O calendário oficial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) começa em março, mas os bastidores começam em Fevereiro com a apresentação dos novos carros e suas tecnologias. Os locais para realização de testes escolhido pela FIA são os autódromos de Valência , Juárez e Catalunha ambos na Espanha
Os pilotos tem 2 meses para se adaptar com o seu novo carro e novos pneus. Feito isso a temporada começa.
A temporada consiste em 20 etapas. Excepcionalmente, este ano, serão somente 19.
No ano de 2011 tiveram 3 alterações nas etapas, foram elas.
Primeira : a etapa do Bahrein foi cancelada devido a conflitos internos, com isso a GPDA (Grand Prix Drivers' Association) que é presidida pelo Rubens Barrichello, juntamente com a FIA, acharam melhor cancelar a etapa por falta de segurança no país (assunto que não vou me estender pois o que nos interessa e o mundial de automobilismo).
Agora que todos já sabem mais ou menos o que ocasionou o cancelamento da primeira etapa da Fórmula 1 vamos prosseguir.
Segunda: o GP da Índia é o mais novo circuito a receber a Fórmula 1
A Índia recebe pela primeira vez a fórmula 1 e será um desafio muito grande para os pilotos pois ninguém conhece a pista. Sendo assim Nova Délhi promete grandes emoções para nós fãs de automobilismo, lembrando que essa corrida vai acontecer no dia 30/10/2011 às 7h30min. Não percam !!
Terceira e última: nos últimos anos a final da temporada foi em Abu Dhabi, que na minha opinião, é um circuito fantástico, mas o termino da competição este ano será no Brasil.
Bom para nós brasileiros, que vamos ter o privilégio de ver a última corrida do ano com casa cheia, uma torcida fenomenal e certamente fecharemos esse evento tão magnífico com chave de ouro.
Creio que todos tem um circuito que se identifica mais por motivos pessoais. Aqui vão os meus preferidos.
Mônaco : ( Monte Carlo) é um circuito de rua, em que não ha espaço para erro. É muito técnico e qualquer erro ou falta de atenção pode custar muito caro para o piloto e sua equipe. É em Mônaco que sabermos quem é bom de verdade, digo isso, pelo desgaste que há nos carros e pilotos.
Itália: (Monza) tem uma das retas mais longas e mais rápidas da competição. Isso com certeza traz mais adrenalina e emoção para os telespectadores que gostam também da parte técnica da corrida.
Cingapura : (Cingapura) a corrida é a noite. Assim como em Mônaco é um circuito de rua. Para mim em especial, da um toque de mais emoção, os carros ficam com uma coloração mais forte e a adrenalina é ainda maior.
Abu Dhabi : ( Yes Marina) Um espetáculo a parte! Temos que lembrar que estamos falando dos Emirados Árabes, por isso mesmo o espetáculo se torna grandioso, há muita tecnologia envolvida para que o espetáculo seja riquíssimo em cada mínimo detalhe. Ah, mais uma curiosidade, o autódromo faz parte do Hotel Yes Marina, simplesmente fantástico !!!!!!!!!!!
Apaixonados por Fórmula 1 aguardem mais
novidades !!!!!!!!!