24/06/2012

GP da Europa

No treino classificatório Vettel se sentiu muito confortável para marcar o melhor tempo e cravar de forma espetacular a pole position, algo que é muito bom,  mas que para Sebastian teve um gostinho especial, pois o alemão da RBR já soma 33 poles na carreira e se igualou a 2 lendas do automobilismo como : Alain Prost e Jim Clark.

Os pilotos que completavam o grid eram Lewis Hamilton da McLaren e Pastor Maldonado da Williams.
Na largada o líder se mantinha a frente do segundo colocado e parecendo estar muito bem na corrida, começou a se distanciar rapidamente dos demais competidores.

O piloto que fez com que o público da arquibancada delirasse foi Alonso da equipe Ferrari que dando show de pilotagem conquistou rapidamente o oitavo lugar, lembrando que Fernando largou da décima primeira posição, seu companheiro de equipe o brasileiro Felipe Massa não ficou atrás e também se recuperou na corrida pois largou em décimo terceiro lugar e agora ocupava o décimo lugar.
Na décima primeira volta iniciou-se a  troca de pneus , pois como a temperatura na pista estava girando em torno de 46 graus,  a  degradação dos pneus era muito grande.

Sobrando na pista Vettel parou nos boxes na volta de número  17, já que tinha uma incrível vantagem de 20 segundos para o segundo colocado Romain Grosjean da equipe Lotus, sendo assim a equipe RBR foi rápida como de costume e o líder retornou  para a pista com tranquilidade.
Bruno Senna estava sendo discreto na corrida e parecia estar fazendo um bom trabalho, foi que então surgiu Kamui Kobayashi da equipe Sauber em seu caminho, o japonês é conhecido por ser muito afoito e agressivo na pista e muitas vezes inconsequente, desta forma o piloto que tenta cruzar o seu caminho sempre se da mal e desta vez não foi diferente, houve um toque que furou o pneu traseiro do brasileiro que imediatamente voltou para os boxes para fazer a troca de seus compostos, quando voltou para a pista Bruno teve  mais uma desagradável surpresa pois os comissários de prova analisaram o incidente e incrivelmente penalizaram o brasileiro com um drive through( passagem pelos boxes).

Por conta de outro incidente envolvendo Vergne e Kovalainen o safety car ( carro de segurança) teve que entrar na pista e como e de costume impôs um ritmo moderado na corrida e todo o esforço que Vettel teve para se manter uns 20 segundos mais rápido do segundo colocado foi jogado no lixo.
Na relargada Alonso assumiu a segunda posição já que o líder ainda era Vettel, creio que em nenhum dos seus piores pesadelos Sebastian poderia imaginar um desfecho tão surreal  para um final de semana que se encaminhava para ser perfeito , a RBR do alemão simplesmente parou na pista fazendo com que a equipe austríaca se desesperasse, assim como o seu piloto alemão que saiu do carro MUITO irritado e parecendo não acreditar no que tinha acabado de acontecer.

Mas enquanto tem uns que choram, outros vibram de alegria . Quem viveu um verdadeiro sonho, foi o piloto espanhol  Fernando Alonso que mostrou mais uma vez  a razão pela qual  é um bicampeão mundial.
Nas últimas voltas Alonso disparava na frente para receber a bandeirada final, mas a sorte do espanhol estava MESMO ao seu lado pois por problemas eletrônicos o carro de Romain Grosjean que ocupava a segunda posição também parou e o desespero que a equipe austríaca acabara de sentir foi conhecido por Grosjean que também parecia incrédulo  com tal situação.

Pode-se dizer que a bruxa estava solta para alguns pilotos, digo isso por que a sucessão de coisas estranhas não parou e a vítima da vez foi Lewis Hamilton da equipe McLaren. O piloto estava se dando bem e se esforçava muito para permanecer em segundo lugar , mas Lewis não tinha mais pneus e sua McLaren automaticamente perdia velocidade, desta forma Hamilton foi superado por Kimi Raikkonen da equipe Lotus  mas, o que estava ruim, piorou e o piloto que vinha logo atrás era Maldonado disposto a ultrapassá-lo ,com isso os dois se tocaram saíram da pista e bateram na barreira de pneus ou seja fim de prova para ambos.
Um pequeno detalhe: essa confusão toda aconteceu faltando apenas 1 volta para o final da prova , portanto nem preciso descrever como  Lewis estava transtornado e irritado.

Os brasileiros também estavam com azar e tanto Bruno Senna quanto Felipe Massa não se deram bem na corrida, Felipe que estava bem na prova se envolveu em um incidente com o algoz dos brasileiros, novamente o japonês Kobayashi causou na pista e furou o pneu de Felipe, que ao voltar para a pista não tinha mais condições de brigar lá na frente e terminou a prova em décimo sexto lugar, já Bruno foi o décimo.
Quem gostou de toda esse confusão foi Schumacher, pois é acreditem ele terminou a prova em terceiro lugar.

A bandeira quadriculada foi estendida para o grande vencedor passar, essa vitória de Alonso mostra a qualidade e superação de um verdadeiro gênio da fórmula 1.

Com essa vitoria o espanhol se tornou o novo líder do campeonato.  

A corrida terminou assim :

Posição
Piloto 
Equipe
1
Fernando Alonso
Ferrari
2
Kimi Raikkonen
Lotus
3
Michael Schumacher
Mercedes

                                                                                                                              ( foto:motorsport.com)


Vídeo da corrida



Próxima corrida

GP da Inglaterra



Nenhum comentário:

Postar um comentário