Vettel
RBR
2
Mark Webber 
RBR
3
Romain Grosjean
Lotus


                                                                            (foto:motorsportmagazin.com)


Vídeo da corrida 


Próxima corrida
GP da Índia