Não consigo descrever a saudades que eu estava de uma corrida, esse summer break é uma tortura para mim, e garanto que muitos fãs sentem o mesmo!
O circuito de Zandvoort estava absolutamente lotado, o público fazia uma linda festa apoiando o piloto da casa, Vestappen surfava na onda destruindo qualquer chance de alguém ser mais rápido.
A chuva bagunçava as coisas na pista dando o temperinho de caos que eu amo.
No segundo treino livre tivemos um incidente no mínimo curioso, explico: Oscar da McLaren estampou seu carro na barreira de pneus, nada de grave e o jovem piloto se comunicava com sua equipe sem problemas, porém o australiano estava atravessado na pista.
Ricciardo piloto da AlphaTauri vinha em volta rápida e para não causar um acidente muito grave pois ele acertaria Piastri no meio e as consequências desse acidente poderia ser trágico pois sabemos o que uma batida em T pode fazer, sendo assim Ricciardo foi rápido no reflexo e sua única alternativa era bater o carro na barreira de pneus.
Sem titubear Daniel fez o esperado porém as coisas não saíram exatamente como o planejado, uma vez que o australiano saiu do carro sentindo muita dor no punho, ele foi diretamente levado ao centro médico do autódromo a suspeita era de uma fratura no punho.
Ricciardo foi encaminhado ao hospital e após vários exames veio a sentença, fratura no metacarpo da mão esquerda, a assessoria de imprensa da equipe informou que o australiano passará por uma cirurgia, inclusive com o mesmo médico que operou Stroll no começo do ano o Dr Xavier Mir, ainda não se sabe quanto tempo o piloto da AlphaTauri ficará de fora.
O substituto do australiano é o neozelandês Liam Lawson de apenas 21 anos, o jovem piloto faz parte da academia de pilotos da Red Bull Racing.
Após esse reboliço todo o treino classificatório começou com domínio maçante do líder do campeonato.
Enquanto as coisas lá na frente pareciam estar definidas, do meio do pelotão em diante víamos uma bela disputa.
A Williams surpreendia com o ritmo da dupla de pilotos Albon não estava para brincadeira e já na parte final do treino disputava os tempos para se garantir entre os primeiros, Sargeant também impunha um bom ritmo e já era uma agradável surpresa, o americano aparecer no Q3, a pista estava traiçoeira com o asfalto úmido e muito perigoso, dizem que sorte de principiante dura pouco, né?
Então Logan experimentou isso na pele, saindo da pista e batendo com força, felizmente o piloto não se machucou, porém o mesmo não conseguia esconder sua frustração.
Lá na frente Russel e Norris brigavam pelo segundo melhor tempo, a disputa foi tensa e intensa e o jovem piloto da McLaren conseguiu sair melhor, Russell ficou com o que tinha.
O pole não é novidades que ficou nas mãos do homem a ser batido, Verstappen obviamente.
Albon conseguiu beliscar o quarto melhor tempo e garanto a vocês que o tailandês estava felizão com essa conquista.
O céu carrancudo prometia despejar chuva pesada.
A largada foi autorizada e Max nem sofreu para manter a liderança, já Alonso vinha como um foguete e com muita categoria ultrapassou Russell e Albon assumindo assim o terceiro lugar da prova.
Uma garoa bem fina começa a cair sob o circuito de Zandvoort, o suficiente para causar rebuliço.
Movimentação intensa nos boxes para calçar pneus intermediários, metade do grid foi para os boxes e o restante eram os corajosos que se mantinham na pista para ver se era possível andar de pneus macios na chuva.
Eu conto? Ou vocês contam? Que isso obviamente não vai dar certo!
Juro que não consigo entender como a Ferrari é tão atrapalhada! A desorganização é tanta que eles não conseguem fazer um pit stop correto Leclerc foi a vítima da vez.
Parece que o cenário da corrida era outro, o céu abriu e a pista secou Verstappen que perdeu a liderança momentaneamente já estava a poucos metros de colocar ordem na casa e retoma as rédeas da prova para si.
Logan Sargeant realmente não estava com a sorte jogando ao seu favor esse final e semana, o americano bateu na curva 09 e o carro de segurança foi acionado, foi de dar dó de como o piloto saiu do carro, ele realmente não estava acreditando, desolado Logan sentou na grama a por lá ficou.
A pista foi rapidamente liberada para mais disputas, o difícil era encontrar alguém que estava a fim de fazer isso.
Liam Lawson que estava substituindo Ricciardo não conseguiu mostrar muito a que veio, o neozelandês ficou preso nas últimas colocações sem fazer menção que conseguiria algo a mais.
Hamilton estava fazendo uma boa corrida de recuperação lembrando que o inglês largou lá no fim do pelotão e até agora encontrava-se em sexto.
Faltando 11 voltas o caos se instaurou novamente, a chuva veio com vontade!!
Era um tal de piloto girando e saindo da pista que estava difícil de acompanhar.
A Red Bull Racing chamou Pérez para trocar os compostos, porém acho que os mecânicos da Ferrari se infiltraram lá. Não é possível tamanha confusão? Para se ter uma noção o pit stop durou eternos 10s.
Por falar da Ferrari e suas trapalhadas, eles chamaram Leclerc para os boxes, só que desta vez eles não trocaram pneus, o monegasco estava lá no fim do pelotão sem ter como pontuar então a decisão mais assertiva foi o abandono da prova.
Enquanto isso lá na pista um CAOS GERAL não se enxergava nada...
Zhou piloto da Alfa Romeo foi um dos inúmeros pilotos que escaparam da pista, porém o chinês teve a infelicidade de bater, a direção de prova tomou a decisão de acionar a bandeira vermelha, realmente não tinha condições de continuar desse jeito MUITO PERIGOSO.
Foram 40 min de paralização...
Faltando 5 voltas para o término da corrida, tivemos a relargada com Max na frente Alonso como o vice-líder e Pérez fechando o pódio, porém o piloto mexicano foi punido com 5 segundo por exceder o limite de velocidade no pit line, ou seja Pierre Gasly herdou o terceiro lugar e não se aguentou de tanta felicidade, após receber a bandeira quadriculada o francês gritava de alegria no rádio com sua equipe.
Max segue escrevendo o seu nome na história, o triturador de recordes ataca novamente, pois o holandês conquistou sua nona vitória consecutiva se igualando ao recorde histórico que pertencia a Sebastian Vettel.
Falando agora de algo que não envolve a corrida em si, mas tem haver com o esporte a motor no geral...
Hoje na etapa de Cascavel da MOTO GP houve um terrível acidente que infelizmente vitimou 02 pilotos...
Então em nome do LARGANDO NA FRENTE e todos os fãs da corrida damos aqui os nossos mais sinceros e profundo sentimentos aos familiares de Érico Veríssimo da Rocha e André Veríssimo Cardoso!!!
foto (motorsport-magazin.com) |
Nos vemos na Itália