12/05/2013

GP da Espanha

No treino classificatório Massa apresentava um bom ritmo e dava indícios que conseguiria um bom lugar para largar, porém a história foi outra, pois ao conquistar o sexto lugar no grid Massa foi surpreendo por uma penalização que consistia na perda de 3 posições, a alegação do comissários de prova foi a que Felipe atrapalhou Webber  quando o australiano da RBR abria volta rápida, bem sendo assim Massa acatou a ordem e se conformou com o nono lugar.

Lá na frente a dupla da Mercedes voou baixo e conquistaram o primeiro e segundo lugar, com Nico e Hamilton, Vettel completava o grid em terceiro.

O espetáculo começou antes mesmo dos motores serem ligados, o público que lotava a arquibancada dava show, e a torcida espanhola apostava alto em Alonso, mesmo o espanhol largando em quinto.


Quando as luzes vermelhas se apagaram Rosberg manteve a ponta, Vettel foi para cima de Raikkonen uma vez que Hamilton já havia perdido o segundo lugar para o finlandês da lotus.
Desta maneira o alemão da RBR assumiu a vice-liderança de prova, enquanto isso o público delirava, o motivo de tanta alegria para a torcida catalã foi o arrojo do piloto da casa.
Alonso ultrapassou dois de uma  vez. As vítimas foram Raikkonen e Hamilton, agora Fernando era o terceiro colocado, o brasileiro Felipe Massa também estava empolgado e ultrapassou Webber, Grosjean e Pérez, para assumir o sexto lugar ainda na primeira volta.


Já na sétima volta o piloto a abrir a rodada de pit stop foi Webber da RBR, uma volta depois foi a vez de Massa fazer a troca de compostos, quando Felipe voltou para a pista encontrava-se em décimo segundo lugar, Grosjean não teve  chance de fazer a troca de pneus pois a suspensão da lotus quebrou e deixou o jovem Francês desolado ao abandonar a prova.
Na volta de número 11 Rosberg e Vettel foram para nos boxes juntos, ao volta para a pista as posições de origem não se alteraram, ou seja Nico ainda era o líder seguido de perto por Vettel, porém não demorou muito para as posições se modificarem Sebastian vinha em um ritmo forte, Nico no entanto não conseguia reagir sendo assim Rosberg perdeu a liderança para o alemão da RBR, porém as coisas sempre podem piorar e além de perder a liderança o alemão de Mercedes foi ultrapassado por  Massa e Raikkonen caindo assim para quarto lugar.


O ritmo de corrida estava frenético e os pilotos nos presenteavam com grandes ultrapassagens.
Já na segunda rodada de pit stop  a dupla da Ferrari iniciou os trabalhos de troca de compostos cedo, ao voltar para a pista Alonso era o quarto colocado, mais não por muito tempo pois o espanhol logo ultrapassou  Rosberg e assumiu o terceiro lugar, Massa retornou em sétimo mais logo fez questão de ultrapassar Ricciardo, Pérez e Rosberg e conquistou o quarto lugar, Vettel e Raikkonen foram fazer a troca de compostos, desta maneira Alonso se tornou o líder e Massa o vice-líder da prova .


Quase na metade da prova Alonso tinha 10s de vantagem para o segundo colocado que no caso era Massa, o brasileiro  também mantinha uma boa distancia para Vettel que era o terceiro colocado.
Nas voltas finais o espanhol da Ferrari fez a sua quarta parada nos boxes, como Fernando abriu uma boa vantagem para o segundo colocado, voltou para pista na liderança e dê lá não saiu mais, de agora em diante  Alonso só teria que administrar sua vantagem para ganhar a prova de maneira suprema de tranquila, já seu companheiro de equipe não estava com a situação tão tranquila assim, Massa sofria muita pressão do finlandês da lotus, e quando menos esperava  viu Kimi o ultrapassar para assumir o segundo lugar, desta maneira Massa recebeu a bandeirara final em um excelente terceiro lugar.


Com esse resultado a liderança do campeonato permanece com Sebastitan Vettel, porém a vantagem de 10 pontos que separavam  o finlandês do alemão diminuiu agora para 6 pontos
A corrida terminou assim:

Posição
Piloto 
Equipe
1
Fernando Alonso
Ferrari
2
Kimi Raikkonen
Lotus
3
Felipe Massa
Ferrari


(foto:motorsportmagazin.com)



Vídeo da corrida
 


Próxima corrida
GP de Mônaco






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário