21/04/2013

GP do Bahrein

No treino classificatório Nico surpreendeu a todos com a conquista da pole, Vettel o segundo colocado chegou a comentar depois do treino que nem em uma volta perfeita seria capaz de superar o tempo de Rosberg, por fim Alonso completou o grid em terceiro.

Webber completava 200 GPs em sua carreira, porém o clima não estava muito festivo um vez que sua posição no grid não era uma das melhores, pois devido ao incidente que ocorreu no GP anterior ( GP da China) Mark foi penalizado e perdeu 3 posições no grid, largando assim em sétimo lugar.
Na largada, Rosberg manteve a ponta, já a briga pela vice-liderança da prova estava eletrizante, Vettel e Alonso nos presenteavam com uma espetacular disputa de posições, Sebastian levou a melhor conquistou o segundo lugar, o objetivo agora era conquistar a liderança, com o ritmo de prova  forte o piloto de RBR não demorou muito para dar o bote em Nico o alemão da Mercedes fez jogo duro mas não conseguiu evitar a ultrapassagem, desta maneira Vettel era o novo líder da prova, mas além de seu ultrapassado por Sebastian  Rosberg começava a perder rendimento e a consequência foi perder mais uma posição, desta vez  para Di Resta da Force índia, Felipe Massa vinha forte porém não conseguiu ultrapassar a Mercedes que vinha em sua frente ficando assim em quarto.

Pelo  jeito Massa  não era o único a ficar insatisfeito com o rendimento de seu bólido, Alonso enfrentava um problema  bem  mais sério que consistia  em o não fechamento de sua asa móvel, sendo assim o espanhol teve que ir ao box para fazer a troca de compostos e o fechamento manual de sua asa móvel, quando enfim o espanhol voltou para a pista encontrava-se em décimo oitavo lugar .
Na volta de número 11 o líder da prova foi fazer a troca de compostos, quando voltou para a pista era o quinto colocado, atrás de Webber, Rosberg e Button, pilotos que já haviam feito a primeira parada nos boxes, após o encerramento da primeira rodada de pit stop  a ordem dos pilotos na pista era a seguinte : Vettel, Webber, Rosberg, Button, Gorsjean e Massa. Apesar da boa colocação, o brasileiro Felipe estava prestes a dar adeus ao sexto lugar, tudo porque  o pneus de Massa furou e o obrigou a ir para o box para trocá-lo, quando voltou para a pista  Felipe era apenas o décimo quinto e suas chances de brigar por posições lá na frente começaram a se distanciar.

Enquanto isso Vettel voava na pista.
Quase na metade da prova um duelo caseiro nos empolgava, os protagonistas da vez eram Button e Pérez ambos da McLaren, o mexicano foi extremamente agressivo na tentativa de ultrapassar seu companheiro de equipe o inglês Jenson, os dois ficaram lado a lado chegaram a se tocar por duas vezes, a insistência de Sergio não resultou em nada pois as posições se mantiveram inalterados, porém o mexicano estava totalmente indócil e a sua condução perigosa tirou totalmente do sério o Button que é considerado um gentlemen na fórmula 1.

Massa realmente não estava em um bom dia e na trigésima quinta volta, viu seu pesadelo se repetir, pois seu pneu traseiro direito furou novamente e arruinou de vez a chances de Felipe fazer uma boa prova, ao voltar para pista Massa era o décimo primeiro.
Alonso vinha se recuperando na prova, uma vez que teve  problemas em sua asa móvel no inicio da corrida, desta forma ele não poderia utilizá-la para fazer ultrapassagem mas isso não foi um empecilho para o espanhol , que conseguiu ultrapassar a dupla da McLaren Button e Pérez, conquistando assim o sétimo lugar, enquanto  Massa  perdeu posições e terminou a prova em décimo quinto.

Todos nos conhecemos as pinturas do capacete de Vettel, aliás as mesmas fazem parte de sua característica, para esse GP o alemão da RBR fez uma homenagem  ao paraquedista austríaco Felix Baumgartner que saltou da estratosfera.
Bem, se fomos comparar Vettel realmente fez uma corrida de outro planeta e cruzou a linha de chegada com quase 10s de vantagem para o vice-líder que no caso foi Raikkonen, Grosjean deu o pulo do gato na última volta e completou a dobradinha da lotus no pódio.

A corrida terminou assim :

Posição
Piloto 
Equipe
1
Sebastian Vettel 
RBR
2
Kimi Raikkonen
Lotus
3
Romain Grosjean
Lotus

                                                                                                                              (foto:motorsortmagazin.com)


Vídeo da corrida
 


Próxima corrida
 

GP da Espanha

 

20/04/2013

Grid de largada completo para o GP do Bahrein.

Caros leitores !!!

Segue o grid de largada completo para o GP do Bahrein.
Posição
Piloto 
Equipe
Tempo
1
Nico Rosberg 
Mercedes
1m32s330
2
Sebastian Vettel
RBR
1m32s548
3
Fernando Alonso
Ferrari
1m32s667
4
Felipe Massa 
Ferrari
1m33s207
5
Paul di Resta 
Force India
1m33s235
6
Adrian Sutil
Force India
1m33s246
7
Mark Weber 
RBR
1m33s078*
8
Kimi Raikkonen
Lotus
1m33s327
9
Lewis Hamilton 
Mercedes
1m32s765**
10
Jeson Button 
McLaren
sem tempo
11
Romain Grosjean
Lotus
1m33s762
12
Sergio Perez 
Mercedes
1m33s914
13
Daniel Ricciardo
STR
1m33s974
14
Nico Hulkenberg 
Force India
1m33s976
15
Valtteri Bottas
Williams
1m34s105
16
Jean-Eric
STR
1m34s284
17
Pastor Maldonado 
Williams
1m34s425
18
Charles Pic
Caterham
1m35s283
19
Jules Bianchi
Marussia
1m36s178
20
Giedo van der Garde
Caterham
1m36s304
21
Max Chilton
Marussia
1m36s476
22
Esteban Gutierrez
Sauber
1m34s730***
 
* Mark Webber (RBR) perde 3 posições no grid por acidente com Jean-Eric Vergne (STR) no GP da China
** Lewis Hamilton perde 5 posições no grid por trocar a caixa de marcha da Mercedes
***Esteban Gutiérrez perde 5 posições no grid por acidente com Adrian Sutil (Force India) no GP da China.
 
 
 
 
 

18/04/2013

Circuito Bahrein Internacional (Bahrein)



Data da corrida : 21/04/2012
Nome do circuito: Bahrein Internacional Circuito

Número de voltas : 57
Horário da corrida 09hs

Comprimento do circuito : 5.412 km

Vencedor do ano de 2012: Sebastian Vettel (equipe RBR)



14/04/2013

GP da China

Após 15 dias terem se passado, o assunto mais falado no circuito de Xangai não foram as condições climáticas e muito menos as estratégias das equipes, o que interessava mesmo era a polêmica dos dois pilotos da RBR, o clima permanecia tenso mesmo a equipe afirmando que toda essa confusão fazia parte do passado.

Mas, entrar novamente no mérito da questão para discorrer quem está com a razão não vai nos levar a nada, é chover no molhado para não chegar a conclusão alguma.
Vamos ao que interessa, a corrida !!!

No treino classificatório, Hamilton aparentava estar em sintonia perfeita com  a sua Mercedes, e tanta sintonia lhe garantiu a pole, desta maneira Kimi largaria em segundo e Alonso era o terceiro, Webber da RBR foi punido por abandonar o treino ainda no Q2, por falta de combustível , sendo assim  ele junto com a equipe optaram em largar dos boxes para fazer ajustes em seu bólido, por falar na RBR Sebastian Vettel optou por economizar pneus para a corrida e largará em nono lugar, Felipe Massa por sua fez foi novamente muito bem no treino, desta forma o brasileiro largará em quinto.

Na largada Hamilton se assegurou na ponta, Raikkonen largou muito mal e perdeu duas posições para Alonso e Massa caindo assim para quarto lugar, o ritmo dos pilotos da Ferrari nos empolgava a cada volta, Alonso por sua vez dava show na pista e já nas primeiras volta ultrapassou Hamilton para se tornar o novo líder da prova, na quinta  volta Hamilton e Alonso foram para o box fazer a troca de compostos, uma vez que o composto macio tem como característica a fácil degradação.
Pelo que dava a entender os  pilotos da Mercedes e da Ferrari partilhavam da mesma estratégia que seria de 03 paradas no box.

Tudo corria na perfeita ordem, quando Esteban Gutiérrez fez questão de acabar com a calmaria da competição, o mexicano da Sauber errou a freada e atingiu em cheio o alemão Sutil da force índia, que com o choque teve a sua asa traseira danificada, sendo assim ele se encaminhou para o box para fazer os reparos necessários, foi então que os mecânicos localizaram um principio de incêndio, que foi rapidamente controlado, conclusão: fim de prova para Adrian Sutil.
O troca- troca de líderes da prova estava intenso uma vez que a movimentação nos boxes não parava. Nesse momento o líder era Hulkenberg seguido por Vettel, Button e Pérez, lembrando que esses quatros que lideravam até o momento não havia parado no box, pois se utilizavam do composto médio, com um tempo de durabilidade maior do que o composto macio.

Webber que estava bem na corrida se recuperando rapidamente e ganhando posições, foi afobado na hora de ultrapassar Jean-Eric Vergne da STR e houve um toque que acabou danificando a sua RB9, quando ia se encaminhando lentamente para o box a sua roda traseira direita se soltou de seu bólido, mas felizmente tudo terminou bem e a roda saiu da pista sem causar nenhum acidente, Mark por fim abandonou a prova.
Após o incidente com Gutiérrez e Sutil, foi a vez de Sergio Pérez da equipe McLaren se atrapalhar, o mexicano  simplesmente fechou Raikkonen, houve um choque na qual danificou o bico do finlandês da lotus, não foi necessário Kimi trocá-lo e ele seguiu na corrida sem grandes problemas.

Na vigésima volta Alonso vinha em disparada em direção a  Button para ultrapassá-lo, o britânico da McLaren não teve como se defender uma vez que desde o início da corrida não trocara de pneus  e eles estavam muito desgastados, fazendo com que o carro perdesse rendimento, com o jejum vitórias Fernando assumiu a liderança e deixou claro que aquele era seu lugar e só o largaria quando avistasse a bandeira quadriculada, porém o espanhol teve que fazer a troca de compostos, sendo assim Vettel assumiu a ponta seguido por Hulkenberg, o alemão da RBR sabia que não iria permanecer na liderança por muito tempo apesar de ser o seu desejo, Alonso estava mesmo impossível e ultrapassou Hulkenberg e Vettel com muita facilidade para enfim ser líder até o final da prova.

Como Sebastian iniciou a corrida como os compostos médios, por regulamento ele é obrigado a usar o macio, feito isso Sebastian voltou para a pista em quarto lugar e sabia que suas chances de chegar ao pódio eram quase nulas, faltando poucas voltas para o fim da prova Hamilton começou a sofrer com o desgaste de seus compostos, Vettel no entanto vinha rápido com pneus novos, na última volta o alemão da RBR chegou para ultrapassar Lewis, porém ambos erraram na saída de curva, daí em diante não tinha o que fazer pois eles já estavam a poucos metros da linha de chegada, sendo assim as posições não se alteraram e o britânico da Mercedes conquistou seu lugar no pódio, Vettel então foi o quarto e Felipe Massa também não subiu no pódio mas conquistou um ótimo sexto lugar.

A corrida terminou assim :




Posição
Piloto 
Equipe
1
Fernando Alonso
Ferrari
2
Kimi Raikkonen
Lotus
3
Lewis Hamilton
Mercedes

 
                                                                                                                                       (foto: motorsportmagazin.com)
 


Vídeo da corrida
 


Próxima corrida


GP do Bahrein






 

13/04/2013

Grid de largada completo para o GP da China

Caros leitores !!!

Segue o grid de largada completo para o GP da China.
Posição
Piloto 
Equipe
Tempo
1
Lewis Hamilton 
Mercedes
1m34s484
2
Kimi Raikkonen
Lotus
1m34s761
3
Fernando Alonso
Ferrari
1m34s788
4
Nico Rosberg 
Mercedes
1m34s861
5
Felipe Massa 
Ferrari
1m34s933
6
Romain Grosjean
Lotus
1m35s364
7
Daniel Ricciardo
STR
1m35s988
8
Jeson Button 
McLaren
2m05s673
9
Sebastian Vettel
RBR
1m35s343
10
Nico Hulkenberg 
Force India
1m36s261
11
Paul di Resta 
Force India
1m36m287
12
Sergio Perez 
Mercedes
1m36s314
13
Adrian Sutil
Force India
1m36s405
14
Mark Weber 
RBR
1m36s679
15
Pastor Maldonado 
Williams
1m37s139
16
Jean-Eric
STR
1m37s199
17
Valtteri Bottas
Williams
1m37s769
18
Esteban Gutierrez
Sauber
1m37s990
19
Jules Bianchi
Marussia
1m38s780
20
Max Chilton
Marussia
1m39s537
21
Charles Pic
Caterham
1m39s614
22
Giedo van der Garde
Caterham
1m39s660