24/06/2012

GP da Europa

No treino classificatório Vettel se sentiu muito confortável para marcar o melhor tempo e cravar de forma espetacular a pole position, algo que é muito bom,  mas que para Sebastian teve um gostinho especial, pois o alemão da RBR já soma 33 poles na carreira e se igualou a 2 lendas do automobilismo como : Alain Prost e Jim Clark.

Os pilotos que completavam o grid eram Lewis Hamilton da McLaren e Pastor Maldonado da Williams.
Na largada o líder se mantinha a frente do segundo colocado e parecendo estar muito bem na corrida, começou a se distanciar rapidamente dos demais competidores.

O piloto que fez com que o público da arquibancada delirasse foi Alonso da equipe Ferrari que dando show de pilotagem conquistou rapidamente o oitavo lugar, lembrando que Fernando largou da décima primeira posição, seu companheiro de equipe o brasileiro Felipe Massa não ficou atrás e também se recuperou na corrida pois largou em décimo terceiro lugar e agora ocupava o décimo lugar.
Na décima primeira volta iniciou-se a  troca de pneus , pois como a temperatura na pista estava girando em torno de 46 graus,  a  degradação dos pneus era muito grande.

Sobrando na pista Vettel parou nos boxes na volta de número  17, já que tinha uma incrível vantagem de 20 segundos para o segundo colocado Romain Grosjean da equipe Lotus, sendo assim a equipe RBR foi rápida como de costume e o líder retornou  para a pista com tranquilidade.
Bruno Senna estava sendo discreto na corrida e parecia estar fazendo um bom trabalho, foi que então surgiu Kamui Kobayashi da equipe Sauber em seu caminho, o japonês é conhecido por ser muito afoito e agressivo na pista e muitas vezes inconsequente, desta forma o piloto que tenta cruzar o seu caminho sempre se da mal e desta vez não foi diferente, houve um toque que furou o pneu traseiro do brasileiro que imediatamente voltou para os boxes para fazer a troca de seus compostos, quando voltou para a pista Bruno teve  mais uma desagradável surpresa pois os comissários de prova analisaram o incidente e incrivelmente penalizaram o brasileiro com um drive through( passagem pelos boxes).

Por conta de outro incidente envolvendo Vergne e Kovalainen o safety car ( carro de segurança) teve que entrar na pista e como e de costume impôs um ritmo moderado na corrida e todo o esforço que Vettel teve para se manter uns 20 segundos mais rápido do segundo colocado foi jogado no lixo.
Na relargada Alonso assumiu a segunda posição já que o líder ainda era Vettel, creio que em nenhum dos seus piores pesadelos Sebastian poderia imaginar um desfecho tão surreal  para um final de semana que se encaminhava para ser perfeito , a RBR do alemão simplesmente parou na pista fazendo com que a equipe austríaca se desesperasse, assim como o seu piloto alemão que saiu do carro MUITO irritado e parecendo não acreditar no que tinha acabado de acontecer.

Mas enquanto tem uns que choram, outros vibram de alegria . Quem viveu um verdadeiro sonho, foi o piloto espanhol  Fernando Alonso que mostrou mais uma vez  a razão pela qual  é um bicampeão mundial.
Nas últimas voltas Alonso disparava na frente para receber a bandeirada final, mas a sorte do espanhol estava MESMO ao seu lado pois por problemas eletrônicos o carro de Romain Grosjean que ocupava a segunda posição também parou e o desespero que a equipe austríaca acabara de sentir foi conhecido por Grosjean que também parecia incrédulo  com tal situação.

Pode-se dizer que a bruxa estava solta para alguns pilotos, digo isso por que a sucessão de coisas estranhas não parou e a vítima da vez foi Lewis Hamilton da equipe McLaren. O piloto estava se dando bem e se esforçava muito para permanecer em segundo lugar , mas Lewis não tinha mais pneus e sua McLaren automaticamente perdia velocidade, desta forma Hamilton foi superado por Kimi Raikkonen da equipe Lotus  mas, o que estava ruim, piorou e o piloto que vinha logo atrás era Maldonado disposto a ultrapassá-lo ,com isso os dois se tocaram saíram da pista e bateram na barreira de pneus ou seja fim de prova para ambos.
Um pequeno detalhe: essa confusão toda aconteceu faltando apenas 1 volta para o final da prova , portanto nem preciso descrever como  Lewis estava transtornado e irritado.

Os brasileiros também estavam com azar e tanto Bruno Senna quanto Felipe Massa não se deram bem na corrida, Felipe que estava bem na prova se envolveu em um incidente com o algoz dos brasileiros, novamente o japonês Kobayashi causou na pista e furou o pneu de Felipe, que ao voltar para a pista não tinha mais condições de brigar lá na frente e terminou a prova em décimo sexto lugar, já Bruno foi o décimo.
Quem gostou de toda esse confusão foi Schumacher, pois é acreditem ele terminou a prova em terceiro lugar.

A bandeira quadriculada foi estendida para o grande vencedor passar, essa vitória de Alonso mostra a qualidade e superação de um verdadeiro gênio da fórmula 1.

Com essa vitoria o espanhol se tornou o novo líder do campeonato.  

A corrida terminou assim :

Posição
Piloto 
Equipe
1
Fernando Alonso
Ferrari
2
Kimi Raikkonen
Lotus
3
Michael Schumacher
Mercedes

                                                                                                                              ( foto:motorsport.com)


Vídeo da corrida



Próxima corrida

GP da Inglaterra



23/06/2012

Grid de largada completo para o GP da Europa

Caros leitores !!!

Segue o grid de largada completo para o GP da Europa

Posição
Piloto 
Equipe
Tempo
1
Sebastian Vettel
RBR
1m38s086
2
Lewis Hamilton 
McLaren
1m38s410
3
Pastor Maldonado 
Williams
1m38s475
4
Romain Grosjean
Lotus
1m38s505
5
Kimi Raikkonen
Lotus
1m38s513
6
Nico Rosberg
Mercedes
1m38s623
7
Kumiu kobayashi
Sauber
1m38s741
8
Nico Hulkenberg
Force India
1m38s752
9
Jeson Button
McLaren
1m38s801
10
Paul di Resta
Force India
1m38s992
11
Fernando Alonso
Ferrari
1m38s707
12
Michael Schumacher
Mercedes
1m38s770
13
Felipe Massa
Ferrari
1m38s780
14
Bruno Senna
Williams
1m39s207
15
Sergio Perez
Sauber
1m39s358
16
Heikki Kovalainen
Caterham
1m40s295
17
Daniel Ricciardo
STR
1m40s358
18
Jean-Eric
STR
1m40s203
19
Mark Weber
RBR
1m40s395
20
Vitaly Petrov
Caterham
1m40s457
21
Pedro de la Rosa
HRT
1m42s171
22
Narain Karthikeyan
HRT
1m42s527
23
Charles Pic
Marussia
1m42s675
24
Timo Glock
Marussia
sem tempo

22/06/2012

Circuito Valência Street circuito ( Europa)



Data da corrida : 24/06/2012
Nome do circuito: Valência  Street circuito
Número de voltas : 57
Horário da corrida 09hs
Comprimento do circuito : 5.419 km
Vencedor no ano de 2011: Sebastian Vettel  (equipe RBR )

10/06/2012

GP do Canadá

No treino classificatório tivemos uma bela disputa pela pole position  entre o  alemão da RBR Sebastian Vettel  e o inglês da McLaren Lewis Hamilton, mas Vettel estava mesmo disposto a largar na frente, sendo assim Sebastian foi 03 décimos mais rápido do que  Lewis e cravou a pole.

A largada ocorreu tranquilamente com Vettel  na ponta seguido por Hamilton, Alonso e Webber apesar de Lewis impor um ritmo mais forte as primeiras posições não se alteraram e o alemão da RBR ainda liderava.
Felipe Massa da Ferrari parecia estar muito empolgando e confortável na corrida, desta maneira foi para cima de Nico Rosberg da Mercedes e com uma bela manobra de ultrapassagem conquistou o quinto lugar ainda na primeira volta.

Infelizmente não posso dizer o mesmo de Bruno Senna da equipe Williams que largou em décimo sexto fez uma ultrapassagem,  entretanto no decorrer das primeiras voltas perdeu rendimento e caiu para décimo nono lugar.
Tanta empolgação de Felipe fez com que ele rodasse sozinho na sexta volta, com esse erro Massa caiu para décimo segundo lugar e a euforia de um bom começo foi substituído pelo desespero de não marcar pontos .

Na volta de número 16 o líder da prova foi para os boxes, os mecânicos da RBR foram rápidos mas não o suficiente para Vettel voltar para pista na liderança, quem comandava agora o pelotão da frente era Fernando Alonso da Ferrari seguido por Vettel da RBR e o inglês que ocupava o terceiro lugar era Hamilton.
A corrida estava muito empolgante e a disputa pela vitória acirrada.

Os três primeiros colocados nos proporcionaram grandes emoções pois a disputa estava cada vez mais apertada.
Lewis que era o líder parecia tranquilo na terceira posição que foi adquirida na volta dos boxes pois tinha absoluta certeza que Alonso e Sebastian iriam parar mais um vez nos boxes para fazer a troca de seus compostos que estavam se desgastando cada vez mais rápido e com isso Hamilton venceria com tranquilidade.

Mas a tranquilidade de Hamilton fez com que ele se enganasse completamente e a realidade da corrida parecia ser bem mais dura do que ele gostaria, o grande desafio do inglês da McLaren era simplesmente ultrapassar 2 bicampeões mundiais  que estavam muito dispostos a arriscar tudo pela vitoria, dessa maneira Lewis tinha apenas oito voltar para reagir e ir para cima deles, e foi exatamente o que aconteceu.

A determinação e o foco de ser o vencedor fez com que Hamilton superasse com tranquilidade esse dois gigantes do automobilismo.
Desta vez a estratégia adquirida pela equipe Austríaca não foi eficiente e seu piloto saiu prejudicado pois o  seu lugar no pódio já havia sido tomado pelo piloto mexicano Sergio Perez da equipe Sauber, assim Sebastian terminou a prova em quarto lugar que foi conquistado no final da prova com uma ultrapassagem fantástica  em cima de Fernando Alonso.

Outra equipe que fez a estratégia errada foi a Ferrari  que ao exemplo do que aconteceu com Vettel Alonso também perdeu o seu lugar no pódio para Romain Grosjean da equipe Lotus ,e foi apenas o quinto lugar.
Os brasileiros não tiveram um final de corrida tão bom quanto esperavam, Bruno Senna terminou em  décimo sexto lugar e Felipe Massa foi o décimo lugar e conseguiu marcar pontos.

De quebra, o inglês vencedor desta etapa é também o novo líder do campeonato.
O equilíbrio do mundial permanece, e agora já são 07 vencedores diferentes.

A corrida terminou assim :

Posição
Piloto 
Equipe
1
Lewis Hamilton
McLaren
2
Romain Grosjean
Lotus
3
Sergio Perez
Sauber

                                                                                                                                                       foto (Nextigen-auto.com)


Vídeo da corrida

 
Próxima corrida

GP da Europa